Entenda como a metodologia 6Ds funciona e veja como aplicar na educação corporativa!
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Time Pontotel 22 de agosto de 2023 Controle de ponto
Entenda como a metodologia 6Ds funciona e veja como aplicar na educação corporativa!
Conheça a metodologia 6Ds e entenda como essa ferramenta inovadora pode melhorar o processo de qualificação dos seus funcionários. Confira!
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Para ter uma equipe qualificada e competente, é preciso investir no aprendizado dos colaboradores e garantir que eles se mantenham capacitados para realizar suas atividades. Por isso, sempre surgem novas metodologias de educação corporativa, e uma das que se destaca é a metodologia 6Ds.

A 6Ds, ou seis disciplinas, é um método focado na gestão de projetos que se sobressaia dos demais, pois propõe uma reestruturação da metodologia de aprendizado na empresa e garante que os efeitos sejam duráveis. Portanto, se sua empresa precisa melhorar o treinamento e a capacitação dos funcionários, a 6Ds é uma boa opção.

Para explicar todos os detalhes sobre a metodologia, serão apresentados os seguintes tópicos no texto:

Quer saber mais? Então, aproveite o artigo e tenha uma boa leitura!

O que é 6Ds?

Infográfico da metodologia 6DS

A 6Ds é uma metodologia de aprendizado corporativo que reúne 6 etapas para criar um processo de capacitação empresarial focado nos objetivos e nos resultados. Ou seja, trata-se de treinamentos criados com intuitos específicos e voltados para os resultados práticos.

Na metodologia 6Ds, a empresa já sabe desde o princípio qual vai ser o final do processo e o que se deve ganhar com os novos aprendizados. Assim, fica mais fácil traçar planos e objetivos, além de alinhar as expectativas dos colaboradores. 

As 6 disciplinas da metodologia são: 

  • 1D: determinar os resultados para o negócio;
  • 2D: desenhar uma experiência completa;
  • 3D: direcionar a aplicação para a prática;
  • 4D: definir a transferência do aprendizado;
  • 5D: dar suporte à performance;
  • 6D: documentar resultados.

Como essa metodologia funciona?

A metodologia funciona como um guia para o desenvolvimento de pessoas diretamente ligadas às metas empresariais e tem como foco o aprendizado corporativo para trazer resultados visíveis à empresa.

O estudo surgiu a partir do livro “6Ds: as seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio”, lançado nos Estados Unidos, em 2011, pelos autores Cal Wick, Roy Pollock e Andy Jefferson.

As 6 disciplinas do método foram idealizadas para garantir o cumprimento do objetivo final e para que, de fato, o conhecimento adquirido seja aplicado e absorvido pelos funcionários. Ela possibilita que os colaboradores coloquem em prática aquilo que eles aprenderam.

Por que aplicar o método 6Ds na educação corporativa?

Trazer novas metodologias de aprendizado e experimentar técnicas para melhorar a qualificação dos funcionários é sempre positivo. Assim, o método 6Ds é bom tanto para a empresa como para o colaborador, pois engloba aspectos de aprendizado antes, durante e após o período de aprendizado. 

Um dos principais motivos pelos quais a empresa deve aplicar o método 6Ds é o aumento que essa metodologia pode proporcionar no nível de qualificação dos profissionais, sem a necessidade de realizar novas contratações. 

Como o método 6Ds tem como um dos objetivos o acompanhamento da aplicação dos conhecimentos recebidos, há maior garantia de que o valor investido nos treinamentos está sendo bem utilizado.

Assim, além de proporcionar economia para a empresa — por não gastar com treinamentos que não terão aplicação prática —, também traz ao funcionário a percepção de que o que ele aprendeu serviu para algo e que seu tempo e esforço não foram gastos sem necessidade. 

Além disso, muitas vezes, um treinamento com um método de ensino antigo pode desmotivar o colaborador e trazer a sensação de que aquilo só está sendo feito por obrigação.

No método 6Ds, há uma humanização e preocupação com o aprendizado e, acima de tudo, um propósito final.

Por fim, é importante ressaltar que essa metodologia ajuda gestores a ter um acompanhamento próximo de todos os processos resultantes ao treinamento. Deste modo, a gestão consegue analisar o que está funcionando bem ou não e, a partir disso, realizar ajustes para melhorar a educação organizacional na empresa.

Como aplicar?

Duas pessoas conversando

Como mencionado, a metodologia foi desenvolvida pelos pesquisadores Calhoun Wick, Andrew Jefferson e Roy Pollock, e elaborada para ser seguida em 6 diferentes etapas:

1D — Determinar os resultados para o negócios

A primeira etapa é determinar qual objetivo a empresa quer alcançar com o treinamento. Esse é o momento de pensar quais problemas ou necessidades precisam ser resolvidos e traçar quais aprendizados são necessários para que a solução aconteça. 

Delimitar qual é o resultado esperado também é benéfico para o time que vai receber o treinamento, pois este ficará ciente do propósito do aprendizado. Ademais, isso também vai ajudar a mensurar qual foi o retorno do investimento para a empresa. 

2D — Desenhar uma experiência completa

O aprendizado não pode ficar só no momento da aula. Logo, esse passo da metodologia defende que deve haver uma experiência completa de aprendizado, indo da preparação à realização. Veja mais detalhes sobre as etapas: 

  • Preparação: escolha dos colaboradores que irão participar, selecionando os que mais trarão resultados com o treinamento recebido;
  • Aprendizagem: é o momento do treinamento e da absorção do conteúdo; 
  • Transferência: realização de incentivos e estímulos para executar o que foi ensinado;
  • Realização: satisfação do profissional ao perceber que o treinamento trouxe resultados.

A realização dessas 4 tarefas dentro da etapa 2D é importante para garantir que o aprendizado de fato seja utilizado na empresa e para estimular o engajamento dos profissionais com o treinamento recebido. 

3D — Direcionar a aplicação para a prática

A teoria da pirâmide de aprendizagem, de William Glasser, explica que a porcentagem de aprendizado é de 80% quando se executa uma tarefa, contra apenas 20% para quem ouve e 10% para quem lê.  

Por isso, é essencial direcionar os colaboradores que realizaram o treinamento para executar atividades laborais que exijam o uso do aprendizado recebido. Dessa forma, é possível visualizar o processo com clareza a funcionalidade graças ao treinamento. 

4D — Definir a transferência do aprendizado

Essa etapa consiste em continuar acompanhando a execução das atividades baseadas no aprendizado do treinamento, podendo ser feito utilizando feedbacks, acompanhamentos individuais e lembretes.  

O foco nesse momento é reforçar e preservar a manutenção dos conhecimentos repassados durante a etapa de aprendizado. 

5D — Dar suporte à performance

Os profissionais líderes e o RH devem fornecer o suporte para a performance. Isso pode se dar por meio de guias, livros, eBooks e qualquer outro conteúdo complementar sobre o treinamento que fique à disposição para checagem dos profissionais treinados. 

Essa etapa vai permitir a manutenção do aprendizado e oferecer um apoio extra na busca de informações.

6D — Documentar resultados

Por último, no 6D, é o momento de avaliar os resultados do treinamento. A gestão vai observar se os objetivos e as metas estabelecidas foram alcançadas após o treinamento e a execução das 5 etapas anteriores. 

Com isso, a empresa vai mensurar se o resultado foi positivo ou negativo e conseguirá se preparar para novos treinamentos, fazendo possíveis ajustes e melhora nos processos a partir da experiência anterior.

Quais são os benefícios da metodologia 6Ds para as empresas?

A metodologia 6Ds traz diversas vantagens para a empresa e para os funcionários. 

Pode-se destacar o principal benefício como sendo a conquista de um objetivo na empresa, pois desde o primeiro passo já se sabe quais devem ser os ganhos do treinamento e o que é preciso para que ele aconteça. 

Outro benefício é o aumento da competitividade empresarial, uma vez que o avanço na qualificação dos funcionários demonstra um aumento da autoridade sobre o segmento, e isso ainda pode ser veiculado na comunicação externa da empresa, levando uma imagem positiva para os clientes por meio da valorização da educação.

Não se pode deixar de mencionar o bem-estar no trabalho e a valorização que a metodologia proporciona ao colaborador, afinal, novos aprendizados sempre são positivos para a carreira e possibilitam que o funcionário tenha tempo para realizar um estudo que, muitas vezes, é impossível fora do expediente.

Ainda, há os feedbacks constantes e o acompanhamento do gestor que só a metodologia oferece, pois ela garante que os profissionais que receberam o treinamento continuem sendo auxiliados após o fim das aulas. 

Por fim, a metodologia 6Ds vai ajudar para que a empresa preserve uma cultura de aprendizado, aperfeiçoe seus processos e mantenha a equipe engajada para a conquista dos objetivos que ela possui. 

Conclusão

Mulher sorrindo para o notebook

Assim, percebe-se que implantar novas metodologias pode ser desafiador para uma empresa, mas os benefícios obtidos por elas sempre se sobressaem a qualquer obstáculo, e com a metodologia 6Ds não é diferente. 

Investir na educação utilizando bons métodos é sinônimo de estratégia e bons resultados para o negócio, além de valorizar e preservar talentos e contribuir com a prosperidade da organização.

Porém, diante do exposto, vale lembrar a importância de seguir à risca a metodologia e não pular nenhuma das 6 disciplinas. Assim, a garantia de que os resultados serão positivos se torna maior, já que a estrutura do método foi estudada e categorizada por especialistas.

Deu para entender como funciona a metodologia 6Ds? Então, se você gostou desse texto e quer continuar aprendendo novos métodos para aumentar o engajamento do seu time e o sucesso da sua empresa, siga acompanhando o blog Pontotel para não perder nenhuma novidade.

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