Indicadores de recrutamento e seleção: saiba quais são os principais indicadores e veja como adotar na sua empresa
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Time Pontotel 2 de agosto de 2023 Departamento Pessoal
Indicadores de recrutamento e seleção: saiba quais são os principais indicadores e veja como adotar na sua empresa
Quer saber como medir os processos do seu RH de maneira efetiva? Conheça os principais indicadores de recrutamento e seleção e veja como eles podem fazer a diferença na sua empresa.
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A análise de dados têm guiado cada vez mais as decisões importantes em empresas que prezam por uma gestão contemporânea e eficiente. Os indicadores de recrutamento e seleção, por exemplo, indicam caminhos e ajudam a avaliar o cenário atual em que essas companhias se encontram.

No departamento de RH, não seria diferente. Os indicadores de recrutamento e seleção também facilitam na hora de medir a eficácia dos processos e das decisões tomadas ao longo destes.

Neste artigo, você vai entender quais indicadores são importantes considerar, qual a função estratégica deles dentro do negócio e como a tecnologia vem ajudando a tornar estes processos cada vez mais eficientes e ágeis.

Saiba mais sobre indicadores de recrutamento e seleção nos tópicos abaixo:

Boa leitura!

O que são indicadores de recrutamento e seleção?

Uma mulher segurando relatórios e observando um notebook

Os indicadores de recrutamento e seleção são índices que mostram quais são os resultados do andamento do trabalho proposto pelo departamento de RH e buscam avaliar se o processo de contratação tem sido eficaz.

Também chamados de KPI’s (Key Performance Indicators), eles dão ao RH um perfil mais estratégico. O setor tem deixado de relacionar-se a uma atividade burocrática e operacional e tem feito parte das decisões mais importantes sobre uma organização.

Qual é a função dos indicadores de recrutamento e seleção?

A função dos indicadores de recrutamento e seleção é, sobretudo, mensurar o sucesso de uma contratação. Eles indicam ainda aspectos importantes para a gestão de pessoas, como fit cultural, turnover, qualidade das contratações e diversidade. 

Um indicador desta natureza também pode direcionar análises que resultem em decisões que deixem o trabalho de recrutamento e seleção mais eficiente e preciso. É importante lembrar que eles são construídos conforme a necessidade e as metas da empresa.

Qual a importância dos indicadores de recrutamento e seleção para as empresas?

A missão principal do setor de recrutamento e seleção é garantir a contratação de profissionais certos para aquele tipo de empresa, que consigam contribuir para o sucesso e crescimento do negócio.

Por isso, os indicadores de recrutamento e seleção são importantes para empresas, pois medem se esse trabalho está sendo feito de forma efetiva, se há rapidez no processo, aderência à vaga a ser preenchida, engajamento, etc.

Afinal, quando se fala em pessoas e resultados em uma organização, as decisões dentro de uma empresa não devem ser baseadas em feelings ou aparências, elas devem ser guiadas por provas reais, números, métricas e indicadores.

Além disso, os indicadores de RH, principalmente os de recrutamento e seleção, são critérios importantes para obtenção de selos e certificados que asseguram a excelência de uma empresa e a destacam no mercado.

Principais indicadores de recrutamento e seleção

Uma mulher apresentando gráficos em uma lousa digital para dois colaboradores

Há vários indicadores de recrutamento e seleção que podem ser considerados para a gestão da empresa. Dentre eles, há alguns interessantes para os mais diversos contextos e que mensuram resultados importantes para a empresa.

Número de currículos recebidos e índice de turnover são dois indicadores de recrutamento e seleção bem comuns de serem aplicados. Porém, há outros que podem ser definidos conforme as metas da empresa.

Neste caso, a definição de quais indicadores serão importantes se dará pela estratégia definida, pelo perfil comportamental do candidato a ser atraído, e pelo exemplo de recrutamento e seleção que a empresa deseja seguir.

Número de currículos recebidos

Apesar de parecer simples, o número de currículos é um dado importante para um analista de indicadores. Ele demonstra o sucesso da divulgação de determinada vaga e mostra se a empresa tem sido atraente para novos talentos.

Esse número também indica se o anúncio da vaga foi bem-feito e assertivo e se a imagem da marca empregadora no mercado está em alta entre o público-alvo, despertando-lhes o desejo de trabalhar na organização.

Quanto mais currículos chegarem, maiores as chances de encontrar o candidato ideal. Mas para isso é preciso que a triagem, a seleção e os próximos passos do processo sejam feitos com a mesma cautela e estratégia.

Custo médio por admissão

Tudo o que envolve contratação de pessoal gera custos, e isso deve ser considerado na hora de gerir um negócio. Por isso, é preciso calcular o custo médio por contratação e  entender o quanto de verba foi e será necessária para colocar um profissional ideal dentro da empresa.

Divulgar a vaga, contratar empresas ou headhunters terceiros e até promover entrevistas e dinâmicas geram despesas, e são exemplos que devem ser considerados nesta conta.

Para chegar ao custo médio por admissão, é preciso somar todos os custos. Há, ainda, formas eficientes de reduzir esse custo e poupar verba no orçamento, como digitalizar processos, por exemplo.

Turnover em contratações recentes

O índice de turnover, além de mostrar a quantidade de profissionais que deixaram a empresa em um curto período, revisita também o quanto foi gasto para a contratação de um funcionário que, em longo e médio prazos, não trará resultado, pois não permaneceu na empresa.

Este número mostra, então, um investimento que não vingou, o que pode indicar erros de gestão, de estratégia e uma contratação feita de forma errada e não alinhada ao perfil da empresa.

Quando isso acontece e os indicadores mostram a rotatividade dentro da empresa se torna alta, o departamento de RH é convidado a refletir e fazer uma análise mais profunda.

É preciso entender, então, como anda o clima organizacional, se há problemas de gestão, se os benefícios estão compatíveis ao mercado e identificar o que mais está acontecendo para não haver retenção destes colaboradores.

banner resolver problemas com escalas de trabalho

Tempo de preenchimento de vaga

Uma das máximas mais ouvidas, principalmente no mundo corporativo, é: “tempo é dinheiro”. Logo, ter um indicador que mostra o tempo necessário para se preencher uma vaga também irá mostrar o quanto de dinheiro e energia foram dispensados para contratar alguém.

Quanto mais moroso for o processo, mais tempo se perde e mais dinheiro se gasta. Por isso, para garantir uma velocidade compatível às necessidades do negócio e ao próprio mercado, é preciso ter estratégias.

Por exemplo, a IA, ou Inteligência Artificial, pode acelerar o processo de preencher uma vaga, e gerar, como consequência, menos impactos na área que necessita deste profissional e na empresa na totalidade.

Para medir o time to fill, nome em inglês que se dá ao tempo de preenchimento de uma vaga, é simples: é preciso contar o número de dias entre a abertura do processo seletivo e o preenchimento da vaga. 

Depois, é importante comparar o resultado a um número que demonstra a média de tempo para ser contratado na empresa e também ao número considerado ideal para aquele contexto. 

Satisfação dos admitidos com o processo seletivo

Outra forma de entender se o departamento de RH está realizando um trabalho efetivo e importante na hora de selecionar pessoas é medir a satisfação dos admitidos pelo processo seletivo. É um indicador de assertividade de todo o processo de recrutamento e seleção.

Ele mensura a qualidade do processo, reflete se ele foi feito de maneira clara e certeira, e se trouxe profissionais que são compatíveis com seu negócio e que possuem engajamento nos projetos e nos desafios da empresa.

O indicador mostra, ainda, se a realidade da empresa apresentada durante o processo seletivo é a mesma que o profissional viu ao começar a trabalhar nela, e se isso conseguiu retê-lo. A qualidade da experiência de um profissional é primordial para bons resultados.

Funil de contratação

Quando a empresa precisa contratar alguém, o conjunto de todos os processos pelos quais um funcionário passa para ser admitido chama-se funil de contratação. E há várias etapas que devem ser vencidas até a “conversão” daquele funcionário.

Por isso, é importante que, ao se olhar para o funil de contratação, deve-se entender em qual estágio um candidato “parou”, o porquê de ele não ter avançado às etapas, quais foram os profissionais que avançaram e como se estruturou a jornada destes profissionais.

Outros pontos funcionais de um funil são registrar cada passo de um candidato, fornecer uma noção de como funciona o comportamento deste tipo de público-alvo, etc. Todas essas informações são valiosas para um RH e dão insights sobre futuras estratégias para recrutamento e seleção.

Como aplicar os indicadores de recrutamento e seleção na empresa?

Para aplicar os indicadores de recrutamento e seleção em uma empresa, é preciso ter clareza sobre quais são os aspectos importantes a serem monitorados e quais são os resultados que precisam ser vistos e acompanhados de perto pela gestão.

Os desafios e os problemas de uma organização também podem apontar para qual direção seguir na hora de criar os indicadores. O turnover está excessivo? O time to fill é muito extenso? 

Se tais perguntas são levantadas, é possível entender quais são os indicadores que devem ser criados. Para o monitoramento, softwares e programas de cálculos podem se fazer úteis e otimizar o dia a dia de um departamento de RH, minimizando erros e trazendo rapidez nos processos.

Qual é a diferença entre métricas e indicadores?

A diferença entre métricas e indicadores está no papel que essas informações têm dentro de uma organização, e também na complexidade de cada uma. Enquanto as métricas são números mais brutos, os indicadores são mais complexos, e demonstram relações.

Por exemplo, o número de pedidos de demissões pode ser uma métrica para entender quantos profissionais saíram da empresa, o índice de turnover procura relacionar a saída a um determinado tempo ou a um determinado grupo de pessoas que ingressaram na empresa, e mostrar uma porcentagem referente à realidade.

Além disso, costuma-se entender também que as métricas têm uma função mais operacional, enquanto os indicadores são usados de forma mais tática. Porém, tanto as métricas quanto os indicadores são importantes para a definição da estratégia da empresa, e devem ser sempre considerados.

A importância da tecnologia para recrutamento e seleção

Se há indicadores em sua empresa que não andam muito bem, uma das saídas para melhorar esses resultados é aderir a tecnologias que otimizam e facilitam processos.

Por exemplo, há programas disponíveis no mercado que conseguem dar apoio e até operacionalizar todo o processo de triagem de currículos e até a marcação de entrevistas conforme o perfil pretendido pela empresa.

A tecnologia no RH aumenta, ainda, a abrangência na captura de candidatos e os horizontes de contratação. Pelo digital, é possível prospectar, selecionar e até entrevistar candidatos em qualquer lugar do mundo, de forma prática e rápida, já que não é preciso deslocar-se.

Conclusão

Um homem escrevendo sobre um gráfico em um papel

Neste artigo, foi possível conhecer as principais etapas do processo de recrutamento e seleção, e quais são os indicadores que apontam performance e podem promover melhorias para o negócio todo.

Turnover, satisfação, sucesso na contratação, tempo para preencher uma vaga e muitos outros aspectos podem ser medidos e calculados por meio de indicadores que conferem um raio  das práticas de RH aplicadas em uma empresa.

Por fim, ficou também claro que a tecnologia é capaz de otimizar processos, economizar dinheiro e melhorar todos os indicadores de um departamento de RH. Afinal, ela traz soluções rápidas e eficazes para os cálculos.

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