Educação corporativa: o que é, importância e como implementar na empresa

duas pessoas em pé conversando olhando para um papel

A palavra educação tem enraizamento no latim: educere, ou seja, extrair/desenvolver. Portanto, quando falamos de educação corporativa estamos nos referindo a um processo de desenvolvimento corporativo. 

E é isso que a educação empresarial, é. Uma vez que, seu objetivo é desenvolver trabalhadores capacitados para corresponder a todas as demandas da empresa, além de criar um relacionamento entre gestores e colaboradores mais sólidos e aprimorar a parte profissional de todo um time. 

Nesse artigo iremos abordar:

Boa leitura!

problemas com banco de horas

Educação corporativa: o que é?

Como qualquer outro processo de aprendizagem e treinamento, a educação corporativa tem por finalidade a disseminação de conhecimento e desenvolvimento das capacitações de seus alunos para uma situação específica. 

No caso, a educação corporativa é um sistema de desenvolvimento profissional para colaboradores, voltado para as estratégias e necessidades de uma empresa ou organização, buscando o alinhamento entre as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores.

Características e objetivos da educação corporativa

A educação corporativa tem como objetivo a melhoria no rendimento e aprimoramento das habilidades dos colaboradores, os quais devem estar alinhadas aos objetivos que a empresa espera alcançar e na área em que atua na corporação.

Este é o aprimoramento do desempenho conjunto de colaboradores, gestores e liderança, fazendo com que a empresa tenha um time sólido e forte, e com que se tenha melhores entregas para instituições, ocasionando em uma valorização do nome da marca. 

Como funciona a educação corporativa nas empresas? 

A educação corporativa é um investimento para as empresas, de certa forma. Uma vez que ela proporciona formações voltadas para a qualificação de seus próprios empregados. 

Para uma empresa fluir bem,é necessário que o time seja qualificado e encorajado a dar o seu melhor, afinal, os colaboradores são a peça chave para a empresa. 

Imagine um computador de último modelo, com peças não atualizadas e alinhadas com as exigências do equipamento. Concordemos que a máquina não irá funcionar, pois as peças principais não estão atualizadas e a, capacidade que elas têm, não estão programadas para lidar com o fluxo alto de informações

Essa analogia pode ser utilizada para a empresa também: de nada adianta a empresa ser moderna e atender a todas novas exigências do mercado, se ela não investir na qualificação e desenvolvimento de seus colaboradores para que, ambos,consigam ter uma comunicação melhorada e com perspectivas e metas alinhadas. 

Qual a importância da educação corporativa?

Como dito anteriormente, os princípios da educação corporativa são a capacitação e desenvolvimento estratégicos voltados para as necessidades da organização. 

Ter esse tipo de programa de aprendizagem, é muito importante tanto para os colaboradores quanto para os gestores. 

Para quem trabalha em uma empresa, na qual tem um processo de aprendizagem corporativa, ganha com o passar dos anos um portfólio mais enriquecido com certificados de cursos e qualificações melhoradas de acordo com mercado de trabalho.

Já para a empresa, além de ter colaboradores mais preparados para suprir as necessidades, a educação corporativa também faz com que se tenha gestores mais qualificados para liderar um grupo e evitar percalços

Ter um time, tanto de colaboradores quanto líderes, bem estruturado agrega mais valor às empresas, aumentando, assim, a vantagem competitiva.

Benefícios da educação corporativa

quatro pessoas dentro do local de trabalho comemorando

Já explicamos o que é a educação corporativa, como ela funciona e qual sua importância, agora, iremos falar sobre os benefícios que a adoção desse aprendizado pode trazer para sua empresa. Acompanhe: 

Retenção de talentos

Como afirmado na importância da educação corporativa, a adoção desse meio de treinamento e aprendizado faz com que os portfólios dos colaboradores sejam mais ricos e os profissionais, mais qualificados. Resultando em um declínio do turnover dentro da empresa. 

Para os colaboradores, a empresa provê cursos e melhorias para o portfólio, é um meio que a instituição tem de investir em sua carreira e pessoa. Resultando em um sentimento de “pertencimento” na corporação, fazendo com que o trabalhador crie laços com a instituição, o que pode resultar em uma permanência visando o plano de carreira. 

Aumento de produtividade

Um estudo publicado pela American Society for Training and Development (ASTD) apontou que empresas que investem nesse tipo de pedagogia empresarial têm um aumento de 218% na produtividade do time. Isso se dá porque o trabalhador se sente valorizado em uma empresa que busca, junto a ele, um aprimoramento nas suas competências e habilidades.

Além do estímulo provocado pela sensação de pertencimento e valorização pessoal, quanto mais um trabalhador se aprimora em uma certa área ou atividade da empresa, mais acertos e rapidez acontecerão durante a conclusão de suas tarefas no dia a dia. 

Valorização profissional

Como já dito anteriormente, a educação corporativa traz grandes benefícios aos empregados e um deles é a valorização profissional. 

Destinar cursos para um escopo específico, faz com que aquela área se torne otimizada, profissionalizada e, consequentemente, mais valorizada.

Um profissional que trabalha em uma empresa, a qual cede cursos, workshops e afins para uma melhoria no rendimento, se torna mais preparado e com mais capacitação em sua área, elevando assim a melhoria de entregas de produtos e serviços do seu setor na empresa. 

Engajamento de funcionários

Relacionado com o aumento da produtividade e retenção de talentos, a educação corporativa pode elevar a comunicação entre os companheiros de trabalho, uma vez que ambientes de palestras e workshops podem ser usados, também, para interação entre os colaboradores 

Outro fato que aumenta o engajamento dos funcionários e é provido pela educação corporativa, é a satisfação causada pela valorização pessoal. 

Como implementar a educação corporativa na empresa?

Para conseguir tirar do papel e colocar a educação corporativa em prática, é necessário haver todo um planejamento por detrás. 

Adotar um  planejamento é essencial para que as necessidades, metas e pontos a serem melhorados estejam alinhadas com os objetivos que o treinamento passará aos colaboradores. 

Também é necessário fazer uma pesquisa de campo para verificar qual melhor forma de disponibilizar esse tipo de aprendizado para os funcionários e qual os meios que a equipe acha que terá uma alta taxa de absorção do conteúdo,

Segue abaixo alguns exemplos de educação corporativa : 

Após o planejamento, pesquisa e alinhamento dos objetivos, chegou o momento de aplicar a pedagogia corporativa. A implementação da educação corporativa pode ser feita de diversas formas : cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Também é válido citar que existe a possibilidade de contratar uma instituição, para que implementem esses cursos e façam a organização estratégicas em sua empresa. Essa alternativa é adequada para quando o RH de sua empresa está sobrecarregado. 

Educação corporativa a distância: como planejar? 

uma pessoa sentada mexendo no notebook

Planejamento de educação empresarial à distância pode parecer confuso, contudo, assim como qualquer uma das outras modalidades, com um bom planejamento tudo se resolve. 

Além disso, a educação corporativa a distância tem seus benefícios, como: redução de custos para empresa, abrangência de alunos e flexibilidade de horários

Ao contrário de outras modalidades, no ensino a distância – popularizado como “ead” – não se é necessário que se tenha uma pessoa monitorando e cobrando o aluno de hora em hora, muito pelo contrário, toda força de aprendizado vem do aluno. Para que isso ocorra, é necessário que o aluno tenha interesse pelo o que lhe é ensinado.

Portanto, é necessário que o planejamento da educação corporativa seja atrativa para o estudante. Para que isso aconteça,  se faz necessário o uso de uma metodologia ativa e que o material didático seja interativo e intuitivo. Atualmente, existe uma variedade de material para absorção de conteúdo no meio digital que sua empresa pode apostar. 

Segue abaixo, alguns exemplos de educação corporativa online: 

  • Gamificação;
  • Realidade virtual ou realidade aumentada;
  • Simuladores;
  • Mobile Learning.

Como utilizar a educação continuada dentro da corporativa?

Como o próprio nome já sugere, a educação continuada consiste em processo educativo e de  desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, contínuo de pessoas para melhorar a assistência da equipe com os clientes ou com a área que atua na empresa. 

Essa técnica começou a ser mais usada depois do aprimoramento das tecnologias e adoção das mesmas no mercado de trabalho, uma vez que a internet traz uma quantidade grande de informações em pouco tempo, o mercado de trabalho teve que se adaptar à alta demanda de inovações e informações em áreas específicas.

Com o intuito de passar todo o conhecimento fresco para um time, a educação continuada nas empresas surgiu com técnicas de aprendizado contínuo.

Na atualidade da COVID-19, a educação continuada nas empresas pode ser aplicada á distância, com:

  • Cursos online;
  • Seminários e palestras digitais;

Conclusão

A adoção de uma educação corporativa não é difícil de ser adquirida ou implementada, uma vez que tem vários meios de inserção – presencial, online, semipresencial – , tendo até mesmo intuições que preparam tudo e enriquecem sua empresa. 

Além disso, é uma forma de investimento para seu negócio, cujo feedbacks são: um time mais unido, queda do absenteísmo, turnover, e por consequência, aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores. 

controle de jornada digital e gestao de pessoas
Compartilhe em suas redes!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Rolar para cima