Entenda o que é eneagrama, como funciona o teste, os tipos de personalidade e como ele auxilia o RH na gestão de pessoas!

imagem de uma ilustração de um eneagrama

É fato que nossa maneira de agir afeta tanto o dia a dia no trabalho quanto as nossas relações interpessoais. 

Por isso o Eneagrama é uma excelente forma de compreender não só a personalidade dos seus colaboradores, bem como as possibilidades de mudanças, pontos positivos e negativos. 

Essa ferramenta auxilia na descoberta de uma personalidade dominante  entre 9 existentes em alguém, por isso é uma ferramenta muito comum no meio corporativo já que é uma maneira de conhecer as pessoas e recrutá-las para os cargos perfeitos segundo suas habilidades interpessoais.

Confira alguns pontos que serão abordados ao longo do nosso artigo sobre o tema: 

Boa leitura!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

O que é eneagrama?

Podemos chamar o Eneagrama de sistema, pois através dele é possível compreender um pouco mais da psique humana, como por exemplo, o que fazemos e o que nos motiva a realizar determinadas ações. 

O Eneagrama é desenhado como uma figura geométrica, nela estão representados os 9 tipos de personalidades comuns na natureza humana. Essa figura de nove pontas pode ser um grande passo para o desenvolvimento, já que ela nos permite chegar a um nível  de mais autoconhecimento quando usada de maneira correta.

Esse sistema nos deixa saber quais as nossas maiores motivações, estratégias e comportamentos sejam eles nocivos e prejudiciais ou benéficos, nos levando a evolução pessoal.

A lógica do eneagrama é que o fim sempre nos possibilita bons começos. 

Como funciona o teste eneagrama?

imagem de um desenho de um cérebro

O teste precisa sempre ser feito por profissionais especializados em saúde mental, já que eles realizam uma série de perguntas para o indivíduo e com base nas respostas identificam o tipo de personalidade correspondente.

Como mencionamos, esses testes proporcionam um nível maior de autoconhecimento, pois apontam forças e fraquezas que promoverão um melhor desenvolvimento pessoal e profissional

Como surgiu? 

O sistema Eneagrama vêm de tradições antigas, e é enviesado por pensamentos gregos, filosofias herméticas, judaísmo cristianismo e afins, tendo passado pelas mãos de diversos filósofos como Gurdjieff e Oscar Ichazo que moldaram as bases do teste. 

O Eneagrama da forma como conhecemos foi finalizado na década de 70, por Claudio Naranjo, um psiquiatra que correlacionou as 9 pontas do desenho com características psiquiátricas, construindo um sistema completo de tipologias.

Significado do símbolo do eneagrama

O Eneagrama, como seu nome já diz, é uma figura de nove pontas. Porém, cada ponta tem um significado, um tipo psicológico que corresponde a uma personalidade.

No símbolo é possível encontrar um círculo, um triângulo e um hexade. Cada elemento representa uma parte do processo evolutivo. 

O círculo, ou Lei do Um, indica que tudo é um ou seja, a realidade inteira é uma só. Quando aplicada nos seres humanos, ele representa que todos somos um e que todo o um é uma realidade.

O triângulo, ou Lei dos Três, também ensina que tudo é uma coisa só, mas que cada coisa se manifesta de três formas, são elas: ação, razão e emoção.

E por fim o Héxade, Lei do Sete ou Lei das Oitavas, esse símbolo significa que nada é estático, tudo se move e vai progredindo e tornando outras coisas.

Quando juntamos os três, podemos visualizar o Eneagrama.

Quais os tipos de personalidade no eneagrama?

imagem de um homem de terno se olhando em um espelho

Conforme dissemos nos tópicos anteriores, o eneagrama é composto por 9 tipos de personalidades diferentes. São eles:

Perfeccionista

As pessoas com a personalidade perfeccionista são mais centradas nas ações, nos erros, no que deve ou não ser corrigido.

Além disso, elas têm a raiva como um vício emocional, que por mais inconsciente que seja, é compreendida e justificável devido esse grande esforço em fazer dar certo. 

Porém, essa personalidade tem algumas consequências negativas como a dificuldade em reconhecer as suas reais necessidades, o que faz com que essas pessoas se afastem delas mesmas e se apeguem a coisas que não são tão relevantes.

Prestativo

As pessoas com essa personalidade são centradas nas emoções e principalmente no olhar do outro. Isso faz com que os prestativos sejam conquistadores e sempre consigam o que desejam. 

Porém a personalidade prestativa tem o orgulho como vício emocional, que leva a atitudes de auto-suficiência exagerada, não permitindo que o indivíduo reconheça suas reais necessidades e apresente atitudes intolerantes. 

Bem-sucedido

Quem apresenta esse tipo de personalidade geralmente está centralizado nas ações e planejamentos, e visando sempre a possibilidade de ser visto. Além disso, estão constantemente em busca do sucesso. 

A vaidade é o vício emocional dos bem-sucedidos, que tem apego à sua imagem e são capazes de qualquer coisa para obter resultados positivos.

Romântico

As pessoas com o traço de personalidade romântico são centradas nas emoções, apresentam uma maior sensibilidade aos ambientes em que são inseridas e emoções instáveis. Entretanto, isso as torna capazes de ver o que ninguém vê. 

A inveja é o principal vício emocional dos românticos, tornando-os pessoas insatisfeitas e sempre buscando para si uma vida que é idealizada.

Observador

Os observadores são focados na mente, são racionais e excelentes planejadores. Essa personalidade não se envolve nas coisas, opta sempre por ficar em segundo plano que é onde ele pode observar da melhor forma. 

Seu vício é a avareza e tem como ponto negativo a frieza, pois substituem emoções por pensamentos.

Questionador

O eneatipo questionador tem pessoas centradas na emoção ou na ação, além de serem desconfiadas e sempre atentas aos ambientes que estão inseridas. Os questionadores não são pessoas que se arriscam, por isso, seu vício emocional é o medo. 

As pessoas questionadoras normalmente desenvolvem distúrbios de ansiedade, e tendem a sentir dificuldade de fazer coisas novas, por isso sempre optam pelo que é tradicional. Como esse perfil não se submete a qualquer coisa, acabam questionando de modo agressivo para encobrir suas desconfianças e medos.

Sonhador

A sétima personalidade do eneagrama tem agilidade mental para lidar com diversas situações. Apesar disso, os sonhadores receberam esse nome por sua vasta quantidade em planos, ideias que beiram o impossível. 

As pessoas com personalidade sonhadora pecam na hora de construir sua identidade, tendendo a superficialidade, já que por serem otimistas em exagero acabam evitando os desprazeres, o que dificulta a sua visão de mundo.

Confrontador

Essas pessoas são centradas na ação, são ótimos líderes e sabem como mandar. Os confrontadores tendem a se cercar de desafios, são práticos em seu posicionamento, se expressam bem e passam segurança em tudo que se dispõem a fazer. 

A parte negativa nesse eneatipo é um excesso de insensibilidade e o apego ao poder, além de se mostrarem às vezes agressivos.

Preservacionista

Os preservacionistas são pessoas equilibradas emocionalmente, com fortes habilidades de mediar as situações. 

Elas tendem a preservar os status, por isso, evitam os conflitos e buscam sempre estar em paz e tranquilidade. São pessoas em sua maioria apáticas, já que preferem evitar sentir e sofrer com a realidade.

Quais os tipos que se combinam melhor?

A compatibilidade entre os eneatipos pode acontecer tanto entre personalidades iguais, quanto em combinações diferentes. O mais importante é analisar as características negativas e positivas entre eles na hora de montar o time. 

Um bom exemplo é a união entre o Sonhador que gosta de pensar em projetos futuros e o Bem-Sucedido que se dedica até o fim em tudo que faz. Juntos eles podem idealizar projetos e garantir que a execução seja um sucesso, já que um é muito bom em planejar a longo prazo e o outro em fazer com que as coisas aconteçam.

Como o teste de eneagrama auxilia o RH?

Ter conhecimento sobre a personalidade dos colaboradores é essencial para compreender a realidade de sua empresa, evitar conflitos internos e montar times de altíssima performance. 

Além disso, oferecer aos colaboradores a oportunidade de conhecerem a si mesmos, auxilia no desenvolvimento pessoal de suas hard-skills, melhorando a produtividade em todas as esferas.

Eneagrama na gestão de pessoas

Dentro da gestão de pessoas o eneagrama contribui no mapeamento dos pontos fortes e fracos dos colabores, o que possibilita aos líderes uma melhoria de performance, já que poderão delegar tarefas com mais acuidade e investir no desenvolvimento de suas equipes.

Conclusão

imagem de quatro mulheres ao redor de uma mesa conversando e olhando para papéis e um computador

O Eneagrama é uma excelente ferramenta para aprimorar o autoconhecimento dos seus colaboradores. Através dele, é possível planejar uma estratégia que permita a evolução pessoal e profissional de todos do time. 

Por isso a importância de buscar ajuda profissional para realizar esse teste, já que ele pode transformar tanto o clima organizacional quanto os resultados da sua empresa. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da PontoTel para ficar por dentro de todas as novidades s do mundo corporativo!

banner descubra a taxa de absenteismo

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima