Uma reunião de apenas trinta minutos pode salvar a sua gestão de pessoas. As conhecidas reuniões One on One ou 1:1 consistem em encontros entre líder e liderado para alinhar o desenvolvimento profissional e fortalecer o relacionamento entre ambos.
Podendo ocorrer semanalmente, mensalmente ou quinzenalmente, às one on one são os momentos em que o colaborador consegue expressar seus sentimentos sobre o próprio líder, suas atividades e, até mesmo, sobre a empresa. Para entender mais sobre o assunto, esse artigo tratará dos seguintes tópicos:
- O que é uma reunião one on one?
- Qual o principal objetivo da one on one?
- Qual a importância de realizar one on ones frequentemente?
- Quando uma 1:1 deve ser feita?
- Como a 1:1 auxilia na gestão de pessoas?

Mantenha a leitura!
O que é uma reunião one on one?
A reunião one on one, também conhecida como: one a one ou 1:1, é uma reunião curta entre o líder de uma equipe com cada um de seus liderados, separadamente, para que se discuta eventos necessários para melhoria da gestão e produtividade dentro da equipe, por meio de feedbacks, coaching, mentoria e várias outras maneiras e para alinhamento das expectativas.
Essas reuniões seguem um planejamento estruturado, com pauta, temas definidos, duração máxima de 30 minutos e periodicidade previamente estabelecida, sendo geralmente realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.
Com essa organização, o colaborador consegue se preparar com antecedência e reservar o horário para a reunião, levando tópicos relevantes para discussão, como: percepção sobre sua posição na empresa, dificuldades nas tarefas, sugestões de melhorias na área, além de expectativas profissionais e pessoais.
Qual o principal objetivo da one on one?

O objetivo principal da one on one é ajudar no desenvolvimento e bem-estar do colaborador e na manutenção da produtividade.
A reunião 1:1 permite que o colaborador tenha um lugar de fala para opinar sobre o que deve melhorar e o que o incomoda, tanto no ambiente de trabalho, nas atividades, quanto na empresa em si. Assim, o líder pode ter uma percepção diferente sobre os problemas que sondam o colaborador e fazer ajustes para que o seu desempenho melhore.
Qual a importância de realizar one on one frequentemente?
As one-on-one devem ser feitas, no mínimo, uma vez no mês ou uma vez por semana. Isso porque, a importância, para a empresa, da frequência das reuniões one on one são várias, comunicando-se frequentemente com seu liderado, você pode:
Antecipar problemas
Como já dito anteriormente, uma dos temas tratados nessas reuniões é sobre problemas que o colaborador tem enfrentado, tanto na execução de suas atividades quanto no ambiente de trabalho.
Com reuniões periódicas, fica mais fácil para o líder perceber algum problema tanto para ajudar o colaborador quanto para solucioná-lo. Assim, a possibilidade de reaver a situação e premeditar crises, que coloque em risco o clima organizacional ou a produtividade do colaborador, são maiores.
Aproximação de gestores e colaboradores
A prática da one on one vai além de identificar problemas e conversar com seu liderado. Ter um tempo marcado na agenda para conversar, é uma peça importante para o estreitamento de laços na amizade entre líder e colaborador.
Com a possibilidade de dar e receber feedbacks sinceros e honestos no privado, resulta na confiança e respeito de ambas as partes estabelecida. Nessas reuniões, o líder promove conversas sinceras sobre sentimentos, perspectivas futuras e aborda pontos delicados.
Além disso, essa conversa direta (líder- liderado) com feedback privado, faz com que os ruídos nos canais de comunicação se findam, possibilitando a antecipação correta de problemas e diminuindo a má interpretação de tarefas, auxiliando na manutenção da produtividade.
Melhoria da produtividade
Assim como o feedback privado da one on one ajuda no estreitamento de laços entre gestor e colaborador, ele também pode fazer com que a produtividade do colaborador melhore ou se mantenha.
O líder também utiliza as one-on-one para discutir questões delicadas, como erros frequentes, improdutividade, queda de desempenho e dificuldades na execução de projetos.
São durante esses assuntos difíceis, que o líder tem de auxiliar o colaborador a achar a raiz do problema, tirar as dúvidas que se perpetuam e entender, também, o lado do trabalhador para que juntos possam encontrar caminhos para que a produtividade se instale novamente.
E, obviamente, caso o colaborador tenha feito bons trabalhos e em um ritmo bom, o líder deverá dar o feedback positivo sobre. Afinal, o líder não deve somente dar o feedback de aspectos que precisam de melhoria, mas também de aspectos positivos, para que a motivação se mantenha.
Qual o papel do líder na one on one?
O papel do líder no one on one vai além de somente dar feedbacks e se atentar a problemas. O seu principal papel é de ouvir seu liderado, escutar suas opiniões e tirar-lhe as dúvidas. Já que, um dos principais objetivos da one on one, é dar espaço para o colaborador expressar suas opiniões sobre: a liderança, seu trabalho e sobre a empresa.
Além do mais, não sendo somente uma tarefa designada ao liderado, o líder pode levantar pautas durante a reunião. É importante que o líder tenha, também, assuntos anotados para serem tratados quando necessário.
Se o líder definir uma pauta, ele deve comunicá-la ao liderado antes da reunião para que o colaborador possa preparar dúvidas, opiniões e ideias.
E do liderado?
Como a reunião girará em torno das questões que o colaborador trouxer, é essencial que o colaborador tenha uma participação ativa na elaboração de pautas. Ou seja, que ele separe os pontos que acha importante serem discutidos e que leve argumentos e opiniões para a one on one.
Quando uma 1:1 deve ser feita?

A one on one deve ser feita com frequência de, no mínimo, uma vez ao mês ou, no máximo semanalmente. Contudo, há exceções para casos de emergências.
A 1:1 pode ocorrer quando o colaborador necessitar tratar de questões urgentes com o líder, como por exemplo: algum problema sério em alguma de suas atividades que necessite de um conselho e alinhamento com o gestor.
Qual a melhor forma de aplicar uma one on one?
A melhor forma de conduzir a one-on-one é planejar previamente os assuntos a serem discutidos, tanto pelo colaborador quanto pelo líder, e preparar feedbacks claros e objetivos. Assim, a reunião fica menos aberta a assuntos triviais e mais objetiva, focando nos pontos necessários de melhora.
O ambiente, no trabalho híbrido ou presencial, deve ser confortável e acolhedor para que o colaborador se sinta confortável em falar o que sente. Fazer a one on one em um lugar barulhento e onde várias pessoas passem por perto, pode prejudicar na sinceridade e qualidade da reunião. Portanto, escolher uma sala silenciosa para a one on one, é essencial.
Durante a reunião, é fundamental que o líder ouça atentamente o colaborador, dando-lhe espaço para expressar suas opiniões e preocupações sobre o trabalho e a empresa.
A one-on-one também oferece uma oportunidade para acompanhar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do colaborador, discutindo o progresso e identificando áreas de melhoria.
Ao encerrar a reunião, o líder deve registrar os principais pontos discutidos e estabelecer planos de ação para o próximo encontro, garantindo o acompanhamento e a solução eficaz das questões.
Outro ponto é o feedback, que permite que o líder forneça orientação e reconhecimento ao colaborador, sendo um momento para destacar os pontos fortes e identificar oportunidades de crescimento.
Qual o prazo para realizá-las?
Como já dito anteriormente, a one-on-one deve ser realiza pelo menos uma vez por mês e, no máximo, semanalmente. O colaborador precisa usar o bom senso e se organizar para garantir que essas reuniões não sejam desmarcadas e ocorram em um momento que permita sua preparação.
Para que não se tenha que remarcar por demandas de trabalho ou atividade, é importante que o líder estabeleça com antecedência a data do encontro e que, se possível, faça sempre no mesmo dia de cada mês ou dia dia da semana, prezando para que a organização seja máxima.
Já a duração da reunião pode variar de acordo com as necessidades individuais, mas é importante encontrar um equilíbrio entre tempo suficiente para abordar os temas importantes e não prolongar demais a discussão.
Como a 1:1 auxilia na gestão de pessoas?
A reunião one on one ajuda na parte de desenvolvimento dos colaboradores, na gestão de pessoas, servindo de ferramenta para que o líder e o RH consigam acompanhar e melhorar o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores.
Conclusão
Essas reuniões funcionam como ferramentas essenciais para a gestão de pessoas, pois priorizam o crescimento profissional dos colaboradores.
A periodicidade da one on one deve ser levada a sério e com certos cuidados já estabelecidos para que ela ocorra bem. Para que ela surta o efeito esperado na gestão de pessoas é necessário que se tenha: organização ao máximo, taxa de remarcação mínima e sinceridade de ambas partes, vindo do liderado ou líder.
Os benefícios das 1:1 vão além da gestão de pessoas, contribuindo também para a gestão de crises ao prevenir problemas que possam afetar a empresa ou o clima organizacional.
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