Um ambiente corporativo sadio pode impactar positivamente no desempenho dos colaboradores. Entenda!

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa conversando e mexendo em computadores

O ambiente corporativo é importante para todas as empresas. Afinal, esse é o lugar onde todos os funcionários fazem suas atividades diariamente. 

Cuidar de um setor importante não é fácil para qualquer gestor. Mas, além de gerir processos, é necessário entender a importância de observar o ambiente e zelar para que ele seja saudável , essa ação fará sua equipe melhorar na produção, trabalhar melhor, além de garantir um bom clima organizacional, portanto, cuidar de seu ambiente corporativo vai fazer a diferença a curto e longo prazo.

 Uma vez que, a empresa que não tem um ambiente saudável pode sofrer consequências, como demissões, turnover, absenteísmo, presenteísmo entre outros problemas organizacionais. Isso tudo por não ter um ambiente saudável e praticas que favoreçam isso, tornando o ambiente ruim. 

Por isso, neste conteúdo explicaremos tudo sobre o ambiente corporativo, como cuidar da sua influência na empresa, e dicas de como promover um  ambiente saudável, e a importância para as organizações. Vamos aos tópicos do texto:

banner pontotel acompanhamento em tempo real

O que é corporativo?

A palavra corporativo tem haver com ambiente empresarial, relacionado às empresas.


Além disso, existe uma pequena confusão do termo corporativo com “coorporativo”. Mas, a palavra com dois ‘o’ não existe no dicionário.

Ambiente corporativo: significado e conceito

imagem de uma representação de silhuetas de pessoas se cumprimentando

O ambiente corporativo é o local onde a empresa está e onde os trabalhadores realizam suas funções. Existem outros termos semelhantes que costumam ser usados, como por exemplo, ambiente de trabalho.

Então, podemos definir o ambiente corporativo como o ambiente de trabalho de todos os colaboradores da empresa, por isso, ter um cuidado com esse ambiente faz com que todos, em conjunto,tenham sucesso dentro de suas atividades.

Assim, o conceito de ambiente corporativo se resume ao ambiente de trabalho e clima organizacional. Com os cuidados necessários e estimulando seus colaboradores, a dedicação de todos irá melhorar de forma constante.

Como a empresa pode ter um ambiente corporativo saudável?

Ter um ambiente corporativo saudável é essencial para que os colaboradores tenham orgulho de trabalhar em sua empresa e se mantenham motivados a continuar produzindo.

Dessa forma, tem diversas maneiras de cuidar do seu ambiente corporativo, desde melhorar a estrutura do ambiente, a colocar a cultura da empresa em prática. 

Por isso, estimular um ambiente de trabalho saudável, é focar em detalhes que fazem todos se sentirem bem, para que possam ter os melhores profissionais e também mais satisfeitos no seu local de trabalho. Mas como fazer isso?  Vamos ver algumas dicas.

Cuide do clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que como os colaboradores se sentem e enxergam o ambiente corporativo. Por isso, é necessário que a empresa saiba cuidar desse detalhe e escutar o que todos têm a dizer 

Procure entender as motivações e insatisfações dentro do ambiente profissional, e faça algumas mudanças para promover um ambiente mais leve e cooperativo, essas ações são essenciais para manter um bom ambiente.

Aumente a comunicação interna 

A comunicação é a chave para o sucesso de todo negócio. Saber se comunicar com seu cliente final é ótimo para as vendas, mas ouvir seu público interno e ter uma comunicação interna mais clara e transparente, fará seus funcionários se sentirem mais satisfeitos e valorizados pela empresa.

Busque promover diversidade na empresa

A diversidade é um tema bem atual nas discussões da sociedade, o que acaba se estendendo também ao mundo corporativo. Ter maior diversidade na sua empresa, além de trazer melhor visão da população para sua empresa, promove diversos outros benefícios.

Trazer funcionários de outros locais, fugir do “colaborador ideal” e trazer mais diversidade para todos os setores da empresa terá reflexo no desempenho geral dos empregados e sem dúvidas no ambiente corporativo também.

Promova treinamento e desenvolvimento para os times

Outro detalhe que é importante e algumas empresas não fazem é realizar treinamentos e desenvolver os times. Quando a empresa traz palestras, cursos e diversas outras formas de aprendizado, o colaborador sente que pode progredir bastante com a ajuda da empresa.

Então, além do treinamento que é essencial, ter um time capacitado e com possibilidade de evolução vai ser ótimo, tanto para a instituição quanto para os profissionais.

Tenha um time com bons líderes

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa em um escritório olhando para um homem em pé falando na frente deles e apontando para um quadro

Ter bons líderes ajuda em todos os outros critérios já passados no texto. Um gestor que tenha confiança, postura e boa capacidade de liderança, passa segurança aos seus colaboradores e mantém seu time engajado.

Assim, comandados por um líder que visa o crescimento da empresa, se importa com o desenvolvimento individual e que possa resolver todos os problemas que surgirem, faz com que os colaboradores se sintam mais confiantes e dispostos em crescer profissionalmente, tendo seu líder como espelho.

O que acontece com empresas que não cuidam do ambiente corporativo?

Ao longo do texto foi passado a importância de cuidar de seu ambiente corporativo e alguns pontos a serem melhorados, caso a empresa perceba que o clima dentro do trabalho não está agradável.

Mas, quando a empresa não cuida de fato de seu ambiente corporativo, acontece o descontentamento,  os colaboradores ficam insatisfeitos em trabalhar naquele local, os níveis de absenteísmo e presenteísmo começam a crescer, a performance dos colaboradores começa a diminuir e a próxima etapa é a taxa de rotatividade começar a aparecer,  e por fim, a empresa poderá perder talentos. 

O ambiente corporativo leva em consideração como a empresa age. Com um ambiente ruim ou com uma empresa não preocupada com a felicidade de seus empregados, quem trabalha vai querer sair ou não indicará sua empresa a nenhum outro profissional, atuando até mesmo como detratores da companhia 

Os resultados podem ser variados, mas sempre serão negativos, afinal, ninguém deseja trabalhar em um local em que não existe um cuidado com os colaboradores, ou em um ambiente em que suas opiniões e sua dedicação sejam totalmente desvalorizadas.

Por isso, não cuidar de seu ambiente corporativo trará sérias consequências a longo prazo e com certeza prejudicará a imagem da empresa.

Como o ambiente corporativo pode influenciar no desempenho dos colaboradores?

No tópico anterior foi passado o que acontece com as empresas que não cuidam de seu ambiente corporativo. Algumas situações podem ocorrer, mas o resultado sempre será o mesmo: baixa na performance seguida da perda de talentos. 

O ambiente corporativo é onde o colaborador ficará durante sua jornada de trabalho, às vezes até mesmo a maior parte de seu dia, então nessas horas, o ambiente precisa ser positivo para que os funcionários possam trazer resultados e se sintam motivados constantemente.

A influência do ambiente corporativo é enorme no desempenho do funcionário, e aqui não falamos apenas do clima organizacional, ou da comunicação, isso se reflete em diversas outras áreas, como ergonomia, ambientes que são planejados, com as cadeiras corretas, monitores apropriados móveis planejados influenciam em um local dinâmico e facilitam o trabalho.

Basta  pensar o seguinte, imagina passar mais de 6 horas por dia sentado em uma cadeira com encosto quebrado ou com o estofado gasto, a maioria do seu dia será em função de se ajeitar na cadeira, trocar a posição, tentar ficar o mais confortável possível, se mexer de um lado para o outro. 

Isso influenciará ou não no seu desempenho? Com certeza sim, pois ao invés de se concentrar no seu trabalho, você estará totalmente incomodado com a sua cadeira. Afinal, é quase impossível estar concentrado no desconforto.  

Assim, melhorando a parte do ambiente de trabalho, o clima da empresa já dará um grande salto. 

Outro ponto importante, além da ergonomia, é a forma com que os colaboradores são cobrados no dia a dia e a forma com que seus superiores realizam a comunicação com os times. 

 A cobrança excessiva por resultados, pode influenciar diretamente o desempenho dos colaboradores, não são poucas reclamações sobre assédio no ambiente de trabalho na justiça trabalhista. 

O ideal é que os funcionários possam se sentir livres para dar suas opiniões e colaborarem com o trabalho sem ser repreendido pelos gestores. Para um bom desempenho, o ambiente corporativo deve explorar ao máximo a colaboração. 

Lembre-se, esses são apenas alguns detalhes, cuidar de seu ambiente corporativo não é fácil, mas quando é bem gerido poderá trazer ótimos resultados para a sua empresa.

Importância da organização no ambiente corporativo

A organização é um dos pontos mais importantes e que toda empresa precisa olhar. Quando o ambiente de trabalho é poluído de detalhes desnecessários, o desempenho diminui.

Nosso cérebro funciona de forma organizada, e quando ele encontra muitos detalhes, isso o confunde e o faz demorar a escolher ou escolher errado, isso influencia diretamente na sua performance.

Por isso, uma das melhores soluções para os ambientes de trabalho se manterem organizados é a simplificação. Quando a empresa retira a papelada e aposta na tecnologia para ajudar, o ambiente fica mais limpo e isso traz a sensação de que o trabalho pode ser melhor produzido.

 A organização é um detalhe importante em um ambiente corporativo. Quando a empresa foca em organizar o espaço  deixando somente o necessário, a produtividade aumenta e isso terá resultados a longo prazo.

Conclusão

imagem de pessoas reunindo as mãos se encostando

Podemos concluir que o ambiente corporativo influencia de forma direta a performance e felicidade de seus colaboradores. Então, saber gerir o ambiente e o clima organizacional dentro da empresa poderá resultar em boas metas e até na captação de talento.

Para isso, utilize de todas as dicas que trouxemos, coloque em prática na sua empresa e veja a mudança.

Dessa forma, além de focar nesses temas, procure ver se todos estão no mesmo patamar de tarefas, mesmo em cargos parecidos. Caso haja diferença de produção ou maior dificuldade de aprendizado, os treinamentos e capacitações podem ajudar a melhorar a produtividade geral.

Além disso, destacar os temas como comunicação e diversidade poderá trazer mais diálogos e ideias para o ambiente corporativo. Isso porque, essas ações ajudam os gestores a terem bons comentários da sociedade e dos profissionais da área.

Por fim, ter um bom ambiente corporativo requer planejamento e organização, tanto por parte da empresa quanto por parte dos colaboradores. 

Se gostou do tema e ele te ajudou a entender como funciona a escuta ativa, continue acompanhando o  blog da PontoTel, e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

banner conheça o aplicativo pontotel
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima