Saiba como manter um bom clima organizacional no home office e quais os benefícios para a empresa!

imagem de uma mulher sentada no sofá com um notebook no colo

Ter um clima organizacional sólido é uma das questões mais importantes para uma empresa. Afinal, é ela quem orienta os colaboradores na tomada de decisões que vão de encontro às expectativas da organização e é ela quem proporciona aos profissionais coisas que vão ao encontro do comportamento e dos valores da empresa.

Com a pandemia e o trabalho home office, a importância do clima organizacional tornou-se ainda mais aparente. Isso porque existe uma necessidade maior de conectar colaboradores e empresas em home office, fortalecer os valores existentes e até orientar o relacionamento com clientes e fornecedores.

A incorporação dos valores da empresa precisa ser fortalecida de uma forma sem precedentes. O trabalho feito pessoalmente agora precisa ser inerente às comunicações por e-mail, reuniões virtuais e formas ainda menos formais de interação.

Visto isso, neste artigo explicaremos para você o que é clima organizacional, qual a importância dele no home office e os principais benefícios de um bom clima organizacional. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

Vamos lá!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é o principal indicador de satisfação (ou insatisfação) dos colaboradores da empresa, tendo em consideração diferentes aspectos da empresa, tais como desenvolvimento profissional, comunicação, reconhecimento dos valores da empresa, políticas de recursos humanos, modelos de gestão aplicados, etc.

Portanto, o clima é o principal indicador do estado de ânimo individual e geral dos integrantes da empresa e está diretamente relacionado à relação que se estabelece entre a empresa e seus colaboradores. 

Para formar esses índices de satisfação, os colaboradores precisam considerar diversos fatores, tais como: os benefícios proporcionados, o comportamento dos colegas e líderes, modelo de gestão, carga horária, ferramentas de trabalho e metas.

O impacto direto ou indireto desses fatores nos membros da empresa não afetará apenas o comportamento e a saúde desses profissionais, mas também afetará sua motivação e desempenho gerais. Garantir a qualidade do meio corporativo  significa planejar e tomar medidas para melhorar esse problema.

Clima organizacional no home office

O clima organizacional representa tudo o que envolve o relacionamento dos colaboradores com a empresa. No entanto, no home office,  nem sempre é fácil monitorar a satisfação dos funcionários e outros níveis.

Por conta disso, algumas práticas devem ser implementadas em sua empresa. Esses detalhes ajudam a criar um clima mais agradável e positivo dentro da organização. 

Fazendo isso mesmo à distância, a tendência é aumentar a produtividade da equipe. Além disso, com maior motivação no dia a dia de trabalho, a retenção de talentos pode até ser otimizada em um ambiente agradável.

Como manter uma boa cultura e clima organizacional no home office?

imagem de uma mulher dando risada em frente a tela do computador

Principalmente em tempos de crise, todos, de gerentes a funcionários, é preciso manter a vitalidade cultural. Ao  entender que pode fortalecê-lo com pequenos movimentos no dia a dia, a tarefa será mais fácil.

Esses pequenos movimentos podem ir dea interação entre os membros da equipe à forma de reconhecimento dada pela empresa, por meio de reuniões e conferências. Em todos os casos, vale lembrar um certo valor da cultura para que ela permaneça viva em todos.

Quando você tem um clima organizacional sólido, seu comportamento diário será inconsciente e automaticamente afetado pelos valores. Portanto, evite que sua empresa cometa o erro de colocar todos os valores culturais de lado devido a mudanças na situação e ambiente instável.

O que pode mudar no clima organizacional com o trabalho home office? 

Nessa nova situação, mudanças repentinas sem um planejamento adequado são os maiores vilões. Não há tempo suficiente para conduzir pesquisas, testar hipóteses e desenvolver planos A e B para essa transição. Fazendo com que os funcionários mudem a forma como trabalham por conta própria, tentando manter um formato presencial. 

A falta de linguagem e de elementos visuais dificulta a interpretação das emoções no processo de diálogo, o que pode gerar alguns conflitos no clima organizacional. 

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é o papel da liderança, que pode fazer toda a diferença. Muitas práticas de gerenciamento de equipe não correspondem à realidade de ambientes remotos.

Portanto, esse também é um grande desafio para os líderes, pois é difícil que eles acompanhem o andamento dos processos e projetos. Ao colocar pressão sobre a equipe, pode levar a um clima organizacional negativo.

Qual o papel do RH?

Os profissionais de recursos humanos são mais importantes do que nunca, porque todas essas mudanças envolvem pessoas e o clima das organizações. O RH precisa considerar o negócio e todos os funcionários para que tudo corra bem e eles tenham os recursos e ferramentas necessários para as operações. 

A área de recursos humanos também é obrigada a se reinventar e deve sair dessa crise transformada. Agora,entenda como essa área pode ajudar os funcionários a melhorar sua qualidade de vida, bem como manter alta produtividade e manter uma atmosfera organizacional positiva enquanto trabalham em casa.

Realize uma pesquisa de clima organizacional no home office

A satisfação do funcionário é fundamental para avaliar o ambiente da empresa. Portanto, se o seu objetivo é determinar a relação do funcionário com a empresa, a melhor maneira é perguntar diretamente a ele.

É importante entender isso porque muitos são os fatores envolvidos no clima organizacional, como motivação, estrutura de trabalho, condições e oportunidades de crescimento, visão clara de metas, etc. 

Cada um deles pode contribuir para o bem-estar dos colaboradores, este é o objetivo de qualquer empresa, colocar os colaboradores nas melhores condições para o sucesso.

Mantenha uma comunicação interna boa

Uma boa comunicação interna é a chave para o sucesso de um escritório em home office. Os gerentes devem se comunicar com os funcionários de forma contínua e natural. Não para investigar o que estão fazendo, mas sim para mostrar que se importam, estão aliprontos para esclarecer dúvidas e solucionar  problemas que possam surgir.

A equipe também deve conversar entre si para que ninguém se sinta sozinho ou excluído. Os canais utilizados para essas conversas devem ser definidos pela própria equipe. Idealmente, essas reuniões online são realizadas todos os dias ou pelo menos uma vez por semana.

Analise possíveis problemas e conheça uma solução

Preste atenção ao que funciona e o que precisa ser melhorado. Portanto, há uma tendência em implementar as soluções necessárias e, no longo prazo, em manter o clima organizacional, mesmo à distância.

Desde a criação de soluções personalizadas até as necessidades da sua equipe, os desafios do escritório em casa são enfrentados com maior precisão e facilidade. Uma dica importante é procurar uma ferramenta que inclua todos esses recursos. Em uma solução, baseada em análise de dados e recursos inovadores, como machine learning, é possível fazer a gestão de uma equipe.

Faça uma boa gestão de pessoas

A eficiência do trabalho de um funcionário em  home office depende em grande medida de como ele lida com a situação, mas a gestão de pessoal pode (e deve) ajudar a tornar o novo trabalho do dia-a-dia mais agradável e ainda mais eficiente do que o presencial.

Portanto, ter uma gestão que está sempre aprendendo e se aprimorando é fundamental para se adequar a todas as ações que tornam o clima organizacional positivo no trabalho presencial. 

Utilize um controle de ponto online para gestão

imagem de uma pessoa usando o app de ponto da pontotel

Como o RH precisa conhecer as informações da organização para entender o clima organizacional, o controle de ponto online pode ajudar. 

As informações e relatórios gerados pelo controle das horas trabalhadas ajuda com que a empresa tenha ciência de horas extras, atrasos e toda a jornada de trabalho do colaborador mesmo à distância. 

Esse controle centraliza todas as informações da jornada em um sistema em nuvem, o que torna mais fácil o acesso aos dados mesmo em home office. 

Garanta boas condições de trabalho

Os funcionários da empresa precisam de todas as ferramentas de trabalho necessárias, incluindo: laptop ou desktop, teclado, mouse, mesa, cadeira, etc. Portanto, é importante que a empresa descubra se seus funcionários se sentem confortáveis ​​para que a produtividade de cada um deles não seja comprometida.

Principais benefícios de um bom clima organizacional no home office

Como apontamos acima, há vários benefícios em ter um clima organizacional bem estruturado e positivo no home office. Falamos melhor sobre eles a seguir.

Maior produtividade

Profissionais que gostam do clima organizacional tendem a produzir mais e com melhor qualidade, o que trará melhores resultados para a empresa. Além disso, eles tendem a cometer menos erros porque lidam mais com os desafios de negócios.

Maior engajamento de funcionários

Quando as pessoas se sentem ouvidas, é comum que fiquem mais satisfeitas com seu trabalho. Portanto, além de ouvir suas opiniões, usar as informações fornecidas pelos funcionários para fazer mudanças também tem um bom efeito. 

Os funcionários sentem que fazem parte da transformação e ajudam a garantir que todos obtenham melhores resultados. Portanto, eles estão mais alinhados com a empresa. À medida que a motivação e a satisfação aumentam, a participação é garantida. Isso ajuda a reduzir o absenteísmo e a rotatividade.

banner problemas com absenteismo

Maior satisfação, empenho e motivação

O reconhecimento da importância e do valor do capital humano estimulará a motivação e a participação. De modo geral, o clima organizacional é benéfico à satisfação dos funcionários. Com isso, o ambiente de trabalho torna-se mais positivo. E, claro, os resultados também crescem.

Ideias inovadoras

O ambiente de integração e participação efetiva na tomada de decisões e projetos pode determinar a relação entre as pessoas e com a empresa. Quanto mais envolvidos, maior o desejo de contribuir para o crescimento do negócio. Portanto, os funcionários podem se concentrar em estimular a geração de ideias inovadoras.

Conclusão

imagem de uma mulher com um semblante feliz comemorando em frente ao computador

Proteger o clima organizacional no home office é certamente um grande desafio, porque é algo novo para muitas pessoas. Mas, no fundo, estamos falando sobre as mesmas velhas práticas, apenas à distância.

É claro que há ajustes que podem ser feitos com treinamentos, ferramentas de contratação e otimização de processos, mas a adaptação agora preserva o engajamento da equipe, retêm talentos, fortalecem estratégias futuras, revelam novas competências e muito mais.

Os gestores precisam, mais do que nunca, de canais para promover um bom clima organizacional, conversar sobre decisões e aprimorar seu potencial de comunicação interna, para que os colaboradores saibam o que está acontecendo.

Se você gostou desse texto, compartilhe nas suas redes sociais e continue de olho no nosso blog!

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima