Saiba como estabelecer o crescimento profissional em uma organização e qual o papel do RH nesse conceito
BLOG
Time Pontotel 20 de março de 2024 Departamento Pessoal
Saiba como estabelecer o crescimento profissional em uma organização e qual o papel do RH nesse conceito
Entenda mais sobre o conjunto de ações que contribuem para o crescimento profissional e conheça o papel do RH nesse conjunto de conceitos!
Imagem de Saiba como estabelecer o crescimento profissional em uma organização e qual o papel do RH nesse conceito

Todos os profissionais desejam evoluir em suas carreiras, seja para se sentirem mais realizados, conquistar maiores salários ou cargos. E isso só é possível por meio do crescimento profissional, ou seja, de um conjunto de ações praticadas pelos profissionais para atingirem seus objetivos na empresa.

Para isso, os profissionais devem buscar se manter atualizados no mercado, adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e muito mais. Diante disso, este artigo foi preparado para falar sobre o que é o crescimento profissional e sanar todas as dúvidas sobre este assunto.

Veja o que será abordado:

Quer saber mais sobre o crescimento profissional? Então, continue acompanhando o artigo abaixo. Boa leitura!

O que é crescimento profissional?

O crescimento profissional diz respeito à aproximação ao sucesso profissional de cada indivíduo. Esse conceito pode estar relacionado a uma promoção, aumento salarial, premiação por resultados, reconhecimento de outros colegas de trabalho, entre outros.

No entanto, o crescimento profissional não se limita a isso, pelo contrário, ele também está relacionado a um conjunto de ações colocadas em prática para desenvolver uma nova habilidade, adquirir novos conhecimentos, ganhar mais experiência e se adequar às mudanças do mercado.

Dessa forma, os profissionais estarão mais preparados e qualificados para assumir uma nova oportunidade de trabalho e dar os próximos passos necessários para atingir seus objetivos profissionais.

Porém, para conseguir atingir sucesso e crescimento na carreira, o profissional precisa olhar para si e identificar quais são suas melhores qualidades e o que precisa ser modificado para alcançar tais objetivos. Nesse sentido, o autoconhecimento é uma ferramenta essencial para crescimento pessoal e profissional.

Qual a importância do crescimento profissional?

O processo de crescimento de um profissional não é importante apenas financeiramente, mas também para evitar estagnação e até retrocessos na carreira.

Isso porque realizar a mesma atividade por muito tempo faz com que o profissional trabalhe no modo automático, ficando na zona de conforto. Assim, ele não se desenvolve, e deixa de colocar em prática todo seu conhecimento e habilidades.

Desse modo, mesmo que o colaborador esteja realizando uma tarefa que o satisfaça, é importante continuar buscando oportunidades de crescimento, pois só assim será possível ultrapassar barreiras, adquirir novos conhecimentos e se tornar um profissional mais capacitado.

Nesse sentido, é possível perceber que o crescimento profissional é benéfico tanto para a empresa quanto para os colaboradores. E, entre esses benefícios, pode-se destacar:

  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Aprimoramento das competências que o profissional já possui;
  • Ampliação dos conhecimentos.

Portanto, quando o colaborador desenvolve suas habilidades e melhora sua capacitação, a organização pode conquistar melhores resultados e atingir o objetivo desejado.

Como acelerar o crescimento profissional de um colaborador?

O primeiro passo para acelerar o crescimento profissional de um colaborador é traçar um objetivo que ele deseja conquistar. Após isso, será necessário desenvolver um plano com as ações que deverão ser feitas para conquistar esse objetivo.

Existem algumas estratégias que auxiliam no processo de crescimento, trazendo resultados positivos em curto e longo prazo. Veja a seguir quais são as ações que aceleram o crescimento profissional.

Crie metas

Como foi dito, o primeiro passo para ter crescimento profissional dentro da empresa é definir as metas, ou seja, onde se quer chegar e qual objetivo se deseja alcançar.

As metas devem ser definidas em curto, médio e longo prazo. Além disso, é necessário estabelecer prazos adequados para o cumprimento de cada etapa e definir o que deve ser feito em cada uma delas para alcançar o objetivo final.

Estabeleça um planejamento

As metas não serão alcançadas de um dia para o outro, por isso, é importante criar um planejamento estratégico para os colaboradores não ficarem perdidos ao longo do caminho e saber o que precisa ser feito em cada etapa.

Um bom planejamento requer organização e disciplina, sendo que essas habilidades são essenciais para conquistar o crescimento profissional. Também, vale ressaltar que, se algo mudar ao longo do tempo, é possível fazer mudanças no planejamento para ser possível atingir o objetivo desejado.

Promova bons relacionamentos internos

Construir bons relacionamentos na empresa é uma soft skill que todos os profissionais devem desenvolver, tendo em vista que as organizações não são feitas apenas de um único colaborador, mas sim, de um grupo de pessoas com diferentes personalidades.

Desse modo, saber trabalhar em equipe é fundamental para que os profissionais consigam crescer e atingir melhores resultados. Além disso, também é necessário fazer networking, mantendo contato com pessoas de outros setores e até de outras empresas, para maior conhecimento do mercado.

Invista em desenvolvimento dos colaboradores

O conhecimento é um pilar fundamental para o sucesso profissional. Por isso, é necessário manter-se atualizado sobre o mercado, fazer cursos, buscar novas certificações, entre outras formas de se desenvolver na profissão. Além disso, também é necessário desenvolver outras habilidades essenciais para o mercado de trabalho. São elas:

Crescimento profissional na organização: como promover?

As empresas devem oferecer recursos para desenvolver sua equipe, reconhecer e incentivar esses profissionais.

Essas medidas também impactam positivamente o engajamento, a produtividade e a confiança dos colaboradores, isso porque os profissionais talentosos desejam trabalhar em empresas que valorizam suas qualidades e que construam estratégias para que eles se desenvolvam profissionalmente.

Veja, a seguir, quais ações devem ser colocadas em prática por organizações e líderes para promover o crescimento dos profissionais na empresa:

Crie planos de carreira

O plano de carreira é um programa desenvolvido em conjunto com o líder e o colaborador, com o objetivo de definir o caminho que o profissional deve percorrer na empresa para conquistar os objetivos que ele almeja.

No plano de carreira são detalhadas as competências e as habilidades que deverão ser desenvolvidas pelo profissional, bem como cada meta que ele deve cumprir para chegar ao objetivo final.

Desenvolva uma rotina de feedbacks

O feedback é uma grande ferramenta que auxilia no crescimento profissional, pois ela promove reconhecimento das ações que estão sendo feitas, dos comportamentos e dos resultados, além de reconhecer os pontos fortes de cada profissional e o que precisa ser melhorado.

Esse mecanismo deve ser praticado com frequência nas organizações, independentemente do nível hierárquico em que o profissional atua. Além disso, ele deve ser encarado de forma positiva. 

Promova capacitações profissionais

Outra forma de estimular o crescimento dos profissionais é por meio de treinamento e capacitação dos profissionais, e isso pode ser feito por meio de cursos, workshops, palestras, entre outros. 

Dessa forma, a gestão estimula o crescimento dos colaboradores, por meio da aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento das habilidades destes.

Ofereça palestras corporativas

Por último, outra forma de gerar o crescimento profissional é por meio de palestras corporativas. O objetivo dessas palestras é a melhora do relacionamento entre as equipes, além de engajar e motivar os colaboradores.

Quem participa desses eventos sente-se mais encorajado para ter um melhor desempenho na organização e trabalhar com todo o seu potencial.

Para além disso, as palestras corporativas ainda garante outros benefícios, como:

  • Ampliação de conhecimento e capacitação;
  • Aumento na produtividade e na motivação das equipes;
  • Geração de networking;

Melhoria no clima organizacional.

Qual o papel do RH no crescimento profissional de colaboradores?

O departamento de recursos humanos possui papel fundamental no desenvolvimento dos profissionais, isso porque esse setor é o responsável por desenvolver ações e estratégias que vão ajudar no crescimento profissional.

Desse modo, o RH é responsável pelas seguintes ações que contribuem para o crescimento profissional dos colaboradores:

  • Desenvolvimento do plano de carreira;
  • Promoção de treinamento e desenvolvimento dos profissionais;
  • Avaliação das competências de cada colaborador e esforços para melhorá-las constantemente;
  • Estabelecimento da cultura de feedback na organização e treinamento dos gestores para que eles saibam a maneira correta de colocar essa estratégia em prática.

Nesse sentido, o RH possui um grande papel no crescimento dos colaboradores, e isso só é possível quando o setor coloca em prática as medidas que ajudarão os profissionais a se conhecerem, desenvolverem novas habilidades e adquirirem novos conhecimentos.

Conclusão

A partir da leitura deste artigo, é possível entender o que é o crescimento profissional e quais são as ações que devem ser praticadas, tanto pelas organizações quanto pelos colaboradores, para atingir esse crescimento.

Porém, é importante ressaltar que o crescimento profissional só será atingido com a prática de todas as ações apresentadas aqui, por isso, é importante quebrar barreiras para conseguir alcançar os objetivos desejados.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acessar o blog da Pontotel para ficar por dentro das novidades!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!