Ansiedade no trabalho: veja as principais causas e como o RH pode ajudar a melhorar
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Time Pontotel 17 de maio de 2023 Controle de ponto
Ansiedade no trabalho: veja as principais causas e como o RH pode ajudar a melhorar
A ansiedade no trabalho, está presente no mundo corporativo e traz diversos prejuízos para colaboradores e empresa.
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A ansiedade no trabalho tem sido cada vez mais comum nas empresas. O ambiente corporativo é repleto de estímulos que podem levar os colaboradores a se sentirem mais tensos e apreensivos. A alta competitividade e a pressão são alguns exemplos disso.

Apesar de ser considerada uma resposta do organismo natural a situações de ameaça, a ansiedade pode se generalizar e se tornar um transtorno que traz prejuízos à vida das pessoas, inclusive em âmbito profissional.

Para explicar um pouco mais sobre esse tipo de ansiedade patológica, diferenciá-la daquilo que se sente em situações que causam expectativa, dúvida ou medo e mostrar como o RH pode ajudar a melhorar o quadro, este texto foi dividido de acordo com os tópicos abaixo:

Boa leitura!

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O que é transtorno de ansiedade?

O Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou TAG, é um problema de saúde que, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), constitui-se em um distúrbio caracterizado por preocupação excessiva e apreensão.

Para ser considerado TAG e ganhar as características de um transtorno, os sintomas devem persistir por mais de seis meses e serem difíceis de ser controlados, adicionando prejuízos e disfuncionalidades para o dia a dia dos indivíduos que os possuem.

Ansiedade no ambiente de trabalho: o que é?

A ansiedade no trabalho ou relacionada a ele tem causas multifatoriais, como ambiente hostil, prazos apertados e pressão excessiva. Ela pode atrapalhar diretamente o rendimento do profissional, fazendo com que ele se relacione mal com seus colegas e até apresente resultados ruins.

Além disso, a ansiedade acarreta diversos problemas ao trabalhador, mesmo que ele esteja fora do ambiente corporativo.

Crise de ansiedade no trabalho

Mulher com semblante de preocupada observando um notebook

É bem comum que, mesmo sem saber, muitos profissionais passem por algumas crises de ansiedade no ambiente de trabalho. Isso acontece porque, muitas vezes, sintomas como suor em excesso, sensação de paralisia e taquicardia são subestimados. Outras vezes, são confundidos com outras doenças.

Por isso, entender quais são os sintomas que estão relacionados à ansiedade no trabalho pode ajudar o profissional a identificar e a entender quais são as medidas a serem tomadas diante da situação.

Principais sintomas

Os principais sintomas de ansiedade são: preocupação excessiva, medo irracional, dores musculares, problemas digestivos, sensação de constrangimento, medo de eventos sociais, perfeccionismo (no sentido de uma tarefa nunca estar boa o suficiente para ser entregue), procrastinação e insegurança.

Principais causas da ansiedade no trabalho

O ambiente corporativo é complexo e suas relações podem resultar em comportamentos mais ansiosos. Prazos, pessoas com diferentes personalidades, cobrança por resultados e cultura de alta performance e produtividade compõem a realidade.

Há ainda outras características que podem provocar a ansiedade no trabalho. São elas:

Liderança tóxica

Entende-se por liderança tóxica a forma de agir do líder que provoca reações negativas entre seus liderados. As principais características desse tipo de liderança são falta de lealdade, feedbacks não construtivos ou a falta deles, pressão além do necessário, exposição, ameaças, microgerenciamento e desorganização.

Todo esse contexto, construído por um líder tóxico, é altamente favorável para provocar a ansiedade no trabalho, pois faz com que os funcionários se sintam inseridos a um ambiente desequilibrado, conflituoso e tenso, sem espaço para se manter calmos.

Sobrecarga de trabalho

A sobrecarga de trabalho também pode provocar comportamentos ansiosos. Isso acontece porque, quando um colaborador está sobrecarregado, dificilmente ele consegue realizar todas as tarefas de acordo com o esperado.

Essa sensação de incompetência e a falta de momentos para descansar, junto à pressão quase sempre exercida pela liderança para que o colaborador entregue todos os resultados, culminam em quadros de ansiedade no trabalho.

Excesso de responsabilidade

O excesso de responsabilidade também pode provocar muita ansiedade no trabalho. Além de ser difícil alinhar todos os compromissos, um funcionário que acumula muitas responsabilidades pode ter dificuldades de dormir e se sentir apreensivo e ansioso a todo o momento.

Há ainda aqueles profissionais que têm como característica a autocobrança e, por isso, costumam se auto responsabilizar em excesso, mesmo que ninguém designe uma responsabilidade a eles. Eles sentem constantemente a necessidade de cuidar de outros funcionários e demandas, além de se culpar por tudo que não saiu conforme o esperado.

Muitas tarefas com prazos curtos      

A sobrecarga de tarefas e a falta de definição do que é urgente e do que não é, feito pela empresa ou pelo líder pode causar ansiedade aos funcionários. Além disso, pedir que demandas sejam cumpridas em prazos curtos também contribuem para tal.

Afinal, em um primeiro momento, a sensação pode ser desesperadora, e o medo de “não dar tempo” causa tensão no trabalhador do início ao fim de uma tarefa.

Comunicação agressiva

A comunicação agressiva no ambiente de trabalho é capaz de afastar equipes e criar dificuldades de relacionamento entre líderes e liderados, o que impacta diretamente na produtividade. Quando o profissional sabe que será tratado de maneira hostil por seu colega ou por seu líder, a tendência é que ele evite se expressar e interagir. Tal cenário colabora com a tensão e consequente ansiedade.

Falta de suporte

A falta de suporte também pode causar danos para um funcionário e fazer com que ele se sinta ansioso. A insegurança em saber que não há quem possa ajudá-lo quando necessário e que não se pode contar com ninguém quando preciso, é capaz de causar um mal-estar generalizado e uma percepção ruim de si mesmo.

RH: Como melhorar a ansiedade no trabalho?

Três pessoas sentadas em uma cadeira

O departamento de RH tem grande responsabilidade em melhorar o ambiente corporativo. A eles cabe promover iniciativas que evitem ansiedade no ambiente de trabalho e tornem o clima organizacional favorável para que as pessoas consigam trabalhar com assertividade e clareza.

A formação de equipes plurais, em que há respeito às divergências, e a garantia de segurança psicológica são passos importantes.

Alinhe a cultura da empresa a favor da saúde mental no trabalho

Alinhar a cultura da empresa a favor da saúde mental no trabalho é importante, antes de qualquer coisa, para deixar claro o que a empresa espera de seus funcionários. Dessa forma, já no momento da contratação, podem ser selecionados aqueles candidatos que tenham mais fit cultural com a empresa e, consequentemente, encaixam-se melhor à dinâmica pretendida.

Além disso, uma cultura que tem como foco o bem-estar, a valorização dos funcionários, as relações justas de trabalho e o engajamento dos profissionais também tende a ser menos ansiogênicas.

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Treine e oriente os líderes e gestores

Para promover a saúde mental em ambientes corporativos e evitar que a equipe sofra de ansiedade no trabalho, é preciso que líderes e gestores estejam preparados de duas formas: para evitar situações que causem ansiedade e para identificar possíveis quadros e, assim, encaminhar a profissionais indicados.

Deixar claras quais são as demandas e manter um tratamento cordial com os liderados são ações que contribuem para um relacionamento saudável. Da mesma forma, é necessário entender que aquele funcionário que se mostra apático, tenso e com pouca concentração pode estar passando por um problema relacionado à ansiedade.

Tenha uma relação transparente e comunicativa

Ter um relacionamento claro, fazer combinados justos entre as partes envolvidas em um trabalho e manter a comunicação não violenta e eficiente são iniciativas que parecem básicas, mas nem sempre são colocadas em prática, e fazem muita diferença quando se pretende promover um ambiente mais positivo e agradável.

Elabore um programa para qualidade de vida no trabalho

Elabore um programa que incentive que os funcionários tenham hábitos saudáveis, que separem um tempo para cuidarem de si e que promovam as boas relações, baseadas no respeito às diferenças de personalidade e opinião.

Políticas que ofereçam “days-off”, ginástica laboral, gympass e auxílio terapêutico são exemplos de iniciativas importantes para a promoção da saúde mental em ambiente terapêutico.

Qual a importância de prevenir e tratar esse transtorno no trabalho?

A ansiedade, quando é generalizada e assume a forma de transtorno, é incapacitante e pode ocasionar afastamentos e impactos nos resultados da empresa em longo prazo. Por isso, faz-se importante que o RH olhe com cuidado para esse problema, promovendo ações de prevenção e tratando corretamente quando houver trabalhadores que apresentem ansiedade no trabalho.

Conclusão

Mulher com semblante de cansada

Neste artigo, foi possível entender que todos sentem ansiedade em algum momento, sendo uma resposta natural do organismo que  ativa o estado de alerta. Porém, quando a sensação é recorrente e traz prejuízo à vida, é importante olhar com cuidado, pois a ansiedade pode ter se generalizado e virado um transtorno.

Em um ambiente corporativo, em que a cultura da produtividade impera e há muita pressão pela necessidade de entregar resultados, é importante que o departamento de RH promova ações que ajudem os colaboradores a lidarem com esses aspectos.

Por fim, é preciso entender que a ansiedade é uma doença importante e que deve ser olhada com cuidado por parte das corporações. Ela pode incapacitar um funcionário, além de atrapalhar sua vida e seus resultados.

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