Funil de recrutamento: O que é, quais são as vantagens para as empresas e veja as principais etapas
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Time Pontotel 1 de agosto de 2023 Departamento Pessoal
Funil de recrutamento: O que é, quais são as vantagens para as empresas e veja as principais etapas
Saiba como o funil de recrutamento, uma ferramenta baseada no marketing, pode ajudar a deixar o processo de recrutamento e seleção mais rápido e eficiente.
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Um dos processos que mais podem ajudar a organizar e trazer eficiência ao trabalho de recrutamento e seleção é a estruturação de um funil de recrutamento. Por meio dele, é possível criar etapas capazes de acelerar a contratação e também gerar métricas sobre esse trabalho.

O recrutamento, por ser uma etapa tão importante no primeiro contato com o entrevistado, deve ser pensado e estruturado com cuidado e atenção e, para isso, o funil de recrutamento cumpre essa função.  

Para explorar todos os aspectos desse assunto e entender como esse conceito de marketing e vendas pode auxiliar no departamento de RH, o presente artigo está dividido de acordo com os tópicos abaixo:

Boa leitura!

O que é o funil de recrutamento?

Um globo com ícone de pessoas

O funil de recrutamento é o processo de colocar no papel e esquematizar todo o processo de recrutamento e seleção de uma companhia. Funciona como um guia que trará visibilidade às etapas necessárias nesse processo. 

O funil, além de trazer essa análise de forma mais gráfica e dar a capacidade de visualizar melhor cada etapa do trabalho, oferece os insights necessários para criar indicadores capazes de melhorar a eficiência na triagem das vagas.

Como funciona?

O funil de contratação funciona da seguinte forma: são divididas três grandes etapas capazes de reunir ações de triagem dos candidatos e afunilar, ao longo do tempo, as opções, até que se chegue ao candidato ideal para determinada vaga.

Quais são as vantagens do funil de recrutamento para as empresas?

Muito além de uma representação gráfica, o funil de recrutamento representa também um método capaz de trazer eficiência e agilidade no processo. Tais resultados costumam trazer benefícios tanto para o público interno, que são os recrutadores, quanto para os candidatos.

Inovação

O funil de contratação ajuda a organizar todo o processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, uma vez organizado, será possível visualizar mais facilmente aqueles pontos capazes de serem otimizados e beneficiados por soluções mais inovadoras.

Além disso, a formulação de um funil de contratação, com as etapas bem demarcadas, já representa por si só uma inovação para a empresa, por ser uma das formas mais modernas de gestão de um processo de recrutamento e seleção.

Melhoria da Employer branding

A melhoria dos processos organizacionais internos reflete na percepção de clientes externos. Por isso, um funil de contratação organizado contribui para que o candidato tenha uma ótima percepção da empresa.

Durante a seleção, ele se sentirá bem recebido, entenderá que está participando de um processo sério e bem organizado e se sentirá confortável ao entender seu status, de acordo com as etapas propostas e que vão sendo superadas.

Dessa forma, a empresa passa uma boa imagem corporativa e melhora seu employer branding.

Contratações mais assertivas

As contratações se tornam mais assertivas quando o processo é organizado. Tanto o candidato quanto o recrutador irão saber o que esperar em cada um dos processos e, dessa forma, o resultado tende a ser uma contratação mais certeira e de acordo com o esperado.

Facilita a tomada de decisões

Quando o processo de recrutamento e seleção é dividido em etapas, como é o caso do funil de contratação, as responsabilidades também são divididas e o processo fica interdependente, ou seja, com uma fase dependendo da outra.

Dessa forma, as decisões a serem tomadas se tornam mais claras e mais fáceis de serem executadas, tornando essa parte do trabalho mais simples.

Atração de talentos

Um processo de atração e seleção, se feito de forma eficiente e inovadora, também é capaz de contribuir com o employer branding da empresa, o que promove, em médio prazo, bons resultados quando se fala em atração de talentos.

Redução de custos

Processos claros e bem estruturados são otimizados, e o resultado tende a ser sempre a redução de custos, pois cada uma das etapas se tornam normalmente mais eficientes e também há diminuição de erros em cada uma delas.

Principais etapas do funil de recrutamento

três cubos formando uma escada e uma seta apontando para a diagonal

Um funil de contratação, assim como o funil de vendas, pode ser dividido em três etapas: o topo, o meio e o fundo de funil. Em cada uma delas, há atividades. Confira-as.

Topo do funil

No topo do funil, estão todos os profissionais que podem ser potenciais empregados da empresa. Eles podem estar procurando emprego ou não, disponíveis ou já contratados em outras empresas.

Nessa etapa, então, é preciso atrair e instigar a vontade dessas pessoas em se tornarem funcionárias. Por isso, muito além das informações da vaga, é preciso trazer o valor agregado que sua empresa é capaz de oferecer.

É necessário, nesse sentido, que o público-alvo sinta a necessidade de se candidatar. O topo do funil de contratação é equivalente ao que é chamado, no marketing, de formação de consciência, e proporciona o aprendizado ideal para que os profissionais sejam convertidos em candidatos.  

Ter uma boa página de carreiras e divulgar a vaga em canais corretos são dicas valiosas para quem deseja garantir bons resultados no topo do funil.

Meio do funil

Nesta etapa, a segunda do funil de contratações, o interesse desses candidatos se manifesta por preenchimento de inscrições ou envio de currículos. É onde, dentro do processo, acontecem as candidaturas.

É uma etapa crucial, em que as opções de candidatos são afuniladas e pretende-se, então, que sejam selecionados os melhores. Por isso, toda a atenção é necessária neste momento: é preciso que os formulários de contratação sejam pouco complexos e incentivem a participação.

Há casos de bons candidatos que desistem da empresa nesta etapa, por se depararem com formulários morosos e pouco amigáveis. Nesse sentido, é preciso que a empresa invista em plataformas que ofereçam uma experiência imersiva, amigável e simplificada.

Nesta etapa, ainda, o recrutador pode realizar testes que meçam fit cultural e soft skills, além de dinâmicas e ferramentas que façam análises de currículo e selecionem o candidato da forma mais eficiente possível.

Fundo do funil

O fundo de funil, por sua vez, é o estágio que representa desde a escolha do candidato ideal até a realização das burocracias de sua contratação. Para executá-lo mais rapidamente, o anúncio da contratação pode ser feito por telefone ou até WhatsApp, e a assinatura do contrato deve ser feita online.

Se o departamento de RH tiver executado com competência as outras etapas do funil, as chances de uma contratação se concretizar e de que o profissional escolhido gere bons resultados na empresa são enormes.

Como implementar o funil de recrutamento nas empresas?

Para implementar um funil de recrutamento na empresa, é preciso, além de entender o que é topo, meio e fundo do funil, estruturar e definir o que se espera em cada uma de suas etapas. A seguir, será explicado um pouco sobre cada uma delas.

Atração

A atração de talentos é uma das etapas do funil, sendo a primeira delas. E, ao estruturá-lo, fica mais evidente ainda a sua importância, que é a de fazer com que candidatos se interessem em trabalhar na empresa.

Por isso, ao ser definida, é preciso dar a ela sua devida importância, investindo em recursos do marketing para que a empresa se torne atrativa aos olhos do mercado.

Conversão

Para uma boa conversão, é preciso, logo após atrair o profissional, usar ferramentas e plataformas que sejam capazes de torná-lo oficialmente um candidato participante do seu processo seletivo.  

Por isso, é imprescindível a escolha das ferramentas certas e eficientes, que façam com que o candidato dedique o tempo dele, que é tão precioso, a formalizar a candidatura para trabalhar em sua empresa.

Entrevistas

Ao montar o funil de contratação, a etapa de entrevistas também deve ser bastante pensada e desenhada. Muito mais que definir como as entrevistas devem acontecer, é imprescindível que o perfil de candidato ideal esteja bem maduro e claro para todos os recrutadores.

Desta forma, as entrevistas são feitas de maneira mais assertiva, e as chances de sucesso aumentam muito.

Oferta

A oferta pode ser feita por meio de e-mail, aplicativos de mensagens ou até mesmo uma ligação. Porém, muito além da definição da forma e do canal pela qual o aviso será dado, é preciso que a proposta tenha sido construída de maneira justa e compatível com o mercado.

Essa combinação de fatores corrobora para o sucesso e a aceitação da oferta, e deixa o recrutador mais perto de ter executado seu trabalho de forma eficiente e produtiva.

Contratação

Após todo o funil percorrido e todas as etapas superadas, é momento de formalizar a contratação do funcionário. As burocracias podem ser facilitadas por processos online, que incluem contrato e assinaturas digitais.

Feito isso, dá-se início então ao processo de onboarding digital ou presencial desse funcionário, que precisará ser integrado e recebido de maneira ideal para que ele se sinta parte da equipe o mais rápido possível.

Conclusão

Duas mulheres apertando as mãos

Neste artigo, foi abordado o conceito de funil de contratação. Buscou-se mostrar como estruturar um processo de recrutamento e seleção baseado no funil de vendas, uma ferramenta do marketing, que pode trazer eficiência ao trabalho.

Cada etapa foi explorada e cada aspecto que as compõem também foi explicado, de modo a ser mais fácil aplicar este conceito quando necessário.

Importante lembrar que o funil de contratação é capaz de trazer benefícios à equipe interna e também aos candidatos externos, fazendo com que o match entre empresa e profissional aconteça de forma ágil e certeira.

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