Exemplos de indicadores de gestão: 12 métricas para acompanhar o desempenho das suas estratégias de negócio

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Como você faz para medir a qualidade da sua gestão de negócios? Quais indicadores de desempenho você usa?

A implementação de indicadores de gestão é indispensável para que a empresa acompanhe o desempenho de suas estratégias em diferentes aspectos importantes, como:vendas, finanças, marketing e Recursos Humanos.

Por meio dessas ferramentas, consegue-se mensurar o resultado dos esforços em direção às metas e objetivos que a empresa considera importante alcançar e, também, efetuar os ajustes necessários para potencializar a performance da gestão.

Tendo isso em vista, trouxemos aqui:

Esses indicadores e KPIs serão importantes para que você sempre acompanhe seu negócio. Convidamos você a continuar a leitura deste artigo para conferir nas linhas a seguir quais métricas implementar na sua empresa.

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12 exemplos de indicadores de gestão para usar na sua empresa

Os exemplos de indicadores de gestão que você irá conferir a partir de agora estão divididos de acordo com as seguintes áreas do negócio:

  • Indicadores Financeiros
  • Indicadores de Marketing
  • Indicadores de Vendas
  • Indicadores de Estoque
  • Indicadores de Riscos
  • Indicadores de Competitividade
  • Indicadores de Recursos Humanos

Indicadores financeiros

1- Faturamento

O faturamento é um indicador de gestão de negócios que mostra o quanto de receita sua empresa conseguiu gerar durante um período específico. Trata-se da soma de todas as entradas registradas no caixa da empresa.

2- Retorno sobre Investimento

O Retorno sobre o Investimento (ROI) indica quanto do dinheiro investido em algum projeto ou no financiamento da própria empresa foi possível recuperar.

Indicadores de Marketing

3- Total de lead gerados por mês

Este indicador de gestão mostra quantos leads a equipe de marketing conseguiu gerar no último mês. Essa métrica é importante para avaliar a eficácia das estratégias de prospecção de novas oportunidades de negócio.

4- Custo de Aquisição de Clientes

O CAC é um indicador que mensura, em média, quanto custou para empresa adquirir cada um de seus novos clientes . A relação deve ser feita entre o dinheiro investido nas ações de marketing e a quantidade de novos clientes adquiridos por meio dessas ações.

Indicadores de vendas

5- Ticket médio

O ticket médio é um dos principais indicadores de gestão de vendas. Ele calcula quanto, em média, cada cliente gerou de receita para empresa durante um período específico.

6- Taxa de conversão

A taxa de conversão mensura a capacidade do seu time de vendas em converter leads em clientes. Ou seja, do total de oportunidades encaminhadas para os vendedores, quantas foram convertidas?

Indicadores de gestão de estoque

7- Giro de estoque

O giro de estoque calcula, em média, quanto tempo leva para que as unidades de determinado produto “girem”. O cálculo desse indicador é importante para saber quais produtos têm maior e menor saída e, assim, ajustar as estratégias para evitar desperdícios

8- Perdas no estoque

Por falar em desperdícios, a perda no estoque é um indicador que mostra quantos produtos tiveram que ser descartados.

Indicadores de Recursos Humanos

9- Taxa de rotatividade

A taxa de rotatividade é uma métrica a qual avalia os desligamentos dos colaboradores e as novas contratações durante um período específico (geralmente anual).

O cálculo deste indicador é feito a partir da seguinte fórmula:

Rotatividade = [admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários.

10- Taxa de Absenteísmo

Já a taxa de absenteísmo se refere ao número de ausências registradas pelos funcionários durante determinado período. 

O cálculo é feito a partir da relação entre o total de horas, que deveriam ser cumpridas,e o total de horas que realmente foram cumpridas pelas colaboradores.

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Indicador de gestão de riscos

11- Valor Presente Líquido 

O Valor Presente Líquido (VPL) é um indicador que serve para avaliar a viabilidade de determinados projetos com base no potencial de retorno. 

O objetivo é determinar o valor presente de pagamentos futuros, considerando uma  taxa de juros adequada e o investimento inicial.

Indicador de competitividade

12- Participação no mercado

Encerrando nossa lista com alguns exemplos de indicadores de gestão, temos o market share ou participação no mercado.

Ele mensura a fatia de mercado que pertence à sua empresa e mostra o quão competitiva ela é.

Esses foram os nossos exemplos de indicadores de gestão. O que você achou? Quais você já utiliza em sua empresa?

Implemente essas métricas no seu modelo de negócio e promova uma gestão mais qualificada.

E se você tem dúvidas de como fazer a gestão de indicadores, este vídeo pode ajudar você:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

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