Saiba como fazer mapeamento de competências e qual o objetivo
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Time Pontotel 4 de novembro de 2022 Departamento Pessoal
Veja o porquê e como fazer um mapeamento de competências internamente e qual a sua importância para a organização
Entenda o porquê começar a usar em sua empresa o mapeamento de competências internamente e quais os benefícios de aplicar essa estratégia
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Você sabe determinar se a sua empresa realiza o mapeamento de competências dos profissionais em processo de admissão ou se avalia o desenvolvimento de habilidades específicas do quadro de funcionários? Se sua resposta foi não, talvez esteja na hora de repensar os processos de avaliação do capital humano de seu negócio.

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por esse motivo, realizar uma boa gestão do conhecimento e do mapeamento de competências dos colaboradores de uma empresa pode determinar não só o crescimento do empreendimento, mas também o fortalecimento interno e a capacidade de reter os melhores talentos desse negócio.

Esse tipo de mapeamento faz parte da estruturação do capital humano das empresas, e possibilita que todos os profissionais atuem em cargos adequados, melhorando a comunicação interna e fortalecendo o sentimento de pertencimento por parte dos profissionais.

A princípio, mapear as competências dos colaboradores pode parecer algo desnecessário, mas essa estratégia de gestão tem forte impacto no desempenho das equipes. Para que você tenha mais clareza sobre o tema, este conteúdo conta um pouco mais sobre o assunto. Aqui, você aprenderá:

Aproveite o aprendizado!

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O que é mapeamento de competências?

Um homem escrevendo em um papel enquanto uma mulher observa

Como o próprio nome já diz, o mapeamento de competências nada mais é que a pontuação de todas as competências organizacionais dos profissionais. Ou seja, quando um gestor diz que está mapeando as competências de um cargo, o que ele está fazendo é descrevendo todas as funções que o colaborador precisa desenvolver no seu dia a dia de trabalho.

Mapear as competências é um processo de suma importância, normalmente realizado pelo RH da empresa, que faz o levantamento de todas funções necessárias para o bom funcionamento de um negócio e determina quais as qualificações específicas para cada cargo.

Qual a importância do mapeamento de competências?

O mapeamento de competências tem por objetivo ajudar o RH a nortear quais são as habilidades ideais para cada função do negócio, facilitando o recrutamento de profissionais específicos para cada área.

Além disso, esse tipo de mapeamento também auxilia as empresas a visualizarem como cada setor evolui no mercado, entendendo o momento certo de oferecer treinamentos ou capacitações que deixem seus colaboradores sempre alinhados com as principais competências exigidas para cada profissão.

Por que fazer mapeamento de cargos e colaboradores?

Empresas que almejam o crescimento precisam estabelecer metas, para que, assim, as oportunidades sejam bem aproveitadas. Por isso, é fundamental que os negócios tenham a real noção do quão preparados são os seus profissionais, pois, a partir desse entendimento, o RH consegue analisar as forças e fraquezas do seu capital humano.

Além disso, o processo de mapeamento de cargos e colaboradores fortalece a estrutura de gerenciamento dos negócios de diversas maneiras. Confira algumas dessas formas a seguir.

Levantamento de competências de cargos e colaboradores

O mapeamento de competências possibilita que as empresas tenham mais facilidade ao definir quais são as habilidades primordiais para a execução de uma atividade específica. 

Essa estratégia facilita a definição de cargos e ajuda o RH a identificar pessoas com capacidades adequadas para cada área no negócio. Isso garante mais assertividade tanto no recrutamento e seleção das empresas como na entrega de resultados por parte dos profissionais.

Entender competências necessárias para cada cargo

Com um mapa de cargos bem definido, os gestores conseguem ter uma ampla visão de todas as skills necessárias para cada função na empresa.

Essa visão auxilia na definição de quando contratar um líder mais comunicativo ou um profissional especializado em algum segmento, além de ajudar a determinar a hora certa de oferecer uma reciclagem para os profissionais que necessitam se atualizar sobre novidades do mercado.

Melhorar a criação de planos de carreira

Outro fator que exige um bom mapeamento de competências por parte das empresas é o plano de carreira. É essencial que os negócios que oferecem essa possibilidade para seus colaboradores tenham bem definidas todas as competências que seus profissionais precisam ter para alcançar uma promoção.

Isso é importante tanto para a empresa como para o trabalhador, pois ajuda o colaborador a se planejar e definir uma rota para alcançar um cargo maior, e permite que o negócio conte sempre com profissionais dedicados e focados no crescimento profissional.

Como fazer um mapeamento de competências?

Uma senhora utilizando o notebook

Existem diversas maneiras de realizar o levantamento de informações para o mapeamento de competências. Uma dessas formas é por meio do modelo conhecido como CHA, que avalia os conhecimentos, as habilidades, e as atitudes dos profissionais, ajudando o RH a ter mais assertividade ao apontar as melhores habilidades para um cargo determinado.

Mas, para que qualquer modelo de mapeamento de competências seja implementado, é essencial que alguns passos sejam respeitados, a fim de tornar todo o levantamento de informações mais eficaz. 

Veja a seguir alguns desses passos, que de forma alguma devem ser esquecidos no processo de mapeamento de habilidades dos seus profissionais.

Entenda quais são as competências importantes para a empresa

Assim como a área de RH exige profissionais extrovertidos, com boas habilidades interpessoais e soft skills mais comportamentais, o setor de tecnologia exige que os profissionais sejam mais analíticos, focados no bom desenvolvimento de suas tarefas, e com hard skills totalmente técnicas.

Cada setor comercial exige habilidades e técnicas específicas, e o primeiro passo para que uma empresa identifique isso é a realização de uma pesquisa que avalie e defina quais as principais competências organizacionais necessárias, considerando os setores e as necessidades de cada área do negócio.

Essa definição pode ser identificada por meio de um questionário de mapeamento e mensuração de competências, que ajude o RH e os gestores a entender quais as habilidades essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho e também para o crescimento da empresa.

Defina quais serão os indicadores e as metas avaliadas

As competências estão diretamente relacionadas com os indicadores e as metas que o negócio cogita alcançar. Por isso, além de mapear as competências necessárias para cada função, é essencial ter bem definido onde o negócio planeja chegar, para que todos os profissionais na empresa estejam alinhados com esses objetivos.

Alinhe exatamente os planos do negócio. Coloque no papel onde a empresa está agora, e quais são os planos de crescimento para daqui a um ano, cinco anos e dez anos. Isso ajuda na visualização do futuro e facilita na definição das habilidades necessárias para que esses objetivos sejam possíveis.

Faça uma avaliação de competências

A avaliação de competências analisa o desempenho dos profissionais conforme a performance de cada um deles na realização de suas atividades diárias. Essa avaliação é diferente da análise de desempenho, pois relaciona o desempenho atual do trabalhador com as competências mapeadas para o cargo avaliado.

Existem diversos tipos de competências, sendo elas essenciais, de liderança, técnicas ou gerais, e saber analisá-las com precisão ajuda o RH a direcionar os profissionais, tornando-os mais assertivos na realização de suas tarefas. Mas como fazer uma avaliação de competências?

  1. Determine as metas e as competências essenciais: considerando o cargo e as necessidades por função;
  2. Identifique lacunas: faça pesquisas ou entrevistas para entender o nível de conhecimento dos profissionais e em quais pontos eles precisam melhorar;
  3. Priorize o desenvolvimento: após determinar as lacunas, ajude seus profissionais a melhorá-las, seja com treinamentos, programas de desenvolvimento ou outras maneiras;
  4. Monitore e documente: observe de perto o desenvolvimento dos profissionais e documente tudo, para entender os acertos e os erros ao longo do processo.

Ao fazer a avaliação de competências, além de poder direcionar seus colaboradores com mais eficiência, você ainda soma benefícios como alinhar treinamentos aos objetivos do negócio, conseguir definir com clareza as funções e habilidades necessárias para cada setor, e ter ferramentas para motivar os profissionais.

Analise os dados coletados e organize-os internamente

Por fim, com os resultados das análises realizadas em mãos, você contará com muitos dados para organizar o seu capital humano, definindo quais profissionais são mais produtivos, e quais precisam de treinamento ou de ser realocados, para que assim se tornem mais produtivos.

Além disso, com os resultados, também é possível definir a carreira em Y, ajudando o RH a entender quais colaboradores devem ser promovidos, tanto para funções administrativas como para áreas mais técnicas.

Quais os benefícios do mapeamento de competências?

Duas mulheres conversando

O mapeamento de competências pode ser benéfico tanto para as empresas como para seus colaboradores, pois permite uma gestão mais direcionada e estratégica, e garante mais possibilidades de crescimento para os profissionais.

Conheça, com mais detalhes, quais os principais benefícios que essa estratégia pode somar dentro de um negócio.

Benefícios do mapeamento de competências para a empresa

O mapeamento de competências pode somar muitas vantagens para as empresas. Entre elas, podemos destacar a possibilidade de criar avaliações de desempenho mais precisas, assim como ajudar na criação de avaliações de desempenho e processos de recrutamento e seleção mais assertivos.

Também podemos reforçar que esse mapeamento ajuda a fortalecer a satisfação dos clientes, facilita na escolha de treinamentos e cursos de capacitação dos colaboradores, e ainda melhora a comunicação e interação das pessoas, operações e estratégias dentro da empresa. 

Benefícios para o colaborador

Não é somente a empresa que se beneficia com o mapeamento de competências. Os colaboradores do negócio também notam muitas vantagens nessa estratégia. Dentre elas, podemos apontar a criação de oportunidades de crescimento; processos de trabalho mais eficientes e também o fortalecimento de novas habilidades.

Além disso, o mapeamento possibilita também a criação do plano de carreira e ajuda no engajamento dos profissionais de uma maneira geral, tanto com as necessidades da empresa, como com as próprias necessidades de crescimento profissional.

Qual o papel do RH no mapeamento de competências?

O RH sempre enfrenta desafios para desenvolver uma boa gestão de pessoas nas empresas, mas realizar o mapeamento de competências pode somar mais benefícios que desvantagens.

Nesse sentido, é importante que o RH tenha bem definido que o mapeamento de competências é uma ferramenta que pode ajudar a empresa a identificar oportunidades e fraquezas, graças à boa administração das habilidades dos profissionais.

Além disso, essa ferramenta pode se somar ao uso de outras estratégias essenciais para a boa gestão do recurso humano dos negócios, como avaliação de desempenho, mentoria, coaching, treinamentos, plano de cargos e salários, sistema de incentivos, people analytics e muito mais.

Conclusão

O planejamento estratégico é essencial para o crescimento dos negócios, e para ele funcionar, é importante que as empresas utilizem todas as ferramentas que facilitem o bom desempenho de suas estruturas.

Uma dessas ferramentas é o mapeamento de competências, que, como vimos ao longo deste conteúdo, é uma estratégia que auxilia o RH a entender o potencial do capital humano do negócio, permitindo que ações direcionadas sejam implementadas quando necessário.

É por meio do mapeamento de competências que as empresas conseguem aumentar a produtividade de suas equipes, fortalecer a comunicação com seus profissionais, alinhar-se ao mercado, melhorar a integração dos profissionais e até criar um plano de carreira mais adequado para seus colaboradores.

Trata-se de uma estratégia primordial, que garante otimização, assertividade e transparência para processos que envolvem a equipe de trabalho, e saber a importância desse tipo de mapeamento pode ser um diferencial competitivo, que pode ajudar uma empresa a se destacar por uma boa gestão de capital humano.

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