Veja como fazer uma boa análise de currículos e como escolher os candidatos mais adequados

imagem de uma pessoa sentada olhando para folhas de papel em cima de uma mesa

A análise de currículos executa um papel vital no processo de recrutamento e seleção. Embora uma organização possa analisar dezenas ou até centenas de currículos em um ano, pode ser difícil até mesmo para os gerentes mais experientes identificar as qualificações que realmente importam para descobrir um novo talento.

Aprender a analisar currículos de forma eficaz e evitar as armadilhas de uma leitura errada certamente evitará a perda de tempo no processo de Recrutamento e Seleção e resultará em escolhas mais confiantes.

Pensando nisso, neste artigo explicaremos o que é análise de currículos, qual a importância e como fazer. Além disso, apresentaremos quais são os profissionais responsáveis por essa etapa, quais as vantagens de uma boa análise e o que os recrutadores buscam. Veja a seguir os tópicos que abordaremos:

Vamos lá!

banner pontotel acompanhamento em tempo real

O que é análise de currículos?

imagem de um grupo de profissionais lado a lado segurando seus currículos

A análise de currículo é o processo pelo qual os recrutadores avaliam os documentos que você fornece para determinar sua adequação à função.

Quando os responsáveis pela seleção de talentos começam a analisar currículos, eles procuram entender coisas muito específicas sobre o candidato, como objetivos de carreira, personalidade, habilidades de comunicação, compatibilidade com os requisitos do trabalho como experiência e formação e compatibilidade com a cultura da empresa. Decifrando tudo em um documento que pode ter apenas 1 página. 

Qual a importância da análise de currículos?

Realizar a análise de currículos durante o processo de seleção de candidatos para o seu negócio é uma procedimento crucial para achar os melhores candidatos. Com o mercado de trabalho tão competitivo, a quantidade de currículos para realizar entrevistas de emprego aumentou muito. Portanto, essa triagem deve ser realizada entre os profissionais.

Selecionar os melhores talentos para sua empresa precisa de dedicação e muito cuidado. Essa é a maneira mais segura de contratar bons profissionais com confiança.

Então, siga estas dicas para análise de currículo. Eles são muito eficientes e lhe darão uma base sólida para implementar esse processo na sua empresa.

Lembramos também de definir adequadamente os objetivos do seu negócio e o tipo de perfis que procura antes de publicar uma vaga de emprego. Essa sugestão pode parecer boba, mas muitos anúncios de vagas de emprego não recebem a atenção que merecem.

Afinal, se você anunciar uma vaga de emprego sem as características necessárias, receberá currículos de todos os tipos, incluindo as diversas ocupações e competências diferente da que se procura. Portanto, para evitar dores de cabeça, é melhor ficar atento a isso.

Para auxiliá-lo em sua análise, é vantajoso contar com o auxílio da tecnologia. Hoje, existem diversos softwares voltados para a área de RH que tornam o processo mais flexível e eficiente.

Como fazer uma análise de currículos?

Além de agilizar o processo de seleção e, consequentemente, reduzir custos, otimizar a análise do seu currículo o ajudará a se sentir mais confiante.

Então, isso definitivamente impactará no recrutamento mais eficiente, levando a melhores resultados para o RH e para a empresa como um todo. Então, aqui vão algumas dicas. Verifique!

Defina o perfil ideal de acordo com a vaga

A primeira etapa para realizar um processo seletivo eficaz é definir detalhadamente a descrição ideal do candidato a ser visado. O perfil deve ser elaborado com a pessoa encarregada pela vaga e deve incluir conhecimento técnico, know-how e experiência anterior.

Além disso, é importante analisar as habilidades comportamentais que os profissionais precisam no seu dia a dia, como trabalhar em equipe ou até mesmo liderar um time. De posse desses dados, filtros iniciais que agilizam a busca podem ser realizados.

Observe a estética do currículo

Ao realizar uma análise de currículo durante o processo seletivo, a primeira coisa a avaliar é a estética. Pode parecer estranho mas é importante já que permite observar o cuidado e entusiasmo do candidato ao preparar sua apresentação.

Portanto, é importante que a documentação seja limpa, organizada e concisa. Outra questão que precisa ser avaliada são os erros de formatação e principalmente, os de português pois indicam a imaturidade do candidato.

Avalie o crescimento profissional

Durante o processo de análise do currículo, deve-se atentar se o documento apresenta uma ordem cronológica de experiência profissional. Com esse histórico, é possível determinar se há evolução, ou seja, se o candidato ocupa posições cada vez mais relevantes em sua trajetória.

Isso mostra que competência e dedicação são elementos valiosos no mundo corporativo. Outro fator a ser observado é se as experiências recentes correspondem à sua formação acadêmica. Essas informações mostram se os profissionais estão realmente investindo em suas carreiras.

Analise as atividades adicionais

Na análise do currículo, também é importante considerar experiências extracurriculares, como intercâmbios, estágios e participação em grupos de pesquisa acadêmica ou incubadoras de empresas.

As perguntas reiteraram algumas características e atitudes do candidato, como o interesse pela aprendizagem e o empreendedorismo empresarial. Além disso, pode-se avaliar a colaboração com causas sociais e ambientais, o voluntariado e as inclinações políticas, que revelam algumas crenças e valores pessoais.

Considere a pretensão salarial do candidato

Levar em consideração o salário do candidato em empregos anteriores e suas intenções atuais é crucial na escolha do profissional certo. Se o valor salarial da vaga oferecida for muito inferior ao salário profissional pago anteriormente, há uma grande probabilidade de que um funcionário insatisfeito financeiramente seja selecionado.

Isso pode gerar desconforto no dia a dia levando até mesmo a perda deste funcionário no futuro caso ele encontre uma opção mais próxima de suas expectativas.

Quando a diferença é pequena, é importante conversar com um profissional para ver se isso afeta sua relação com o trabalho. Devido à crise econômica, muitos profissionais revelaram pequenas diferenças monetárias para encontrar um emprego que atenda às suas necessidades.

Centralize o armazenamento dos currículos

As empresas podem receber currículos para diversos cargos, dependendo de como as vagas são divulgadas e divulgadas, tornando a análise de currículos mais trabalhosa. Portanto, o primeiro passo é armazenar centralmente as informações sobre os candidatos.

Embora as ofertas de emprego sejam divulgadas em diversas plataformas, mídias sociais ou outros meios de comunicação, é importante ter um local central de informação. Dessa forma, você não se arrisca ao avaliar duas vezes um currículo, além de não falhar na separação de nenhuma informação.

Uma maneira comum de resolver o problema do volume é usar o Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS). O ATS é um software indispensável para departamentos de recrutamento e aquisição de talentos, pois organiza todos os currículos recebidos para cada cargo.

A tecnologia geralmente permite algum grau de automação da triagem de currículos por meio de correspondência de palavras-chave ou problemas de exclusão em outras tarefas.

Quais são os profissionais que fazem a análise de currículos?

imagem de duas pessoas sentadas uma na frente da outra olhando para uma folha de papel

O processo de análise de currículos pode ser realizado por vários profissionais, não apenas por um. O benefício disso é uma avaliação mais holística com diferentes perspectivas, habilidades e competências.

No mercado de trabalho, os profissionais que normalmente se envolvem nesta avaliação são os seguintes:

Recrutador 

Tradicionalmente, esse profissional está presente no próprio RH da empresa devido às qualificações e experiência em recrutamento.

Headhunter 

Em algumas empresas o headhunter é um profissional terceirizado, em outras faz parte de uma equipe colaborativa. O que ele faz é procurar candidatos “acima da média”, ou seja, pessoas talentosas e excepcionais. 

Os headhunters às vezes os encontram no currículo que enviam, mas também podem entrar em contato diretamente com alguém sem demonstrar interesse ou conhecimento da vaga.

Analista de recrutamento e seleção 

Embora esse profissional possa atuar em várias etapas do processo seletivo, geralmente ele é designado para a análise de currículos. A razão é que ele possui certas habilidades e a experiência profissional que os analistas de recrutamento e seleção precisam ter para selecionar os melhores candidatos.

Quais são as vantagens de uma boa análise de currículo?

No mercado de trabalho há muitos profissionais de alto desempenho. Para encontrá-los, as empresas utilizam uma série de estratégias para atrair candidatos, mas a análise de currículos continua sendo uma das mais importantes. Entre as grandes vantagens da análise eficiente de currículos, podemos citar três das mais importantes. Confira a seguir os principais benefícios de uma boa análise de currículo para as empresas!

Agilidade nos processos de contratação

Embora essa análise de currículo deva ser minuciosa, ela também exige agilidade. No entanto, é importante lembrar que, embora o recrutamento exija agilidade, os recrutadores devem analisar os currículos com bom senso, compostura e qualidade, pois agilidade não é sinônimo de eficiência.

Então, é claro, com uma boa análise de currículo, um extenso processo de seleção que avalie as principais habilidades necessárias, as chances de conseguir o melhor talento são muito maiores.

Selecionar o candidato ideal para a vaga

Escolher o candidato perfeito para uma vaga é outro desafio. Neste ponto, a área de recursos humanos deve estar atenta à análise de informações básicas que compõem cada uma das hard e soft skills.

Nesse cenário de mudanças, é fundamental preparar, adaptar e desenvolver os profissionais de recursos humanos para garantir que eles tenham feito uma boa análise curricular e encontrado o candidato ideal para cada cargo, conforme exigido pela empresa em que trabalham, apoiam ou oferecem seus serviços.

Potencialização do processo de seleção

Além de agilizar o processo seletivo e, assim, reduzir custos, otimizar a análise de currículos também o ajudará a ter mais confiança, o que certamente impactará em um recrutamento mais eficaz, levando a melhores resultados para o RH e para a empresa como um todo.

O que os recrutadores buscam em uma análise de currículos?

Podemos dividir a análise em duas etapas, pode-se dizer que a primeira foca em informações básicas como: nome, detalhes de contato e treinamento. Na segunda fase, o foco é mais em metas, experiências atuais e anteriores, resultados alcançados, cursos e atividades complementares.

Embora ambas as etapas sejam importantes, na maioria dos casos, a segunda etapa é onde os recrutadores procuram palavras-chave relacionadas à posição para a qual você está concorrendo.

Ao longo do processo de análise, os recrutadores estão avaliando a objetividade, clareza, organização e formato das informações. E, mais importante, o que o torna diferente de outros candidatos.

Isso porque o currículo deve ter atividades diferenciadas. Portanto, é importante incluir diferentes coisas que você fez e o que você incluiu ao preparar seu currículo que chamará a atenção do recrutador. Por isso, é importante que os candidatos se comprometam com a preparação do curso, destacando as diferenças, e o RH esteja atento a essa questão e diferencial ao analisar o curso.

Conclusão

imagem de um homem sentado na frente de uma mulher segurando um currículo

Ao longo deste artigo, explicamos o que é análise de currículos, qual a importância e como fazer. Além disso, apresentaremos quais são os profissionais que fazem isso, quais as vantagens de uma boa análise e o que os recrutadores buscam.

Com as dicas acima, seu RH poderá evitar completamente ações precipitadas, como abandonar talentos ou contratar o primeiro currículo de qualidade que surgir. Manter os currículos mais interessantes em um banco de dados é importante para quem sabe utilizá-los em outras oportunidades.

E ainda, para auxiliá-lo em sua análise de currículos, é vantajoso contar com o auxílio da tecnologia. Hoje, existem diversos softwares voltados para a área de RH que tornam o processo muito mais ágil e eficiente.

Dica final: o RH precisa saber quais KPIs deve monitorar para entender se o processo de recrutamento e seleção está indo de forma positiva ou negativa. Por exemplo: SLAs de trabalho, tempo de retenção de funcionários, número de candidatos por canal e locais de divulgação assertivos etc.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita no blog da PontoTel.

banner conheça o aplicativo pontotel
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima