Vantagens da automatização de processos

vantagens-da-automatizacao-de-processos
Atualizado em

Você já pensou como seria se grande parte dos processos das empresas não fossem automatizados? 

Provavelmente, uma das principais consequências seria não termos tantas opções de produtos e serviços no mercado.

Afinal, com a produção manual, a fabricação de produtos e prestação de serviços iria levar muito mais tempo do que o normal. 

E no dia a dia de uma empresa também seria assim. Por essa razão, é certo que a automatização de processos trouxe para as pessoas, profissionais e empresas uma série de benefícios.

Podemos citar algum deles como: maior qualidade de vida, praticidade, dinamismo e soluções de problemas.

Em uma empresa, a automatização de processos pode fazer com que os departamentos fiquem mais eficientes. Fazendo com que o negócio consiga se destacar em meio à concorrência e sobreviver de maneira sustentável no mercado.

Pensando nisso, nós elaboramos este texto para explicar mais sobre o que é a automatização de processos e também te mostrar quais são os seus principais benefícios e vantagens.

Falaremos sobre:

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Está preparado?

Afinal, o que é a automatização de processos?

De forma básica, a automatização de processos se trata da utilização das inovações e desenvolvimento tecnológicos para tornar os processos de uma empresa mais simples e otimizados.

Para isso, são utilizadas ferramentas, sistemas integrados, mudanças de estrutura organizacionais, máquinas otimizadas e processos mais simples que geram resultados.

Algumas ferramentas de automatização de processos são a inteligência artificial, sistemas como o Big Data, CRM, ERP, e máquinas como drones e impressoras 3D.

Com o conjunto dessas ferramentas, uma empresa pode fabricar os seus produtos com mais qualidade, além de permitir uma entrega mais rápida e garantir a satisfação e a experiência dos seus clientes.

Além disso, no caso de indústrias, por exemplo, a automatização de processos também permite que o produto final possa ser mais sustentável, e assim, contribuir com a preservação do meio ambiente.

Resumindo, a automatização de processos é utilizar a tecnologia para solucionar as necessidades e tornar os processos mais simples e eficientes.

Qual a diferença entre automação e automatização?

Muitas pessoas têm dúvidas acerca das palavras “automação” e automatização” e quais suas diferenças e semelhanças. Ainda que semelhantes, os seus conceitos divergem em alguns aspectos.

Por sua vez, a automação é quando uma atividade não precisa necessariamente de esforço humano ou mão-de-obra. Ou seja, nesta situação, a tarefa pode ser realizada parcialmente ou totalmente sem a interferência de pessoas.

Esses desenvolvimentos de automação normalmente são derivados da Inteligência Artificial, que cria dispositivos capazes de realizarem suas atividades sem intervenção humana.

Já na automatização, existe o trabalho de profissionais para programar, gerenciar e ainda controlar a ação. Ou seja, sem a mão-de-obra, uma atividade não é concluída.

No entanto, mesmo a automação e automatização são essenciais dentro de uma empresa. O ideal é que esses dois conceitos possam se complementar e, juntos, gerarem cada vez mais resultados para a organização!

E quais são as vantagens da automatização de processos?

Agora que você já sabe sobre o que se trata a automatização de processos, abaixo, verá quais são as suas principais vantagens e benefícios. Por essa razão, continue nos acompanhando! Vamos lá:

1- Aumento da produtividade

Não poderíamos começar a falar das vantagens da automatização de processos de outro jeito.

Afinal, um dos benefícios visíveis é que, quando uma empresa consegue ter um volume ampliado de produção em menos tempo, ela também é mais produtiva e consegue entregar resultados maiores.

Vamos utilizar o exemplo de uma indústria que fornece seringa de insulina. A automatização de processos faz com que a empresa utilize menos recursos e matérias-primas para desenvolver o seu produto, assim como o mesmo também é entregue com mais qualidade e em um prazo mais rápido.

Além disso, a manutenção de máquinas e equipamentos utilizados para a fabricação da seringa de insulina também faria com que as mesmas pudessem evitar falhar e riscos, e assim, reduzir as chances de problemas maiores no futuro.

Resumindo, recorrer à automatização de processos vai melhorar o desempenho geral da empresa e ampliar a padronização, aumentando a produtividade.

2- Integração dos setores

Outra das maiores vantagens da automatização de processos é que, com a reunião de softwares que utilizam como base os dados e informações da sua empresa, fica muito mais simples de integrar os setores.

Alguns softwares, além de fazerem a simplificação e integração de dados, também geram insights e ideias para que o gestor tenha a melhor tomada de decisão, assim como o líder de cada departamento.

O setor de recursos humanos, por exemplo, pode utilizar as informações de contabilidade e logística para criar os seus próprios indicadores e objetivos dentro da empresa.

Com um ciclo integrado, todos os departamentos estarão realizando atividades de forma alinhada e gerenciada.

3- Redução dos custos

Ao contrário do que muitas empresas acreditam, a automatização de processos não custa caro. Em alguns casos, é possível que a empresa tenha um investimento mais elevado, no entanto, o retorno é sempre mais atraente e acontece em curto prazo.

Ou seja, investindo na automatização de processos, a empresa será capaz de atender mais demandas com um menor custo. Ou seja, ela terá uma margem de lucro ampliada como o retorno do seu investimento.

O lucro também pode ser utilizado para investir em mais tecnologias e contratação de novos talentos.

Tudo dependerá dos objetivos e intenções da sua empresa! Mas uma coisa é certa: com a melhoria contínua, os resultados vão sendo cada vez mais otimizados e a empresa poderá se desenvolver.  

Agora que você já sabe tudo sobre a automatização de processos e quais os seus benefícios, o que acha de adotá-la em sua empresa e obter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Rolar para cima
WhatsApp chat