Veja como fazer uma pesquisa de clima organizacional, quais os benefícios e baixe uma planilha GRATUITA!
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Time Pontotel 21 de março de 2024 Departamento Pessoal
Veja como fazer uma pesquisa de clima organizacional, quais os benefícios e baixe uma planilha GRATUITA!
Saiba como tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso com a pesquisa de clima organizacional e o modelo disponível aqui na Pontotel!
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A pesquisa de clima organizacional é uma ótima forma de entender como está o ambiente organizacional e qual seu impacto nos colaboradores. Com ela, é possível entendermos a percepção dos trabalhadores, valorizando o capital humano e também suas relações profissionais.

Com tais informações, podemos entender quais melhorias poderão ser promovidas e como motivar seus colaboradores a realizarem suas tarefas de maneira mais harmoniosa. Além disso, com as informações coletadas, também saberemos como tornar o local de trabalho mais agradável e acolhedor, gerando um maior engajamento da sua equipe.

Dessa forma, garantir o bem-estar dos colaboradores traz a visibilidade empática para seu negócio, além de alavancar os resultados da empresa. Afinal, com um ambiente corporativo agradável, seus funcionários terão uma dedicação maior para realizar as tarefas diárias.

A partir de tais informações, criamos um conteúdo especial com dicas para realizar sua pesquisa organizacional, quais os benefícios dessa prática e oferecemos um material gratuito de qualidade para auxiliá-lo em sua realização. Confira quais tópicos iremos abordar a seguir e tenha uma ótima leitura!

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Como dissemos anteriormente, é fundamental que a equipe se sinta bem no ambiente de trabalho. Desse modo, seus funcionários estarão sempre engajados para realizarem suas tarefas rotineiras.

Sendo assim, para visualizar o nível de satisfação da sua equipe em relação ao ambiente corporativo, é preciso realizar a pesquisa de clima organizacional. A partir deste questionário, você compreenderá quais são os principais pontos que afligem seus colaboradores, quais as vantagens que seu negócio possui como marca empregadora e alguns outros fatores como:

Normalmente, o setor de Recursos Humanos é o responsável pela elaboração das perguntas de clima organizacional em parceria com a gestão da empresa. Tal questionário é aplicado, ao menos, uma vez por ano, ou sempre que a organização sentir a necessidade.

Segundo Idalberto Chiavenato

O escritor, professor e consultor administrativo Idalberto Chiavenato é um grande nome na área de Administração e RH no Brasil. Publicou mais de 20 livros relacionados aos setor e, em muitas de suas obras, abordou o tema “clima organizacional” e sua importância para o bem-estar das equipes nos negócios.

Com isso em mente, confira o trecho retirado da obra “Comportamento Organizacional”, onde o autor descreve a pauta:

“A qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia poderosamente o seu comportamento”.

“Quando há elevada motivação entre os membros, o clima organizacional se eleva e traduz-se em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração irrestrita, etc. Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou imposição de barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a baixar, caracterizando-se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação, etc”.

A partir disso, entendemos que a avaliação de clima organizacional e seu questionário são fundamentais para criarmos um ambiente harmonioso de trabalho. Assim, o especialista nos mostra que a satisfação ou insatisfação dos colaboradores pode impactar nos resultados da empresa.

Para que serve? 

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa sorrindo e olhando para um computador

Com tais informações já apresentadas, é preciso entender qual a funcionalidade de fato da pesquisa organizacional. Sendo assim, o principal impacto dessa prática é o auxílio nas mudanças internas da empresa.

Dessa forma, a partir das informações coletadas, é possível realizar melhorias para os colaboradores, além do reflexo disso nos resultados do negócio. Além disso, é possível que, no futuro, após conseguir alcançar um bom nível de satisfação de seus funcionários, a empresa busque por reconhecimento, como o prêmio Great Place To Work (GPTW).

Quais os objetivos de uma pesquisa de clima organizacional?

Como foi possível notar, a pesquisa de clima organizacional e suas perguntas possuem objetivos claros. Portanto, o principal foco dessa prática é promover uma avaliação do ambiente corporativo para entender quais são os pontos que necessitam de melhoria.

Com tais informações, é possível encontrar formas de elevar a produtividade dos colaboradores, melhorar a relação entre a empresa e sua equipe, além de fortalecer a imagem do negócio.

Dessa forma, será possível entender quais são os pontos específicos a serem trabalhados. Entretanto, todas as melhorias do negócio devem ser realizadas de maneira transparente, visando manter uma comunicação clara. Assim, será possível diminuir a rotatividade de colaboradores.

Principais benefícios da pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima traz diversos benefícios para seu negócio. Portanto, basta colher seus resultados, aplicar as correções necessárias e analisar os indicadores de resultados do negócio!

Com isso em mente, veja algumas das vantagens que essa prática trará para seu negócio a seguir.

Aumenta a motivação e engajamento

Após realizar as correções apontadas pela pesquisa, será notável o aumento na motivação e engajamento da equipe. Afinal, estar em um ambiente corporativo agradável deixará o colaborador orgulhoso de fazer parte do negócio, deixando-o motivado a realizar suas tarefas da melhor maneira possível.

Melhora a produtividade

A partir da motivação e engajamento, é normal que a produtividade também aumente. Sendo assim, quanto antes as melhorias forem colocadas em prática, mais rápido será o aumento dos resultados dos negócios em decorrência da dedicação dos colaboradores.

Melhora a comunicação interna

Uma das grandes melhorias a partir da pesquisa de clima organizacional é a comunicação. Sendo assim, com as informações sendo repassadas de maneira mais clara, os setores e colaboradores estarão sempre cientes dos comunicados da empresa e atualizações dos departamentos nela presentes.

Reduz absenteísmo e rotatividade

Garantir a satisfação do colaborador em relação ao ambiente de trabalho, boas relações com os demais colegas e transparência da gestão auxilia na redução do turnover. Assim, sua empresa conseguirá reter grandes talentos.

Melhora o clima organizacional

Conforme apresentamos em tópicos anteriores, a melhoria na comunicação traz grandes resultados. A partir disso, um deles é o fortalecimento das relações de trabalho. Com isso, há uma melhora notável em relação ao respeito e a empatia entre os colaboradores, diminuindo possíveis conflitos e desentendimentos.

Melhora em relação a competitividade

Criar o ambiente ideal de trabalho se torna um grande diferencial como marca empregadora. Com isso em mente, é possível buscar pelo selo das Melhores Empresas Para Trabalhar a partir de uma avaliação realizada pela sua equipe. Assim, sua empresa terá destaque em relação à concorrência como objetivo profissional de muitos trabalhadores.

Como fazer uma pesquisa de clima?

imagem de um homem sentado escrevendo em um caderno

Fazer uma pesquisa de clima organizacional pode ser um grande desafio para muitas empresas. Isso porque, sua elaboração acaba gerando muitas dúvidas para os profissionais de RH. Afinal, quais perguntas deverão ser feitas e quais tópicos deverão ser abordados?

Por conta disso, separamos algumas dicas para auxiliar seu departamento de Recursos Humanos a realizar uma pesquisa de clima da maneira correta. Confira abaixo!

Planejamento

Antes da elaboração da pesquisa em si, é preciso analisar qual seria a dinâmica ideal. Isso porque o planejamento correto da avaliação é extremamente importante para que a empresa obtenha os resultados desejados e consiga de fato suprir as necessidades dos colaboradores.

Dessa forma, é preciso estipular o tempo que os colaboradores poderão responder às questões da pesquisa. Lembre-se de contar com o tempo de conscientização da equipe, apuração das informações coletadas e divulgação dos resultados.

Outro ponto fundamental da fase de planejamento é determinar quais colaboradores serão os responsáveis pela aplicação do questionário. Com isso, é preciso manter cada um dos escolhidos devidamente informados em relação à avaliação e ao papel que deverão cumprir.

Quais as perguntas? 

Criar as perguntas deste questionário é uma tarefa muito mais simples do que parece. Sendo assim, basta mantê-las alinhadas com os objetivos da empresa em relação à avaliação. Caso tenha alguma dúvida, você pode recorrer a um modelo de pesquisa de clima.

Planilha GRATUITA de pesquisa de clima organizacional

Se você estiver tendo alguma dificuldade em relação a elaboração da sua pesquisa de clima organizacional, não se preocupe! A PontoTel preparou um material gratuito com questões modelo e um campo para adicionar as respostas dos colaboradores. Além disso, ela também poderá apresentar os resultados em gráficos!

Assim, com o auxílio dessa planilha, seu departamento de Recursos Humanos saberá exatamente como agir em relação às melhorias do ambiente organizacional, aumentando a satisfação interna e focando no desenvolvimento dos colaboradores.

Como aplicar na prática? 

A aplicação e estrutura da pesquisa de clima fica a critério do negócio. Poderão ser utilizadas questões de múltipla escolha, perguntas fechadas ou abertas, adoção de campos para respostas dissertativas (como comentários e sugestões). Lembre-se de deixar seu colaborador livre para adicionar informações que não foram pensadas pelos gestores.

Além disso, é fundamental que a comunicação durante a aplicação do questionário seja muito transparente. Afinal, o departamento de Recursos Humanos poderá trabalhar uma certa “sensibilização” no discurso e, dessa forma, fazer com que os colaboradores compreendam a real importância da avaliação. Outro ponto importante é a garantia do sigilo das respostas, evitando possíveis inibições.

O que fazer após a pesquisa?

Após a pesquisa de clima organizacional ser realizada, chegou o momento da empresa analisar as informações e colocar a mão na massa. Portanto, é preciso que o setor de RH auxilie a encontrar as melhores soluções para conflitos e opções de melhorias referentes à relação entre os colaboradores.

Sendo assim, o principal foco após a realização da avaliação é tornar a convivência dos funcionários muito mais tranquila, diminuindo o estresse diário, e criar um ambiente corporativo saudável. Dessa forma, criar uma pesquisa de clima e não fazer nada quanto às informações obtidas gera um certo descrédito, tanto para o departamento de RH quanto para a empresa.

Qual o período necessário para realizar pesquisas de clima? 

Como apresentamos anteriormente, a empresa deverá estipular o tempo que os funcionários poderão responder a pesquisa de clima organizacional. Entretanto, durante o planejamento da avaliação, o setor de Recursos Humanos deverá analisar a situação da empresa empregadora e verificar qual seria a periodicidade ideal para a aplicação.

Sendo assim, o cenário atual do ambiente corporativo deve ser levado em consideração durante a definição da periodicidade da pesquisa. Ou seja: será que a avaliação deve ocorrer anualmente? Caso sim, qual seria a melhor época para a realização do questionário?

Como a pesquisa ajuda a melhorar a gestão de pessoas e o clima da empresa?

A partir das melhorias aplicadas graças às informações coletadas na pesquisa de clima organizacional, a empresa notará diversas melhorias no dia a dia de trabalho da equipe, principalmente na gestão de pessoas. Algumas das principais delas são:

  • Retenção de talentos;
  • Colaboradores com maior experiência, buscando treinamentos e cursos constantes para aperfeiçoar seus conhecimentos na área de atuação;
  • Diminuição de conflitos;
  • Melhora na comunicação;
  • Relações de trabalho harmoniosas;
  • Favorecimento da tomada de decisões;
  • Engajamento da equipe;
  • Imagem de marca empregadora;
  • Aperfeiçoamento das lideranças;
  • Melhoria contínua

Conclusão

imagem de dois homens e duas mulheres em pé em um circulo sorrindo e juntando as mãos no centro

Vimos neste conteúdo que a pesquisa de clima organizacional é uma prática fundamental para garantir o bem estar dos colaboradores no dia a dia e, consequentemente, alavancar os resultados do negócio.

Além disso, essa avaliação pode se tornar uma ótima opção de canal de comunicação entre a equipe e o departamento de Recursos Humanos. Dessa forma, a evolução profissional e pessoal dos colaboradores será notável e refletirá de maneira positiva na produtividade da empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Então navegue pelo blog da Pontotel e encontre outros artigos sobre a pauta. Aqui você conhecerá mais dicas e informações relevantes em relação à gestão de pessoas. Confira!

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