Sistema HCM: entenda tudo sobre o gerenciamento do capital humano, como funciona, benefícios e principais sistemas!

imagem de um conjunto de blocos e pinos de madeira lado a lado

Um dos grandes problemas das empresas atualmente é a perda de funcionários especializados. Em um mercado em que a mão de obra especializada está cada vez mais escassa, a saída repentina de colaboradores se torna prejudicial ao negócio e acarreta em custos extras para a empresa.

O capital humano especializado é um dos bens mais preciosos que uma empresa pode ter, por isso, é importante investir em boas condições de trabalho e mostrar aos colaboradores que se preocupa com o bem-estar e sucesso deles. 

Nesse viés, o Sistema HCM (Human Capital Management) surge como uma opção que contribui com a permanência, engajamento e qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora do trabalho.

Esse sistema já vem facilitando e descomplicando o dia a dia do trabalho de milhares de profissionais por todo o mundo. Por isso, para te ajudar a entender o que você precisa saber sobre o sistema HCM, iremos discutir os seguintes pontos:

Quer saber mais sobre o sistema HCM? Continue a leitura e faça bom proveito do conteúdo!

gestao de jornada e redução de custos

O que é HCM (Human Capital Management)?

Human Capital Management (HCM) ou, em tradução livre, Gestão do Capital Humano se refere a um modelo que reúne as estratégias de gestão de pessoas do RH com o intuito de alavancar a produtividade e aumentar a permanência dos talentos em uma empresa.

O propósito dessas estratégias é atrair, reter e fortalecer a força de trabalho nas empresas através do uso de um software. Esse software possibilita a visualização de indicadores e dados sobre a performance dos colaboradores.

Com esses dados reunidos, o gestor pode tomar decisões melhores para aumentar a performance dos colaboradores e evitar o surgimento de problemas.

Além disso, ele possibilita a integração com o sistema contábil e o sistema financeiro de um ERP, fazendo com que a gestão de pessoas e o aumento da produtividade dos times aconteça de forma efetiva.

Como surgiu?

As primeiras correntes de ideias que viriam a ser o HCM hoje surgiram no começo da década de 60, com o economista estadunidense Theodore William, o principal precursor do termo “capital humano”.

O termo Capital Humano nada mais é que o conjunto de habilidades que um profissional desempenha ao realizar as suas atividades profissionais da rotina.

Naquela mesma época, as empresas passaram a ter um olhar mais humanizado com os seus colaboradores, deixando de vê-los como “peças substituíveis” e valorizando mais as habilidades específicas e individuais, que agregam e contribuem para o crescimento de suas marcas.  

Sendo assim, os líderes perceberam que precisavam desenvolver e fazer a gestão do capital humano para conseguirem atrair e reter os talentos para os seus negócios. 

Com a chegada da Internet e com o avanço dos dispositivos de tecnologia, o HCM se desenvolveu ao ponto de contar com automação de dados e inteligência artificial (IA).

Hoje, esses sistemas automatizados tornaram-se essenciais para ajudar no gerenciamento e para engajar a força de trabalho.

Vamos entender mais sobre o como esse sistema funciona hoje.

Sistema HCM na atualidade

imagem de uma pessoa digitando em um computador

Com a transformação digital e a modernização dos serviços de tecnologia, hoje o Sistema HCM proporciona mais comodidade e facilidade para quem usa.

Com a automatização de dados e Inteligência Artificial que se intensificaram nos últimos anos, agora é possível realizar atividades que poderiam ser difíceis para um humano desenvolver.

Para exemplificar, com um sistema HCM é possível filtrar informações de milhares de candidatos a uma vaga de emprego, a partir dos requisitos escolhidos pelo profissional do RH.

Outro recurso com destaque atualmente é o modelo de entrega em nuvem. Assim, o sistema não precisa ser instalado localmente, é totalmente como um SaaS (Software as a Service), 100% online.

Com a evolução do machine learning (aprendizado de máquina), espera-se que, cada vez mais, as atividades sejam automatizadas.

Assim, as empresas que adotarem o sistema HCM poderão focar em postos que valorizem a capacidade de interpretação e resolução de problemas que só humanos são capazes de realizar.

Como um sistema HCM funciona na prática? 

Agora que você já sabe o que é HCM, vamos entender como de fato o sistema é executado.

O HCM funciona como um banco de dados que permite compartilhar e acompanhar as informações sobre o capital humano da empresa.

Ele possibilita que informações importantes, como a cultura, a política e informações sobre funcionários sejam compartilhadas com todos ou com as partes interessadas.

Além disso, o HCM possibilita a automatização de diversas funções realizadas pelo RH, o que ajuda na produtividade e na gestão do setor.

Ainda é possível personalizar um HCM System para realizar as atividades e normas que competem à empresa, para auxiliá-la da maneira que fizer mais sentido para o negócio.

O que compõe o Gerenciamento de Capital Humano?

Um bom gerenciamento é o fator crucial para potencializar o desenvolvimento do capital humano nas organizações.

É importante lembrar também que, um profissional que recebe incentivos, sente-se motivado no trabalho e instigado a sempre melhorar.

A seguir, você confere alguns dos itens para se ter um bom gerenciamento de capital humano:

Em suma, são atividades que vão proporcionar que o colaborador se sinta bem, integrado e valorizado no ambiente de trabalho

É crucial fazer com que ele perceba que seu crescimento pessoal também é um fator importante para a empresa.

Através desse gerenciamento eficaz, o funcionário vai buscar desenvolver suas habilidades e, consequentemente, os resultados da empresa serão ainda mais positivos.

Quais as soluções práticas de um sistema HCM?

imagem de um homem encostando em um holograma

O sistema HCM disponibiliza de diversas soluções para facilitar as atividades rotineiras de um negócio, que podem permear pelas áreas de gestão de talentos e departamento pessoal. Algumas dessas possibilidade são:

  • Recrutamento e seleção: o software é capaz de utilizar métodos científicos para selecionar os melhores profissionais e pode automatizar parte do processo de recrutamento;
  • Pesquisa de clima: serve para produzir, compartilhar e analisar dados sobre humor e engajamento das equipes;
  • Rede social corporativa: para promover a colaboração, cadenciar a comunicação interna e conectar os colaboradores em uma única plataforma;
  • Autoatendimento: o colaborador pode ter acesso às informações pertinentes, diminuindo a necessidade de contato com o RH;
  • Saúde: para possibilitar um controle eficiente da saúde dos colaboradores, tal como promover ações para um ambiente de trabalho saudável, planos de saúde etc.;
  • Admissão online: é possível tornar a experiência de admissão a melhor possível utilizando o sistema HCM, através do fácil envio de documentos, comunicação com o RH e personalização do processo de contratação. 
  • Administração e planejamento de pessoal: com as automações proporcionadas pelo HCM, os processos internos das equipes tornam-se mais fáceis e ainda é possível realizar gestão de orçamento. 

É importante ressaltar que a quantidade de serviços disponíveis em um HCM pode variar e depende do pacote e da empresa que for contratada. Por isso, é crucial escolher aquele que mais se adequa às necessidades da empresa.

Principais campos de integrações com sistema HCM

É possível integrar o HCM com diversos setores de uma empresa, como o sistema de ponto, o financeiro (gestão de remuneração), administrativo e principalmente, o de Recursos Humanos.

O HCM System vem para trazer eficiência e agilizar os processos de RH, integrando todas as informações em um único sistema. 

Por esse motivo, ele envolve diversos setores, com ênfase nos de gestão e no de Recursos Humanos, que antes realizava os serviços oferecidos pelo Sistema HCM de forma manual. 

Sabendo que o HCM integra diversos setores do negócio, veja a seguir como ele pode ajudar, de fato, uma empresa. 

Como um HCM System ajuda no negócio? 

Gestores e profissionais de RH necessitam lidar com diversas atividades em sua rotina de trabalho, dentre elas estão algumas administrativas e outras que precisam trabalhar com dados.

Por essa razão, é essencial que o time tenha um aparato tecnológico para lidar com as atividades de forma ágil e estratégica.

Com a ajuda das ferramentas e dados do HCM System, os colaboradores têm acesso a uma solução integrada com todo material necessário para que eles possam agir com eficiência.

Com esses recursos, os erros de processamento de informações e dados são drasticamente diminuídos. Como resultado, a empresa ganha um time mais estruturado e preparado para atender as demandas de toda a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

Por fim, o uso de um software de HCM ainda vai otimizar e facilitar diversas atividades do RH, como por exemplo: controle de planilhas salariais, manutenções, performance, saúde do colaborador, avaliações, treinamentos e recrutamento, segurança no trabalho, entre outros. 

Vantagens e benefícios do HCM

imagem de quatro pessoas sorrindo e estendendo as mãos no centro

Agora que você já sabe o que é o HCM, como ele surgiu e como funciona, é hora de descobrir quais são as vantagens e benefícios de aderir a esse sistema. Veja mais abaixo!

Otimização da gestão

Uma vez que o gestor tem em mãos os dados e indicadores dos seus colaboradores de forma fácil, o seu trabalho é otimizado.

O acesso descomplicado e preciso a dados que antes levariam muito tempo para serem coletados, faz com que o gestor consiga analisar e tomar decisões de maneira mais rápida.

Isso faz com que suas atividades e escolhas sejam mais ágeis e inteligentes. 

Agilidade em operações e maior força de trabalho

O uso de um software facilita as operações que seriam realizadas manualmente, fazendo com que elas se tornem mais rápidas de serem feitas. 

A adoção de um HCM traz praticidade ao trabalho dos gestores e do RH  e, ao mesmo tempo, torna-o estratégico, já que uma parte do trabalho é realizado pelo sistema. 

Ademais, a força de trabalho é um dos pontos principais de uma empresa, e quando gerenciada de forma estratégica e com os devidos investimentos, ela é potencializada em decorrência da motivação e bem-estar dos funcionários.

Automação de processos operacionais

Outro benefício do HCM é a possibilidade de automatizar processos que antes eram realizados por um profissional.

Isso possibilita que o tempo dos profissionais seja otimizado, assim, sobrando espaço para realizar processos mais estratégicos e que exigem mais de suas capacidades criativas e intelectuais.

Uma vez que os colaboradores podem exercer sua criatividade, surge o sentimento de realização profissional, já que o funcionário para de exercer atividades que aparentam ser meramente operacionais. 

Alinhamento e comunicação direcionada

Problemas de comunicação interna podem se tornar grandes problemas dentro de uma organização. Quando não solucionadas, têm o potencial de virarem verdadeiras bolas de neve e até gerar conflitos dentro da empresa.

O software HCM contribui para que isso não aconteça, já que ele auxilia no processo de comunicação interna em tempo real e de forma integrada.

Dessa maneira, é possível enviar uma informação importante a todos os colaboradores ou apenas a um grupo direcionado de uma só vez.

Isso faz com que haja um melhor alinhamento de informações e que a comunicação se torne mais ágil dentro do negócio.

Envolvimento de toda a corporação

O HCM possibilita que haja um engajamento de toda a corporação. Com ele, é possível realizar atividades como: avaliações de desempenho, pesquisa de clima organizacional e até elaboração de eventos internos.

Essas atividades possibilitam que haja uma maior integração dos colaboradores da empresa.

Redução de custos

Por ser uma sistema que ajuda no processo de contratação, gestão e desenvolvimento dos talentos de uma empresa, o HCM contribui para a permanência dos colaboradores.

Um processo seletivo, por exemplo, pode custar muito para uma empresa, ainda mais quando a escolha do candidato não é assertiva.

Com um software de HCM, isso fica muito mais ágil, fácil e otimizado, uma vez que ele desempenha papéis que precisam de um tempo e dedicação de um funcionário.

Como citado anteriormente, com o sistema é possível, por exemplo, filtrar dentre centenas de currículos, aqueles que possuem os requisitos para a vaga.

Além disso, as informações podem ser acessadas de forma mais rápida. Tudo isso reduz os custos com operações e acelera a produção dos colaboradores.

Como o sistema HCM auxilia na gestão de pessoas?

imagem de um grupo de profissionais em um escritório

Como vimos até aqui, o HCM é um software que oferece diversas possibilidades de gerenciamento ao time. 

Em vista disso, ele pode auxiliar de variadas maneiras a gestão de pessoas de uma empresa. Confira abaixo::

Auxilia na melhora do clima organizacional

O HCM possibilita que os gestores e RH entendam como está o humor dos seus colaboradores, é possível realizar questionários e coletar feedbacks.

Com os resultados, é mais fácil buscar entender quais são os problemas ou dores dos funcionários e assim tomar uma atitude para acabar com os problemas.

Vale lembrar, ainda, que o conjunto de atividades que compõem o gerenciamento de capital humano naturalmente melhoram o humor do colaborador.

Como resultado disso, o clima da organização inteiro muda, já que os funcionários estão motivados e dispostos a realizar o seu trabalho.

Auxilia no desenvolvimento de pessoas e talentos 

Como o HCM permite que a gestão da empresa entenda quais são as dores e necessidades dos seus colaboradores, é possível traçar ações que ajudem no desenvolvimento do time.

Isso pode acontecer tanto de forma coletiva como individual, como o auxílio da tecnologia do sistema HCM.

Com os dados apresentados, a gestão poderá analisar quais são as ações fundamentais para desenvolver competências necessárias para melhorar a eficiência e conhecimento de seus talentos. 

Aumenta a atração e retenção de talentos

Uma organização se preocupa com o desempenho, a eficiência e a valorização dos seus funcionários, aumenta o índice de colaboradores satisfeitos com o trabalho.

Consequentemente, a empresa melhora sua reputação organizacional e ganha destaque como um bom lugar para se trabalhar.

Essa reputação se espalha dentro e fora do ambiente de trabalho, o que contribui para que quem esteja trabalhando permaneça e que quem esteja buscando um novo emprego, sinta-se atraído pela organização. 

Em uma era em que as informações circulam de forma livre e rápida pela Internet, manter uma boa imagem corporativa é um dos pilares para que um negócio consiga ser bem visto no mercado. 

HCM e o home office: como tornar uma gestão eficiente?

imagem de uma mulher sentada fazendo chamada de vídeo com quatro pessoas

O modelo de trabalho home-office chegou para ficar em boa parte das empresas. Por isso, é importante adotar uma gestão eficiente para que o time permaneça centrado e que a cultura da empresa se faça presente. 

Um dos grandes desafios é fazer com que a barreira da distância não interfira nos processos comunicacionais e rotineiros. 

É muito comum que um funcionário se sinta sozinho ou desamparado no home office, afinal, por vezes o trabalho se torna individual. 

Felizmente, o HCM também dispõe de ferramentas que vão ajudar a tornar a gestão do trabalho remoto eficiente.

Dentre os benefícios que o sistema HCM pode oferecer para um time que trabalha em home office é o blog corporativo, que possibilita um alto nível de comunicação, com o compartilhamento e disseminação de informações em todos os níveis da corporação. 

Além do mais, a rede social corporativa é um ambiente de socialização online oferecido pelos sistemas HCM que possibilitam a integração entre os colaboradores.

Principais sistemas HCM no mercado

Hoje, o mercado já oferece opções de softwares HCM com as mais variadas opções de serviços e devem continuar surgindo novos sistemas com o avanço da tecnologia.

Confira os principais sistemas HCM disponíveis hoje no mercado:

  1. Oracle 

Lançado em 2011, o Oracle HCM Cloud é um pacote de aplicativos de software HCM baseado em nuvem para gerenciamento global de RH, da consolidada Oracle, empresa fundada em 1977, nos Estados Unidos. 

Segundo a empresa, o serviço promete unificar as comunicações, fluxos de trabalho, ouvidoria e suporte da força de trabalho em uma única plataforma aberta para oferecer experiências personalizadas que despertam o melhor de seus funcionários.

  1. Sap

Fundada em 1972, a SAP é uma das líderes mundiais de desenvolvimento de softwares para gerenciamento de processos de negócios.

O SAP SuccessFactors Human Experience Management Suite promete oferecer experiências individualizadas e soluções estratégicas que possibilitem que os funcionários alcancem pleno potencial.

  1. Pipefy 

Pipefy é uma ferramenta que promete entregar autonomia para implementar com rapidez novos fluxos de trabalho e aperfeiçoar as entregas dos colaboradores

Da criação da demanda à execução e relatórios para análise de resultados, o sistema afirma que é possível aumentar sua eficiência em processos como gestão de RH, compras e onboarding de clientes.

  1. Microsoft 

O Dynamics 365 Human Resources da Microsoft, além de carregar o nome da consolidada marca, promete transformar as experiências dos funcionários, otimizar os programas de RH e aumentar a agilidade organizacional.

Outros sistemas que você pode encontrar são: Fluxus, Mega, Inovar-asc e Tecnicon

Em suma, todos possuem recursos bem semelhantes, por isso é necessário avaliar o que melhor se encaixa para sua empresa.

Conclusão

imagem de uma mulher sentada olhando para um computador

A retenção de talentos e o bom gerenciamento do RH são atividades cruciais para um funcionamento de excelência em uma empresa.

Por esse motivo, buscar ferramentas atuais e tecnológicas que possibilitem a valorização dos funcionários e que, também, automatizam processos que tomam um tempo desnecessário dos colaboradores faz-se essencial na gestão de um negócio.

Os sistemas HCM surgem como uma solução para esses problemas, uma vez que ele vai ajudar o time de RH a realizar a automatização de atividades que antes seriam feitas de forma manual pelo time.

É importante avaliar os sistemas presentes no mercado e escolher aquele que atende as necessidades da empresa. Há diversas opções no mercado, por isso, recomendamos que faça uma análise atenciosa.

O avanço tecnológico chegou para facilitar o trabalho dos colaboradores e fazer com que eles possam ter o seu potencial explorado, possibilitando que seja desenvolvida a criatividade e o potencial em resolução de problemas.

Adotar a Gestão do Capital Humano (HCM) em uma empresa trará pontos positivos tanto para a gestão como para os demais colaboradores, são vantagens para ambas as partes. 

Esperamos que o texto tenha sido esclarecedor e você tenha entendido como funciona o Sistema HCM e como ele facilita os processos internos de uma empresa.

Agora é só compartilhar em suas redes sociais e continuar acompanhando o blog da PontoTel para mais novidades! 

controle de jornada digital e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima