A pandemia de COVID-19 causou e ainda causa diversos problemas no Brasil e ao redor do mundo, mas, por outro lado, esse período também trouxe uma grande inovação ao mercado de trabalho.
Com a necessidade de trabalhar em casa, o trabalho remoto foi bem aceito tanto por empregados quanto por empregadores, então com o retorno e flexibilização fica a pergunta: trabalho presencial, híbrido ou remoto, qual o melhor?
Até 2019, o trabalho presencial era o principal sistema de trabalho no Brasil, com as empresas contratando os funcionários para terem seus empregos em escritórios e precisando se deslocar para chegar ao ambiente de trabalho.
Mas, com a pandemia precisando paralisar o trabalho presencial, o trabalho remoto se tornou uma necessidade e a partir desse momento, muitos funcionários e gestores precisaram adotar esse método forçadamente.
Agora com a pandemia se extinguindo e a possibilidade do retorno gradual, o híbrido se tornou a “sensação” do mercado de trabalho, com o colaborador podendo alternar entre trabalhar em casa e ir para a empresa exercer sua função.
Mas, algumas empresas ainda ficam em dúvida de qual o melhor modelo com o retorno, se trabalho presencial, híbrido ou remoto. Por isso, preparamos este artigo para apresentar as principais tendências para 2025 e mais. Veja os tópicos a seguir:
- Principais modelos de trabalho
- Ressalvas da CLT quanto ao trabalho presencial, híbrido ou remoto
- Ascensão do modelo de trabalho home office com a pandemia COVID-19
- Trabalho presencial, híbrido ou remoto: qual a principal tendência para 2025?
- Como fazer a gestão de jornada em diferentes modelos de trabalho?
Boa leitura!
Principais modelos de trabalho
Com a pandemia de COVID-19 que se alastrou pelo Brasil em 2020, muitas empresas passaram a adotar diferentes modelos de trabalho para seus empregados. O que antigamente pensava-se em algo muito distante e um pouco fora da realidade alguém trabalhar em casa, hoje já é a realidade de muitas empresas.
Apesar das naturais dificuldades em trabalhar, sendo presencial, híbrido ou remoto, muitas empresas têm gostado do resultado apresentado, apesar de encontrar certos problemas, como não ver o funcionário trabalhando no seu dia-a-dia, já que não há mais o contato de forma pessoal.
Essas dificuldades encontradas pelos empregadores não se restringem só ao mercado profissional: com a pandemia, quase todos os contatos com familiares, amigos e até os estudos passaram a ser virtuais e, com isso, houve a natural estranheza a essa novidade.
Presencial
O trabalho presencial é a forma mais natural de emprego. Esse método consiste no trabalhador ir para o escritório nos dias de trabalho, conforme a escala, e cumprir seu horário junto aos colegas de trabalho e seus superiores.
Neste estilo, a vantagem para o trabalhador é de ter seu próprio ambiente para trabalhar, assim tem espaço para realizar as tarefas pedidas pelos superiores. Além disso, conta com a presença de seus colegas e chefes no mesmo ambiente.
Híbrido
O modelo híbrido é a mistura do trabalho presencial com o remoto. Nesse modelo de trabalho, o empregado alterna entre dias que trabalha remota e presencialmente.
Esse estilo de trabalho ganhou muita força na pandemia e poderá ser ainda maior passado esse momento devido a sua ótima aceitação, tanto por gestores quanto por colaboradores.
Apesar de todas essas vantagens, a falta de interação humana, como a comunicação e a socialização, ainda são os principais fatores que dificultam em aceitar esses estilos de trabalho.
Remoto
O trabalho remoto e o home office são modelos de trabalho que permitem ao colaborador realizar suas atividades fora do escritório tradicional.
Esses modelos são flexíveis e oferecem maior liberdade geográfica. Ambos os modelos têm se tornado cada vez mais populares devido à transformação digital e à busca por maior flexibilidade nas relações de trabalho, sendo implementados de formas variadas por diferentes empresas.
Ressalvas da CLT quanto ao trabalho presencial, híbrido ou remoto
Após a Lei 14.442, a CLT traz os termos trabalho remoto e teletrabalho, considerados como uma forma de prestação de serviços externa. Ambos os modelos exigem da empresa a formalização deste modo de trabalho por meio de contrato de trabalho.
No caso do home office, o termo em si não é citado na CLT, mas entende-se que o home office é um modo de trabalho em que o funcionário está trabalhando de casa, podendo ser teletrabalho/trabalho remoto ou não.
Assim, se o funcionário está em home office seguindo as diretrizes de teletrabalho ou trabalho remoto, ele se encaixa nessas categorias. Se estiver trabalhando em casa apenas em situações adversas, como em casos de enchentes e greves, não é considerado teletrabalho.
Nesses casos de situações adversas, o home office não precisa estar formalizado em contrato, mas pode ser adicionado por meio de políticas internas da empresa ou aditivo contratual.
Ascensão do modelo de trabalho home office com a pandemia COVID-19
Com um aumento bem expressivo das empresas adotando a rotina do home office, a pandemia acelerou diversos processos de contratação, trabalho a distância e como são conhecidos os trabalhos no Brasil.
Isso não influenciou apenas aqui no Brasil, mas no planeta todo. Com isso, tiveram diversas vantagens desse meio para o mercado de trabalho. O primeiro grande desafio foi da empresa ajudar o funcionário a adaptar sua casa à rotina de trabalho, apesar da produtividade aumentar, como mostra o estudo feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Esse processo foi vantajoso para a empresa, pois diminui uma série de gastos e para o colaborador foi positivo porque reduziu o tempo de transporte até a empresa, permitindo mais liberdade do empregado.
Trabalho presencial, híbrido ou remoto: qual a principal tendência para 2025?
Conforme a pandemia foi amenizando seus efeitos e o mundo voltando ao normal, o método de trabalho se expandiu bastante para a contratação e execução de trabalhos.
Dessa forma, muitos empregos e serviços ainda precisam ser presenciais, como garçom, por exemplo. Porém, alguns trabalhos podem ser virtuais, como assistente administrativo e outras funções.
Mas, para 2025, a grande tendência é que as empresas adotem o formato híbrido, com a possibilidade do empregado alternar entre trabalho virtual e presencial. Isto é ótimo para os dois lados, assim não se perde o contato com as pessoas, como os colegas de trabalho e também melhora sua comunicação com os gestores da empresa.
Entre o trabalho presencial, híbrido ou remoto: qual o mais vantajoso para as empresas?
Para a empresa, todos os métodos de trabalho tem suas vantagens e desvantagens. Apesar de ter o mais vantajoso, tanto no trabalho presencial, híbrido ou remoto vão ser bastante usados em 2025.
Com isso, o presencial tem suas vantagens, como:
- políticas bem desenvolvidas;
- O desempenho do colaborador poderá ser acompanhado de forma presencial, colocando observações;
- A liderança entre os funcionários é encorajada e o ambiente profissional é melhor desenvolvido.
Para o remoto, as vantagens são:
- Não deslocamento do empregado até a empresa;
- Redução do custo da empresa com espaço físico, mobiliários e insumos, maior flexibilidade
Entretanto, esse modelo ainda encontra grandes desafios, diferente do presencial que já está consolidado há muitos anos, como a principal, se não a única forma de trabalho.
Mas a grande vantagem das empresas entre os três métodos é a utilização do estilo híbrido de trabalho, pois consegue juntar as vantagens do remoto e presencial. A instituição consegue ter redução de custos, divide com o colaborador a responsabilidade do ambiente de trabalho, e ainda consegue ter o contato presencial com o superior e seus colegas de trabalho.
Como fazer a gestão de jornada em diferentes modelos de trabalho?
Utilizar um ponto móvel é uma alternativa interessante para o empregador, pois além de economizar em equipamentos caros, também permite com que não haja aglomeração na hora dos colaboradores baterem o ponto.
O ponto online é simples de ser aplicado, pois exige apenas que o empregado tenha um aplicativo no seu celular, e com esse recurso o funcionário pode bater o ponto de forma mais prática e o empregador pode acompanhar em tempo real a movimentação de seus colaboradores.
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Conclusão
Com todas as atividades retornando a sua normalidade, o retorno às empresas era esperado pelos gestores e colaboradores. Ainda existe o receio da pandemia, afinal ainda não estamos com toda a situação controlada, mas a perspectiva para o futuro é animadora.
Dessa forma, o presencial ganhou concorrente, mas qual escolher: trabalho presencial, híbrido ou remoto? A dúvida é normal, pois os dois novos modelos trouxeram bons resultados e serão muito mais utilizados pelo mercado de trabalho.
Apesar de toda a animação, as leis ainda não abrangem esses novos modelos e a discussão entre colaborador e gestor se torna essencial para regulamentar o trabalho presencial, híbrido ou remoto.
Os novos modelos de trabalho trouxeram dinâmica ao mercado com a possibilidade do empregado poder trabalhar de sua casa, esse modelo trouxe economia à empresa e flexibilidade ao funcionário.
Com o híbrido, o que mais agrada os empregadores é a possibilidade de acompanhar de perto o colaborador com a possibilidade de trabalhar remotamente, ao que tudo indica esse modelo de trabalho pode ser o modelo mais escolhido no futuro no Brasil.
Mas ainda não podemos esquecer a situação da COVID-19: a pandemia precisa ser controlada e o retorno ao presencial ou híbrido ainda requer cuidados essenciais, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.
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