Digitalização do RH: vantagens e como fazer

imagem de uma mulher na frente do computador com uma mão levantada e outra abaixada

A tecnologia tem mudado muitas coisas no mundo, inclusive a maneira como acontecem os processos dentro das empresas. E claro, no RH não foi diferente.

A cada ano, para empresas que valorizam a melhoria de processos, a digitalização do RH torna-se mais importante, principalmente nas atividades de recrutamento e seleção.

Ao longo dos anos, a digitalização de recursos humanos deixou de ser uma tendência, tornando-se uma condição necessária para as empresas que valorizam a otimização dos processos e mantêm a competitividade. Pensando nisso, preparamos este artigo para você aprender a digitalizar seu RH.

software controle de ponto reduz processos operacionais

Como acontece a digitalização do RH?

A tecnologia tem mudado muitas coisas no mundo, inclusive a maneira como acontecem os processos dentro das empresas. E claro, no RH não foi diferente.

A cada ano, para empresas que valorizam a melhoria de processos, a digitalização do RH torna-se mais importante, principalmente nas atividades de recrutamento e seleção.

Ao longo dos anos, a digitalização de recursos humanos deixou de ser uma tendência, tornando-se uma condição necessária para as empresas que valorizam a otimização dos processos e mantêm a competitividade. Pensando nisso, preparamos este artigo para você aprender a digitalizar seu RH.

Quais as vantagens de digitalizar o setor?

Sem dúvidas a principal vantagem nessa ação está em tornar o RH mais estratégico e ágil. Antigamente, grande parte dos processos da área eram feitos manualmente, desde a contratação até controle de ponto, folha de pagamento e muitos outros. 

Com a chegada da tecnologia, todo esse trabalho passou a ser otimizado e entregue até mesmo com menos erros.

Digitalizar o RH faz parte de empresas que querem potencializar o trabalho operacional e tornar a área mais estratégica. Dessa forma, é possível direcionar a energia dos profissionais de Recursos Humanos para outros esforços também importantes como o desenvolvimento de pessoas, implementação de novidades e acompanhamento de resultados.

Além disso, alguns outros benefícios em tornar o RH digital são:

  • Mais eficiência nos processos;
  • Mais produtividade para o time envolvido nas tarefas;
  • Segurança de dados e adequação à LGPD;
  • Centralização de informações;
  • Redução na quantidade de papéis;
  • Diminuição na perda de documentos;
  • Integração entre sistemas e ferramentas.

Quando deve iniciar a digitalização do RH?

Se o seu RH ainda passa pelas situações a seguir, está na hora de investir na digitalização do RH.

  1. Controle de ponto manual

O controle de ponto feito de maneira manual pode gerar muito tempo despendido de organização na hora do fechamento das folhas de pagamento. Por isso, a opção ideal é escolher um sistema de controle e registro de ponto online.

Com isso, essa ação diária e que reúne uma grande quantidade de informações passará a ser encontrada em um único lugar, de forma simples e fácil. A PontoTel é um exemplo de sistema de gestão de pontos que ajuda a digitalizar essa tarefa e fazer a gestão completa em alguns cliques.

controle de ponto pontotel
  1. Candidatos pouco aderente às vagas abertas

Se durante o recrutamento de candidatos a sua empresa recebe poucos currículos ou se a maioria deles não atender o perfil desejado, isso significa que a digitalização do RH pode ser um caminho para mudar essa situação.

O PandaPé possui várias fontes de recrutamento e está integrado ao banco de dados de currículos InfoJobs para ajudá-lo a se conectar com os profissionais mais qualificados que são consistentes com o fit cultural da sua empresa.

  1. Processos seletivos sem padrão

Como funciona o seu processo de recrutamento e seleção? As informações do requerente são claras? É fácil encontrar os dados pessoais de cada um deles? O currículo está armazenado corretamente?

Se a resposta for não, a tecnologia também se tornará uma importante aliada de sua empresa.

  1. A área não acompanha os KPI’s

Os indicadores de RH ajudam a empresa a tomar decisões estratégicas, incluindo informações sobre quantos candidatos estão envolvidos no processo, em que estágio estão, o status de cada vaga e a fonte de recrutamento que está desempenhando um papel.

Fora isso, os dados também são importantes para aprender mais sobre o desenvolvimento e os resultados da própria equipe de RH.

  1. Não existe o trabalho de Employer Branding

O Employer Branding está ligado à reputação da marca e, naturalmente, isso tem relação com a experiência que os candidatos tiveram com ela. Um software de recrutamento seleção pode ser essencial para tornar essas experiências mais positivas.

Afinal, qual a melhor plataforma para digitalizar o RH?

Até aqui você já pode perceber se essa é a hora de implementar a digitalização do RH, certo? Mas, é preciso pensar em todas as etapas, desde a contratação de colaboradores,até a parte de pagamentos de salários, por exemplo.

 Ademais, quando se fala de recrutamento e seleção, contar com um ATS que atenda às principais atividades é muito importante. O PandaPé, por exemplo, é uma ferramenta que possibilita acelerar, digitalizar e centralizar parte das ações do RH.

A tecnologia do PandaPé foi criada para ajudar a minimizar o impacto de tarefas repetitivas, sempre a serviço dos profissionais e não para substituí-los. Sendo assim, a otimização tempo e processos tem um impacto mais direto na redução de custos da contratação para encontrar a pessoa que você procura com mais rapidez e eficiência.

Conclusão

Como você viu até aqui, digitalizar é tornar o RH mais ágil e efetivo em suas mais diversas atividades. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para ajudar nesse sentido, no entanto, é importante avaliar as suas funcionalidades.

Então, agora que você já conhece as principais maneiras de digitalizar o seu RH, é hora de conhecer e fazer um teste com os softwares que melhor atendem às necessidades da sua empresa.

Este conteúdo foi produzido em parceria com o time do PandaPé, o ATS criado pelo InfoJobs.

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima