Controle de ponto eletrônico é obrigatório?

pontotel obrigatoriedade do ponto

Obrigatório para algumas empresas e opcional para outras. Descubra quais as vantagens de adotar um sistema de controle de ponto eletrônico.

Quando o assunto é controle de ponto dos empregados, todo cuidado é pouco. Mais do que uma necessidade de acompanhar a jornada de trabalho, em alguns casos esse controle é obrigatório. Seu mau gerenciamento pode provocar sérias consequências.

Afinal em quais casos a empresa é obrigada a adotar sistemas de controle de ponto?

De acordo com  Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) empresas com mais de 10 empregados, são obrigadas a adotar um sistema de controle de ponto, seja ele manual, mecânico ou eletrônico. A lei estabelece que os horários de entrada e saída do empregado, além dos períodos de descanso devem ser acompanhados por meio de um sistema. De forma que a empresa possa apresentar os comprovantes das marcações de ponto em um fiscalização.

Já empresas com menos de 10 funcionários em um local de trabalho fica dispensada de tal obrigatoriedade. Por outro lado empresas que não adotam o controle de ponto correm riscos maiores de processos trabalhistas.

A obrigatoriedade do controle de ponto é estabelecida pelo todas de funcionários em um local de trabalho. De acordo com a lei se uma empresa possui 25 funcionários em 3 locais diferentes A, B, C cada um com o respectivo número de colaboradores. A – 10, B – 12 e C – 3, ela só será obrigada a controlar a jornada de trabalho nos dois primeiros casos, o terceiro local fica isento do controle por possuir menos de 10 empregados.

Se minha empresa possui menos de 10 funcionários devo me preocupar com o controle de ponto?

Já imaginou quantos erros operacionais podem ser evitados se a sua empresa adotar um sistema de controle de ponto? E quantas reclamações não serão enviadas à justiça se a empresa gerenciar as horas trabalhadas dos colaboradores?

Bom, esses são alguns dos problemas que as empresas podem solucionar ao adotar um sistema de registro de ponto.

Mais do que uma determinação da lei, o controle de ponto é uma ferramenta extremamente importante para todas as empresas. Isso porque esses sistemas  permitem o gerenciamento completo das jornadas dos colaboradores. Ou seja, permite acompanhar as horas extras, atrasos faltas, hora extra noturna e muito mais.

Vale ressaltar que o controle de ponto é uma ferramenta extremamente importante quando falamos de folha de pagamento. Isso porque os pagamentos dos colaboradores são feitos por meio das informações de ponto. Logo é necessário que a empresa tenha uma boa ferramenta,  que garanta a veracidade das informações. De forma que resguarde tanto a empresa quando os colaboradores em possíveis processos trabalhistas.

Como adotar um sistema de ponto eletrônico para empresas terceirizadas?

Antigamente uma das tarefas mais difíceis do RH era administrar a jornada do colaborador que trabalhava externo. Esse é o caso das empresas terceirizadas, que contratam profissionais para prestar serviços longe da sede ou filial da empresa. Como os relógios de ponto ficavam fixados em um local, o RH dependia das informações registradas manualmente pelos funcionários em folhas de registro de ponto.

Por outro lado,com o avanço da tecnologia esse cenário acabou mudando. Atualmente esses sistemas estão caindo em desuso, primeiro pela possibilidade de fraude e segundo por conta dos novos e mais eficientes sistemas de controle de ponto.

Hoje existem diversas soluções eficazes para as empresas terceirizadas controlarem a jornada de seus colaboradores. A mais comum e segura é o sistema de ponto eletrônico alternativo como o do PontoTel, uma ferramenta completa que permite o gerenciamento de forma eficiente.

Ferramentas como o PontoTel foram criadas para modernizar a gestão de pessoas Por meio desse sistema o colaborador registra a entrada e saída de qualquer lugar através de um celular, tablet e computador. O forte sistema de segurança é outro diferencial da ferramenta, são 6 medidas (Bina, senha, foto, voz , geolocalização e reconhecimento facial), que garante a veracidade dos registros, impossibilitando fraudes por ambas partes.

Agora que você já conhece os benefícios do controle de ponto, que tal levá-lo à sua organização?

Por Cheron Moura

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