Entenda como o employee voice pode ser vantajoso para sua empresa e saiba a importância de ouvir os colaboradores!
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Time Pontotel 23 de maio de 2023 Departamento Pessoal
Entenda como o employee voice pode ser vantajoso para sua empresa e saiba a importância de ouvir os colaboradores!
Você sabe para que serve e como aplicar o employee voice nas organizações? Saiba como ele pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio!
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O employee voice não é um conceito muito conhecido pelos colaboradores e pelas organizações. Entretanto, ele é essencial para o bom funcionamento da organização e das relações interpessoais.

Esse conceito diz respeito ao processo das empresas ouvirem, de forma atenta, os colaboradores, suas queixas, sugestões de melhorias, entre outros.

Para uma organização ser bem sucedida ela deve ouvir os profissionais que atuam diariamente a frente dos processos.

Diante da importância do tema, preparamos este artigo para explicar o que significa o employee voice, como a empresa pode adotar essa prática e quais as principais vantagens.

Veja a seguir quais os tópicos serão abordados:

Ficou interessado? Então acompanhe o artigo abaixo!

Boa leitura!

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O que significa employee?

Traduzindo para o português, employee significa empregado. Ou seja, é a pessoa contratada pela empresa para realizar determinada função. Para exercer essas atividades, o empregado recebe um salário mensal.

A escolha do empregado é feita através de processos seletivos que podem conter entrevista individual, entrevista com o RH e o gestor, dinâmica em grupo, entre outros.

O artigo 3º da CLT determina que:

Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”

Portanto, existe uma relação de trabalho entre empregado e empregador para cumprir as atividades previstas sob o recebimento de um salário.

O que é employee voice?

imagem de dois homens e uma mulher conversando e olhando para um tablet

Employee voice, traduzindo para o português significa a voz do colaborador. Este é um conceito que representa a relação de comunicação entre o colaborador e a empresa.

Ou seja, é quando a organização cria espaços para dar voz ao colaborador, onde ele pode expressar suas opiniões, ideias, dar feedbacks, entre outros. E nesse espaço não há julgamento sobre o que está sendo dito.

Quando a empresa passa a ouvir o que o funcionário tem a dizer, ela consegue transformar as sugestões em resultados, dessa forma os funcionários se sentem pertencentes a empresa e aumentam a produtividade.

O employee voice vai além do que apenas ouvir os colaboradores, esse processo deve fazer parte da cultura da empresa para que todos possam usufruir de uma boa comunicação.

Esse método determina a forma que o colaborador pode se comunicar com o gestor e dar a sua opinião sobre os procedimentos que estão sendo executados.

A troca de informações entre empregado e empregador, pode ocorrer através de mecanismos formais (ferramentas de comunicação, redes sociais corporativas, caixas de sugestões, etc) ou informais (conversas com gestores, feedbacks, e-mails, entre outros).

Para que serve?

O processo de employee voice serve para dar voz ao colaborador. Isto é, escutar o que o funcionário tem a dizer sobre os processos, a gestão, entre outros assuntos.

Através das sugestões dos colaboradores, a empresa pode otimizar e melhorar processos e solucionar problemas que estejam ocorrendo no dia a dia da empresa.

Algumas organizações têm a cultura de ouvir o funcionário, mas, na prática, não é o que acontece. Entretanto, não ouvir o que o colaborador tem a dizer, pode trazer impactos negativos para a organização.

Por que ouvir a opinião dos colaboradores é importante?

Uma boa comunicação é um dos pilares para o desenvolvimento do negócio. Através do diálogo, os líderes conseguem obter feedbacks dos funcionários e colocar em prática mudanças que vão auxiliar no crescimento da organização.

Os funcionários estão à frente da organização e do atendimento ao cliente, por isso, eles possuem informações sobre os processos que podem contribuir para um melhor funcionamento da empresa. 

Todo funcionário possui a necessidade de se sentir parte da empresa, e ouvir o que eles têm a dizer, é uma boa estratégia para promover esse sentimento. 

Entretanto, a escuta deve ser realizada com atenção e os gestores devem criar estratégias para colocar as sugestões em prática, assim, o colaborador contribui para os resultados positivos na organização.

Como isso impacta nos resultados da empresa?

Como dissemos, ouvir os colaboradores é muito importante para a organização. Pois, por meio dos feedbacks que os gestores realizam, é possível identificar em quais pontos a empresa pode melhorar.

Se as sugestões forem colocadas em prática, é possível melhorar os processos e trazer resultados positivos para a empresa.

Além disso, podemos destacar outras vantagens como:

  • Alinha os objetivos entre profissional e organização;
  • A organização consegue inovar as atividades e os processos;
  • Aumenta a produtividade da equipe;
  • Melhora a imagem da empresa no mercado.

A comunicação é capaz de integrar todos os funcionários da empresa, assim todos terão os conhecimentos necessários para atingir os objetivos desejados. 

É fundamental que todos saibam a missão, os valores e as metas da organização.

Principais vantagens e benefícios do employee voice

Por meio do employee voice a organização desenvolve uma gestão participativa. Nesse modelo de gestão, o colaborador pode dar sua opinião sobre os processos. 

Ele deixa de ser apenas um espectador e passa a fazer parte da tomada de decisões. Dessa forma os colaboradores se sentem úteis e responsáveis pelo sucesso da empresa.

Vamos ver as principais vantagens de praticar o employee voice.

Melhorar os processos internos

Como dito anteriormente, ao ouvir os colaboradores, os líderes conseguem entender melhor como funcionam os processos e as atividades que são realizadas.

O colaborador tem o conhecimento para identificar os pontos de melhoria que vão otimizar a execução das tarefas. Por isso, se os gestores desejam modificar algo, é de extrema importância consultar aqueles que estão à frente das tarefas.

Promove o engajamento

Quando o funcionário faz parte da tomada de decisão ele se sente mais motivado e engajado.

A motivação é por saber que as suas sugestões foram aceitas pelos gestores e que a empresa está buscando aplicá-las no dia a dia da organização.

Dessa forma, o funcionário está mais comprometido com a empresa.

Agilidade na tomada de decisão

Na gestão participativa, as decisões são tomadas de forma mais democrática e dando preferência para ouvir as pessoas que serão afetadas por ela.

Os colaboradores também possuem autonomia para tomar decisões mais específicas sobre os processos.

O employee voice é praticado por empresas que valorizam seus colaboradores e se preocupam com a opinião deles para a tomada de decisão.

Melhora o clima organizacional

Quando o employee voice é colocado em prática o profissional se sente mais valorizado e motivado.

Como consequência, a organização consegue proporcionar um ambiente de trabalho mais leve e tranquilo para que os profissionais consigam trabalhar e expor suas ideias sem julgamentos.

Um bom clima impacta positivamente a empresa.

Como estimular o employee voice na empresa?

Já sabemos que adotar o employee voice é fundamental para as empresas. Agora, vamos entender como as organizações podem estimular essa prática como parte da cultura organizacional.

Veja a seguir.

Tenha uma liderança preparada

A liderança deve estar preparada para ouvir o que o colaborador tem a dizer e isso deve ser uma prioridade para os líderes.

Assim, os colaboradores se sentem à vontade com os gestores para poder expressar suas ideias e opiniões.

Invista numa boa comunicação interna

imagem de dois homens e duas mulheres sentados ao redor de uma mesa conversando e mexendo em um computador

Algumas organizações utilizam a comunicação apenas para discutir informações básicas.

Entretanto, é importante utilizar recursos para expandir a comunicação. 

Para isso, podem ser utilizados fóruns, canais de ouvidorias, e-mails de comunicação, entre outros. Essas ferramentas podem ser utilizadas na comunicação e o objetivo é atingir todos os colaboradores.

Assim, todos estarão por dentro do que está acontecendo na empresa.

Tenha um canal aberto para opiniões na empresa

A empresa deve incentivar os profissionais a manifestarem suas ideias. No começo, os funcionários podem não se sentir confortáveis para dar a opinião. Portanto, a empresa pode utilizar a caixa de sugestões física ou on-line.

Porém, essa não é a única ação que a empresa deve realizar para ouvir o colaborador. É importante fazer reuniões periódicas para escutar os funcionários. Assim, ele vai se sentindo mais confortável e mais seguro para dar suas ideias e sugestões.

Envolva as áreas

Para que a comunicação seja eficiente, a organização deve integrar e comunicar todas as áreas. 

Os líderes devem se comunicar com todos os colaboradores, independente do nível hierárquico. É fundamental, que todas as áreas sejam envolvidas no processo de comunicação.

Realize o brainstorming

O brainstorming é uma técnica de compartilhamento de ideias espontâneas. Ou seja, é uma reunião que inclui funcionários de diferentes áreas, onde podem ser discutidas novas ideias para atingir um objetivo.

Nessa reunião, não há julgamentos sobre as sugestões, pois elas podem ser a base para desenvolver ideias mais adequadas.

Dessa forma, o brainstorming pode auxiliar o employee voice, criando mais um espaço onde o colaborador pode se expressar de forma segura e sem críticas.

Coloque em prática a escuta ativa

A escuta ativa é o processo de ouvir atentamente e compreender o que está sendo dito. É comum que as pessoas escutem o outro, mas que não prestem atenção no que está sendo falado.

Nas relações interpessoais, é fundamental que a escuta seja ativa. Dessa forma, é demonstrado interesse real no que o interlocutor está falando. 

Para que a escuta ativa ocorra com êxito, não deve haver julgamentos. Apenas ouvir de forma atenta e respeitar o que está sendo dito. Pois, uma boa comunicação, é essencial para atingir os objetivos desejados.

Qual o papel do RH ao colocar o employee voice em ação?

A comunicação interna é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o processo de comunicação na organização.

O objetivo é melhorar a forma que a comunicação é feita entre a empresa e os colaboradores e entre diferentes áreas.

O employee voice melhora a forma que os gestores se comunicam com a equipe. Assim, o entendimento sobre os processos é mais eficaz e, consequentemente, as atividades são executadas com menor taxa de erros.

Vamos descobrir a seguir, como o RH pode colocar o employee voice em ação.

Identificar os melhores meios de comunicação

O RH é responsável por identificar qual o melhor meio de comunicação que a empresa deve utilizar para realizar a comunicação interna.

Lembrando que existem várias opções como, intranet, aplicativos, mural, jornal, redes sociais, entre outros.

A empresa e o RH devem identificar o que melhor se encaixa no modelo de negócio.

Faça integração entre a equipe

A integração de colaboradores é uma estratégia criada pelo RH onde os membros da equipe vão se apresentar e conhecer os colegas.

O RH pode criar dinâmicas ou outras ações que vão facilitar a integração entre as pessoas.

Envolva os gestores

Para que o RH consiga colocar em prática o employee voice é importante que os gestores também façam parte desse processo e entendam a importância dele para o desenvolvimento da organização.

Se o RH propor ações que serão barradas pela gestão, as ações não vão atingir os resultados propostos.

Portanto, é fundamental que os gestores atuem de forma ativa nas ações realizadas pelo RH e ajudem no crescimento da organização.

Podemos ver como o RH é fundamental para que a empresa consiga colocar em prática o employee voice. Além de alinhar os objetivos, a comunicação interna é mais fluida.

Conclusão

imagem de três homens e uma mulher sentados em uma mesa olhando para um computador

Ao longo deste artigo podemos entender o que é employee voice e qual a importância desse conceito para as organizações.

Quando as empresas adotam esse conceito como parte da cultura organizacional, ela passa a ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre os processos, a gestão, o funcionamento das atividades entre outros.

Para que a empresa cresça, é necessário possuir uma equipe engajada e produtiva. Entretanto, se ela não escuta o funcionário e as queixas deles, a organização terá uma equipe desmotivada e sem propósito.

Portanto, é fundamental que a organização pratique o employee voice e descubra como pode melhorar. Dessa forma, ela vai conseguir crescer e se destacar no mercado.

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