Aprenda a criar um programa de benefícios para a sua empresa!
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Time Pontotel 12 de setembro de 2022 Controle de ponto
Programa de benefícios: conheça as principais vantagens e aprenda como criar um para sua empresa
O programa de benefícios pode ajudar sua empresa a atrair e manter colaboradores, além de aumentar a produtividade. Descubra a seguir como implementá-lo no seu negócio!
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Um dos maiores desafios para o setor de RH de uma empresa é conseguir atrair e reter bons talentos no quadro de funcionários. Devido a isso, o programa de benefícios surge com uma boa prática para diminuir a rotatividade de funcionários e melhorar o clima organizacional.

Isso porque, além de melhorar na atração e retenção de profissionais qualificados, oferecer um bom programa de benefícios pode ajudar no engajamento e produtividade. Uma vez que o colaborador percebe que é valorizado por meio dos benefícios, ele passa a valorizar a corporação da mesma forma.

Portanto, se você é um gestor ou profissional de RH, e tem como objetivo tornar a empresa mais atrativa para os funcionários, que tal aprender como um programa de benefícios funciona nas empresas?

Neste texto, você verá qual é a real finalidade de um pacote de benefícios de uma empresa por meio dos seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é um programa de benefícios?

Um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa sorrindo

O programa de benefícios é uma estratégia para aumentar a renda do colaborador por meio de benefícios suplementares. Pois, além do salário, existem outras vantagens corporativas que podem ser oferecidas pela empresa, nem sempre ligadas à remuneração.

Apesar de não ser exigido na legislação trabalhista, o programa de benefícios para colaboradores refere-se às vantagens de caráter opcional que são oferecidas aos funcionários, a fim de mantê-los satisfeitos, bem recompensados e engajados dentro da organização.

Em resumo, da mesma maneira que há programas de retenção de clientes, os programas de benefícios servem para atrair e reter os talentos da companhia.

Como funciona um programa de benefícios?

O programa de benefícios funciona de modo a garantir vantagens ao colaborador, sejam elas financeiras ou não, sem ligação com sua remuneração mensal. Normalmente, esses benefícios são concedidos por meio de cartões corporativos, planos de descontos ou parcerias com outras empresas.

Em geral, o colaborador recebe o benefício separadamente do seu salário, e pode usá-lo com maior ou menor flexibilidade, a depender da modalidade do programa de benefícios.

Inclusive, existem empresas que dão ao funcionário a oportunidade de, além de receber o benefício, escolher aquele que se adequa a sua realidade. 

Por exemplo, ele pode escolher se prefere trabalhar em home office ou de maneira híbrida, receber auxílio combustível ao invés de vale-transporte, entre outras opções.

Alguns programas de benefícios nas empresas funcionam sob o regime de metas. Ou seja, conforme as metas atingidas, o colaborador pode usufruir de determinada vantagem, como  nos programas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Direitos trabalhistas vs. Benefícios

Os direitos trabalhistas são regulamentações que lidam com a relação entre empresa e colaborador. Ou seja, eles são benefícios legais obrigatórios que todas as empresas devem oferecer aos colaboradores.

Em 1943, a CLT foi criada para determinar os direitos trabalhistas no Brasil via decreto 5.452. Desde então, vem sendo atualizada conforme as necessidades da sociedade e as adequações trabalhistas.

Há diversos direitos trabalhistas que podem ser destacados, entre os quais, pode-se citar como principais:

Por outro lado, o programa de benefícios trata de “benefícios adicionais”, que podem ser oferecidos ao corpo de funcionários sem relação às leis trabalhistas vigentes.

Os principais benefícios oferecidos dentro dos programas disponíveis nas empresas são: 

  • Jornada flexível;
  • Auxílio home office;
  • Vale combustível;
  • Vale cultura;
  • Plano de saúde;
  • Plano dental;
  • Day Off de aniversário;
  • Vale-refeição;
  • Vale-alimentação;
  • Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

É fato que, para definir um programa de benefícios, há diversos critérios que devem ser seguidos, desde o entendimento do público interno até a projeção orçamentária. Porém, essas informações serão vistas de modo detalhado mais à frente.

Como o programa de benefícios se relaciona com o salário emocional?

Antes de definirmos a correlação entre os dois pontos, você sabe o que é salário emocional?

Em suma, salário emocional é todo ganho relativo a aspectos não financeiros do colaborador. Por exemplo, alguma vantagem que o funcionário adquira sem necessariamente ter aumento na sua remuneração.

Neste caso, pode-se citar plano de carreira, horários flexíveis ou cursos de aprimoramento, por exemplo. Estes, certamente, não aumentam de modo direto o salário do colaborador, mas, de alguma forma, ajudam-lhe a ser um profissional mais engajado na empresa em que trabalha.

A maioria dessas vantagens já estão ligadas ao programa de benefícios para colaboradores, já que elas podem garantir o sentimento de pertencimento que o salário não é capaz de fornecer sozinho. 

Também vale ressaltar que salário emocional não resolve ou compensa uma má remuneração. Por isso, é sempre importante saber realizar a remuneração e benefícios de forma correta.

Quais as vantagens de possuir um programa de benefícios?

Atrair e reter talentos, maior produtividade dos colaboradores e imagem corporativa forte são algumas das vantagens de ter um plano de benefícios na empresa.

Confira a seguir, de modo detalhado, quais são as principais vantagens de possuir um programa de benefícios:

Atração e retenção de talentos

Recentemente, a Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas – PTGP 2022 averiguou que 84% das empresas no Brasil têm alguma dificuldade para reter talentos, principalmente nas áreas comerciais, de tecnologia e manutenção.

Devido a alta competição no mercado de trabalho por esses profissionais, as empresas estão sempre buscando formas de melhorar as estratégias de employer branding.

Da mesma maneira, os jovens a partir da Geração Z estão mais dispostos a obter qualidade de vida ao invés de ganhar mais. Ou seja, nem sempre ter um salário alto seria um benefício para os talentos. 

Logo, os programas de benefícios nas empresas podem ajudar a atrair e reter talentos que não procurem somente ganhar mais, mas sim ter qualidade de vida.

Hoje, os principais benefícios não financeiros oferecidos aos colaboradores são o home office, a flexibilidade de horários e o plano de carreira.

E por que? Basicamente, porque os profissionais podem ter sua liberdade geográfica, desenvolver autonomia e, ainda assim, possuir previsibilidade de crescimento dentro da organização.

Motivação e produtividade dos colaboradores

Em resumo, ter uma motivação significa ter um motivo para agir. No trabalho, a motivação refere-se à vontade do colaborador de sempre desempenhar seu melhor por um objetivo, seja ele pessoal ou profissional.

Se a empresa tende a suprir os objetivos profissionais deste colaborador, como entregar-lhe projetos desafiadores, fazer com que ele lidere pessoas ou auxiliá-lo a obter um portfólio, restam apenas motivações de caráter pessoal para que ele se satisfaça inteiramente como obter melhor qualidade de vida.

E, para que esses objetivos sejam atingidos, o colaborador precisa de alguns fatores cruciais, como dinheiro para investir nesses objetivos, tempo para usufruí-los e autonomia para decidir quando e como usá-los da melhor maneira.

O programa de benefícios ajuda a solucionar todos esses objetivos, já que, a depender da vantagem oferecida, garante mais dinheiro, tempo e autonomia aos colaboradores.

Ambiente de trabalho saudável

Se você é gestor ou analista de RH, pode ter presenciado ambientes de trabalho em que a insatisfação dos funcionários com a empresa superou os pontos positivos.

Por outro lado, locais em que há alegria, motivação, aceitação, valorização e diversidade presentes, o bem-estar dos colaboradores são uma consequência e, logo, o ambiente de trabalho se torna um lugar saudável e seguro.

E qual a importância dos benefícios para a empresa que pretende transformar seu ambiente de trabalho?

Se a companhia instituir uma cultura organizacional em que a opinião do colaborador realmente importa, alguns benefícios serão naturalmente sugeridos.

O programa de benefícios guiará o corpo de funcionários em direção à colaboração, ou seja, funcionários e gestores trabalharão em conjunto para suprir as necessidades da companhia e, em troca, serão bonificados com vantagens..

Em suma, caso um plano de benefícios seja colocado em prática e, simultaneamente, o clima organizacional corresponda a ele, pode-se dizer que a empresa conseguiu construir um ambiente de trabalho saudável.

Employer branding positivo

Apesar do employer branding ser traduzido como “marca do empregador”, o termo tem mais relação com a reputação de uma marca enquanto empregadora.

Para gestão de pessoas, ter um employer branding positivo ajuda a reduzir as taxas de turnover e, assim, atrair e reter mais talentos.

Também vale ressaltar que alguns colaboradores, principalmente jovens talentos que acabaram de entrar no mercado de trabalho, dão muito valor a questões não financeiras, por exemplo, diversidade e inclusão, pautas bastante discutidas hoje em dia.

No programa de benefícios, se a empresa mostrar que a diversidade e a inclusão são pautas importantes e que ela cumpre com o que dissemina, haverá uma atração natural de profissionais qualificados.

Portanto, o plano de benefícios pode ajudar tanto a atrair e reter talentos quanto a construir uma imagem confiável da empresa no mercado.

Imagem corporativa forte

Antes de tudo, é importante destacar dois pontos: identidade e imagem corporativa. Há uma visão errônea no mercado de que identidade corporativa se refere somente aos aspectos visuais da marca, por exemplo, logotipo ou cores.

Na verdade, a identidade corporativa trata do conjunto de valores, cultura, propostas e postura adotada pela empresa, que também inclui o employer branding, tópico citado acima.

A imagem corporativa, por outro lado, mostra a verdadeira face da identidade corporativa, ou seja, aquilo que os colaboradores e o mercado enxergam. Na prática, seria a teoria disseminada pela empresa versus a prática gerada pela opinião de clientes internos e externos.

Neste caso, o programa de benefícios ajuda a fortalecer a imagem corporativa, principalmente por mostrar a todos os agentes envolvidos com a organização, internos e externos, que ela realmente está preocupada em cumprir com seu propósito.

Como criar um programa de benefícios?

Uma mulher sorridente observando um notebook

Após destacar as principais vantagens de um programa de benefícios, é necessário definir o passo a passo para criar um plano de benefícios que satisfaça os colaboradores e, simultaneamente, a empresa.

Portanto, confira a seguir como criar um programa de benefícios assertivo:

Entenda seus colaboradores

O programa de benefícios só fará sentido para a empresa se ele estiver de acordo com as necessidades dos colaboradores. E nada melhor para filtrar essas informações do que pesquisas internas.

Nessa pesquisa, o objetivo do time de RH será identificar o que os colaboradores gostariam de ter como benefícios.

Para realizar essa pesquisa, a equipe precisará:

  • Desenvolver um questionário pertinente;
  • Divulgar a pesquisa internamente;
  • Analisar os resultados.

Esses passos são muito aplicados também em outros planejamentos. De qualquer forma, essa será a primeira forma de entender quais são as particularidades dos funcionários.

Feita a pesquisa, vale documentar todo o processo para que, caso haja necessidade de alterar o mapeamento dos funcionários, essas informações estejam alocadas em arquivos internos.

Faça uma projeção orçamentária

Muitos gestores acreditam que a gestão orçamentária se refere somente ao “pagamento de boletos”, ou seja, qual será o custo total de determinada operação, sem considerar a receita que pode ser gerada com a ação.

Na verdade, uma projeção orçamentária sempre deve contar com 4 fatores cruciais: custos, despesas, receitas e investimentos. 

Neste caso, o programa de benefícios é visto como um investimento, já que o objetivo de oferecê-lo, do ponto de vista da empresa, é reduzir o turnover, economizar no pagamento de obrigações trabalhistas em processos de demissão e, principalmente, aumentar a produtividade das equipes.

Aumentar a produtividade, no final, elevará o faturamento do negócio. Somente oferecendo esses benefícios a empresa conseguirá, simultaneamente, reduzir custos e aumentar o faturamento, algo que seria bastante difícil aplicando qualquer outra estratégia.

Na prática, os gestores da empresa, geralmente do RH e do financeiro, precisarão se reunir e decidir como será feita a operação. A companhia deve estar em uma condição confortável para instituir um programa de benefícios para os colaboradores.

As duas equipes precisarão organizar as contas a receber, a pagar, criar uma reserva de emergência para o setor e fazer a projeção orçamentária para o próximo ano.

Indo para uma questão mais técnica, a empresa precisará usar as seguintes ferramentas gerenciais:

Após esse processo, os gestores terão dados suficientes para definir se o projeto terá chances de dar certo e, em caso positivo, qual será o tamanho dele.

Pesquise o que o mercado oferta

Analisada a disponibilidade financeira do negócio, assim como as necessidades dos colaboradores, é hora de saber quais benefícios seu segmento de mercado já está oferecendo aos funcionários.

Seria excelente instituir um plano de benefícios recheado de opções. Infelizmente, essa não é a realidade da maioria das empresas e, por conta disso, o programa de benefícios deve ser pensado de maneira estratégica.

De maneira estratégica, entende-se que a empresa deve, no mínimo, oferecer benefícios que as empresas do mesmo porte estão oferecendo aos funcionários. A partir daí, vale agregar um ou dois benefícios extras que não demandam um custo elevado à companhia.

Aqui, vale a pena entrar em contato com outras empresas para instituir parcerias, ou seja, planos de desconto ou ofertas especiais para clientes de ambos os negócios.

E, claro, não se limitar ao oferecimento de benefícios financeiros. Como já mencionado, horário flexível e home office, por exemplo, são benefícios bastante valorizados e que, na prática, trazem vantagens para empregadores e empregados.

Selecione os benefícios mais pertinentes

Nem todos os benefícios serão úteis para todas as empresas. Por isso, o time de RH deve filtrar quais são as melhores opções para a empresa.

Não faz sentido, por exemplo, criar um modelo de trabalho home office para empresas de manutenção elétrica, ou, estender a licença-maternidade em uma empresa com colaboradores prioritariamente homens.

Em geral, o programa de benefícios adota opções escolhidas pela maior parte das empresas no mercado, adicionando uma ou outra opção extra.

Pode-se dizer que plano de saúde, plano dental, vale-refeição e alimentação são os principais benefícios disponibilizados no mercado. Se for para criar um plano de benefícios completo, vale a pena adicionar mais itens além desses que, hoje em dia, já são considerados básicos em empresas de médio a grande porte.

Estruture uma política de programa de benefícios

A política de programa de benefícios é tudo o que já foi visto até agora, só que documentado. Nela, haverá todas as regras para a concessão dos benefícios corporativos, assim como suas particularidades.

Além de ser útil para informar os colaboradores igualmente, serve como um manual para ser verificado sempre que alguém tiver problemas relativos a esses benefícios.

Essa é mais uma ação que fortalece a imagem corporativa da empresa, já que existe uma regra explícita que, caso não seja cumprida, pode ser cobrada pelos funcionários.

Na prática, os possíveis talentos atraídos verão a assertividade do projeto, optando por continuarem na organização, sem serem necessárias outras ações muito elaboradas por parte da equipe de RH.

Conclusão

Neste artigo, você pode ver como o programa de benefícios é capaz de mudar a visão de uma empresa entre colaboradores e mercado.

Mas, para isso, deve ser montada uma estratégia completa, cujo objetivo seja sanar as principais necessidades dos funcionários da companhia, sem investir demasiadamente em benefícios ineficientes ou deixar faltar benefícios básicos já implantados e comuns no mercado.

Seja como for, toda empresa que pretende atrair e reter talentos deve investir em um bom programa de benefícios, e, se possível, criar um plus de benefícios.

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