Autonomia no trabalho: entenda como pode ajuda na produtividade dos colaboradores!
BLOG
Time Pontotel 1 de março de 2023 Gestão de Pessoas
Autonomia no trabalho: entenda como pode ajuda na produtividade dos colaboradores!
eia este artigo e aprenda tudo sobre autonomia no trabalho, quais seus benefícios e como aplicá-la na prática na sua empresa.
img of Autonomia no trabalho: entenda como pode ajuda na produtividade dos colaboradores!

O modelo de trabalho burocrático e centralizado não se adequa mais às evoluções do mercado atualmente. Bons profissionais e talentos estão em busca de empresas que garantam a autonomia no trabalho para os seus funcionários. 

A autonomia no trabalho é uma grande conquista dos últimos tempos. Até poucos anos atrás, isso não era possível, já que os sistemas organizacionais e a cultura das empresas eram mais rígidas. 

Hoje em dia, as empresas esperam ter profissionais mais autônomos e pró ativos, embora ainda existam regras que devem ser seguidas.

Se você ainda não entende as vantagens desta liberdade no seu trabalho diário, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre autonomia no trabalho, quais seus benefícios e como aplicá-la na prática na sua empresa. Veja a seguir os tópicos que abordaremos nesse texto:

Vamos lá! 

banner novas regras controle de ponto

O que é autonomia no trabalho?

Uma pessoa autônoma no trabalho é aquela que tem certa liberdade para agir onde trabalha. Isso não significa que só faça o que quer e quando quer, mas que pode cumprir suas tarefas de acordo com a sua autogestão.

Outra forma de perceber essa condição é a capacidade do profissional de se antecipar aos problemas e agir para criar soluções, sem pensar em possíveis penalidades ou nutrir expectativas de recompensa.

Isso significa não esperar ordens ou estagnação em suas funções específicas, pois sua percepção de responsabilidade faz com que queiram fazer mais do que é pedido – o que revela o perfil do protagonista.

Quais são os benefícios de oferecer autonomia no trabalho aos funcionários?

Como falamos na introdução, proporcionar mais autonomia de trabalho para sua equipe pode trazer muitos benefícios para sua empresa e seus colaboradores. Veja alguns dos mais importantes.

Melhora os resultados na empresa

Quando a equipe trabalha de forma independente, é possível melhorar o desempenho de toda a empresa. Isso porque, os colaboradores são estimulados a resolver de forma independente os problemas que surgirem para evitar os obstáculos da melhor maneira. 

Dessa forma, eles podem ganhar confiança e ainda trazer inovação para toda a organização. Funcionários com maior autonomia podem enfrentar problemas diários, pensar fora da caixa e, dessa forma, potencializar os resultados esperados pela empresa.

Motiva os colaboradores 

Quando um funcionário tem autonomia para realizar suas atividades, ele começa a se sentir mais satisfeito com toda a organização. Isso porque, desde que ele consiga o resultado desejado, ele pode trabalhar livremente da maneira que achar melhor. Como resultado, a motivação e a participação também aumentam.

Aumenta o senso de liderança dos colaboradores

Outro benefício da autonomia no trabalho é o senso de liderança que a equipe ganha. Quando os funcionários têm autonomia, passam a ser responsáveis ​​pelo seu desempenho. Portanto, diante de resultados negativos, eles podem perceber o erro,  entender e criar estratégias de como evitá-lo no futuro, sem ter que passar a responsabilidade aos gestores.

Qual a importância da autonomia no trabalho?

A importância de manter um elevado grau de autonomia no trabalho do dia a dia é grande, pois permite que o profissional possa focar na sua carreira, e possibilita aos líderes da empresa gerir os talentos da melhor forma. 

Embora grande parte dos profissionais do mercado atual busquem autonomia no trabalho, ainda poucas empresas se dão conta que a falta de liberdade é um dos principais motivos de insatisfação e que pode até gerar pedido de demissão por parte dos funcionários da empresa.

Quais as causas negativas da falta de autonomia no trabalho?

imagem de duas pessoas analisando um papel

Se você é líder e tem percebido um crescimento de desempenho dos seus liderados, mas ainda não tem a confiança para dar maior autonomia no trabalho, veja nos tópicos a seguir como a falta dessa autonomia pode prejudicar sua empresa e equipe.

Queda na produtividade 

Um trabalho que é muito engessado e não possui uma flexibilização de horários pode causar uma redução de produtividade dos colaboradores, principalmente em funções que exigem criatividade, o que impactará negativamente nos resultados esperados.

Desmotivação

A falta de motivação é um problema comum na empresa. Pode ser causado pela falta de liberdade para tomar pequenas decisões. Procedimentos burocráticos desnecessários, que  prejudicam a vontade dos colaboradores de propor novas ideias e projetos para a empresa ou para sua área, o que é uma grande perda para as empresas que buscam crescimento e inovação. 

Ausência de confiança

Quando os líderes não permitem que as equipes tenham autonomia para realizar as tarefas mais simples do dia a dia, os profissionais se sentem desvalorizados e sentem que a empresa não acredita no seu potencial.

Autonomia no trabalho: como desenvolver na prática?

Algumas atividades são necessárias para estimular a autonomia no trabalho e potencializar a melhoria contínua na busca por maior eficiência e produtividade. Veja abaixo os mais importantes!

Entenda o perfil dos colaboradores

Procure avaliar o perfil de cada um, conhecendo suas potencialidades e fragilidades, e depois envolva-os em atividades que requeiram criatividade de acordo com as habilidades de cada um. Isso fará com que mais pessoas em sua empresa desenvolvam soluções para os problemas existentes.

Crie metas em grupo 

Estabeleça metas e também indicadores, que serão usados ​​para medi-las e servirão de bússola para guiar sua equipe no caminho escolhido.

Com elas, os profissionais terão mais liberdade de ação e tudo ficará mais fácil. Eles saberão para onde ir, seguindo o caminho de sua preferência. Dessa forma, você otimiza seu tempo e ainda tem a confiança de que seu negócio está caminhando para o sucesso. 

Para manter as coisas funcionando como planejado, crie metas que sejam fáceis de entender e tangíveis. Os KPI’s precisam funcionar da mesma maneira – fáceis de entender e monitorar – para que a equipe saiba onde agir para corrigir eventuais falhas.

Treinamento e desenvolvimento

A realização de workshops, cursos, palestras e seminários é uma ótima forma de engajar e estimular a criatividade das equipes, pois promove o aprendizado contínuo dos colaboradores, conferindo-lhes ainda mais autonomia no trabalho. Além disso, eles se sentirão desafiados com o que sabem e gostam de fazer.

Acompanhe os colaboradores

Proporcionar independência aos funcionários no trabalho não significa que o gestor não possa acompanhá-los. Pelo contrário, as reuniões de acompanhamento e feedback devem acontecer para que a equipe e gestores partilhem o desempenho de suas atividades, resultados, os problemas encontrados e a forma de os resolver. 

Esses acompanhamentos são extremamente produtivos e não interferem na autonomia concedida aos colaboradores.

Autonomia no trabalho com o controle de ponto online

imagem de uma mulher segurando um celular

O controle de ponto online é uma das soluções tecnológicas que surgiu para facilitar as rotinas das empresas e o dia a dia dos colaboradores, e principalmente dar maior autonomia a todos no ambiente de trabalho. Mas, como? 

Diversas empresas tiveram que mudar as suas rotinas no último ano, principalmente por conta do formato de trabalho home office. Muitas tiveram que se adaptar e buscar soluções tecnológicas para facilitar o cotidiano do negócio. 

A evolução dessas tecnologias veio para facilitar o trabalho dos colaboradores e é essencial que os negócios atuem em sintonia com essa evolução e acompanhem tendências do mercado. 

É por isso, que o controle de ponto online que pode ser acessado pelo computador ou aplicativo de celular, possibilita aos times uma maior autonomia no trabalho. 

Explicamos a seguir como o controle de ponto online pode dar maior liberdade na marcação de horas trabalhadas, proporcionar maior gestão e visualização do seu banco de horas e tornar o seu funcionário mais autônomo também nessa função.

Autonomia no trabalho e autonomia na marcação de ponto

Podemos dizer que a autonomia na marcação de ponto é um modelo de gestão no qual as empresas dão maior liberdade aos funcionários, permitindo que escolham seus horários de começo e fim de seu trabalho no dia a dia, desde que cumpram com sua carga horária previamente estabelecida em seu contrato de trabalho.

Tendo controle sobre seus horários de trabalho, os colaboradores podem ter maior flexibilidade, e se organizar como preferir para concluir suas tarefas.

O colaborador passando a ter responsabilidade por sua marcação de ponto passa a ter mais autonomia, realizando a sua autogestão de ponto podendo organizar o home office de melhor maneira, gerando maior versatilidade e produtividade. 

Como o PontoTel ajuda a oferecer autonomia no trabalho?

O sistema PontoTel oferece a possibilidade de gerar maior autonomia no trabalho dos seus colaboradores. Com ele, os funcionários podem acessar a sua própria folha para efetuar as devidas correções ou adicionar pendências. Além disso, ele possui controle e acesso ao seu saldo de banco de horas

Sua empresa pode configurar esse acesso da forma que preferir, e todas as alterações do funcionário ficam devidamente guardadas, conforme exige a portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Então, não se preocupe! A folha de ponto online da PontoTel é totalmente segura, os cálculos da plataforma são feitos de forma automática e o sistema possui regras de cálculo que vão de acordo com as demandas da sua empresa.

Quer saber como funciona na prática? Agende uma demonstração gratuita do sistema PontoTel, preencha o formulário abaixo e em breve ligaremos para você!

Conclusão

A autonomia no trabalho é uma excelente prática para ser adotada na sua empresa, e irá ajudar não só a atrair e reter uma maior quantidade de profissionais, como também aumentar sua produtividade.

Se sua empresa deseja implantar este modelo, lembre-se das práticas que citei neste texto que irão ajudá-lo nesta tarefa, e principalmente, ajudar seus colaboradores a se adaptarem às mudanças de suas rotinas.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão de Pessoas VER TUDO
INICIAR TOUR!