Vantagens da automatização de processos

vantagens-da-automatizacao-de-processos

Você já pensou como seria se grande parte dos processos das empresas não fossem automatizados? 

Provavelmente, uma das principais consequências seria não termos tantas opções de produtos e serviços no mercado.

Afinal, com a produção manual, a fabricação de produtos e prestação de serviços iria levar muito mais tempo do que o normal. 

E no dia a dia de uma empresa também seria assim. Por essa razão, é certo que a automatização de processos trouxe para as pessoas, profissionais e empresas uma série de benefícios.

Podemos citar algum deles como: maior qualidade de vida, praticidade, dinamismo e soluções de problemas.

Em uma empresa, a automatização de processos pode fazer com que os departamentos fiquem mais eficientes. Fazendo com que o negócio consiga se destacar em meio à concorrência e sobreviver de maneira sustentável no mercado.

Pensando nisso, nós elaboramos este texto para explicar mais sobre o que é a automatização de processos e também te mostrar quais são os seus principais benefícios e vantagens.

Falaremos sobre:

Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Está preparado?

Afinal, o que é a automatização de processos?

De forma básica, a automatização de processos se trata da utilização das inovações e desenvolvimento tecnológicos para tornar os processos de uma empresa mais simples e otimizados.

Para isso, são utilizadas ferramentas, sistemas integrados, mudanças de estrutura organizacionais, máquinas otimizadas e processos mais simples que geram resultados.

Algumas ferramentas de automatização de processos são a inteligência artificial, sistemas como o Big Data, CRM, ERP, e máquinas como drones e impressoras 3D.

Com o conjunto dessas ferramentas, uma empresa pode fabricar os seus produtos com mais qualidade, além de permitir uma entrega mais rápida e garantir a satisfação e a experiência dos seus clientes.

Além disso, no caso de indústrias, por exemplo, a automatização de processos também permite que o produto final possa ser mais sustentável, e assim, contribuir com a preservação do meio ambiente.

Resumindo, a automatização de processos é utilizar a tecnologia para solucionar as necessidades e tornar os processos mais simples e eficientes.

Qual a diferença entre automação e automatização?

Muitas pessoas têm dúvidas acerca das palavras “automação” e automatização” e quais suas diferenças e semelhanças. Ainda que semelhantes, os seus conceitos divergem em alguns aspectos.

Por sua vez, a automação é quando uma atividade não precisa necessariamente de esforço humano ou mão-de-obra. Ou seja, nesta situação, a tarefa pode ser realizada parcialmente ou totalmente sem a interferência de pessoas.

Esses desenvolvimentos de automação normalmente são derivados da Inteligência Artificial, que cria dispositivos capazes de realizarem suas atividades sem intervenção humana.

Já na automatização, existe o trabalho de profissionais para programar, gerenciar e ainda controlar a ação. Ou seja, sem a mão-de-obra, uma atividade não é concluída.

No entanto, mesmo a automação e automatização são essenciais dentro de uma empresa. O ideal é que esses dois conceitos possam se complementar e, juntos, gerarem cada vez mais resultados para a organização!

E quais são as vantagens da automatização de processos?

Agora que você já sabe sobre o que se trata a automatização de processos, abaixo, verá quais são as suas principais vantagens e benefícios. Por essa razão, continue nos acompanhando! Vamos lá:

1- Aumento da produtividade

Não poderíamos começar a falar das vantagens da automatização de processos de outro jeito.

Afinal, um dos benefícios visíveis é que, quando uma empresa consegue ter um volume ampliado de produção em menos tempo, ela também é mais produtiva e consegue entregar resultados maiores.

Vamos utilizar o exemplo de uma indústria que fornece seringa de insulina. A automatização de processos faz com que a empresa utilize menos recursos e matérias-primas para desenvolver o seu produto, assim como o mesmo também é entregue com mais qualidade e em um prazo mais rápido.

Além disso, a manutenção de máquinas e equipamentos utilizados para a fabricação da seringa de insulina também faria com que as mesmas pudessem evitar falhar e riscos, e assim, reduzir as chances de problemas maiores no futuro.

Resumindo, recorrer à automatização de processos vai melhorar o desempenho geral da empresa e ampliar a padronização, aumentando a produtividade.

2- Integração dos setores

Outra das maiores vantagens da automatização de processos é que, com a reunião de softwares que utilizam como base os dados e informações da sua empresa, fica muito mais simples de integrar os setores.

Alguns softwares, além de fazerem a simplificação e integração de dados, também geram insights e ideias para que o gestor tenha a melhor tomada de decisão, assim como o líder de cada departamento.

O setor de recursos humanos, por exemplo, pode utilizar as informações de contabilidade e logística para criar os seus próprios indicadores e objetivos dentro da empresa.

Com um ciclo integrado, todos os departamentos estarão realizando atividades de forma alinhada e gerenciada.

3- Redução dos custos

Ao contrário do que muitas empresas acreditam, a automatização de processos não custa caro. Em alguns casos, é possível que a empresa tenha um investimento mais elevado, no entanto, o retorno é sempre mais atraente e acontece em curto prazo.

Ou seja, investindo na automatização de processos, a empresa será capaz de atender mais demandas com um menor custo. Ou seja, ela terá uma margem de lucro ampliada como o retorno do seu investimento.

O lucro também pode ser utilizado para investir em mais tecnologias e contratação de novos talentos.

Tudo dependerá dos objetivos e intenções da sua empresa! Mas uma coisa é certa: com a melhoria contínua, os resultados vão sendo cada vez mais otimizados e a empresa poderá se desenvolver.  

Agora que você já sabe tudo sobre a automatização de processos e quais os seus benefícios, o que acha de adotá-la em sua empresa e obter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais. 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima