Software de ERP: entenda o que é e como garantir melhores resultados para o seu negócio

imagem de um homem caucasiano com capacete epi protetor mexendo no notebook, ao fundo, instalações de uma empresa

Em um mundo pós-digital, conquistar um “lugar ao sol” está cada vez mais desafiador. Para enfrentar as dificuldades do novo cenário, grandes empresas utilizam ferramentas como o software de ERP.

A tecnologia auxilia no aumento da produtividade, redução de custos e manutenção de mão de obra qualificada, elevando o nível de competitividade e, consequentemente, os resultados dos negócios.

Entenda agora o que é ERP, como funciona e como essa ferramenta pode melhorar os resultados da sua empresa. Neste artigo, você vai aprender sobre:

Boa leitura!

gestao de jornada e redução de custos

O que é ERP

A sigla ERP vem do termo inglês ‘Enterprise Resource Planning’ (ERP). Na tradução para o português, significa Planejamento de Recursos Empresariais. O ERP é um software de gerenciamento de processos. Ele tem como função principal melhorar a gestão empresarial. 

O software de ERP usa Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e Business Inteligence (BI) para controlar e automatizar todas as informações de uma empresa, desde as operações mais elementares até a gestão de pessoas e níveis mais estratégicos do negócio. 

Por meio do software de ERP é possível integrar dados, recursos e processos das diversas  áreas de uma empresa, como: recursos humanos, vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística.

Na prática, o software de ERP funciona como um banco de dados centralizado para vários processos de negócios para reduzir o trabalho manual e simplificar os fluxos de trabalho de negócios existentes.

Como funciona um ERP?

Alguns softwares de ERP são “modularizados”. Isso quer dizer que cada setor da empresa faz parte de um módulo e o sistema de ERP integra as informações desses módulos. 

Os softwares modernos de ERP seguem o modelo de “processos complexos”, ou seja, acompanham vários setores da empresa de uma forma unificada e possuem recursos para gerir desde os aspectos mais operacionais até o que existe de mais estratégico em cada empresa.

O funcionamento do software de ERP unifica processos operacionais, gerenciais e estratégicos. Sendo assim, ao integrá-los no sistema, é possível obter uma gestão ágil e eficaz do negócio.

Qual é a importância de ter um ERP para as empresas?

quatro pessoas sentadas numa mesa, cada uma usando seu respectivo notebook

Conforme dito anteriormente, o software de ERP integra departamentos e processos de diversas áreas como:

  • Financeiro e contábil;
  • Fiscal e tributário;
  • Gestão de pessoas;
  • Controle de vendas;
  • Compras e estoque;
  • Produção;
  • Sistema WMS;
  • Sistema CRM;
  • Controle de entregas.

Portanto, o software de ERP auxilia na administração geral da empresa, ajudando os gestores na tomada de decisões. Além disso, facilita e automatiza processos demorados e repetitivos, como: 

  • Contas a pagar e a receber;
  • Monitoramento de vendas;
  • Acompanhamento  de pedidos de compras;
  • Monitoramento de indicadores e KPIs;
  • Fluxo de caixa;
  • Fechamento de folha de ponto;
  • Gestão de estoque;
  • Entre outros.

Dessa forma, permite que os colaboradores parem de executar tarefas manuais e possam dedicar mais tempo a estratégias e soluções de problemas. 

Com as automatizações pelo software de ERP, os processos se tornam mais rápidos e eficientes, reduzindo custos e  minimizando erros. E, por isso, os softwares de ERP estão cada vez mais comuns em diversos setores e segmentos como serviços, atacado e distribuidor, varejo, agronegócio e indústria.

Quais são as vantagens do ERP?

As vantagens do uso de um software de ERP são inúmeras e já pontuamos algumas. Podemos elencar também o crescimento da produtividade, a redução de custos, a manutenção de mão de obra qualificada, o aumento da competitividade e, consequentemente, a melhoria dos resultados do negócio.

Conheça agora outras vantagens da utilização de um software de ERP:

1. Melhora a gestão de pessoas (RH) 

O  software de ERP para gestão de pessoas (RH) facilita controle de ponto, banco de horas, benefícios, encargos trabalhistas etc., além de melhorar a gestão dos colaboradores, padronizar as questões trabalhistas e, principalmente, gerar informações automaticamente para o envio dos arquivos para HomologNet, eSocial, RAIS, DIRF, entre outros.

Com a utilização de um software de ERP, o setor de RH otimiza o tempo de tarefas manuais e pode focar em soluções que buscam valorizar o colaborador, incentivá-lo, treiná-lo ou desenvolver planos de carreira, cursos e capacitações. 

2. Realiza gestão financeira 

Por meio de um software de ERP, a gestão financeira da empresa fica mais fácil, já que a ferramenta auxilia na consolidação das contas e dos balanços da empresa, tornando o dia a dia dos profissionais mais otimizado e mostrando uma visão mais ampla sobre a realidade financeira da empresa. Consequentemente, permite a criação de estratégias melhores.

3. Automatiza e integra processos 

O software de ERP reduz o tempo de trabalho dos colaboradores em tarefas burocráticas e repetitivas. O sistema integra setores, fazendo com que o desempenho geral do negócio seja elevado.

4. Proporciona mais transparência e agilidade na tomada de decisão 

A utilização do software de ERP proporciona mais transparência ao negócio, uma vez que o sistema centraliza os dados em uma única tela para os usuários, no formato de um dashboard. Portanto, todos têm acesso às informações e podem tomar ações imediatas e mais eficientes.

5. Reduz custos operacionais e diminui erros 

Uma das maiores vantagens do uso de um software de ERP é a redução de custos e a diminuição de erros. Com as informações unificadas, os gestores acompanham, em tempo real, os recursos disponíveis e podem, então, providenciar direcionamentos administrativos. Um exemplo é comprar somente o necessário de matéria-prima, mantendo os estoques abastecidos, porém sem excessos.  

O software de ERP mostra facilmente onde estão os gargalos e enganos de produção. Portanto, o uso da ferramenta auxilia na diminuição de erros e evita retrabalho

6. Aumenta as vendas 

O software de ERP ajuda a monitorar o desempenho da equipe de vendas e dos produtos, facilitando que os gestores saibam quais são os melhores investimentos e negociações.

Alguns softwares de ERP possuem sistema de alertas, o que permite que os estoques estejam sempre atualizados e prontos para atender as demandas.

7. Possibilita maior competitividade

A maioria dos softwares de ERP elimina a necessidade de pessoas monitorando questões burocráticas, o que permite aos colaboradores mais tempo para pensar em estratégias de vendas, desempenho e crescimento. Isso torna a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

8. Analisa rentabilidade  

Uma vez que o software de ERP centraliza as informações de desempenho dos produtos, das vendas e dos colaboradores, permite que uma análise mais precisa seja feita. Com os dados em mãos, os gestores descobrem qual região tem melhor rentabilidade, quais clientes trazem mais retorno, entre outras informações pertinentes sobre o lucro do negócio.

Como o ERP pode melhorar os resultados da empresa?

Quando o software de ERP é implantado em uma empresa, além de oferecer todas essas vantagens que citamos, ele permite que o negócio possa vislumbrar novos horizontes e estratégias. 

Os principais resultados proporcionados pelo uso de um software de ERP serão sentidos e vistos na efetividade da tomada de decisão, na redução de custos administrativos e na melhoria no controle organizacional.

Lembrando que um software de ERP garante o máximo de produtividade nas atividades e processos envolvendo prestação de serviços, varejo, atacado e distribuidor, agronegócio e indústria, além de potencializar a performance e encantar os clientes durante o atendimento. 

Mas não é qualquer software de ERP que oferece melhoria de resultados conforme os mencionados.

Qual é o melhor software de ERP para minha empresa?

Antes de escolher qual é o melhor software de ERP para a sua empresa, considere todos os benefícios oferecidos. Saiba também quais são os processos que funcionam no seu negócio e o que é necessário ser aperfeiçoado.

Considere a contratação do software de ERP e faça investimentos em infraestrutura tecnológica. Afinal, de nada vai adiantar o sistema se os seus equipamentos estiverem ultrapassados e demorarem muito para processar informações.

A Sankhya é especializada na gestão de negócios, trazendo muitos benefícios com relação aos concorrentes. A companhia possui o único ERP do Brasil 100% web (ERP na nuvem), flexível e customizável, com BI e dashboards nativos, Inteligência Artificial e um ambiente totalmente colaborativo.

Com um produto completo, desenvolve as melhores soluções para auxiliar o seu negócio a simplificar a gestão, garantindo as melhores estratégias para crescimento e expansão da sua marca no mercado.

Conclusão

Nesse artigo, você entendeu o que é um ERP e qual a sua importância para a automação dos processos das empresas e integração entre áreas, desde a gestão de pessoas a controle de entregas.

Além disso, pontuamos as principais vantagens do uso do software de gestão e como ele pode impactar e melhorar os resultados de um negócio.

Este é um guest post escrito pela equipe da Sankhya Gestão de Negócios, uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil, que atende empresas do segmento de Atacado Distribuidor, Varejo, Serviços, Agronegócios e Indústrias. 

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima