Por muitos anos, o conceito de bem-estar no trabalho foi associado aos salários recebidos pelos profissionais. O valor de um emprego era medido através do poder aquisitivo que ele podia oferecer ao colaborador, por mais que isso custasse sua saúde mental.
No entanto, com a força dos movimentos sociais e os valores promovidos pelas novas gerações, o mercado passou por uma transformação. Hoje, ambientes de trabalho harmônicos, pautados em respeito e empatia, são o objetivo a ser alcançado.
O que vem em decorrência disso, como produtividade e lucratividade, é apenas uma consequência da extinção dos ambientes tóxicos e estressantes. Quando o foco é o bem-estar, o colaborador trabalha com mais ânimo e dedicação à empresa.
Neste artigo, entenda como isso é feito na prática a partir de 10 dicas essenciais para entender essa nova realidade!
- Conceito de bem-estar
- Qual a importância de promover o bem-estar no trabalho?
- Como criar um programa de saúde e bem-estar no trabalho?
- 10 Dicas de como promover o bem-estar no trabalho aos funcionários
- Como isso tudo pode impactar na empresa?
Boa leitura!
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Conceito de bem-estar
![imagem de três homens e uma mulher em pé conversando](/local/wp-content/uploads/2022/04/bem-estar-no-trabalho-conceito-de-bem-estar-.webp)
De acordo com o dicionário Michaelis, o conceito de bem-estar é “a satisfação das necessidades físicas e espirituais; a sensação agradável de segurança, conforto e tranquilidade”. Portanto, o bem-estar está conectado aos prazeres e ao contentamento.
No ambiente profissional, o bem-estar no trabalho é um conjunto de práticas e estratégias voltadas para assegurar que o colaborador tenha a melhor experiência possível. Isso significa, na prática, garantir a harmonia e a felicidade de cada trabalhador.
Qual a importância de promover o bem-estar no trabalho?
A importância de promover o bem-estar no trabalho está diretamente ligada à qualidade de vida de cada profissional.
Harmonia e felicidade, como dito anteriormente, podem parecer conceitos subjetivos, até mesmo externos ao trabalho. Algo que deve ser buscado nas relações pessoais do colaborador, com seus amigos e familiares.
Contudo, vale lembrar que cada trabalhador passa mais da metade de seu tempo acordado dedicado à execução de suas tarefas profissionais. Por isso, a busca por paz de espírito e bem-estar que se aplica à sua vida doméstica, acaba se aplicando também ao trabalho.
Nessa busca por qualidade de vida e equilíbrio entre mente, corpo e espírito, o colaborador não pode ficar desamparado. É por essa razão que a empresa precisa criar um programa de saúde e bem-estar no trabalho.
Como criar um programa de saúde e bem estar no trabalho?
Para criar um programa de saúde e bem-estar no trabalho, é preciso entender primeiro quais são as bases que servirão de ponto de partida para ele.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UNB) revela que o suporte organizacional e as oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho têm impacto direto sobre o bem-estar do trabalhador.
Nesse aspecto, suporte organizacional significa demonstrar que a empresa está do lado do trabalhador e tem seus interesses como prioridade. Essa humanização das relações profissionais deve ser o elemento norteador do programa de bem-estar no trabalho.
Em outra nota, oferecer oportunidades de alcance de valores pessoais se traduz como entender quem é o profissional, o que ele busca dentro da empresa e como ele pode ser capaz de crescer e se desenvolver com ela.
Por que é importante se atentar ao bem estar do funcionário?
É importante se atentar ao bem-estar do funcionário por duas razões. A primeira, é que zelar pela saúde mental e pelo conforto dos colaboradores é a atitude mais humana a se tomar. Por meio disso, inclusive, melhoram-se as relações interpessoais na empresa.
Segundo, porque surge cada vez mais a necessidade de as empresas serem employee-centric. Isso significa ter uma gestão centrada no funcionário, ou seja, entender que o capital humano da empresa é o seu maior bem mercadológico.
A Forbes, em seu caderno de liderança, publicou um artigo sobre os 5Cs da cultura employee-centric. São eles:
- Comprometimento;
- Cuidado;
- Comunicação;
- Celebração;
- Comunidade.
Com a promoção destes 5 valores dentro da empresa, é possível construir um ambiente employee-centric e promover o bem-estar por meio de um espaço seguro para debates, cuidados pessoais e profissionais e celebração da diversidade e da coletividade.
De modo a materializar essas ideias em atitudes práticas, acompanhe a seguir 10 dicas de como promover o bem-estar no trabalho!
10 dicas de como promover o bem-estar no trabalho aos funcionários
![imagem de duas mulheres sentadas olhando para um homem em pé a lado delas segurando uma folha](/local/wp-content/uploads/2022/04/bem-estar-no-trabalho-10-dicas-de-como-promover-o-bem-estar-no-trabalho-aos-funcionarios.webp)
Promover o bem-estar no trabalho aos funcionários não é impossível. Basta que o planejamento esteja bem delineado, que as decisões sejam tomadas com base em empatia e cuidado e que a empresa forneça infraestrutura para sua implementação.
O que pode faltar, talvez, sejam ideias de atitudes e atividades práticas para inserir nas relações do trabalho. Mas não se preocupe, com essas 10 dicas, você terá uma boa base para elevar o bem-estar dos seus profissionais rapidamente.
1. Crie workshops e palestras para promover a importância da saúde mental
Não basta que a importância da saúde mental seja apenas uma recomendação médica, ou que esteja na cartilha de boas práticas da empresa. É preciso que o assunto seja adicionado às pautas das reuniões e que seja amplamente difundido pelos líderes de setor.
Para isso, a melhor ferramenta é a adição de workshops e palestras sobre saúde mental e encorajar os colaboradores a frequentá-las. Mais do que isso, promover uma cultura de comunicação livre e apadrinhamento pode fazer a diferença.
2. Realize pesquisas de clima e satisfação
Muitas vezes, o colaborador insatisfeito não reivindica os seus direitos. Isso ocorre por conta do receio de perder o emprego, de ser julgado pelos pares ou mesmo por não saber como expressar seu descontentamento.
Uma boa forma de dar voz ao profissional é através de pesquisas de clima e satisfação. Quando a empresa institucionaliza o debate e demonstra abertura para críticas, o trabalhador se sente empoderado para se tornar um agente ativo da mudança.
3. Trabalhe o employee voice
E por falar em dar voz ao funcionário, o employee voice (voz do funcionário, em inglês) é uma forma de facilitar o processo de comunicação dentro da empresa.
Ele consiste em promover a comunicação dos colaboradores com o empregador e a participação coletiva nas decisões da empresa. Estimula-se uma resolução de problemas de baixo para cima, ou seja, os colaboradores são os primeiros a apresentarem soluções viáveis.
4. Tenha uma cultura de feedbacks recorrentes
Feedback não é apenas uma palavra da moda; é uma ferramenta essencial para refinar as relações de trabalho e nortear o colaborador na direção que a empresa deseja.
Ao estabelecer uma cultura de feedbacks recorrentes, é possível proporcionar à equipe uma cultura de desenvolvimento profissional pautada pela visão construtiva do outro.
É importante frisar que feedbacks negativos, ou embasados pela técnica da psicologia reversa, não produzem os resultados almejados. Para que se alcance o bem-estar no trabalho, os feedbacks precisam partir de um lugar de cuidado e positividade.
5. Promova a prática de ginástica laboral
Outro ponto muito importante quando o assunto é o bem-estar do colaborador é a sua saúde física. O estímulo da prática de exercícios físicos pode começar pela ginástica laboral. Para isso, alguns minutos durante o expediente de trabalho serão suficientes.
Além de promover alongamento e condicionamento físico, a ginástica laboral também pode auxiliar com os danos causados por problemas ergonômicos no ambiente de trabalho, como cadeiras desconfortáveis, a posição do teclado e a ausência de apoio para os pés.
6. Promova momentos de descontração e de pausas
Uma das formas de humanizar as relações de trabalho e valorizar as individualidades dos seus colaboradores é promovendo momentos de respiro na empresa.
A Google, por exemplo, é referência na cultura de satisfação dos colaboradores ao promover espaços para recreação e relaxamento em seus escritórios.
Isso pode ser alcançado ao estimular jogos, atividades cooperativas, rodas de conversas e estimular o coffee break ao longo da jornada de trabalho.
7. Tenha um bom plano de carreira
Lembre-se de que o colaborador tem suas próprias ambições e anseios, que são prévios à sua entrada na empresa e podem facilmente ser alinhados aos seus objetivos e metas. Por isso, ter um bom plano de carreira é essencial.
Promoções internas, upgrade de patamar salarial, reconhecimento por mérito e por tempo de serviço são algumas formas de alavancar a carreira dos seus funcionários. Assim, a sensação de pertencimento aumenta e o colaborador “veste a camisa” da empresa.
8. Cuide do bem estar financeiro
Além do plano de carreira, é importante também assegurar que os seus funcionários estejam satisfeitos em relação aos seus salários. Uma forma de assegurar que os pagamentos sejam justos é consultar o Plano de Cargos e Salários (PCS) da empresa.
Quando o colaborador se sente amparado economicamente, ele não pensa em aceitar propostas da concorrência, o que reduz o turnover. Além disso, ele também se sente mais engajado para trabalhar, diminuindo os índices de presenteísmo.
9. Tenha uma cultura de horários flexíveis
![imagem de uma mulher sentada na frente de um computador e olhando para seu relógio de pulso](/local/wp-content/uploads/2022/04/bem-estar-no-trabalho-tenha-uma-cultura-de-horarios-flexiveis.webp)
Uma das heranças mais prejudiciais das relações de trabalho do passado é o excesso de rigidez. Entende-se que, ao submeter o funcionário a um regime meticuloso de horários, ele será mais produtivo.
No entanto, a realidade é outra. Estudos apontam que 29% dos trabalhadores brasileiros que deixaram seus empregos em 2021 alegam a falta de flexibilidade como a razão da sua decisão.
Além de uma necessidade de mercado, promover flexibilidade de horários nas empresas também atende uma demanda crescente pela modalidade home office impulsionada pela pandemia do COVID-19.
10. Estimule a interação entre equipes e colaboradores
O principal mecanismo para a promoção do bem-estar no trabalho é lembrar que os seres humanos são criaturas sociais. Por isso, estimular a interação entre as equipes rende bons frutos, como otimização da comunicação entre setores e maior coletividade nas decisões.
A empresa é um quebra-cabeças que forma uma imagem só. Por isso, não faz sentido separar suas peças e tratá-las como se fossem imagens individuais. Estimular a colaboração e a parceria é uma forma de construir essa consciência de grupo.
Como isso tudo pode impactar na empresa?
A empresa começará a identificar alguns impactos causados pela promoção do bem-estar no trabalho ao seguir cada uma dessas 10 dicas. Algumas mudanças virão no âmbito social, outras, nos números e métricas da empresa. Por exemplo:
- Controle do estresse: conhecida como a doença do século, o estresse no trabalho é um dos maiores causadores de problemas cardíacos, depressão e ansiedade. Logo, ao promover o controle do estresse, a empresa também investe na prevenção de enfermidades futuras;
- Redução do absenteísmo: um funcionário motivado, que se sente visto e ouvido pela empresa onde trabalha, não terá razões para faltas injustificadas. Ele fará o possível para estar presente, pois entende que é parte de um todo e que sua presença é importante;
- Diminuição dos riscos de doenças ocupacionais: além da redução do estresse, outras doenças também são prevenidas através do foco no bem-estar, como a LER (lesão por esforço repetido) e os DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).
- Redução de gastos para contratar e treinar novos funcionários: com a diminuição do turnover, a rotatividade de funcionários é menor e os desfalques na equipe são prevenidos.
Conclusão
Bem-estar no trabalho não é um luxo. É possível compreender que quando a relação entre o colaborador e a empresa é de respeito e cuidado, ambas as partes lucram no processo.
Não cabe repetir os erros do passado, como rigidez, burocracia, salários imutáveis e pressão por resultados. É preciso pavimentar uma nova forma de se construir relações de trabalho, e compreender que os tempos mudaram.
As empresas, hoje, entendem a necessidade de conciliar a vida profissional e pessoal ao fazer do trabalho um ambiente harmônico, onde o funcionário possa sentir-se valorizado. Por isso, use e abuse dessas 10 dicas e faça acontecer a transformação na sua empresa!
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