Entenda quais são os sinais de desmotivação no trabalho e o que a empresa pode fazer para evitar

um homem sentado segurando seu óculos de frente para um computador, com as mãos na cabeça

Somos TOP of Mind de RH!

Estamos entre os finalistas do prêmio Top Of Mind de RH 2021, na categoria Controle de Frequência. Agora, precisamos da sua ajuda para ir ainda mais longe e levar o prêmio. Clique aqui e vote PontoTel!

Procrastinação, desinteresse, improdutividade, conflitos constantes,  esses são alguns dos sintomas da chamada desmotivação no trabalho.  Conseguir identificar essas características demonstradas pelos colaboradores, pode ser fundamental para evitar problemas de produtividade em uma empresa.

É papel do setor de Recursos Humanos observar os índices de rotatividade e absenteísmo da empresa, no intuito principal de impedir que esses números sejam altos. Por  conta disso,  o RH é quem  lida, diretamente,com as insatisfações dos funcionários, sendo o grande responsável pela criação de estratégias que impeçam a desmotivação.

Criar um ambiente de trabalho voltado para o bem-estar dos trabalhadores, pode ser a chave para que uma empresa seja motivada, produtiva e lucrativa, e, pensando nesses benefícios, reunimos neste conteúdo informações que te ajudarão a entender como evitar a desmotivação no trabalho. Você aprenderá:

Continue a leitura e aproveite as dicas!

Quais são os sinais de um profissional desmotivado?

Na maioria das vezes, a desmotivação de uma pessoa pode ser notada por suas ações e no ambiente de trabalho. Profissionais que tendem a reclamar demais, realizar suas atividades de forma desqualificada ou nem realizá-las, se envolver em conflitos e faltar sem justificativa, com toda certeza está infeliz com alguma coisa.

É muito importante que a empresa consiga identificar o motivo do descontentamento do colaborador, pois só assim conseguirá determinar quais atitudes devem ou não ser mudadas no ambiente de trabalho.

Num primeiro momento, é o líder de equipe quem deve estar atento, sempre observando sinais que possam ser um alerta de desmotivação, sendo ele o responsável por informar o RH de possíveis problemas. 

No entanto, é importante dizer que o líder também deve ser observado com atenção, pois em muitas situações, ele é o motivo da desmotivação dos colaboradores, graças a ações como críticas excessivas, falta de feedbacks, falta de comunicação, e outras atitudes que se tornam gatilhos para a desmotivação. 

Quais são os principais fatores de desmotivação no trabalho?

imagem de um homem e uma mulher sentados em poltronas diferentes com o homem e a mulher falando agressivamente

De forma indireta, tudo o que incomoda um profissional, pode se tornar uma causa de desmotivação no trabalho. As insatisfações do colaborador podem estar ligadas a salário, demanda de trabalho, gestão, e até mesmo ambiente de trabalho. Confira alguns desses fatores de desmotivação.

Conflitos no time

Um ambiente de trabalho saudável é composto por várias pessoas e ideias, para que as funções sejam desenvolvidas com qualidade, mas nem sempre os relacionamentos entre equipes são harmônicos.

Diferenças podem causar muitas situações de conflito entre equipes, tornando esses conflitos possíveis causas de desmotivação no trabalho. 

Feedbacks inadequados ou incompatíveis com a realidade

Muitos gestores dizem que um feedback elogioso deve ser dado em público, enquanto uma correção precisa ser informada de forma individual, e de certa forma isso é verdade. 

Os feedbacks são muito importantes para a construção da boa relação da empresa com seu colaborador, pois, por meio deles os colaboradores conseguem identificar onde estão acertando ou errando.

O fato é que alguns líderes não sabem como entregar um feedback da forma correta, alguns dão bronca, usam frases de desmotivação no trabalho, chamam a atenção dos funcionários sem se importarem com quem está ao redor. Esse tipo de atitude pode causar constrangimento, e a desmotivação é só uma consequência.

Falha ou falta de comunicação

A comunicação é essencial para que um ambiente organizacional funcione de forma correta. É por meio dela que são passadas todas as orientações, portanto, ter diversos canais de contato, assim como evitar ruídos, é a melhor forma de interagir bem com os funcionários.

Mas, nem sempre a comunicação ocorre de forma correta, às vezes os comunicados não são repassados, tornando todo o processo ineficiente e desmotivador.

Ausência de reconhecimento

imagem de um homem sentado de frente para o computador com a mão na cabeça

A forma mais eficiente de motivar uma equipe, é por meio de elogios, incentivos, e tudo mais que seja positivo e mostre que as ideias, atitudes e resultados estão sendo vistos. Porém, muitas lideranças se esquecem da grande importância que o relacionamento interpessoal tem. 

Bonificações ou o aumento de salário, podem funcionar bem para reconhecer o trabalho de um funcionário, mas a essência do reconhecimento é social. Programas de bem-estar, que proporcionem qualidade de vida ao trabalhador, são formas de mostrar cuidado com os colaboradores, e uma excelente maneira de demonstrar reconhecimento.

Impossibilidade de crescimento dentro da empresa

Todo profissional se qualifica à espera de reconhecimento, e principalmente, crescimento. Quando mesmo tendo todos os requisitos para uma promoção, um funcionário não é visto como uma opção, a desmotivação é um reflexo esperado.

Como a empresa pode evitar a situação?

Depois de identificar os principais motivos, a pergunta que a empresa deve se fazer é: como evitar a desmotivação no trabalho?

É sabido por todos que esse não é um trabalho fácil, principalmente considerando que os gestores estarão lidando com muitas pessoas diferentes, por isso, ter uma cultura organizacional bem planejada pode auxiliar na criação de formas para impedir que os colaboradores fiquem desmotivados. Veja algumas:

Tenha um feedback mais empático

Se uma comunicação com falhas, e feedbacks inadequados são ruins, a melhor forma de lidar bem com os colaboradores ao se comunicar com eles, é por meio de feedbacks mais empáticos. 

A empatia nas empresas é tão importante que segundo o “The State of Workplace Empathy”, 93% dos colaboradores estão propensos a continuar a sua carreira em um empregador mais empático. 

Por isso, investir na motivação dos funcionários falando a respeito dos seus pontos positivos e os inspirando com frases, é uma boa maneira de evitar a desmotivação.  Use frases motivacionais para inspirar seus colaboradores

Veja exemplos.

  • O trabalho que você executou para o nosso cliente foi fantástico!
  • É inspirador ver como você sempre ajuda novos funcionários a trabalharem melhor.
  • Obrigada por ser tão flexível. Eu não poderia ter feito isso sem você.

Conceda voz e espaço a sua equipe.

Além de saber dar feedbacks, é essencial que o líder tenha tempo e saiba ouvir feedbacks. Os funcionários precisam se sentir parte da empresa, tendo suas opiniões sendo ouvidas e consideradas. Muitas situações podem ser resolvidas, e até mesmo impedidas por meio do diálogo.

Estabeleça um canal de comunicação claro

dois homens sentados, um de frente e um de costas conversando civilizadamente

Não basta saber falar e ouvir, é preciso oferecer meios para que a comunicação aconteça. A empresa deve disponibilizar mais de um canal de comunicação para seus colaboradores, seja via e-mail, telefone, reuniões agendadas por meio do RH, dentre outros formatos. Isso facilita o contato, e deixa um canal de comunicação sempre aberto.

Invista em seus colaboradores

Investir em programas que proporcionem o bem-estar, não só nos momentos de trabalho do funcionário, mas também em questões particulares, como problemas de saúde ou questões financeiras, podem ser medidas eficientes de demonstrar reconhecimento aos colaboradores.

Ofereça educação corporativa, por meio de treinamentos, palestras, cursos, incentive o aprendizado dos seus colaboradores, e deixe claro que a estrutura da empresa é baseada em uma cultura que valoriza o desenvolvimento dos funcionários.

Como o funcionário pode lidar com a desmotivação?

A desmotivação no trabalho afeta a todos, e saber lidar com essa situação pode refletir na carreira do funcionário e também nos resultados da empresa. Veja algumas dicas simples para driblar esse problema e aprender a evitar os gatilhos  que  podem causá-los. 

Buscar novos desafios

Nem sempre o motivo da desmotivação é causado pela empresa, ou por algum problema com companheiros de trabalho, fatores pessoais, como se sentir numa zona de conforto, e não visualizar chances de mudanças na carreira, podem causar um sentimento desmotivador. 

Novos desafios como um novo emprego, tentar uma promoção, ou até mesmo mudar de área, podem ser formas de estimular a motivação, que algumas vezes não dependem dos outros para acontecer. 

Estabelecer valores

Escolher um emprego é muito mais que escolher uma roupa, pois é no trabalho que passamos a maior parte de nossos dias. Por isso, é muito importante que no momento de escolher um trabalho, o funcionário avalie se os seus valores e os da empresa estão alinhados, pois caso isso não ocorra, independentemente da necessidade, uma hora a desmotivação irá surgir.

Invista em sua carreira

Muitas vezes a desmotivação é motivada pela falta de reconhecimento, e a melhor forma de ser reconhecido é se destacando. Investir em qualificações profissionais pode demonstrar empenho, interesse de crescimento e competência, e tudo isso tende a resultar em promoção, o que com toda certeza gera muita motivação.

Se atente a vida pessoal

Muitos funcionários se deixam levar apenas pela vida profissional, e acabam deixando de lado a vida pessoal. Num primeiro momento isso pode parecer a porta para uma promoção, ou algo do tipo, mas a verdade é que o trabalho em excesso pode causar muitos prejuízos para a saúde do colaborador, por isso a sobrecarga de atividades deve ser evitada.

Conclusão

imagem de uma mulher sentada de frente para um computador com uma aparência de desmotivação no trabalho e estresse

A desmotivação no trabalho geralmente é causada por algo, ou alguém que cause  incômodo em um colaborador, a ponto do profissional não demonstrar a melhor aptidão ao realizar suas atividades.

É extremamente importante que a empresa tenha uma cultura organizacional bem estruturada, e crie medidas que evitem situações de desmotivação dos funcionários, além disso, conhecendo bem os colaboradores, ela consegue entender quando as situações são ou não causadas pela organização.

Diversas vezes, as causas de desmotivação tem relação com erros de gestão, o que exige melhor desempenho e atenção, tanto do setor de RH, quanto dos líderes de equipes, que devem trabalhar para evitar que essas causas se tornem um problema ainda maior.

controle jornada e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima