Tecnologia da Informação para RH: quais os impactos na otimização e aceleração de processos?
BLOG
Time Pontotel 4 de abril de 2024 Controle de ponto
Tecnologia da Informação para RH: quais os impactos na otimização e aceleração de processos?
A Tecnologia da Informação é uma área que usa a computação para processar informações e cruzar dados. Veja como funciona no RH!
Imagem de Tecnologia da Informação para RH: quais os impactos na otimização e aceleração de processos?

A informação sempre foi algo valioso para o desenvolvimento da humanidade. Com a evolução dessas tecnologias, foi criada a Tecnologia da Informação, um instrumento útil para todas as esferas da sociedade, justamente por lidar com dados que geram insights importantes sobre o comportamento das pessoas. 

Na área de Recursos Humanos, por exemplo, é sempre importante entender o comportamento e as necessidades da equipe, e as soluções da tecnologia da informação para o RH ajudam a tornar isso mais fácil e otimizar os processos que envolvem suas funções.

Você já deve ter ouvido falar nos cursos de TI e na importância da Tecnologia da Informação para a comunicação. Mas, nesse artigo, você vai entender o que é esse conjunto de atividades, e como ele pode impactar e otimizar os processos da área de Recursos Humanos. 

Confira alguns tópicos que serão abordados:

Boa leitura!

O que é a Tecnologia da Informação?

Uma mão em direção a um holograma

A Tecnologia da Informação é uma área que usa a computação para processar informações, os tão famosos dados. Mais conhecida como TI, ela faz esse processamento por meio de hardwares, softwares e plataformas que reúnem, digitalizam, armazenam e analisam diversas informações, assim oferecendo insights poderosos sobre a empresa. 

Além disso, duas de suas principais vantagens são agilizar e otimizar os processos. Isso porque ela tem o papel de tratar todos esses dados, o que antes precisava ser feito manualmente pelos profissionais. 

Contexto nas organizações

As organizações estão investindo cada vez mais em soluções de Tecnologia da Informação, pois isso aumenta a produtividade e a eficácia dos processos, diminuindo os custos operacionais.

Segundo um estudo da International Data Corporation (IDC), a estimativa é que em 2022 o crescimento do setor de TI da América Latina será de cerca de 9,4% no mercado corporativo.

Tecnologia da Informação no RH

O departamento de Recursos Humanos é um dos principais beneficiados pelas soluções de Tecnologia da Informação. 

Como a tecnologia pode ajudar o profissional de gestão de RH?

A Tecnologia da Informação torna o profissional de RH menos operacional e mais estratégico. Isso se explica porque as soluções em TI usam a computação para otimizar os processos operacionais, torná-los digitais e diminuir o tempo necessário para que esse profissional trate e gerencie as informações. 

Os softwares podem:

  • Automatizar tarefas repetitivas; 
  • Diminuir erros e retrabalho
  • Produzir relatórios mais assertivos e consequentemente diminuir os custos operacionais. 

Sabe aquelas planilhas gigantescas que foram motivo de muita dor de cabeça? Elas já não seriam mais tão necessárias. 

Qual o impacto da tecnologia na área de recursos humanos?

A Tecnologia da Informação para o RH permite que o setor possa focar seus esforços em garantir que os processos da empresa estejam alinhados com os objetivos desta e que eles estão funcionando para a equipe como um todo. 

Ou seja, o departamento de Recursos Humanos consegue, finalmente, ter uma visão geral dos processos, sem precisar investir tempo em colher e armazenar todas as informações corretamente. 

É possível ter uma visão mais ampla do negócio, facilitada pelo cruzamento de dados diversos que as plataformas de TI oferecem, dados estes que os profissionais, sobrecarregados pelo trabalho manual, muitas vezes não pensam em associar, mas que geram conhecimentos valiosos para o sucesso da empresa.

Conheça as áreas do RH que mais se beneficiam com a Tecnologia da Informação

Agora que você já entendeu que a Tecnologia da Informação para RH transforma a área ao tornar os profissionais deste departamento mais estratégicos, é hora de saber quais setores do RH mais se beneficiam e por que. 

Setor de pessoal

Por ser aquele que gere as obrigações trabalhistas entre empresa e funcionário, o setor de pessoal é a área que mais lida com funções operacionais, tais como:

Ou seja, este é o departamento responsável por garantir que a legislação trabalhista está sendo cumprida e agilizar esses processos burocráticos. A Tecnologia da Informação para RH tem uma função essencial na otimização dessas funções, visto que, atualmente,a Inteligência Artificial tem sido utilizada em diversos softwares voltados para este recurso. 

A IA basicamente usa a Ciência da Computação para identificar padrões. Depois que eles são identificados, é possível automatizar as atividades repetitivas, como é o caso da gestão de ponto, e fazer análises a respeito delas, que ajudarão a tornar os processos menos burocráticos e mais eficazes. 

Já existem softwares de cálculo de folha de pagamento, automatização de benefícios, controle de férias, emissão de contracheque, entre outras soluções da Tecnologia da Informação que auxiliam as funções do setor de pessoal nos seguintes pontos:

  • Automatização das atividades repetitivas;
  • Diminuição de retrabalhos e erros nos cálculos; 
  • Melhor domínio da jornada de trabalho dos funcionários e, consequentemente, diminuição de horas extras indevidas a serem pagas;
  • Visão geral dos processos e análises mais assertivas destes;
  • Aumento da agilidade e eficácia das atividades; 
  • Diminuição dos custos operacionais. 

Recrutamento e seleção

O setor responsável por trazer novos talentos para a equipe necessita de um tratamento cuidadoso dos dados dos candidatos. Feito manualmente, esse trabalho é demorado, mas existe uma solução de Tecnologia da Informação para RH que ajuda a otimizar o processo, conhecido como Big Data

O Big Data é uma tecnologia que estrutura e analisa um volume grande de dados, possibilitando insights poderosos para uma empresa, principalmente para o momento de recrutamento de novos integrantes da equipe. 

Com a ajuda dessa solução, a equipe de Recursos Humanos consegue:

  • Identificar quais são os candidatos que mais se adaptam a vaga;
  • Armazenar no seu banco de talentos os perfis que não são adequados a vaga, mas que são interessantes para a empresa;
  • Ter um controle melhor sobre os resultados de cada candidato no processo seletivo

E, assim, o RH pode aperfeiçoar cada vez mais o processo de recrutamento e seleção

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas tem o compromisso estratégico de traçar os objetivos da empresa e garantir que os colaboradores e os processos da corporação estejam alinhados a essas metas. 

Dentro dessa função, estão questões como:

Tudo aquilo que envolve o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, inclusive a parte de retenção de talentos, está relacionado à gestão de pessoas. 

Atualmente, alguns hardwares e softwares de Tecnologia da Informação fazem a parte operacional desse trabalho, deixando o caminho livre para que o setor possa concentrar seus esforços em estratégia e análise.

Metodologias como o People Analytics, que pode diminuir consideravelmente a taxa de turnover, foram otimizadas pela Ciência da Computação, e passaram a ser fundamentais para manter os colaboradores de uma empresa satisfeitos e produtivos. 

O People Analytics reúne informações que servem de indicadores para entender a relação dos colaboradores com a empresa, como jornada de trabalho, dados das redes sociais e horas trabalhadas, e transforma isso em insights para impulsionar melhorias e ter um diagnóstico do nível de envolvimento da equipe.

Com isso, há uma gestão de pessoas focada nos resultados e nas pessoas, menos desgastada pelo trabalho operacional.

Treinamentos

Por fim, tem-se o setor de treinamentos, focado na especialização dos colaboradores. Esse campo fica responsável por entender quais são os pontos fracos da equipe, e em quais áreas a empresa deve investir em treinamentos. 

As soluções de Tecnologia da Informação para RH que lidam com a análise de desempenho ajudam a identificar esses pontos fracos e, assim, fazer escolhas mais assertivas sobre em que cursos investir, além de conseguir analisar melhor os resultados desses treinamentos no grupo. 

A Tecnologia da Informação também diminui os esforços do colaborador para concluir essas certificações, porque digitaliza todo o processo. Se o formato for EAD, ainda permite que o funcionário assista as aulas de acordo com sua disponibilidade e anula o tempo gasto com deslocamentos.

Quais os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelo RH das empresas?

Uma pessoa com um notebook e papeis com indicadores e gráficos

Fora os recursos tecnológicos que já foram citados, existem outras soluções em TI que podem ser úteis para o setor de Recursos Humanos. Confira abaixo:  

Sistema ERP

O Enterprise Resource Planning, em tradução literal “Planejamento de Recursos Empresariais”, é o software que centraliza todas as informações da empresa em um só banco de dados. O sistema funciona como uma tecnologia de segurança, que garante a proteção dos dados. 

Mas, para além disso, o ERP ajuda os gestores a terem uma visão geral sobre a empresa e possibilita decisões mais assertivas e embasadas, com foco no que irá beneficiar inteiramente o negócio, pois reúne todas as informações de todas as áreas em um só lugar. 

Por meio das análises do software, é possível identificar quais são os setores mais lucrativos e quais são os que precisam de melhorias. 

Sistema HCM 

O Human Capital Management é um sistema importante para o setor de Gestão de Pessoas. Em tradução literal, significa “Gerenciamento do Capital Humano”, e é justamente a ferramenta da Tecnologia da Informação que colabora com a permanência dos funcionários. 

Pensando na importância de manter colaboradores especializados engajados com o negócio, o sistema HCM é uma solução em Tecnologia da informação para RH que reúne indicadores e dados do desempenho de cada funcionário. O tratamento e a análise dessas informações permite um acompanhamento próximo da equipe e consequente aumento da produtividade. 

Esse acompanhamento próximo faz com que os gestores identifiquem quem são os membros mais produtivos, quais são as funções que cada colaborador desempenha melhor, quais atividades demandam mais tempo e quais são menos lucrativas, qual é o nível de satisfação dos funcionários, entre outras questões importantes para administrar uma equipe. 

CRM

O Customer Relationship Management, por outro lado, é um software voltado para o relacionamento com o cliente, que reúne, estrutura e registra os pontos de contato com o consumidor em um único sistema. Essa ferramenta da Tecnologia da Informação auxilia a equipe de vendas, pois potencializa a experiência do cliente. 

Nesse contexto, o departamento de Recursos Humanos pode usar o CRM para traçar objetivos mais alcançáveis para a empresa, pois passa a ter um entendimento maior sobre o público-alvo e o que funciona para ele. 

Entender sobre o consumidor é uma peça chave para gerir os processos do negócio, porque tudo flui com mais facilidade quando você sabe quais são as expectativas do cliente final. Por exemplo, por meio dessa solução em TI, a empresa pode adotar os processos de contato que melhor funcionem com a sua cartela de clientes. 

Além disso, a solução permite um armazenamento seguro dos dados dos consumidores atuais, potenciais e das atividades de contato destes com a empresa. 

Controle da jornada

O controle de jornada do colaborador é um trabalho mensal do RH e exige muito cuidado para que não ocorra erros nos cálculos que possam prejudicar financeiramente a empresa, pois é uma função que interfere em muitos outros processos da área. 

A Tecnologia da Informação para RH traz soluções que podem ajudar nessa missão. As plataformas de controle de jornada permitem:

  • Acompanhamento em tempo real do ponto;
  • Automatização dos relatórios com indicadores de frequência para gerenciar atrasos, faltas e horas extras com facilidade;
  • Possibilidade de múltiplos formatos do registro do ponto.

Além dessas, há várias outras questões que podem se tornar atividades mais ágeis e assertivas.

Conheça a PontoTel: plataforma completa de controle e gestão de pessoas

Um tablet com a tela de gestão do PontoTel

A PontoTel é uma ferramenta criada para modernizar e automatizar a gestão do ponto. 

O software da PontoTel conta com tecnologia em nuvem, além disso ainda é possível ter acesso a:

  • Mais de 30 tipos de relatório;
  • Acompanhamento em tempo real do ponto;
  • Lembretes de registro de ponto para os colaboradores;
  • Aprovação remota dos dispositivos para registro de pontos.

Além de muitas outras funções que transformam o processo de controle de jornada da empresa. Confira todas as funcionalidades desta solução em TI. 

Conclusão

A Tecnologia da Informação para RH trouxe soluções que impactaram o mundo corporativo. A área vem provocando mudanças positivas no departamento de RH, com softwares e plataformas que automatizam o trabalho operacional, o que, por muitos anos, estava sendo assumido pelos seus profissionais. 

Agora, com os negócios adotando essas ferramentas e crescendo com elas, o RH pode estar mais focado no seu papel essencialmente estratégico de gerir o capital humano da empresa, e ela, por outro lado, diminui seus custos operacionais e os erros que aconteciam quando as funções operacionais eram conduzidas manualmente. 

Se você gostou desse artigo e quer se manter atualizado sobre o mundo empresarial, acompanhe o nosso blog PontoTel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!