Problemas organizacionais: como identificar, evitar e resolver de forma eficiente na empresa!
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Time Pontotel 18 de junho de 2024 Gestão de Pessoas
Problemas organizacionais: como identificar, evitar e resolver de forma eficiente na empresa!
Entenda o que são problemas organizacionais, qual o impacto para as empresas e saiba como identificá-los e evitá-los.
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Enfrentar problemas organizacionais é comum em quase todas as empresas. Além dos desafios do mercado, que por si só já trazem grandes preocupações, ainda é necessário administrar o quadro de funcionários e evitar atritos internos e externos. 

São vários fatores que influenciam o bom funcionamento de uma empresa, como falta de motivação, mau planejamento estratégico, ruídos na comunicação, crises econômicas, entre muitos outros. 

Por isso, saber lidar com os problemas organizacionais é primordial para garantir que os objetivos do negócio não serão prejudicados por essas dificuldades corporativas. 

Este artigo irá abordar todos os detalhes sobre os problemas organizacionais, quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas, como identificá-los e como lidar com aqueles que já existem. Os tópicos abordados serão:

Quer saber mais? Então, continue a leitura! 

O que são problemas organizacionais?

Duas pessoas trabalhando e avaliando papéis

Problemas organizacionais são situações desafiadoras enfrentadas pelas empresas no ambiente de trabalho. Esses obstáculos podem estar relacionados a diversos fatores, desde estruturais até relacionais, e prejudicam a produtividade e a eficiência do negócio. 

Além disso, essas adversidades também impactam negativamente a moral da equipe e o relacionamento com clientes e parceiros comerciais, e, consequentemente, dificultam a execução do planejamento estratégico.

Os problemas organizacionais deixam o ambiente de trabalho pesado, no qual os colaboradores não se sentem confortáveis e, portanto, são menos produtivos e motivados para realizar seu trabalho. 

Dependendo da gravidade da situação enfrentada, ainda é possível que os profissionais tenham sintomas físicos desse desconforto ao desenvolverem doenças laborais e terem sua qualidade de vida e bem-estar prejudicados.

Quais são os principais problemas organizacionais?

Os problemas organizacionais podem estar relacionados a diversos fatores, e a depender da sua característica podem ou não ser resolvidos internamente. 

As mudanças no mercado, por exemplo, podem trazer desafios para as empresas e se transformar em problemas corporativos. Apesar de ser um fator exemplo, o poder de adaptação das organizações pode resolvê-lo. Por outro lado, quando uma crise econômica afeta todo um país, pode ser mais complexo sair dessa situação.

Já os problemas organizacionais internos, como atritos entre colaboradores, liderança abusiva e outros, podem ser solucionados com algumas mudanças de atitudes. Alguns deles são: 

Falta de comunicação interna

Um dos principais problemas organizacionais enfrentados pelas empresas é a falta de comunicação interna. Quando os colaboradores ou as equipes não conversam entre si, pode haver falhas na comunicação, com perda de informações essenciais para a realização do trabalho. 

Além disso, a falta de clareza para a organização das tarefas também pode gerar mal entendidos e problemas, como atraso na entrega de serviços ou até realização incorreta dos projetos.

Conflitos de interesse

Outra situação bastante comum nas empresas é o conflito de interesse causado pela falta de alinhamento entre as equipes. Muitas vezes, apesar de estarem buscando os mesmos objetivos estratégicos, os departamentos não estão alinhados sobre qual a melhor forma para alcançar os resultados esperados. 

Quando isso ocorre, os colaboradores, que deveriam estar atuando integrados, fazem atividades que conflitam com as ações de outros colegas de trabalho, reduzindo a eficiência do negócio, gerando retrabalho e criando atritos desnecessários entre os profissionais. 

Desorganização da estrutura hierárquica

Do ponto de vista estrutural, a falta de clareza na organização hierárquica também gera adversidades corporativas. Quando os papéis não estão bem definidos, costuma ocorrer confusão sobre quem é responsável por cada atividade. 

Esse fator dificulta o dia a dia de trabalho, pois os profissionais não sabem exatamente quais são suas obrigações e, portanto, não conseguem organizar sua rotina. Adicionalmente, ainda prejudica a tomada de decisões, pois não há clareza sobre quem são os gestores responsáveis.

Como identificar problemas em uma organização?

Muitas vezes, por conta da correria do dia a dia, é difícil identificar que a empresa está enfrentando problemas organizacionais. Porém, é essencial que essas situações sejam identificadas rapidamente para que a gestão possa tomar medidas corretivas e evitar que o impacto negativo seja ainda maior. 

Algumas dicas para identificar problemas em uma organização são:

Observe padrões de comportamento

A observação de padrões de comportamento possibilita a identificação de atitudes que indicam a existência de problemas organizacionais. As atitudes observadas podem dar sinais da existência de conflitos internos, de queda na eficiência das equipes e até da falta de satisfação dos colaboradores.

Os gestores devem observar ações como aumento do absenteísmo e da rotatividade de funcionários, existência de desentendimentos entre funcionários e queda na produtividade. Essas atitudes podem indicar que algum problema organizacional pode estar causando a desmotivação e o descontentamento desses colaboradores. 

Implemente feedback dos funcionários

Outra forma de identificar os problemas organizacionais existentes em uma empresa é ouvir os feedbacks dos funcionários. Muitas vezes, ao conversar com os colaboradores, é possível analisar se eles estão enfrentando dificuldades ou alguma situação que está impactando negativamente sua experiência no trabalho. 

Os profissionais são as melhores pessoas para informar sobre ocorrências individuais que podem, em grande escala, gerar problemas organizacionais enraizados e, consequentemente, prejudicar a eficiência do negócio. 

Analise dados e métricas

Assim como é importante observar o comportamento dos colaboradores, em tempos em que a tecnologia é uma ferramenta indispensável na gestão de uma empresa, é primordial fazer a análise dos dados disponíveis e avaliar o desempenho de métricas.

Diariamente, as empresas geram muitas informações que podem indicar os problemas organizacionais. Por exemplo, um número alto de apresentação de atestados médicos em uma mesma equipe pode significar uma sobrecarga de trabalho ou problemas de relacionamento com a liderança.

“No RH, sem dados, métricas e números, é muito difícil ganhar força em outros setores e na tomada de decisão. RH também são números”, reforça a analista de atração e seleção pleno da Pontotel, Lara Avelino.

Como evitar problemas na organização?

Para evitar problemas organizacionais, é importante, primeiramente, fazer um alinhamento sobre os objetivos estratégicos da companhia para todas as equipes. A partir daí, todos os colaboradores estarão alinhados sobre o que a empresa deseja e qual é o papel de cada um para alcançar esses objetivos. 

Além disso, os gestores devem fazer um acompanhamento constante dos seus colaboradores. Assim, a qualquer sinal de insatisfação é possível tomar atitudes que evitem a piora de cada uma dessas situações. 

Por fim, é essencial haver uma comunicação clara e transparente entre todos os níveis hierárquicos de uma organização. É comum que determinadas informações não podem ser compartilhadas com todos os profissionais, porém, comunicar-se de forma eficiente é importante para que todos estejam bem informados sobre o negócio e, desta forma, tenham a sensação de pertencimento àquela empresa. 

RH: estratégias para lidar com problemas organizacionais

Uma mulher e homem conversando com uma pessoa

O setor de recursos humanos (RH) é um pilar essencial para evitar os problemas organizacionais. Para isso, junto aos gestores de equipes, pode criar uma estratégia para lidar com essas situações desafiadoras. 

A seguir, foram elencadas algumas das ações que podem ser lideradas pelo RH para lidar com os problemas organizacionais:

Estabeleça metas claras

Um ponto fundamental é estabelecer metas claras para o negócio e definir o papel de cada uma das áreas para que esses objetivos sejam alcançados. Desta forma, todos os gestores e seus colaboradores terão uma definição precisa sobre quais são suas responsabilidades.

Assim, haverá menos conflito de interesse, menos necessidade de refação de trabalho e maior produtividade. 

Invista em comunicação interna

Como já falado, a comunicação é um fator essencial para evitar os problemas organizacionais. Por isso, investir em ferramentas de comunicação interna é imprescindível para ter um bom relacionamento com os colaboradores e informar todas as decisões e atividades importantes da empresa. 

Isso irá evitar o descontentamento de profissionais que se sentem desvalorizados e desmotivados por não terem sensação de pertencimento ao negócio. 

Capacite a liderança

O exemplo em uma empresa sempre deve iniciar pelos profissionais que ocupam os cargos mais altos. Logo, fazer a capacitação dos líderes para estarem aptos a identificar problemas organizacionais e rapidamente intervir para solucioná-los é essencial.

Além disso, a liderança mais habilidosa, centrada no desenvolvimento profissional do time, tende a construir equipes mais robustas, integradas e alinhadas em prol do objetivo principal do negócio. 

Conclusão

Os problemas organizacionais representam um dos principais desafios para a gestão de um negócio. Eles ocorrem devido a diversos fatores, internos e externos, e podem impactar negativamente o desempenho de uma empresa, assim como prejudicar a qualidade de vida dos colaboradores.

Um dos principais problemas organizacionais presentes em uma empresa é a falta de comunicação entre a liderança e as equipes, o que traz ruídos e falta de alinhamento. Esse conflito de interesse entre os times, muitas vezes, gera confusões no ambiente de trabalho e reflete nos resultados do negócio. 

Para solucionar esse tipo de situação, é primordial que os líderes e o time de recursos humanos atuem em conjunto para desenvolver estratégias para evitar e eliminar os problemas organizacionais. 

Outras ações importantes são garantir que todos os times estejam conscientes sobre os objetivos estratégicos do negócio e oferecer a estrutura necessária para que todos acompanhem a evolução do trabalho. 

Quer saber mais sobre a gestão de empresas? Acompanhe o blog Pontotel e não perca nenhuma novidade!

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