Programa de incentivo para funcionários: como estruturar, quais os benefícios e como funciona!
BLOG
Time Pontotel 13 de março de 2023 Departamento Pessoal
Programa de incentivo para funcionários: como estruturar, quais os benefícios e como funciona!
‌Ainda‌ ‌existem‌ ‌muitas‌ ‌dúvidas‌ ‌sobre‌ o Programa de incentivo no‌ ‌mercado‌ ‌de‌ ‌trabalho.‌ ‌Neste‌ ‌artigo,‌ ‌veja como estruturá-lo
img of Programa de incentivo para funcionários: como estruturar, quais os benefícios e como funciona!

Toda empresa, seja ela de porte grande ou pequeno, tem o intuito de fazer com que o negócio prospere da melhor forma possível, principalmente quando se possui uma equipe engajada nas funções diárias, já que assim os processos costumam fluir com mais rapidez.

Contudo, pouquíssimas companhias sabem de fato como implementar um Programa de Incentivo que realmente seja efetivo e traga bons resultados para os colaboradores e, consequentemente, para a empresa. 

Isso porque, embora seja um tema muito discutido atualmente, diversos empregadores enfrentam muitas dificuldades na hora de estruturar um programa que seja compatível com as metodologias do mercado de trabalho de uma forma geral.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar uma ótima solução para fazer com que sua empresa progrida de forma sólida e vamos te apresentar todos os benefícios que esse método pode te trazer.

Veja o que abordaremos aqui: 

banner novo modelo de ponto eletrônico

O que é um Programa de Incentivo?

Ainda que seja um tema um tanto quanto complexo para algumas empresas, o Programa de Incentivo consiste em políticas adotadas para encorajar os parceiros de negócios e a equipe da comunicação interna.

Além disso, ele também tem a função de gerar produtividade. Ao realizar um programa que oferece uma viagem como bonificação, por exemplo, o profissional em questão terá uma chance única de produzir de forma eficiente para conquistar o tão querido prêmio.

Essa metodologia, gera uma cultura organizacional de reconhecimento do esforço do colaborador. Isso é algo reconhecido por todos e que, a longo prazo, agrega na credibilidade da empresa. 

Mais especificamente, os Programas de Incentivo surgem como uma maneira de estimular os colaboradores a alcançarem seus objetivos, além de recompensá-los por seu desempenho e resultados atingidos, com a intenção de motivá-los através deste reconhecimento. 

Ou seja, quanto mais motivados estiverem os colaboradores maior a chance de crescimento da organização. Vale ressaltar que os programas de Incentivo são grandes aliados para o sucesso dos negócios. 

Isso porque, manter o funcionário motivado é uma estratégia que estimula a produtividade e melhora a qualidade do ambiente de trabalho. Reconhecimento e recompensa são ingredientes muito indispensáveis.

Quais os objetivos de um Programa de Incentivo para funcionários? 

De uma forma simples, esse método pode ser entendido como um sistema de metas e recompensas, cujo o principal intuito é reconhecer, estimular e retribuir o comportamento, o engajamento e o desempenho dos colaboradores e das equipes de trabalho.
Então, vendo por esse ângulo, o objetivo dessa metodologia é garantir uma interação maior entre os colaboradores, além de garantir uma maior satisfação com a empresa

Programa de Incentivo: como funciona?

imagem de colaboradores de mascara, todos olham para uma mulher

O Programa de Incentivo é basicamente o que chamamos de “via de mão dupla”. Isso significa, que a partir do momento que os funcionários começarem a notar que a empresa está dando valor para o esforço de cada um, com bons feedbacks e bonificações, as coisas dentro da companhia vão mudar gradativamente. 

Sendo assim, o Programa de Incentivo tem o objetivo de trazer mais satisfação para os funcionários, além de mostrar o quanto todos são importantes para que a empresa continue crescendo cada vez mais. 

O sistema interno começará a fluir de uma forma mais dinâmica quando a empresa realizar uma boa estratégia.

Como estruturar um Programa de Incentivo na empresa?

Embora muitos empregadores queiram começar a implementar esse método o quanto antes para conseguirem se aproximar ainda mais de seus funcionários, é fundamental saber como a sua equipe realmente funciona. 

Isso significa, que você precisa conhecer quem está trabalhando ao seu lado antes de saber qual a melhor metodologia para aplicar na sua companhia, assim, você e os seus funcionários serão beneficiados diretamente com isso. 

Então, antes de mais nada, é necessário direcionar um olhar atento para todos os colaboradores do local. Um modo eficaz de solucionar tudo isso é identificar primeiramente os seus anseios, assim, as recompensas serão compatíveis e terão o impacto esperado.

Entretanto, você precisa saber que o Programa de Incentivo deve ser sustentado por três pilares que são considerados básicos: motivação, reconhecimento e recompensa. Por isso, nós vamos falar um pouco mais sobre eles aqui. 

Motivação

Criar um modelo criativo para entregar recompensas no ambiente de trabalho estimula e motiva as equipes a terem vontade de se destacar. Todos passam a ter um motivo a mais para correr em busca das suas metas e isso traz benefícios diretos para ambos os lados.

Mas, vale dizer, que um bom programa precisa trabalhar pensando sempre na motivação de seus colaboradores. Sendo assim, é preciso que as bonificações oferecidas funcionem como um canal para atrair talentos e manter o alto desempenho dos profissionais.

Reconhecimento

Como parte dos empregadores já sabem, incentivos também ajudam a criar um sentimento diferenciado dentro da organização, que é o espírito mais dinâmico entre os colegas, junto com o reconhecimento.

O reconhecimento está diretamente ligado à valorização dos seus colaboradores. O Programa de Incentivo precisa estar pronto para mostrar que a empresa reconhece e premia os esforços realizados por todos eles.

Recompensa 

É fácil notar que, dentro das companhias que possuem um programa de incentivo profissional bem implementado, existe um relacionamento mais próximo entre os colaboradores.

Por isso, por último, mas não menos importante, chegou a hora da empresa mostrar o quanto ela reconhece tudo o que o colaborador fez. 

A recompensa mostrará de que forma a empresa retribui a dedicação e desempenho dos seus contratados. Para tomar as coisas mais igualitárias, é possível oferecer uma gratificação de acordo com o mérito e nível de atividade de cada funcionário.

Planos de bonificação para os funcionários 

O plano de bonificação nada mais é do que a implementação de incentivos variáveis de acordo com o rendimento da equipe e principalmente de cada membro que a compõe. Esses incentivos são concedidos com base no desempenho individual ou coletivo da equipe.

Contudo, em primeiro lugar, é preciso ter calma e cautela ao desenvolver o seu método, já que não é possível desenvolver um bom plano de bonificação às pressas, pois ele requer planejamento para que funcione adequadamente e seja duradouro.

É claro que oferecer benefícios extravagantes pode ser interessante para o engajamento da equipe, mas certamente será um grande problema a longo prazo, por isso precisa ser bem planejado para mantê-lo interessante aos funcionários sem que isso comprometa os ganhos da empresa.

Por isso, antes de anunciar o plano de bonificação pense sobre: 

Metas e resultados possíveis 

Defina metas e resultados possíveis. O plano deve ser inspirador, pois se os colaboradores sentem que o que está sendo proposto é impossível mesmo com todos os esforços possíveis, ele não se engajará em nada no plano. 

Por isso, o ideal é alcançar um ponto de equilíbrio com resultados mais fáceis de serem alcançados já no primeiro momento.

Descomplique 

Evite regras muito complexas que possam gerar confusão. O colaborador deve entender de forma clara o ônus e o bônus do processo. Ele precisa saber o que deve ser feito e qual será a remuneração por completar aquela tarefa que está sendo proposta. 

Defina bonificações para toda a equipe

É fundamental ressaltar que o esforço individual não é o único que deve ser visado. Se isso for feito, poderá desencadear competições internas e não colaboração, que é tão importante para o desenvolvimento da empresa e dos funcionários. 

Quando há recompensa para a equipe além da recompensa individual, cria-se um ambiente de colaboração, pois todos se comprometerão com os resultados.

Quais os benefícios a empresa pode ter com um Programa de Incentivo?

Como dito anteriormente, oferecer incentivos na organização de sua empresa só tem a acrescentar para o seu negócio. Por isso, vamos te mostrar alguns benefícios que o Programa de Incentivo pode te proporcionar:

Campanha de incentivos por metas e resultados

imagem de uma mesa com gráficos e dispositivos digitais.

Os empregadores sabem que a elevada concorrência entre os próprios funcionários pode acabar se transformando em um ponto negativo dentro das organizações, por isso é muito importante ficar atento a essa campanha. 

Departamentos comerciais que funcionam com metas e prazos apertados são os mais influenciados e isso pode interferir na qualidade do trabalho e na produtividade de toda a equipe. 

Em outros casos, uma comunicação falha e sem posicionamento por parte dos gestores sobre os rumos da organização tende a criar uma lacuna entre o que se espera alcançar e de que modo agir.

Uma forma interessante de obter maior sincronismo entre todos os colaboradores, ressaltando a importância de cada um nos processos organizacionais, é mostrar para os colaboradores que todos ali são indispensáveis e que apesar de as metas serem importantes, bons resultados são ainda melhores.

Por isso, invista em campanhas para aumentar as vendas, campanhas de reconhecimento do trabalho realizado, por metas atingidas ou para estreitar o relacionamento entre todos os funcionários.

Principais ideias de incentivo para colaboradores 

Como dissemos antes, é fundamental reconhecer os profissionais de sua empresa, não importa qual cargo ele ocupe. Assim, ele se sentirá mais valorizado, por isso, os principais ideias de incentivos para os colaboradores são: 

  • Reconhecimento profissional;
  • Aprendizado e desenvolvimento de carreira;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
  • Relacionamento com superiores;
  • Bom relacionamento com colegas;
  • Valores da empresa;
  • Estabilidade financeira da empresa;
  • Oportunidade para liderar e assumir responsabilidade;
  • Reputação do empregador;
  • Atividade profissional interessante.

Conclusão

imagem de um grupo, todos com roupas sociais e mãos para cima como se estivessem comemorando

Neste artigo, explicamos o que é o Programa de Incentivo na prática, mostramos como estruturá-lo de uma forma prática dentro da sua empresa e também listamos diversos benefícios que implementar esse método pode trazer para a sua companhia e, consequentemente, para os seus funcionários.

Por isso, se você como empregador tem o objetivo de tornar a sua empresa mais dinâmica e satisfatória para se trabalhar, não perca mais tempo e invista em metodologias que trarão resultados positivos para sua equipe. 

Gostou do nosso conteúdo? Então, nos siga no instagram e acompanhe nosso blog, o qual atualizamos diariamente sobre assuntos de RH, gestão de pessoas, gestão empresarial, controle de ponto e muito mais!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!