Transformação Digital: principais impactos, benefícios e como adotar na sua empresa e RH!

imagem com foco em um computador e um tablet com gráficos na tela

A transformação digital se tornou, atualmente, um dos maiores objetivos a serem alcançados pelas organizações, o seu “modo de fazer” ainda é um pouco variado, mas engana-se quem pensa que apenas adotar a tecnologia na rotina e nos processos já é estar fazendo parte da transformação digital. 

Aliás, se a sua empresa tem essa crença as chances de estar remando de forma contrária são grandes. De acordo com a Pesquisa Global da McKinsey sobre transformações digitais, feita em 2018, 16% dos entrevistados relataram terem obtido sucesso nessa empreitada e melhorado o desempenho da organização sustentando a mudança a longo prazo. 

Por outro lado, 7% afirmaram que o desempenho da empresa melhorou, mas as transformações não foram sustentadas no longo prazo. 

Com base nesses dados podemos tirar duas conclusões, a primeira é que se a sua empresa busca fazer uma transformação digital saiba que ela não tem um ponto final, se trata de algo contínuo que precisa ser trabalhado diariamente.  

E a segunda, é que apenas o investimento em ferramentas digitais não realiza essa mudança de forma automática, então, se você quer saber mais sobre a transformação digital continue sua leitura, aqui falaremos sobre:

Boa leitura!

banner pontotel acompanhamento em tempo real

O que é transformação digital?

A  transformação digital está principalmente relacionada à inserção de ferramentas digitais na rotina de uma empresa, mas, essa não é a definição completa. Ela é ainda mais ampla e está baseada em três pilares fundamentais: tecnologia, pessoas e processos. 

Esses três pilares em conjunto transformam uma empresa e fazem com que ela busque a eficiência máxima de dentro para fora, ou seja, impactando seus colaboradores e seu público externo.

Então redefinindo, a transformação digital é uma mudança estrutural que modifica os processos operacionais, a cultura e as práticas de uma empresa.

Como ocorreu a transformação digital ao longo dos anos?

É difícil determinar um marco para a transformação digital, quando e como ela começou, afinal desde a primeira revolução industrial as máquinas passaram a revolucionar processos dentro de companhias. 

Contudo, muitos especialistas concordam que a transformação digital, como conhecemos hoje, foi marcada pela invenção do computador e posteriormente pela internet. Ao longo dos anos, só vimos essa tecnologia crescer e se expandir, hoje temos o big data, a computação em nuvem, a inteligência artificial e diversas outras tecnologias que tornam o nosso mundo totalmente digital, com interações o tempo todo. 

Neste momento, enquanto você lê este artigo, alguém pode estar pedindo uma comida por um aplicativo, compartilhando um arquivo pela nuvem, ou fazendo uma simples pesquisa no Google. O fato é que a transformação digital impactou o nosso cotidiano de diversas maneiras, e principalmente mudou as formas de trabalho, como veremos no tópico a seguir. 

Quais os principais impactos da transformação digital?

imagem de uma pessoa com um tablet na mão

Os principais impactos da transformação digital podem ser vistos em três esferas: física,  cognitiva e cultural. 

Física

A mudança da estrutura física para a estrutura em nuvem demonstra um marco da transformação digital. Há alguns anos, para se transportar um arquivo de um lugar para outro era necessário uma mídia física, hoje em dia basta dar alguns cliques e hospedar esse arquivo na nuvem, dessa forma ele pode ser acessado de qualquer lugar em qualquer momento. 

Atualmente, não precisamos mais de estruturas físicas tanto quanto antes, já que a estrutura em nuvem nos conecta e nos proporciona a transmissão de informações a qualquer momento. 

Cognitiva

O campo cognitivo também foi fortemente modificado por essa transformação, hoje em dia máquinas são capazes de interpretar dados e, a partir de uma programação, podem fazer um papel que antes se resumia a uma tarefa manual e operacional. 

Para além, as novas tecnologias são capazes de até mesmo antecipar decisões, desvendar comportamentos e fazer análise de diversos dados. 

Cultural

A cultura também foi uma esfera bastante impactada pela transformação digital, afinal toda transformação passa por diversas mudanças culturais. Além disso, não se pode adotar ferramentas revolucionárias se o seu público não estiver pronto para recebê-las. 

A cultura digital influencia na mudança de pensamento e comportamentos, e até mesmo na estrutura das organizações. Nesse novo cenário é preciso estar aberto a inovações, pensamentos e até mesmo formas de agir no cotidiano. 

O surgimento de startups de tecnologia na era digital

Não podemos negar que as startups deram uma boa despertada no mundo corporativo e até mesmo moldou novas tendências, como: agilidade, aprendizagem contínua, mudanças na hierarquia, autogestão, equipes multidisciplinares e flexibilidade. 

Esses valores trazidos pelas startups transformaram as companhias mais tradicionais, além de que, as startups geralmente trazem serviços ligados a tecnologia, então podemos dizer que elas estão mais habituadas a um mundo digital o que facilita a sua sobrevivência e expansão na era digital. 

Como a transformação digital otimizou processos nas empresas?

Ter ao alcance das mãos ferramentas digitais agrega mais produtividade e um melhor desempenho para as organizações. Isso faz com que processos demorados se tornem mais rápidos, e consequentemente melhores.

Mas, falaremos melhor sobre essa questão no próximo tópico. 

Transformação digital no RH: principais áreas e benefícios

imagem de um homem sorrindo e acenando para a tela do computador

Para falar sobre a transformação digital no RH, vamos fazer uma pergunta: Você já imaginou o quanto custou para sua empresa ensinar o RH ou Departamento Pessoal a operar sistemas tradicionais de controle de jornada

Com certeza esse custo reduziria se a empresa optasse por um sistema mais moderno, que fosse de rápido aprendizado e acima de tudo, que fizesse boa parte do trabalho operacional deixando para o RH somente a parte de gestão. 

Agora outra pergunta, quantos talentos a sua empresa perdeu por se recusar a avançar junto com as tendências de gestão de pessoas?

Pode não ter sido muitos, mas uma empresa que não avança se mantém menos competitiva e consequentemente se torna menos atrativa para novos talentos

Podemos dizer que a era digital no RH trouxe novas ferramentas para o setor, e principalmente, ferramentas que melhoram os processos manuais e operacionais, acabando com a papelada ou processos demorados. 

Ela também nos trouxe a inteligência artificial que é muito utilizada no recrutamento e seleção, diminuindo o tempo gasto nesse processo e fazendo uma verdadeira peneira nos candidatos colocando em evidência aqueles que tem mais a ver com a organização. 

Por fim, ela modificou a gestão de pessoas como um todo, trazendo novas ideias de gestão, ferramentas e inovação. 

Benefícios da transformação digital nas empresas

A transformação digital agrega diversos benefícios em uma organização, entre os principais podemos destacar:

  • Redução de custos
  • Processos mais ágeis e eficientes
  • Menos burocracia e processos manuais

Vejamos melhor um a um:

Redução de custos

Quando se fala em redução de custos e transformação digital podemos até ficar com dúvidas, já que a inserção de tecnologia geralmente representa um investimento. 

Mas, podemos dizer que esse custo se paga sozinho pois, ao passo que sua empresa se torna mais moderna ela se torna mais eficiente, então ela pode começar a ver redução de custos reais nos gastos com processos ineficientes, e até mesmo na ocorrência de erros. 

Processos mais ágeis e eficientes

As ferramentas digitais atuais foram feitas para tornar a nossa rotina mais ágil, e a prova disso é que como vimos, o tempo inteiro existe uma troca de informações em algum lugar do mundo. 

A transformação digital promove uma troca de informações e processos mais ágeis dentro da sua empresa. Ela também promove uma forma de trabalho mais acelerada, o que torna tudo mais ágil e o processo mais eficiente. 

Para usar um exemplo, vamos pensar no cálculo de horas trabalhadas, em algumas empresas esse cálculo é feito por meio de planilhas, já em outras esse cálculo é feito por meio de um sistema de ponto automatizado, o que elimina essa tarefa do fechamento de ponto e consequentemente torná-lo mais ágil. 

Menos burocracia

A automatização e autonomia são valores presentes quando se fala em transformação digital, justamente por se tratar de inovação, ninguém se reinventa preso a hierarquias e falta de autonomia.

Por isso, a confiança nos colaboradores traz como benefício menos burocracia para a empresa. 

controle de jornada digital e gestao de pessoas

Principais e próximas tendências da transformação digital

imagem de uma mulher usando um óculos de realidade virtual

Até aqui vimos quais os pilares da transformação digital e o que ela agrega para a empresa. Mas, ainda não falamos sobre as principais tendências dessa transformação para daqui em diante. 

Sabemos que durante a pandemia causada pela COVID-19, diversas empresas tiveram que implementar ferramentas digitais na marra para poder sobreviver, elas não tiveram um certo tempo para se preparar ou tomar essa decisão por conta própria, como ocorre geralmente com as empresas que resolvem adotar essa estratégia. 

Mesmo assim, podemos dizer que as transformações ocorridas irão permanecer mesmo após o fim desse período e por isso, elas podem ser consideradas tendências da transformação digital, veja quais são: 

Ferramentas em nuvem

Mais do que nunca a tecnologia em nuvem demonstrou seu valor para as organizações. A necessidade de ter que acessar dados trabalhando remotamente fez com que diversas empresas repensassem o uso daqueles softwares físicos que não possuem mobilidade. 

Contudo, as ferramentas em nuvem já faziam parte da rotina daquelas que buscavam a transformação digital, lembre-se, agilidade, inovação e melhorias de processos são pontos principais dessa transformação.

 E, agora, a computação em nuvem tem a tendência de ser ainda mais forte pois já mostrou-se extremamente necessária. 

Entre os principais benefícios dessa tecnologia podemos destacar sua acessibilidade, flexibilidade e rápida atualização.

Trabalho remoto

O trabalho remoto não é uma ferramenta digital mas precisa de uma grande transformação para poder funcionar, embora já fosse visto antes da pandemia, com ela a sua adesão se tornou ainda maior. 

A verdade é que, para se adotar o trabalho remoto com eficiência é necessário investir na transformação digital com ferramentas em nuvem, mudança de cultura, mudança de pensamento e por isso, esse modelo de trabalho está entre uma das principais tendências da transformação digital. 

Segurança de dados

Com maior facilidade de troca de informações a preocupação com a segurança de dados tornou-se presente e é uma tendência relacionada à transformação digital. 

Diversas vezes ouvimos falar sobre o vazamento de dados em massa, e por isso, ao pensar em transformação digital as empresas precisam se preocupar com a segurança de seus dados e a segurança de suas ferramentas.  

Aqui no Brasil,  a Lei Geral de Proteção de Dados impulsionou essa preocupação com segurança e fez com que as empresas se mexessem para adaptar seus processos, a dica aqui é, ao pensar em transformação digital já pense na segurança dos dados e como estar em conformidade com essa lei. 

Foco na experiência do colaborador

Por fim, a experiência é algo cada vez mais buscado por colaboradores, investir em tecnologias sem o devido cuidado pode fazer com que essa experiência seja ruim, por isso uma das tendências da transformação digital é o foco na experiência do colaborador. 

Uma boa forma de exemplificar é que não basta adotar a tecnologia por tecnologia, ela precisa fazer sentido, ter uma boa interface e principalmente servir como um braço direito do colaborador para potencializar a sua capacidade de trabalho e produtividade. 

Como adotar a transformação digital na empresa?

Existem diversas maneiras de começar uma transformação digital na sua empresa, para esse texto separamos quatro pontos que marcam um início positivo para ela, são eles:

  • Tomada de decisão 
  • Mudança de cultura 
  • Defensores da ideia
  • Invista em tecnologias que façam sentido 

Tomada de decisão 

Toda transformação começa pela tomada de decisão, sua empresa precisa saber o porquê quer iniciar essa transformação e o que ela almeja conseguir com ela. Mais produtividade? Aumento de recursos? Mudanças organizacionais?

Essa pergunta precisa ser respondida para que todo o resto se desenvolva, claro que uma transformação mexe com todas as estruturas da empresa e impacta diversas áreas, porém ter um objetivo central ajuda a mensurar se a organização está indo no caminho certo ou está tendo insucesso na transformação.  

Mudança de cultura 

Se a sua empresa tem uma cultura engessada baseada em hierarquias e muitos níveis a serem consultados antes de tomar uma decisão, é melhor repensar a decisão de transformá-la. 

A colaboração e adaptação às novas ferramentas e modelos de gestão são cruciais para a mudança de cultura e consequentemente para a transformação digital, a empresa precisa implementar práticas que vão de encontro à tecnologia e os novos processos. 

Defensores da ideia

A adesão à transformação digital também depende de pessoas dispostas a defenderem essa ideia, e geralmente líderes e gestores precisam ser os maiores defensores da transformação digital. 

Ter pessoas na gestão alinhadas e empenhadas na transformação acelera o processo, derruba barreiras e passa mais confiança aos demais colaboradores. 

Invista em tecnologias que façam sentido 

Por fim, como falamos diversas vezes ao longo desse texto, a tecnologia por tecnologia não garante uma transformação digital para sua empresa. 

As ferramentas digitais que a companhia decidir agregar nesse processo precisam fazer sentido com a estratégia. Simplificando isso, vamos imaginar que o seu setor de RH sofra todo mês com o controle de jornada dos colaboradores, todo mês o setor dedica um esforço de horas a fio para esse processo, e com certeza se tivessem uma ferramenta melhor conseguiriam reduzir em mais da metade o tempo gasto com isso. 

Mas, na tentativa de agregar qualquer ferramenta e “digitalizar o RH”,  a empresa decidiu investir em uma plataforma voltada para avaliação de desempenho. 

Faz todo sentido ter uma plataforma voltada para isso, mas note, o problema da empresa era outro, se a empresa investisse em um software de ponto moderno, conseguiria melhorar o trabalho do RH, traria mais satisfação para os funcionários, reduziria custos e o todo o processo operacional e de quebra ainda estaria dando seus primeiros passos rumo a transformação digital. 

Entendeu como as ferramentas que você agregar precisam fazer sentido e serem aplicadas no momento certo? A transformação digital diz respeito à melhoria contínua de processos e cultura em uma empresa apoiando-se na tecnologia

Portanto, é importante primeiro resolver um gargalo e depois pensar em outra tecnologia que vem para agregar mais valor. 

Como a PontoTel auxilia na transformação digital para o RH?

imagem de uma pessoa usando o sistema pontotel no computador e celular

O PontoTel é uma ferramenta de controle de ponto, governança e gestão que tem modificado o dia a dia de diversas empresas e auxiliado em sua trajetória rumo à transformação digital, ele representa a ruptura com ferramentas ineficientes do passado e toda a burocracia relacionada ao controle de jornada. 

Com a PontoTel sua empresa tem todas as fases da gestão de jornada ao seu alcance em um software sofisticado, automatizado e moderno. Se quiser saber mais sobre como ele funciona, agende agora mesmo uma demonstração gratuita!

próximos passos pontotel comercial

Conclusão

Esse foi um longo assunto, mas espero que você tenha entendido todos os aspectos da transformação digital e como ela traz uma nova perspectiva para a gestão da sua empresa

Aqui entendemos o que é a transformação digital, quais seus benefícios, suas principais tendências e como você pode adotá-la em sua empresa. Se gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais e continue nos acompanhando!

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima