Sua empresa cuida bem do público interno? Entenda!
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Time Pontotel 26 de novembro de 2021 Departamento Pessoal
Público interno: Descubra porque entender os colaboradores como um público a ser conquistado!
Neste artigo, explicaremos qual a definição de público inteiro e quais as vantagens de olhar com atenção para ele. Além de apresentar as principais ações voltadas para esse público e qual a importância de criá-las.
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Muitos empreendedores gastam toda a sua energia na formulação de estratégias e ficam tão fascinados com o futuro, que se esquecem de gerenciar o andamento das operações de maneira adequada. E, em última análise, são os colaboradores que impulsionam o desenvolvimento da empresa. 

Por isso, podemos dizer que os colaboradores são um grande diferencial competitivo em relação a qualquer empresa. É preciso que eles participem, entendam e se comprometam para o melhor desempenho. Prestar uma atenção especial ao público interno da sua empresa é fundamental para o sucesso dela no mercado.

Visto isso, neste artigo explicaremos qual a definição de público interno e quais as vantagens de olhar com atenção para ele. Além de apresentar as principais ações voltadas para esse público e qual a importância de criá-las. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá! 

Qual a definição de público interno?

imagem de um grupo de pessoas juntando as mãos no centro de um circulo

O público interno é definido por todos os colaboradores da empresa, além de fornecedores e terceirizados que trabalham para a organização. Em suma, são as pessoas que fazem parte da organização para que a empresa funcione.

Em muitas empresas, eles são considerados apenas como funcionários, mas é preciso lembrar que o público interno são as pessoas que mais contribuem para o sucesso de uma organização. 

Embora não sejam o público alvo e aqueles que realmente consomem a marca, eles podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa por meio de serviços personalizados e até recomendações boca a boca.

Diferença público interno x externo

O público externo são as pessoas que mantêm o negócio financeiramente por meio de serviços ou produtos. É aquele grupo que não está trabalhando para a empresa, mas são essenciais para o funcionamento da organização, até porque são eles que vão gerar receita. Portanto, formular ações que valorizem a experiência dessas pessoas é fundamental para a geração de fidelização e promoção da marca.

Já o público interno são as pessoas que compõem o quadro de colaboradores, contando com os terceirizados. Desse modo, vale ressaltar que o atendimento ao público interno muitas vezes é colocado em segundo plano.

Isso ocorre porque, ainda muitas empresas não priorizam esse tema em sua cultura corporativa. Portanto, essa falta de direcionamento estratégico não facilita a execução de processos básicos.

Por exemplo, um vendedor que não se sente bem-vindo pela empresa, irá encontrar dificuldade em se comunicar da maneira correta com o público externo. Com isso, a empresa perde, já que há uma queda no volume de vendas.

Por que é importante entender os funcionários como um público?

O público interno é um dos agentes mais importantes da organização. Isso acontece já que a qualidade do seu trabalho reflete diretamente nos objetivos e na reputação da empresa.

Um bom ambiente de trabalho é essencial para a produtividade e o desempenho dos funcionários. Afinal, se um funcionário estiver satisfeito, ele adotará uma atitude positiva. Portanto, atua de forma mais colaborativa, engajada e até criativa. 

Nesse caso, prestar atenção ao público interno é uma das ações mais importantes. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo da Towers Watson, a comunicação eficaz com o público interno é um aspecto efetivo em empresas com desempenhos financeiros elevados.

Quais as vantagens de olhar com atenção para o público interno?

Independentemente do departamento ou do porte da organização, as ações direcionadas ao público interno agregam algumas vantagens. Confira abaixo.

Engajamento com a empresa

A participação dos profissionais é um dos desafios da gestão de pessoas, a comunicação com o público interno é fundamental porque permite aos colaboradores compreender a sua participação no negócio, valorizá-los e torná-los representantes da empresa.

Funcionários satisfeitos

É improvável que funcionários satisfeitos pensem em deixar a empresa. Portanto, um clima organizacional agradável, reconhecimento, transparência e relacionamentos profissionais podem ajudar a reter talentos e reduzir a terrível taxa de rotatividade.

Motivação elevada

imagem de duas mulheres e três homens sentados em uma mesa na frente de um computador sorrindo

Quando cada funcionário entende melhor seu papel e importância na empresa e o impacto de seu trabalho no desempenho geral da empresa, isso permitirá que os profissionais saibam quanto eles e suas respectivas equipes precisam produzir para toda a empresa se beneficiar. Portanto, a medida que a motivação e o engajamento aumentam, a tendência é tornar a empresa mais produtiva.

Clima agradável

Preservar uma comunicação clara e objetiva trará maior transparência na implementação das demandas da empresa, evitando assim, boatos e fofocas que podem gerar conflitos entre o público interno. 

Transparência

Sem o apoio da comunicação dirigida ao público interno, os colaboradores procuram, pelos próprios meios, divulgar o que consideram importante. Evite esse problema assumindo o controle do fluxo de informações da forma mais transparente possível. Desta forma, evita a contaminação do ambiente com boatos e informações falsas.

Melhoria da comunicação 

A maioria das empresas costuma ter problemas para se comunicar porque a mensagem precisa passar por vários níveis e departamentos. O problema é que essa discrepância afeta a vida de colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes, que podem receber diferentes informações sobre o mesmo assunto. 

Dessa forma, ao criar uma dinâmica transparente, veiculando mensagens importantes pelos canais oficiais, a comunicação com o público interno torna-se mais assertiva.

Qual a importância de criar ações voltadas para esse público?

Para gestores e colaboradores, a comunicação com o público interno não se limita à transferência de informações, o que é muito importante. As organizações devem fornecer um ambiente propício à produtividade, desempenho, inovação, criatividade e realização profissional de indivíduos e equipes.

Todo o conteúdo a ser transmitido para o público interno deve ser entregue por meio de canais face a face e conversa contínua. Como resultado, os funcionários podem compreender melhor a missão, visão e os valores da organização. Primeiro, você precisa desenvolver um plano de comunicação, uma estratégia que realmente garanta uma comunicação eficaz.

Outro fator importante no desenvolvimento de um plano de comunicação com o público de uma organização é a promoção do diagnóstico da imagem da empresa, a veracidade das informações e a compreensão do conteúdo.

Com esse tipo de comunicação, é possível fortalecer a cultura organizacional, estimular o bom comportamento e esclarecer o impacto de cada funcionário na empresa.

Ações voltadas para o público interno

imagem de duas mulheres e dois homens sentados em sofás sorrindo e conversando

Antes de realizar qualquer ação, tente entender quem é o público interno da organização. As equipes de marketing e RH podem se reunir para conduzir pesquisas e dialogar para entender a visão dos funcionários sobre a empresa e suas necessidades. 

Em seguida, comece a planejar sua estratégia com base no esboço delineado. Também é importante estabelecer indicadores de avaliação para essas iniciativas e monitorar os resultados com frequência. Você pode até conduzir novas pesquisas regularmente para medir o sucesso da ação e corrigir as partes ineficazes.

Cada empresa tem seu próprio perfil, portanto não existe um padrão entre as necessidades e o feedback dos funcionários. Forneceremos alguns exemplos de atividades que podem ser implementadas para o público interno. 

Capacitações 

Disponibilize palestras, treinamentos,  seminários e cursos para líderes e gestores, a fim de auxiliar na obtenção de certificações profissionais para capacitar o seu público interno e fazê-lo se sentir valorizado. 

Plano de carreira

Estabeleça um plano de carreira sólido e certifique-se de que todos os colaboradores tenham conhecimento de seus planos. 

Reconhecimento de funcionários

Mostre aos seus funcionários histórias de sucesso de empresas que aplicaram a comunicação para o público interno e reconheça os profissionais que se destacam por meio de programas de bônus por desempenho. 

Eventos corporativos

Para incentivar uma melhor interação entre os colaboradores e simplificar a integração com os novos colaboradores, é sempre uma boa ideia promover eventos corporativos. Isso pode ser feito por meio de almoços conjuntos, festas temáticas, happy hours, comemorações por atingir metas e viagens da equipe, se a equipe for pequena.

Essas reuniões sociais são ótimas para integrar os funcionários e melhorar seu relacionamento interpessoal.

Conclusão

Ao longo deste artigo, nós explicamos qual a definição de público interno e quais as vantagens de olhar com atenção para ele, além de entender sua diferença para público externo. 

Ficou claro que o público interno precisa ser considerado prioritário nas

empresas. Ele tem contato direto com clientes externos e é responsável por influenciar as percepções dos clientes sobre a organização e os serviços prestados.

Portanto, estar atento ao público interno significa tratá-lo como promotor ativo no processo de qualidade do serviço e satisfação do cliente externo.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Acesse o blog da PontoTel para encontrar mais sobre temas voltados para o RH e gestão de pessoas!

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