Workshop corporativo: tudo sobre, como fazer, benefícios e mais!

imagem de uma mulher em pé falando para um grupo de pessoas sentado na sua frente

Qualquer um que já planejou um workshop vai dizer que foi um desafio bem grande. Posto que tal evento exige muita criatividade, foco e organização. É estressante, principalmente porque algumas pessoas odeiam estar nesse tipo de atividade. 

Na verdade, na ausência de um planejamento adequado, muitas vezes é um desperdício grande de dinheiro e até mesmo de tempo.

No entanto, quando planejados adequadamente, esses eventos se tornam fontes poderosas de aprendizado interativo, brainstorming, resolução de problemas e construção de relacionamentos.

Pensando nisso, mostraremos o que é workshop, como se diferencia dos cursos e quais os benefícios de utilizá-lo no ambiente de trabalho. Além disso, você entenderá como funciona o workshop corporativo, os tipos, como promovê-lo e qual o papel do RH. Veja a seguir os tópicos que abordaremos:

Vamos lá! 

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O que é workshop?

É conhecido como workshop o episódio em que indivíduos interessados em um item em específico se unem para aprimorar as suas habilidades através de atividades práticas e explicações de palestrantes.

Acontece que ao pesquisar o que é um workshop e como ele funciona, provavelmente você encontrará sua tradução livre em português, que tem o significado de oficina. Mas até nessa tradução, esse tipo de ação pode ser compreendida como uma reunião para conversar de uma maneira mais interativa.

Como toda cerimônia, possui de maneira pré-definida uma estrutura com a participação de um convidado ou palestrante. Estes, por sua vez, têm a função de apresentar o tema e orientar os próximos passos da atividade.

O que acontece na oficina é a transferência de informações relevantes que podem ter um impacto significativo nos procedimentos de trabalho do público presente durante o dia.

Como funciona e para que serve? 

imagem de um homem em pé na frente de três pessoas sentadas

Geralmente, os workshops têm uma duração aproximada de até 8 horas e acontecem ao longo de um dia, ao contrário dos cursos que são mais longos. De um modo geral, as oficinas são realizadas por meio da elaboração de debates em grupo, temas, atividades práticas e conclusões de todos sobre o tema discutido.

O seminário é ministrado por palestrantes ou convidados com experiência na área do conhecimento. Ele permite que os participantes coloquem em prática o que aprenderam durante o evento ao sair do workshop.

Diferença entre curso e workshop

Apesar de possuírem temas e motivações semelhantes há algumas divergências essenciais entre as duas formas de ensino. Os seminários são geralmente curtos e muito pontuais. Portanto, os candidatos planejam aprender uma atividade específica de maneira prática.

Por outro lado, as aulas são um pouco diferentes. Embora também haja alternativas de cursos com duração menor no mercado, eles costumam ter cursos mais abrangentes. Esse tipo de orientação visa vincular o conteúdo para que os participantes possam ter uma  visualização melhor dos tópicos básicos até os mais aprofundados.

Na maioria das vezes, os cursos utilizam mais exposições teóricas, embora também possam incluir algumas atividades práticas.

Workshop corporativo: como funciona?

As oficinas empresariais envolvem temas específicos e realizam atividades práticas variadas, o que estimula uma maior interação entre os participantes.

Muitas vezes, as oficinas são coordenadas por um ou mais organizadores e não são muito longas, pois visam aumentar a produtividade e a praticidade.

O público normalmente participa ativamente desses eventos corporativos, seja através de debates, troca de conhecimento ou dinâmicas propostas. Muito diferente de outros eventos corporativos, onde o público se comporta de forma mais passiva.

De acordo com os seminários corporativos, as capacidades dos colaboradores de sua empresa podem ser ampliadas de forma objetiva, rápida e prática. Desta forma, esta formação visa o aperfeiçoamento pessoal e profissional da equipe, pois aumenta as suas competências ,conhecimentos e influencia também o comportamento global.

Quais os benefícios do workshop no trabalho?

As oficinas são realizadas por meio de uma metodologia em que as equipes possam estimular e desenvolver habilidades específicas de maneira objetiva, rápida e direta. Sendo assim, os workshops têm como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, além de atitudes pessoais e profissionais.

Portanto, os principais benefícios conquistados com os workshops são refletidos na economia e na praticidade, pois os workshops podem ser realizados dentro da empresa, o que reduz o custo de transportes , além disso os procedimentos e práticas são adaptados aos principais anseios da empresa e de seus funcionários. Os colaboradores são envolvidos na cultura organizacional e são incentivados por atitudes que contribuam para que a organização se desenvolva.

Ademais, adaptando-se às mudanças nos processos internos é possível fomentar uma atitude positiva, preparando-se para novos cargos, comunicação e interação e reduzindo custos no alcance das metas de negócios.

Tipos de Workshop corporativos

Você pode organizar workshops sobre uma ampla gama de tópicos, basta definir e especificar bem todos eles. Até porque, um workshop tem uma duração um pouco mais longa. Sendo assim, o planejamento e a forma de comunicar precisam ser realizados de maneira bastante assertiva.

Então, que tal dar uma olhada em alguns exemplos de oficinas? Como as de primeiros socorros, culinária, artesanato, marketing digital e etc.

Lembre-se que é importante esclarecer durante a divulgação do evento o grau de conhecimento necessário do participante para assistir ao tema. Ou seja, especificar se ele é voltado para iniciantes, intermediários ou pessoas que já estão avançadas no assunto. Já que para melhorar o desempenho conquistado com o workshop é preciso deixar tudo bem esclarecido.

Como promover um workshop na empresa?

Para organizar um workshop é necessário primeiro muita organização na hora de realizar o planejamento, afinal, existem algumas peculiaridades desse tipo de evento que podem exigir atenção especial.

O tema do workshop e dos exercícios previstos para o evento é que vão definir essas demandas a serem selecionadas. É por isso que agora separamos um guia passo a passo para ajudá-lo. Veja!

Escolha: online ou presencial?

imagem de um homem digitando em um computador

Para promover o workshop, devemos primeiro determinar a forma de inscrição: será inscrição ou presencial? Neste primeiro momento, você terá que separar as regras básicas para cada evento. Você precisa definir como se aplica e as opções.

Além disso, é fundamental determinar a data e horário do workshop e ainda decidir os fornecedores necessários, local, logística, preços dos ingressos ou se o evento será gratuito.

Defina um tema e objetivo

Para executar um seminário de sucesso, você precisa definir seu tópico. Deve haver uma meta a ser alcançada. Ademais, na maioria das vezes, os colaboradores só estão interessados em participar se o tema do workshop for claro, sem enrolação.

Convide palestrantes ou instrutores

Pelo menos um instrutor é necessário para cada seminário. Desde que você tenha o conhecimento necessário para repassar aos participantes, você mesmo pode ser a cara do seu evento.

A empresa pode optar por admitir um palestrante para ministrar o workshop. Com esse intuito, é essencial garantir que a pessoa tenha experiência com o que vai compartilhar. O tipo de ensino também é fundamental para o sucesso da atividade.

Faça o planejamento do início ao fim

É muito importante saber tudo o que precisa ser realizado no seu evento, além de anotar e sistematizar as etapas. Nesse momento, o controle é determinante. Uma sugestão aqui é utilizar uma planilha, onde tudo é bem detalhado. Será útil definir os objetivos, temas, público-alvo, etc.

Comunique a todos na empresa e promova periodicamente 

Você precisa promover o workshop e manter os participantes interessados. Para isso, é importante desenvolver uma boa estratégia. Se você seguiu os passos anteriores, já sabe quem é seu público e entende suas necessidades e comportamentos.

Ou seja, você sabe onde ele está e o que ele quer. Assim, é mais fácil se comunicar com participantes em potencial e promover seu evento para pessoas que realmente desejam participar. Além disso, também é importante promover seminários regularmente.

Após o evento: emita certificados e realize pesquisas de satisfação

Se você realmente gosta da ideia de um workshop, precisa entender o que os participantes estão buscando, além de outras atividades: do pré-evento ao pós-evento. Sendo assim, esteja aberto a sugestões e críticas e encaminhe uma pesquisa de satisfação.

Quem faz parte de atividades acadêmicas e científicas busca além do conhecimento, uma carga horária adicional. Portanto, fornecer um certificado de participação tornará seu evento mais interessante e credível. É assim que se constrói bons eventos e grandes experiências.

Qual o papel do RH ao promover um workshop no trabalho?

Se você deseja fomentar a inovação e a criatividade nas pessoas, precisa ganhar experiência em workshops e desenvolver uma mentalidade de crescimento, resiliência e coragem em seus funcionários.

Independentemente da dimensão do evento ou dos temas abordados, cada workshop deve ser organizado de forma a agradar ao público, com dinâmicas de qualidade e conteúdos que agreguem valor às pessoas.

O próximo passo para o RH criar uma cultura de inovação baseada em treinamentos e workshops é fornecer aos funcionários as ferramentas e estruturas de aprendizado certas para aprimorar e desenvolver suas habilidades criativas. É como ensinar-lhes uma nova maneira de trabalhar, uma maneira que eles podem não ter experimentado antes.

Para que tudo corra bem, a equipe de RH deve estar reunida para organizar e planejar o evento. Defina seus objetivos, o público-alvo e escolha um cronograma para envolver os participantes. Além disso, é importante planejar as atividades pós evento para receber feedback dos líderes e gerenciar as conexões feitas.

Conclusão

imagem de um grupo de pessoas ao redor de uma mesa mexendo em computadores

Ao longo deste artigo, explicamos o que é workshop, como se diferencia dos cursos e quais os benefícios do workshop no trabalho. Além disso, você pôde entender como funciona o workshop corporativo, como promovê-lo e qual o papel do RH. 

Como vimos, os seminários de divulgação são uma forma de atrair profissionais remotos, aproximar-se de seus clientes, apresentar novos públicos ao seu negócio e posicionar sua marca como autoridade em um tema específico.

Seja qual for a sua escolha, você precisa estar preparado para organizar bem o seu workshop e fornecer valor real aos participantes. De forma online ou offline, investir nessas atividades pode gerar ótimos resultados.

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