Os valores organizacionais são um conjunto de atitudes e características que representam a cultura de uma empresa. Eles não afetam necessariamente as finanças de uma organização, mas são importantíssimos para definir os objetivos e metas a serem alcançados em um negócio.
Ter essa lista bem definida, ajuda na atração de talentos que de fato acreditem na cultura da empresa e se identifiquem com ela, gerando uma produtividade muito maior, pois, ao se entender como parte integrante da instituição, o foco na busca de soluções para a melhoria de processos é praticamente automático.
Por isso, é tão importante entender quais os valores organizacionais que devem fazer parte da cartilha da sua empresa, e saber que esses valores são os pilares sobre os quais a imagem da organização ficará de pé.
Quer entender melhor sobre o que são os valores organizacionais, como defini-los e aplicá-los no dia a dia da sua empresa? Acompanhe o nosso artigo, veja os tópicos que serão abordados:
- O que são valores organizacionais?
- Valores organizacionais: o que deve representar para a empresa?
- Importância dos valores organizacionais
- Como definir os princípios e valores da empresa?
- Qual o papel do RH?
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Boa leitura!
O que são valores organizacionais?
Os valores organizacionais determinam toda a cultura organizacional de uma instituição. Dessa forma, eles são, antes de mais nada, a forma que uma empresa se posiciona no mercado.
Esses valores são um conjunto de crenças morais e éticas pré-determinadas, a partir das quais todos os comportamentos e hábitos dentro da organização tomam forma.
É importante pensar que essas crenças são a essência de tudo, as características as quais a empresa não abre mão, e isso inclui desde uma atitude que se espera de um funcionário, até políticas internas que precisam fazer parte do seu core business.
Para que servem os valores de uma empresa?
![imagem de uma pessoa empilhando blocos de madeira com desenhos](/local/wp-content/uploads/2022/01/valores-organizacionais-para-que-servem-os-valores-de-uma-empresa.webp)
Os valores organizacionais servem para construir uma identidade organizacional sólida e intermediar a relação entre os colaboradores e a instituição.
Em uma empresa onde os valores são bem definidos, as atitudes e decisões tomadas internamente refletem o posicionamento ético e moral de toda a organização.
Por isso, é importante definir princípios que sejam condizentes com o que todos acreditam e assim garantir que todos os níveis hierárquicos sigam as orientações predefinidas por eles.
Valores organizacionais: o que deve representar para a empresa?
Os valores organizacionais devem representar a história da empresa, a forma como ela se apresenta no mercado e como desenvolve seus produtos, sua identidade de marca.
Além disso, é importante que esses pilares demonstrem tudo que é importante para a instituição, como o cuidado com os colaboradores, dedicação e foco nos clientes, por exemplo.
Esses princípios contribuem não só para atrair talentos que compartilhem da mesma visão que a empresa, mas também para atrair o público alvo enquanto cliente.
Importância dos valores organizacionais
A organização inteira da empresa depende de objetivos e valores bem definidos. Definir quais os princípios éticos que vão reger as decisões a serem tomadas, é saber, também, quais os rumos futuros do negócio.
Uma empresa de sucesso é aquela que prioriza seus valores organizacionais e os mantém alinhados com as expectativas dos colaboradores, já que isso deixa as equipes muito mais motivadas, por saberem exatamente qual o tipo de instituição onde trabalham.
A filosofia da empresa é pensada para gerar identificação e inspiração entre os grupos de funcionários e também entre os clientes, o que aumenta o engajamento de todos nos projetos a serem desenvolvidos.
Como definir os princípios e valores da empresa?
Para que sejam de fato mais do que uma lista de palavras soltas, é necessário entender que os valores organizacionais a serem escolhidos devem fazer sentido para a empresa como um todo.
É importante estudar os setores da empresa e considerar alguns fatores como: a missão e visão da companhia, as opiniões dos colaboradores sobre os processos internos, a cultura organizacional, entre outros.
Além disso, é importantíssimo encontrar valores únicos, deixar os clichês de lado e montar um quadro de princípios que seja de fato motivo de orgulho e inspiração para todo o time.
Qual a missão da sua empresa?
Antes de mais nada, é necessário saber qual a missão da empresa, quais os objetivos futuros, qual a visão e a trajetória que a companhia precisa traçar para alcançar o sucesso.
Assim, torna- se mais fácil encontrar valores que façam sentido não só atualmente, mas que se tornem permanentes e moldem a cultura empresarial em torno deles.
Como é a cultura organizacional da sua empresa?
Um mapeamento profundo do comportamento dos colaboradores, juntamente com uma pesquisa de clima organizacional, pode ajudar a compreender em que pé está a sincronia dos funcionários com a cultura da empresa.
A cultura organizacional é um ponto-chave para a determinação dos valores da instituição, já que ela mostra qual é a essência da empresa e a motivação dos colaboradores de continuar fazendo parte dos projetos em que estão envolvidos.
Considere a opinião dos seus colaboradores!
Ninguém entende melhor sobre rotina e processos do que quem está envolvido neles diariamente. Os colaboradores são a peça fundamental na engrenagem de qualquer negócio. Por isso, ouvi-los dará um direcionamento completamente diferente e muito mais assertivo na definição dos valores da companhia.
Realizar pesquisas e mapeamentos, sistemas de feedback constante e manter o foco na melhoria da comunicação organizacional pode trazer insights brilhantes sobre o que os funcionários acreditam ser os valores da empresa.
Além disso, é necessário fazer com que os líderes de cada equipe sejam parte integrante de todos os processos, já que está na mão deles a disseminação da cultura e dos valores organizacionais para os seus subordinados.
Os valores organizacionais devem representar o que a empresa é?
Sim! Os valores organizacionais devem ser consonantes à imagem que a empresa deseja passar. Definir suas crenças éticas e morais é definir também seu posicionamento no mercado.
A identidade de marca de uma empresa é muito mais forte e facilmente reconhecida se ela tem valores fortes e bem definidos.
Exemplos de valores organizacionais
Algumas empresas conseguem se destacar no mercado justamente por terem valores diferenciados e inovadores. Isso facilita o engajamento de clientes e aumenta o desejo das pessoas de se tornarem parte da equipe, facilitando a aquisição de talentos.
Além disso, esses valores podem inspirar novas empresas a criarem princípios únicos para serem parte da sua rotina de trabalho, como:
Zé Delivery
Os valores da startup de delivery de bebidas mais bem sucedida e famosa do Brasil são focados especialmente em pessoas e em sua forma de lidar com o dia a dia. A empresa se sustenta sobre 6 pilares, sendo eles:
- Pessoas incríveis;
- Autonomia e responsabilidade;
- Método brutal;
- Excelente para nossos clientes;
- Colaboração e alinhamento;
- Propósito e sonho.
Involves
Considerada como a empresa com a cultura mais ética do Brasil, a Involves é uma startup catarinense que já faz parte do ranking GPTW de melhores lugares para trabalhar por 4 anos consecutivos. Os valores que sustentam a instituição são:
- Música;
- Integridade;
- Evolução;
- Empatia;
- Garra;
- Eu sendo eu;
- Ser envolvido.
Qual o papel do RH?
O papel dos RH é investigar o perfil dos candidatos para ter certeza de que eles de fato compreenderam os valores da empresa, que eles sabem qual a missão da organização e se identificam com ela.
Assim, por meio dos valores organizacionais as chances de encontrar pessoas ideais para a vaga em aberto são muito maiores, já que na avaliação os recrutadores estudam o perfil do candidato para entender melhor suas metas e objetivos pessoais, para garantir que estejam alinhadas com a cultura da empresa.
Como fazer os colaboradores entenderem os valores da empresa?
![imagem de dois homens e uma mulher sentados em uma mesa olhando para uma mulher em pé falando na frente deles](/local/wp-content/uploads/2022/01/valores-organizacionais-como-fazer-os-colaboradores-entender-os-valores-da-empresa.webp)
Para que os valores escolhidos sejam difundidos com sucesso, é importante ir além de escrever algumas palavras no papel.
Disseminar os princípios culturais da empresa é ensinar aos colaboradores o passo a passo para torná-los os guias e orientadores de suas ações rotineiras.
Realizar treinamentos variados, eventos institucionais criativos e dinâmicos, e implantar uma cultura de feedback constante são algumas formas de difundir os fundamentos da empresa.
É muito importante fazer com que todos compreendam e adotem os valores e os apliquem em suas decisões diárias para que todos estejam sempre na mesma página quanto às suas ações.
Conclusão
Os valores organizacionais podem não só melhorar o clima da sua empresa, bem como ajudar na fluidez da comunicação entre os funcionários e também impactar diretamente na produtividade dos colaboradores.
É importante ter em mente que os valores são o cartão de entrada da empresa no mundo corporativo. Por isso, ser original e definir valores que de fato representem a essência do seu negócio é fundamental.
E lembre-se, uma empresa com valores bem definidos tem muito mais chances de sucesso, já que as ações de todos dentro dela são coesas e consistentes.
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