Gestão da força de trabalho por aplicativo: veja como funciona, quais as vantagens e como implementar!
BLOG
Time Pontotel 22 de março de 2024 Aloque
Gestão da força de trabalho por aplicativo: veja como funciona, quais as vantagens e como implementar!
Conheça as principais vantagens de adotar a gestão da força de trabalho por aplicativo na rotina empresarial e saiba como implementá-la.
Imagem de Gestão da força de trabalho por aplicativo: veja como funciona, quais as vantagens e como implementar!

A revolução tecnológica ganhou novas proporções na pandemia e com isso a automação de processos tornou- se essencial a rotina empresarial. Neste cenário tecnológico, a gestão da força de trabalho por aplicativo foi uma dessas ferramentas que ajudou na evolução das empresas. 

Na gestão da força de trabalho por aplicativo a empresa passou a ter um controle maior no gerenciamento das equipes, podendo alinhar melhor os trabalhos, baseada nas habilidades dos seus colaboradores.

Tudo isso em função das várias possibilidades que a gestão por aplicativo oferece, como dados em tempo real da jornada do colaborador e até mesmo possibilitando acesso a indicadores de desempenho que apontam acertos e erros a todo o momento. 

Assim, com o uso da estratégia de gestão da força de trabalho por aplicativo, é possível otimizar o tempo de execução das tarefas, melhorar a qualidade do trabalho e aproveitar as habilidades dos colaboradores em seu nível máximo. 

Sabendo dessas vantagens que a gestão da força de trabalho por aplicativo pode trazer, este artigo vai mais a fundo no tema para ajudar sua empresa a conhecer os caminhos para implementar essa estratégia. Você vai saber neste conteúdo:

Boa leitura!

controle de jornada digital e gestao de pessoas

Gestão da força de trabalho: o que é?

A gestão da força de trabalho é uma ação estratégica que busca alinhar as demandas da empresa, conforme a capacidade técnica dos colaboradores, para assim agilizar a execução das tarefas. 

Também conhecida por Workforce Management, seu principal objetivo é dar à empresa maior controle sobre as habilidades dos colaboradores. 

Posto que, a partir desta gestão, os líderes têm uma visão ampla dos pontos fortes e fracos dos colaboradores, dando à empresa maior facilidade para atingir seus objetivos.

Como funciona e para que serve?

A gestão da força de trabalho funciona a partir de uma série de ações que a empresa adota para conseguir aproveitar o melhor das habilidades técnicas dos colaboradores aliada a otimização do tempo e recursos. 

Essa estratégia serve principalmente para que a empresa consiga gerir melhor as equipes e as demandas. Sendo assim, é possível apontar como funções da gestão da força do trabalho:

  • Previsão de demandas;
  • Potencialização da capacidade produtiva; 
  • Otimização do tempo de execução de tarefas; 
  • Elevação da produtividade; 
  • Melhora do compliance, devido a normas internas mais claras. 

O que é a gestão de força de trabalho por aplicativo?

A gestão de força de trabalho por aplicativo é uma ramificação que se originou da gestão da força de trabalho, que se utiliza de ferramentas tecnológicas para que o controle gerencial das equipes se torne mais preciso. 

Na gestão de força de trabalho por aplicativo, todos os processos são realizados por meio de sistemas automatizados, que permitem que a empresa tenha um controle real sobre tudo que é executado na empresa. 

Assim, na gestão de força de trabalho por aplicativo todo o gerenciamento se torna mais amplo, ágil e com decisões baseadas em dados concretos, geradas por estes sistemas.

Permitindo, então, que a empresa tenha informações nas mãos que lhe apontem caminhos para focar no aumento do desempenho e da produtividade das equipes.  

Aplicativos para gerenciamento de funcionários: uma nova revolução?

Um questionamento recorrente para quem ainda não aderiu a automatização de processos é se de fato existe uma nova revolução em curso no mercado referente a gestão. A resposta para esse questionamento vem em forma de números concretos do mercado.

De acordo com um relatório recente da Netskope houve um aumento de 35% no uso de aplicativos em nuvem que contribuem no processo de gestão do trabalho. Em média, segundo o relatório, as empresas usam mais 1558 aplicativos mensalmente. 

Já o estudo Global AI Adoption Index 2022 revelou que mais de 41% das empresas no Brasil se utilizam de inteligência artificial para a automatização de seus processos e outras 60% têm planos para realizar investimentos na área.

Diante desses dados é possível afirmar que existe sim um movimento, que pode ser considerado como uma nova revolução, em que as empresas se rodeiam de aplicativos de gestão do trabalho para conseguir se manterem competitivas.

Com isso, elas podem agilizar a execução de tarefas e aumentar o desempenho e a produtividade, em função da eliminação de rotinas burocráticas.

Como os aplicativos de gestão de força de trabalho estão mudando o mercado de trabalho?

Duas pessoas utilizando um tablet

A revolução tecnológica teve um grande impacto no mercado e a área de RH foi uma das que mais recebeu ferramentas para se atualizar e se reinventar. 

Neste cenário, os aplicativos de gestão de força de trabalho aparecem como um grande suporte para que as empresas mudem completamente suas rotinas. Confira abaixo alguns dos impactos que os aplicativos de gestão de força de trabalho têm na empresa. 

Aumento da produtividade nos locais de trabalho

Os aplicativos de gestão da força de trabalho tem um impacto direto na produtividade das equipes. 

Posto que essas ferramentas dão à empresa dados em tempo real dos colaboradores e informações a partir de relatórios de desempenho para que a organização tome decisões mais estratégicas e assertivas. 

Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que mais de 92% dos colaboradores disseram que a tecnologia contribuiu para elevar a produtividade. 

Maior qualidade nas entregas

A gestão da força de trabalho por aplicativo também permite que haja maior qualidade nas entregas. Isso porque por meio destas ferramentas a empresa consegue alinhar melhor a capacidade de produção com o tempo de execução do trabalho. 

Além disso, a gestão da força de trabalho facilita uma análise mais ampla das capacidades técnicas e fraquezas dos colaboradores, com dados concretos, via esses sistemas, para que a empresa consiga usufruir do que os colaboradores têm de melhor. 

Gerenciamento em tempo real

Por meio da gestão da força de trabalho por aplicativo, a empresa consegue também ter acesso a uma série de informações sobre a rotina dos trabalhadores em tempo real. 

Isso permite que a atuação da empresa seja mais rápida diante das tarefas, seja para realizar investimentos mais assertivos ou para corrigir problemas. 

Além disso, o trabalho se torna mais transparente, já que a empresa não só conseguirá levantar dados dos indicadores de desempenho, mas também da jornada, sabendo se existem atrasos, faltas, horas extras, etc.

Maior desempenho de equipes

Com um conhecimento mais profundo em relação às habilidades do colaborador, via gestão da força de trabalho por aplicativo, a empresa consegue alinhar e distribuir melhor as demandas, conforme o que cada profissional tem de melhor para oferecer. 

Com isso ela potencializa a produtividade e o desempenho, já que as tarefas estarão melhor distribuídas e alinhadas. 

Evitando, por exemplo, possíveis sobrecargas de trabalho e problemas relacionados à ociosidade. Já que, como você viu acima, via dados em tempo real as tomadas de decisão se tornam objetivas e corretas.

Quais as principais vantagens da gestão da força de trabalho por aplicativo para os empregadores?

A adoção da gestão da força de trabalho por aplicativo no dia a dia da empresa pode proporcionar a ela diversas vantagens que terão um impacto direto nos resultados da companhia. 

Entre os principais benefícios que os empregadores podem obter com esse tipo de gestão é possível destacar:

  • Processos mais ágeis: com um alinhamento mais eficaz dos objetivos da empresa com o tempo disponível e a capacidade técnica dos profissionais as tomadas de decisão se tornam bem mais rápidas; 
  • Acesso a dados em tempo real: os sistemas utilizados na gestão da força de trabalho por aplicativo dá a empresa um acesso em tempo real referente a jornada dos colaboradores – atrasos, faltas, horas extras – e também a indicadores de desempenho, que facilitam o refinamento do trabalho, focando nos resultados;
  • Gestão estratégica: a gestão da força de trabalho por aplicativo permite que os empregadores acompanhem mais de perto os processos que envolvem a execução de tarefas e as demandas. Isso faz com que qualquer decisão se torne mais estratégica, permitindo um alinhamento do trabalho visando o desempenho e a produtividade das equipes;
  • Ajuda na comunicação interna: o compliance é um dos pontos mais importantes para que a empresa seja respeitada internamente. Com a gestão da força de trabalho por aplicativos as normas e regras da empresa se tornam mais claras e objetivas, para que assim os colaboradores saibam exatamente qual caminho devem seguir para que os objetivos da sua função sejam atingidos; 
  • Impacta na produtividade: o alinhamento do trabalho é muito mais eficaz com a gestão da força de trabalho por aplicativo, pois neste modelo de gerenciamento existe uma preocupação maior quanto ao acompanhamento de dados e avaliações periódicas do trabalho, potencializando assim as chances de que a equipe se torne mais produtiva; 
  • Aumenta o bem-estar dos colaboradores: a tendência é que mesmo se utilizando da tecnologia, por melhor da gestão da força de trabalho por aplicativo, a gestão profissional se torna mais humanizada, já que a empresa irá reconhecer e valorizar a importância que o colaborador tem para que a empresa alcance os objetivos. O reflexo disso são profissionais que se sentem mais valorizados e com o bem-estar em alta, contribuindo com seu desempenho.

E para os trabalhadores?

Sabendo agora quais as principais vantagens da gestão da força de trabalho por aplicativo para os empregadores, você vai conhecer como ela impacta positivamente na rotina dos colaboradores. 

Para os trabalhadores, a gestão da força de trabalho por aplicativo traz as seguintes vantagens:

  • Maior facilidade para entender os objetivos da empresa; 
  • Permite a potencialização de suas capacidades técnicas; 
  • Eleva a motivação e a produtividade; 
  • Evita que haja sobrecargas de trabalho.

Como implementar a gestão da força de trabalho por aplicativo?

Mulher utilizando um tablet

O primeiro passo para a empresa implementar a gestão da força de trabalho por aplicativo é dar abertura a automatização dos seus processos. Uma vez que neste modelo de gestão a tecnologia é a principal força motora na execução de tarefas. 

O segundo passo é fazer uma análise minuciosa de todas as necessidades da empresa. Do tempo gasto atualmente para a execução de tarefas a quantidade de demandas e número de profissionais disponíveis.

Ter essa visão é importante para saber em que ponto a gestão da força de trabalho por aplicativo pode contribuir para otimizar as rotinas.

O terceiro passo é fazer um levantamento das empresas que oferecem sistemas capazes de realizar a gestão da força de trabalho por aplicativo, colocando na balança vantagens da ferramenta e valores. 

É importante analisar informações sobre integração do sistema, se o acesso aos dados pode ser feito em tempo real, se existem backups diários e se o suporte é 24h. 

Cada um desses três passos é fundamental para que a gestão da força de trabalho por aplicativo seja efetiva e alcance os resultados esperados pela empresa. 

Desafios na implantação da gestão por aplicativo

A implantação da gestão por aplicativo traz consigo uma série de desafios para a empresa que precisam ser superados a cada passo dado pela organização. 

Isso porque, esse modelo de gestão exige que tanto o empregador como o empregado precisam estar devidamente alinhados para que essa estratégia dê resultados. Dentre os desafios que a empresa terá para implementar a gestão por aplicativo é possível destacar:

  • Mudança na cultura organizacional e de inovação; 
  • Padronização de processos
  • Reorganização de rotinas e normas internas;
  • Reconhecimento dos erros para corrigi-los posteriormente;
  • Alinhamento dos objetivos da empresa com o dos colaboradores; 
  • Contratação de uma empresa que atenda as necessidades da companhia; 
  • Organização de treinamentos para gestores e líderes referente ao funcionamento da nova gestão por aplicativo. 

Conclusão 

Em um mercado que passa quase que diariamente por atualizações constantes, investir em tecnologias de automação não é mais uma escolha, mas uma obrigação para se manter competitivo.

Afinal, o mercado vem oferecendo diversas tecnologias, como a gestão da força de trabalho por aplicativo, que podem servir de apoio estratégico para que a empresa tome decisões mais assertivas. 

Ao longo deste texto você pôde perceber uma série de vantagens que a gestão por aplicativo pode trazer. Ajudando inclusive a empresa a prever demandas e sendo um suporte para que ela consiga alinhar seus objetivos com o dos colaboradores e consequentemente potencialize a produtividade das equipes. 

Por fim, este conteúdo trouxe dicas de como é possível implementá-la e quais os desafios a empresa deve encontrar no caminho de escolha e adoção da gestão por aplicativo.

Se você gostou deste artigo e quer ajudar seus amigos a tornarem suas empresas mais competitivas, então compartilhe este artigo nas suas redes.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Aloque VER TUDO
INICIAR TOUR!