Veja algumas dicas para ter ética profissional no trabalho e entenda qual é sua importância!

imagem de uma mulher em pé sorrindo cumprimentando com aperto de mãos de um homem de costas

A ética profissional é uma junção de normas, valores e comportamentos pessoais, que está concentrada nos padrões, regras e hierarquia da empresa. Possuí-la significa benefícios diretos para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Essa é uma das qualidades mais valiosas do mercado, chegando a ser uma competência comparável a qualquer conhecimento técnico.

É por meio da ética no ambiente de trabalho e da boa conduta dos profissionais que a empresa pode crescer de forma saudável. O relacionamento é aprimorado e benefícios imediatos podem ser percebidos no dia a dia de trabalho, como aumento da produtividade e trabalho colaborativo.

Pensando nisso, neste artigo explicaremos o conceito de ética, quais são as atitudes que compõem a ética no ambiente de trabalho e daremos dicas para desenvolver a ética profissional na sua empresa. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá!

otimize seu controle de ponto e ganhe tempo para sua gestão

Ética: conceito

O conceito de ética conduz a questionamentos filosóficos questionando nossos estilos de vida morais e sociais. Sem nunca recorrer ao bom senso, é uma determinação moderada do que seria certo ou errado para as pessoas.  Para explicar a fronteira entre o bem e o mal, a ética inclui a moralidade e busca a convivência saudável em todas as relações humanas.

Por meio da ética, conseguimos refletir sobre a essência que envolve os valores e princípios que compõem a moral. Em suma, temos um mecanismo para entender o sentido da vida humana e os pilares do conceito de bem e mal.  Quando estudamos os princípios éticos, descobrimos as responsabilidades humanas, aquelas que mudam o cenário de nossa sociedade. 

Embora existam regras para conviver bem em sociedade, também existem explicações sobre o certo e o errado. Cada um de nós deve ter em mente nosso impacto no ambiente e as transformações que se seguem.

O que é a Ética Profissional?

imagem de 5 pessoas juntas comemorando com as mãos juntas uma em cima da outra, explicitando a ética profissional

A definição de ética profissional refere-se aos fundamentos que norteiam a conduta dos trabalhadores e de suas equipes em uma empresa. Eles fornecem orientações sobre como lidar com outras pessoas e instituições, incluindo a empresa onde trabalha.

Todos os membros de uma determinada equipe devem seguir os mesmos princípios de ética profissional, mesmo que todos tenham seus próprios valores. No entanto, existem princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões, como honestidade e respeito. 

Normalmente, esses princípios são agrupados no chamado “Código de Ética Profissional” e cada profissão tem suas próprias regras.

Quais são as atitudes que compõem a ética no ambiente de trabalho?

Além de participar do debate e ler o conteúdo do código de ética profissional, algumas medidas preventivas também têm grande impacto no estabelecimento da ética profissional. Separamos os principais para você da seguinte forma:

Responsabilidade 

Assuma a responsabilidade de saber gerar seu próprio trabalho e cumprir os prazos estabelecidos. Normalmente, para que a equipe funcione bem, todos precisam concluir seu trabalho no prazo.

Disciplina 

Se houver disciplina, será possível cumprir todas as tarefas que se propôs a fazer em muito menos tempo, sem atrapalhar o trabalho de ninguém e manter as suas demandas em ordem.

Honestidade

No trabalho, a honestidade é vista como o valor básico para construir uma carreira de sucesso. É por isso que é importante ser honesto com colegas e gestores, relatar quaisquer problemas e admitir erros quando necessário.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é um dos fatores de sucesso organizacional, pois a ação coletiva pode melhorar o desempenho dos funcionários e ajudar a construir um legado colaborativo. O importante é melhorar a convivência dos colegas e manter uma comunicação eficaz.

Desenvolvimento de Soft Skills

Empatia, escuta e inteligência emocional são habilidades bem recebidas no mercado. Procure aprimorar essas soft skills por meio de cursos e palestras, e todos os dias quando se deparar com pequenos contratempos.

Qual é a importância da ética profissional?

imagem com três pessoas diferentes conversando e apontando para o notebook

A ética no ambiente profissional ajuda a garantir o bom andamento das atividades e é propícia à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso. Desta forma, estabelece-se mais confiança entre os colaboradores, o que contribui para aumentar a produtividade. 

Para as empresas, ter funcionários éticos que se preocupam com suas responsabilidades profissionais também é importante para sua reputação no mercado.

Isso também é válido para aqueles que optam por adotar uma atitude ética no ambiente de trabalho, já que são considerados modelos por seus colegas. Além disso, mesmo que mude de organização, o profissional formará relacionamentos importantes e redes de networking. 

Nesse sentido, será valorizado por atuar de forma ética, atraindo a confiança de diversas empresas.

Maior transparência entre trabalhador e empresa

Uma cultura organizacional apoiada na ética profissional é a base da longevidade, resultando em relacionamentos organizacionais fortes e transparentes. Com ele, existe um ambiente mais honesto que pode melhorar a relação entre os trabalhadores e a empresa. Portanto, atuar com ética ajuda a manter a base da empresa, a dedicação, o senso de pertencimento e a admiração de todos os públicos de relacionamento.

Ambiente positivo

O objetivo da ética profissional é impactar positivamente os colaboradores e a empresa, pois incentiva a harmonia no ambiente de trabalho, aumenta a produtividade e auxilia no desenvolvimento profissional das pessoas da organização.

O que a falta de ética profissional pode causar no trabalho?

Pessoas antiéticas podem compartilhar informações confidenciais da empresa, causar conspirações no trabalho para obter promoções ou mesmo interromper negociações para obter um bom desempenho financeiro. Outras atitudes que indicam falta de ética profissional incluem falar mal de chefes, colegas e clientes e espalhar boatos.

As empresas que valorizam a ética profissional devem primeiro ter uma boa reputação e nunca incentivar os funcionários a se envolverem em atos ilegais em benefício próprio, da empresa ou de terceiros. Além disso, para garantir a boa interação e operação das atividades, devem ser estabelecidos padrões e princípios éticos.

Todo gerente ou especialista de RH deve compreender a importância da ética profissional para a organização, a fim de evitar problemas que possam prejudicar o clima e o ambiente da organização.

Dicas para desenvolver a ética profissional

Os colaboradores que conseguem estabelecer um bom relacionamento entre os colegas e conquistar a confiança dos líderes têm postura correta de trabalho e resultados concretos. Eles são as pessoas mais bem-sucedidas no desenvolvimento de carreira. 

É importante compreender e respeitar as limitações de cada função, compreender as ferramentas de trabalho e ativos da organização, e contribuir para o bom desempenho da equipe. Estas são as condições básicas para estabelecer uma atitude ética no trabalho. Confira outros fatores importantes que contribuíram para este processo:

Seja autocrítico

É importante admitir humildemente que você não domina um tópico ou que não está qualificado para completar certas tarefas. A melhor opção é ser honesto e relatar suas fraquezas e pedir para aprender, ao invés de inventar habilidades que você ainda não possui e colocar todo o seu trabalho em risco. 

Conheça os códigos de conduta e políticas internas da empresa

Além de um código de ética universal que todos devem seguir, lembre-se de que a conduta ética profissional de qualquer organização pode conter diferenças que os funcionários devem entender e seguir. Portanto, certifique-se de ler o código e colocar em prática a atitude recomendada por sua empresa.

Seja empático com os colegas

A empatia faz parte do princípio de nortear a convivência harmoniosa entre as pessoas e, no contexto profissional, afeta diretamente o desempenho do trabalho em equipe. Portanto, valores como gentileza e compaixão são essenciais para a ética profissional, além de contribuir para o desenvolvimento da humildade.

Conclusão

imagem de 3 pessoas conversando atrás de uma mesa com cadeiras e dois homens na frente se cumprimentando com aperto de mãos

Conforme explicado neste artigo, a conduta ética profissional visa evitar a criação de um ambiente desconfortável para os funcionários da empresa. 

Para isso, é importante que a empresa defina claramente seu código de ética e que os líderes tenham um papel mediador e sejam modelos para os colegas.

Lembre-se sempre que seu trabalho vai além do conhecimento técnico, sabendo que manter um bom relacionamento e saber lidar com as emoções é essencial. Tudo isso com respeito à ética.

Gostou deste artigo? Compartilhe esse texto nas redes sociais.

controle de jornada digital e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima