Entrevista comportamental: Saiba o que é, como funciona, como fazer na prática e qual a importância!
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Time Pontotel 1 de agosto de 2023 Departamento Pessoal
Entrevista comportamental: Saiba o que é, como funciona, como fazer na prática e qual a importância!
Entenda tudo sobre a técnica de entrevista comportamental, desde seu conceito até seus benefícios, sua relação com o Recursos Humanos e as boas práticas para aplicá-la na empresa.
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A atração, a seleção e a retenção de talentos são alguns dos pontos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Portanto, realizar o processo seletivo de forma assertiva é fundamental, e a entrevista comportamental pode ser uma grande aliada do departamento de Recursos Humanos nesse momento. 

A prática de realizar entrevistas comportamentais com possíveis candidatos ou até mesmo com os colaboradores apresenta resultados positivos na performance da equipe.

Isso acontece porque essa ferramenta, além dos seus diversos benefícios, garante um alinhamento maior dos objetivos da empresa com o perfil dos funcionários. 

Por isso, se você ficou interessado em saber mais sobre a entrevista comportamental, continue acompanhando este artigo. Confira abaixo os tópicos que serão abordados:  

Boa leitura!

O que é uma entrevista comportamental?

Um homem e uma mulher conversando

A entrevista comportamental é um método utilizado em uma das etapas do processo de recrutamento e seleção que busca avaliar as competências de um candidato a partir de pontos comportamentais. 

Por meio de uma série de perguntas sobre situações que provavelmente já aconteceram com o candidato, os recrutadores analisam o comportamento dele diante dos acontecimentos e avaliam se ele tem o perfil necessário para a vaga. 

A etapa realiza perguntas cujas respostas revelam habilidades interpessoais e de autogestão, por exemplo: capacidade de resolução de problemas, relacionamento com colegas de trabalho, gerenciamento de tempo e tarefas, etc.   

Essas competências são essenciais para o bom desempenho do profissional e a permanência deste na empresa, e podem ser identificadas com melhor eficácia por meio do comportamento do candidato em determinadas situações. 

Por isso, todas as perguntas questionam o que ele(a) fez em um cenário genérico, mas que costuma acontecer em qualquer ambiente de trabalho. 

Para que serve?

A entrevista comportamental serve para recrutar talentos alinhados com questões essenciais da corporação, como: fit cultural, propósito, valores e metas. 

Assim, é possível construir um quadro de colaboradores de alta performance por serem afins aos interesses da empresa. 

Esse processo é essencial para evitar falhas no recrutamento de colaboradores. Segundo o software de seleção de talentos Abler, um dos principais erros nesse momento é o não mapeamento do perfil comportamental:  

“O perfil comportamental de uma pessoa tem a ver com as particularidades da sua personalidade e com a forma que ela reage a diferentes situações. O mapeamento desse perfil, pode ajudar a prever futuras atitudes diante de diferentes situações”

Benefícios da entrevista comportamental

A entrevista comportamental é benéfica sobretudo por selecionar candidatos a partir de competências, não necessariamente técnicas, indispensáveis para a vaga. Isso diminui a taxa de turnover e melhora o engajamento e a performance dos colaboradores. 

Mas existem também outros benefícios importantes da adoção da entrevista comportamental, como: 

Melhora no processo de recrutamento e seleção

A entrevista comportamental permite um processo de recrutamento e seleção mais assertivo porque ajuda a selecionar perfis de profissionais alinhados com os objetivos da empresa. 

A entrevista comportamental também possibilita que os recrutadores avaliem habilidades essenciais para a permanência de qualquer funcionário a partir de uma visão mais prática. Ou seja, não se trata somente dos candidatos falando que possuem tal competência, mas sim do comportamento que eles mostrarão ter diante das situações.  

Aumento da produtividade da equipe

Colaboradores que se identificam com o propósito da empresa possuem um desempenho melhor, ou seja, a produtividade da equipe aumenta. 

Além de que, selecionar candidatos usando como ponto de partida as ações deles é uma técnica que auxilia na escolha de perfis que de fato apresentam a habilidade que as vagas pedem.

Isso diminui as surpresas com profissionais que não são sinceros nas entrevistas e acabam não apresentando os resultados esperados. 

Otimização do trabalho do setor de RH

Por fim, a entrevista comportamental é um método que auxilia o trabalho do departamento de Recursos Humanos porque otimiza processos que são de responsabilidade desse setor, como o recrutamento e até o onboarding.

Além disso, a técnica ajuda a construir um quadro de funcionários de alta performance e, se aplicada também em colaboradores já presentes na organização, permite que o RH faça uma gestão humanizada.

Qual a diferença entre a entrevista comportamental e a entrevista tradicional?

Um homem e uma mulher conversando

A diferença entre a entrevista comportamental e a entrevista tradicional é que a primeira avalia as competências a partir de um olhar mais prático e menos teórico, focando mais nas soft skills e power skills, enquanto a segunda foca mais nas hard skills.

Na entrevista tradicional, o entrevistador faz perguntas com o objetivo de analisar a capacidade técnica do candidato, seu desejo de ocupar a vaga e a veracidade do seu currículo. 

Portanto, na entrevista tradicional os profissionais mostram suas competências a partir de habilidades aprendidas e desenvolvidas durante a graduação e com a experiência que tiveram até então.

Já na entrevista comportamental, os candidatos têm a possibilidade de mostrar suas habilidades a partir da maneira que eles escolhem lidar com determinadas situações. 

A entrevista comportamental busca entender competências comportamentais como os níveis de autonomia, respeito e confiança do candidato em situações de conflito. Esse diferencial torna o processo menos abstrato e mais assertivo. 

Um bom recrutamento e seleção de talentos conta com os dois modelos de entrevista, um para avaliar as hard skills e outro para avaliar as soft skills e power skills.

Como realizar uma entrevista comportamental?

É importante entender que a entrevista comportamental é uma das etapas avançadas do processo de recrutamento. Ela entra no momento de diferenciação dos candidatos, quando já se fez a triagem de currículos e as entrevistas iniciais. 

Para essa fase, é importante seguir algumas dicas. Confira-as a seguir: 

Estruture as perguntas

Para a entrevista comportamental, é necessário entender quais são as competências essenciais para a vaga e elaborar as perguntas certas para avaliar as habilidades do profissional.

Questione o que o profissional precisará fazer. Se o candidato precisa saber trabalhar em equipe, elabore uma pergunta que avalie a capacidade dele de lidar com grupos. Exemplo: “Você já passou por divergências de opiniões trabalhando com outras pessoas? Como você lidou com isso?” 

É importante elaborar perguntas com situações que geralmente acontecem em qualquer ambiente de trabalho. A pergunta anterior, por exemplo, usa uma situação que irá acontecer eventualmente em atividades de grupo. 

Faça um mapeamento das habilidades e competências desejadas

Mapear as competências e as habilidades desejadas para a vaga é o que irá guiar a elaboração das perguntas. 

Portanto, entenda o momento da empresa. Saiba quais são os objetivos atuais e as metas futuras, avalie o propósito da organização, analise a função e as atividades da vaga e faça um mapeamento de quais são as competências importantes considerando todos esses fatores. 

Utilize testes técnicos

Alguns testes técnicos podem auxiliar o processo de adoção da entrevista comportamental. O DISC é um desses métodos. Ele avalia o perfil do profissional a partir de quatro competências: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. 

O STAR é outro exemplo. Uma abreviação de Situação, Tarefa, Ação e Resultado, essa técnica avalia o perfil do profissional a partir de uma situação real.

Há também o Inventário de Aderência Cultural (IAC). A partir de um questionário com 84 questões, esse teste caracteriza questões da identidade do candidato, como costumes e compatibilidade com a cultura da empresa, dividindo-a em seis dimensões:

  • Orientação a resultados vs. processos;
  • Orientação a trabalho vs. colaborador;
  • Cultura profissional vs. paroquial;
  • Sistema fechado vs. aberto; 
  • Controle rígido vs. fraco; 
  • Cultura pragmática vs. normativa.

Já o HBDI ou Dominância Cerebral é um teste que divide o cérebro em 4 quadrantes e busca identificar qual é o quadrante dominante do candidato. São eles: 

  • Quadrante A: Hemisfério cerebral esquerdo — Analítico. 
  • Quadrante B: Sistema límbico esquerdo — Organizador. 
  • Quadrante C: Sistema límbico direito — Relacional. 
  • Quadrante D: Hemisfério cerebral direito — Experimental ou imaginativo.

E, por fim, há o teste LABEL ou Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert, uma avaliação psicológica que traça um mapeamento de personalidade.

Como fazer a análise das respostas dos candidatos?

Depois de aplicar as perguntas, chega o momento de analisar as respostas dos candidatos na entrevista comportamental e decidir qual será o profissional contratado. Para fazer uma avaliação assertiva, é importante seguir alguns passos. 

O primeiro passo é reunir todos os dados e as respostas do processo seletivo. Nessa etapa é possível contar com a ajuda de softwares de RH. Depois, é preciso fazer uma análise SWOT de cada candidato, identificando pontos fortes e fracos de cada perfil. A técnica é muito usada para corporações, mas também pode ser utilizada em um nível pessoal. 

O terceiro passo é verificar qual candidato possui a maior quantidade de competências da vaga. Após fazer sua escolha é hora de dar a boa notícia ao profissional. Lembre-se de acompanhar a evolução desse colaborador na empresa para verificar se ele está colocando essas habilidades em prática.  

Conclusão

Um homem sorrindo para outro homem

O processo de recrutamento e seleção de talentos é um dos mais importantes para a saúde de uma empresa porque constrói a equipe que fará essa organização funcionar. Portanto, erros cometidos nessa fase possuem impactos em curto e longo prazo na organização.

Nesse sentido, usar métodos para otimizar essa função que é de responsabilidade do Recursos Humanos é algo que traz benefícios para a empresa inteira. É aí que surge a entrevista comportamental, uma técnica aplicada nas fases avançadas do processo seletivo. 

A entrevista comportamental traça os perfis comportamentais dos profissionais para o momento de diferenciação dos candidatos. Ela ajuda o recrutador a avaliar competências a partir de perguntas que colocam situações práticas para os entrevistados. 

Adotar essa técnica não só melhora o processo de recrutamento e seleção como também auxilia o departamento de recursos humanos em suas funções e melhora a produtividade da equipe.

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