Entenda qual a importância de delegar tarefas e veja como fazer na prática e qual o momento de delegar!

imagem de uma mulher escrevendo em uma lousa branca

Delegar tarefas é algo muito comum entre os líderes, gestores e pessoas que estão sempre à frente de projetos organizacionais, mas nem todos sabem como executar essa tarefa de maneira correta.

Basicamente, delegar tarefas é atribuir responsabilidades especiais aos membros de uma equipe. E para que essa delegação ocorra de maneira correta e assertiva é preciso que todos tenham um conhecimento aprofundado do trabalho. 

Um bom gestor precisa ter um olhar sensível e oferecer um tempo de qualidade para que o direcionamento fique sempre claro, saber intervir quando necessário, tirar as dúvidas até que os cooperadores se sintam confiantes e prontos para realizarem um autogerenciamento de suas atividades.

Nesse artigo abordaremos os seguintes tópicos para te ajudar a delegar tarefas da melhor maneira pensando em bons resultados:

Boa leitura!

software controle de ponto reduz processos operacionais

O que é delegar?

Delegar é direcionar uma atividade ou um projeto para outro membro da equipe executar. É importante dizer que a responsabilidade final sobre a tarefa sempre é do líder.  

Caso algo dê errado na execução do projeto, o líder pode acabar ficando com a culpa, seja por ter escolhido o colaborador errado, ou até mesmo por não supervisionar tudo com atenção. 

Por isso, delegar é uma grande responsabilidade, que exige do líder atenção e compreensão sobre a equipe, já que ele transfere uma boa parte da sua autoridade e responsabilidade para os membros do time em busca de um melhor desempenho e aumento da produtividade. 

Por que delegar tarefas?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa conversando

Um bom gestor sabe pedir ajuda e compreende que o trabalho quando feito sozinho é limitado, já que sempre haverá um tempo de entrega das atividades.

Então, aprender a delegar tarefas é uma oportunidade para abrir novas possibilidades, já que o tempo limite fica mais flexível e mais pessoas contribuem na construção do processo. 

É por isso que a delegação é muito mais que uma simples atividade, mas também uma skill que os gestores precisam ter. Com ela é possível construir times mais sólidos que geram resultados melhores. 

Qual a importância de delegar tarefas?

Uma das maiores vantagens da delegação de tarefas é a otimização de tempo, além de evitar a sobrecarga de trabalho sobre determinados membros da equipe.  

Muitos gestores acabam acumulando atividades e atrasando os processos porque o tempo para executar tudo é muito curto. Além disso, o planejamento e o acompanhamento de sua equipe exige muita dedicação, faltar com isso bloqueia o grupo e compromete toda execução dos projetos. 

Por isso, é importante que um bom gestor se dedique a desenvolver suas skills e saiba sempre quais tarefas alocar aos membros do seu time, além de entender quais as orientações e estímulos que a equipe precisa. 

Um outro detalhe importante na hora de delegar tarefas é manter os feedbacks constantes, já que isso agiliza os processos e evita erros maiores, além de ser uma excelente ferramenta para motivar o time. 

Como isso aumenta a motivação do colaborador? 

Os bons resultados dependem principalmente da familiaridade do líder com os colaboradores que vão fazer parte do projeto. 

Por isso a importância dos feedbacks para facilitar o diálogo entre os membros da equipe, já que assim fica mais fácil olhar de forma assertiva para as qualidades de cada um dos colaboradores e como eles podem autogerenciar seus projetos. 

É essencial que o colaborador compreenda bem o seu papel dentro do time e como ele impacta todas as etapas do projeto. Um bom líder sabe como deixar isso claro dentro da equipe e motivar a todos para realizarem um bom trabalho. 

Principais benefícios internos na delegação de tarefas

Agora você já sabe o que é delegar atividades e como isso  é essencial para melhorar a dinâmica dentro de um time de trabalho. 

Por isso, saber delegar tarefas é o que diferencia os bons líderes. Alguns benefícios dessa delegação para equipe são o aumento da produtividade, autonomia da equipe e principalmente a otimização do tempo. 

Aumento de produtividade

Um dos benefícios diretos da delegação de tarefas é o aumento de produtividade, porque através dela, a equipe consegue cumprir as etapas dos projetos em menos tempo e produzir em grande escala.

É importante destacar que a produtividade de uma equipe é um elemento importante financeiramente, pois ela é uma garantia do sucesso de uma empresa. 

Quando uma equipe é bem gerenciada e compreende qual função de cada membro individualmente, mais rápido ela produz, e a empresa pode oferecer melhores resultados para os seus clientes com mais agilidade.

Autonomia e crescimento da equipe 

É preciso delegar tarefas para melhorar a dinâmica da produção como um todo. Através dela, a sobrecarga de trabalho é evitada e consequentemente, os problemas que ela traz também.  

Por isso é importante que um líder saiba delegar, já que com isso ele consegue dar possibilidades aos colaboradores de mostrar que trabalham bem sozinhos e sabem assumir responsabilidades. 

A confiança que vem disso é uma via de mão dupla que fortalece a relação dos colaboradores com o chefe, com a equipe e com a empresa. 

Por isso, delegar atividades reflete no crescimento do time, pois quem olha de fora também deseja estar dentro dos projetos. Além disso, quando os colaboradores se sentem mais confiantes e valorizados, os resultados são sempre superiores. 

Ganhe tempo para outras tarefas

Para a maioria dos gestores, os recursos de tempo e proatividade são limitados e sempre precisam ser alocados em atividades estratégicas para o bom funcionamento da empresa. 

Assim, é natural que falte tempo para outras atividades. Por isso, delegar atividades é uma ferramenta essencial para facilitar a vida de um gestor. 

Com ela é possível garantir que tudo continue sendo executado da melhor forma através de uma boa equipe e assim o gestor consegue ter um maior foco nas estratégias sem que haja sobrecarga de trabalho ou atraso nas entregas.

Como aprender a delegar tarefas de forma efetiva?

imagem de duas mulheres e um homem ao redor de uma mesa olhando para papéis em cima da mesa

O processo de delegação de tarefas não é uma ciência exata, não há um método  específico a ser seguido. 

Porém, existem algumas ações que podem ser tomadas para facilitar esse processo e garantir um bom resultado.

Conheça sua equipe e colaboradores

Conhecer a equipe e os colaboradores individualmente é a primeira iniciativa para garantir bons resultados.

Obviamente, conhecer o colaborador não é só saber sobre o seu currículo, mas também entender como aquela pessoa trabalha, quais os pontos positivos dela e onde ela pode se encaixar para que possa oferecer mais valor e uma melhor performance no seu trabalho.

A melhor forma de avaliar uma equipe é fazer avaliações constantes e claro, entregar atividades para serem executadas, assim é possível notar os pontos fortes e fracos para alterar as funções quando necessário. 

Utilize uma ferramenta para delegar e fazer a gestão de tarefas

Utilizar ferramentas e softwares para facilitar a delegação de tarefas pode ser uma excelente estratégia. 

É possível encontrar diversas soluções no mercado para auxiliar o gestor a ter uma comunicação mais direta com sua equipe, e acompanhar de perto os processos que estão sendo executados. 

Tenha uma comunicação clara e assertiva 

A comunicação tem um papel essencial na delegação de atividades, pois só é possível obter  sucesso nesse processo quando os colaboradores recebem as atividades e sabem exatamente o que será feito e até quando poderá ser realizado.

Uma boa tática é usar metodologias como o scrum para designar o tempo do ciclo de trabalho, os objetivos da tarefa e os resultados esperados. 

Quando saber que é a hora de delegar tarefas?

O melhor momento para delegar tarefas é sempre quando o gestor sente a necessidade de dividir as atividades para que elas sejam executadas com perfeição. 

A falta da distribuição gera a sobrecarga em diversas etapas, o tempo limitado e reduz drasticamente o nível dos resultados entregues por todos, assim, os riscos de perder tanto tempo quanto dinheiro ficam maiores. 

É normal que alguns líderes se apeguem a determinados projetos ou sintam medo de que eles não sejam executados da melhor forma, mas como já mencionamos anteriormente, delegar tarefas é uma skill a ser desenvolvida e o apego é um grande inimigo de uma boa gestão.

Conclusão

imagem de duas pessoas sentadas escrevendo em um caderno

A delegação de tarefas é uma excelente ferramenta para quem busca bons resultados, mas é importante ter um bom líder que desenvolva essa habilidade e saiba como tornar o processo funcional.

É preciso que o gestor acompanhe de perto a execução do projeto, que mantenha a comunicação em dia com todos e claro, confie nos membros da sua equipe. Manter essa clareza vai evitar que haja ruídos na execução.

Agora que você já sabe tudo sobre delegar tarefas e como ela pode gerar resultados incríveis na sua empresa, compartilhe o nosso artigo em suas redes sociais e continue acompanhando o blog da PontoTel para ficar por dentro de todas as novidades s do mundo corporativo!

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima