Conheça os principais tipos de avaliação de desempenho para aplicar na sua gestão de pessoas!

imagem de um homem com um papel na mão conversando e mostrando para uma mulher

A avaliação de desempenho é uma metodologia muito utilizada pela gestão de recursos humanos, para avaliar a performance dos colaboradores, e é extremamente importante que os gestores consigam avaliar quais tipos de avaliação de desempenho usar.

Apesar de parecer simples, saber identificar qual a estratégia certa para a avaliação de um funcionário exige destreza, pois, diversos fatores podem atrapalhar uma análise de comportamento.

Pensando nisso, para você saber escolher a avaliação de desempenho certa na hora de mensurar o desenvolvimento dos seus colaboradores, reunimos neste conteúdo, informações sobre: 

Boa leitura!

indicadores pontotel

Avaliação de desempenho: conceito e objetivo

A avaliação de desempenho é um método que os gestores de pessoas usam para mensurar a entrega de resultados dos funcionários, de forma individual ou em equipe. Essa ferramenta é fundamental no desenvolvimento dos negócios, pois, com a ajuda dela, são avaliados os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos.

Por meio da análise das habilidades técnicas e comportamentais — também conhecidas como hard skills e soft skills — a empresa consegue preparar planos estratégicos, tendo muito mais possibilidade para despertar talentos, ou criar soluções para os erros, sempre agindo conforme as necessidades dos funcionários.

Essa metodologia deve ser realizada ao menos uma vez ao ano, ou, considerando algum período de tempo específico, para que a evolução dos colaboradores possa ser mensurada.

Principais tipos de avaliação de desempenho

imagem de 5 pessoas em volta de uma mesa sendo 4 sentadas e 1 em pé explicando as avaliações

Apesar de uma avaliação acontecer de forma singular, existem diversos tipos de avaliações de desempenho, cabendo ao gestor determinar qual estilo de análise melhor se encaixa na realidade da equipe, ou do momento da empresa.

Veja a seguir quais são os tipos de avaliação de desempenho, e como eles são utilizados.

Avaliação de desempenho da equipe

Dentre os diversos tipos de avaliação de desempenho, a de equipes é uma das mais populares, pois possibilita que os gestores avaliem como anda a comunicação e o relacionamento dos colaboradores.

Ao realizar uma análise por equipe, torna-se possível a identificação dos pontos fortes e fracos do trabalho do time, isso possibilita que sejam realizadas melhorias no fluxo de trabalho, no relacionamento, e principalmente no alcance das metas da empresa.

Autoavaliação

A autoavaliação é um formato avaliativo em que cada profissional analisa o próprio desempenho, enquanto colaborador de uma empresa. Esse processo exige muito autoconhecimento e maturidade, afinal, o funcionário estará avaliando suas próprias ações.

Essa análise deve ser realizada em duas etapas. Primeiro o funcionário fará a avaliação da sua atuação na empresa, apontando todos os pontos fortes e fracos da sua performance. Em seguida, juntamente com o gestor, o colaborador discutirá possíveis pontos de melhoria para o seu desempenho.

Avaliação de desempenho individual

A avaliação de desempenho individual é usada para avaliar um colaborador de forma individual, por um período determinado, considerando algumas funções específicas, considerando três pontos cruciais: a identificação, o diagnóstico e a análise de comportamento do funcionário.

O principal intuito desse método é o de reconhecer o trabalho do colaborador, ajudando-o a focar em seus talentos, e corrigir seus erros.

Escala gráfica

De todos os tipos de avaliação de desempenho existentes, a escala gráfica é a mais tradicional e simples de se fazer, pois não exige muita técnica. Porém, por sua simplicidade, esse formato avaliativo é bem limitado.

Essa escala exige basicamente que se crie um formulário composto por colunas, distribuídas dessa forma:

  • uma coluna com as variáveis que serão avaliadas. 
  • nas demais colunas, os valores, ou notas de cada variável.

Veja o exemplo:

VARIÁVEIS BOM / ÓTIMO REGULAR RUIM / PÉSSIMO
QUALIDADE Excelente qualidade Qualidade satisfatória Péssima qualidade
PONTUALIDADE Nunca se atrasa Às vezes se atrasa Se atrasa diariamente
TRABALHO EM EQUIPE Excelente espírito de equipe Colabora normalmente Não sabe trabalhar em equipe
CRIATIVIDADE Sempre inova Às vezes apresenta ideias Nunca apresenta ideias

Por ser um método limitado, mas muito eficiente, é interessante utilizar a escala gráfica em conjunto com algum outro tipo de avaliação, como, por exemplo, o 360º.

Avaliação 360º

A avaliação 360º é a mais completa e democrática, considerando todos os outros tipos de avaliação de desempenho. Ela combina a autoavaliação com a opinião de todos ao redor do avaliado, sendo eles seus superiores, colegas de trabalho, e em alguns casos até seus fornecedores.

Os avaliadores podem opinar sobre diferentes questões ligadas ao avaliado, como poder de persuasão, comunicação, autonomia, pontualidade, responsabilidade, dentre outras. Essas opiniões podem ser somadas por notas, ou classificação, que ao final da avaliação determinarão pontos de vista de diversos ângulos, a respeito do avaliado.

Avaliação por competência

Na avaliação por competência, o gestor deve considerar as competências técnicas e comportamentais do colaborador, considerando três fatores: 

  • C — conhecimento: aptidões cognitivas.
  • H — habilidade: domínio psicomotor.
  • A — atitude: fator motivador.

O funcionário deve fazer uma autoavaliação das competências que possui, e quais gostaria de ter, então, em conjunto com seu líder, deve traçar um plano de ação com foco em alcançar as competências necessárias para melhorar um departamento, ou atingir metas.

Avaliação por metas e resultados

Esse método de avaliação é seguro e assertivo, pois se baseia em números para identificar resultados. Nessa abordagem, o gestor avalia a equipe, ou um colaborador específico, por meio dos resultados demonstrados, podendo avaliar:

Avaliação de desempenho do líder ou superior

Avaliar quem avalia também é fundamental, para que a empresa consiga determinar se as lideranças estão sendo bem desenvolvidas.

Os gestores podem ser avaliados tanto por suas equipes, quanto por seus superiores, e os feedbacks recebidos podem auxiliar na identificação de possíveis erros de conduta e liderança, sendo esse um método bastante eficiente para a visualização de pontos que mereçam atenção.

Avaliação forçada

Nesse tipo de avaliação de desempenho, o avaliador responde um questionário, com escolhas múltiplas e objetivas sobre o avaliado, o que torna esse método completamente imparcial.

A avaliação forçada é bastante eficiente por sua clareza, porém, o questionário deve ser bem elaborado, com perguntas claras e diretas, para que as respostas não sejam dadas de forma errada.

Avaliação 180º

A avaliação 180º, também conhecida como avaliação conjunta, é realizada de forma simultânea pelo avaliador, geralmente o líder de equipe, e seu avaliado. Nesse processo, um avalia o outro, repassando os feedbacks para o RH.

Esse tipo de avaliação é excelente, pois melhora a comunicação entre líder e liderados, porém, se a empresa não souber, ou não tiver o hábito de dar feedback de forma adequada, esse método poderá estimular conflitos.  

Qual a importância dos tipos de avaliação de desempenho?

Contar com diversos tipos de avaliação de desempenho favorece a gestão de equipes de diversas formas, pois graças a essa metodologia o RH pode contar com informações mais úteis para a elaboração de um planejamento estratégico, além de permitir a oferta de feedbacks mais precisos.

Essas avaliações contribuem para gestão de desempenho, dando mais eficiência aos trabalhadores, e ampliando as possibilidades de sucesso do negócio. 

banner download planilha avaliação de desempenho

Qual a vantagem de ter diferentes tipos de avaliação de desempenho?

Ao contar com diversos tipos de avaliação de desempenho, a diversificação das formas de avaliar os colaboradores se amplia, tornando esse método vantajoso, principalmente para a gestão do desempenho dos funcionários.

Dentre as vantagens dessas avaliações, estão:

  • o amadurecimento dos funcionários;
  • aumento da produtividade;
  • ambiente de trabalho mais participativo;
  • comunicação interna fortalecida;
  • desenvolvimento dos potenciais;
  • estimula a cultura do feedback;
  • evolução da empresa;
  • fortalecimento das equipes;
  • dentre outras vantagens.

Como escolher um tipo de avaliação de desempenho?

uma pessoa mexendo no computador segurando uma caneta escolhendo o tipo de avaliação de desempenho

A maioria das avaliações de desempenho são escolhidas na intenção de identificar pontos fracos na organização, e, geralmente, o principal intuito é avaliar quais competências precisam ser desenvolvidas nos funcionários.

Portanto, a determinação do tipo de avaliação de desempenho vai variar se a empresa pretende mensurar os resultados da organização como um todo, dos colaboradores, ou dos líderes.

Como o RH deve aplicar diferentes tipos de avaliação de desempenho?

Para que o RH consiga aplicar diversos tipos de avaliação de desempenho, identificar quais pontos demandam mais atenção e análise na empresa é fundamental, para que assim seja possível priorizar e estruturar um planejamento mais preciso.

Um planejamento bem organizado favorece o autoconhecimento empresarial, e isso permite que a gestão se torne mais transparente e assertiva, tornando a comunicação interna e o engajamento das equipes muito melhor, e as decisões estratégicas do RH muito mais certeiras.

Conclusão

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho, utilizadas nas empresas pelo setor RH para mensurar os resultados dos colaboradores. Essas avaliações são muito importantes, pois auxiliam na identificação dos pontos fortes e fracos das organizações, e são ferramentas estratégicas na gestão de pessoas.

Por meio das avaliações, os gestores conseguem levantar uma série de informações relevantes para a criação de um planejamento, isso torna os direcionamentos de equipes mais assertivos, somando uma série de vantagens que potencializam a cultura organizacional e a produtividade.

Portanto, saber escolher bem qual dos tipos de avaliação de desempenho se encaixa na realidade de uma equipe é fundamental, principalmente quando essa estratégia se alinha à cultura do feedback.

software controle de ponto reduz processos operacionais
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima