RH: veja como fazer um treinamento online e conheça as vantagens!

imagem de uma mulher jovem em frente a um computador

Ter funcionários bem treinados e qualificados para as atividades diárias, sempre foi uma consideração importante para os profissionais de RH. 

Esses treinamentos podem ser feitos de forma presencial ou online, dependendo das necessidades e possibilidades da sua empresa. Devido à simplicidade dessa abordagem, o treinamento online tem se tornado cada vez mais comum em organizações.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre como fazer um treinamento online, suas vantagens e como o RH pode preparar na prática o treinamento de funcionários. Veja os tópicos que abordaremos a seguir: 

Vamos lá!

banner problemas com absenteismo

Treinamento online: o que é?

O treinamento online visa ensinar ou aprimorar as competências dos colaboradores por meio de conteúdos e atividades práticas e pedagógicas à distância.

Isso pode ser feito por meio de plataformas educacionais, e os funcionários podem acessá-los a qualquer hora, ou ao vivo em horários fixos por meio de aulas online com professores e instrutores. Essa modalidade de ensino pode ser ministrada pela própria empresa ou contratada com parceiros para cada necessidade.

É imprescindível que o treinamento online seja ainda mais uma realidade para as empresas, principalmente neste momento em que a maioria dos funcionários está trabalhando remotamente e ganhando mais liberdade para agendar suas tarefas e aprender individualmente.

Como funciona o treinamento online na prática? 

O treinamento online é a aprendizagem que ocorre em um computador ou dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet. Este tipo de aprendizagem pode usar uma ampla variedade de mídias, como artigos, gráficos, áudio, podcasts, conteúdo interativo, apresentações e vídeos gravados, vídeos ao vivo e testes de ritmo próprio.

Às vezes, as organizações também usam o aprendizado combinado, que é o treinamento online combinado com o suporte humano, como interação por meio de fóruns ou canais semelhantes.

Como exemplo de treinamento online, sua organização pode pedir a todos os novos contratados que concluam um curso de segurança no trabalho no primeiro dia. 

Qual a diferença prática do treinamento presencial para o online? 

No treinamento online, os funcionários não precisam sair de casa para acessar o conteúdo, enquanto no presencial as reuniões são realizadas fisicamente e exigem mobilidade dos colaboradores.

O treinamento presencial requer que todos os participantes estejam em um determinado local e hora por um determinado período de tempo. Isso torna difícil escolher opções que permitiriam a todos conciliar o tempo de treinamento com outros compromissos.

Já no treinamento online, os participantes podem acessar o conteúdo individualmente de qualquer lugar, a qualquer hora disponível. Deve-se destacar que, isso naturalmente promove um maior envolvimento.

O treinamento online é altamente adaptável a todos os tipos de tecnologia, incluindo tecnologias móveis às quais a maioria das pessoas já têm acesso – dispositivos como tablets e smartphones.

Como fazer um treinamento online?

recrutamento online como funciona

Como você já sabe mais sobre a realização de treinamentos online, que tal começar a pensar na sua aplicação prática? Separamos a seguir algumas dicas:

Defina as necessidades e o público-alvo

Pode haver muitas necessidades de uma empresa para a aplicação de treinamentos online e para que elas sejam realmente eficientes é preciso entender quais são. Entenda o que é necessário na parte técnica e comportamental de suas equipes e saiba o que agrega ao planejamento estratégico do negócio.

Pense também em quem será alcançado com o treinamento online. Serão para novos funcionários, para aprimorar os atuais, para líderes, divididos por setores e áreas de conhecimento? Observe as várias possibilidades e entenda como cada conteúdo pode se enquadrar no perfil dos colaboradores.

Escolha o formato

Sabendo quais são suas prioridades, você pode escolher um formato e definir se sua empresa tem a capacidade de realizar treinamentos online ou se você precisa contratar um terceiro. Defina também se o treinamento online será ao vivo e precisará do planejamento e da agenda dos participantes, ou se estará disponível e poderá ser acessado a qualquer momento.

Prepare conteúdos como vídeos, textos, áudios, e-books e qualquer outro formato que seja interessante para seu negócio e que envolva seus funcionários.

Se o objetivo da sua empresa é fornecer vários tipos de treinamento e oportunidades de treinamento online, você deve pensar em plataformas online para que os funcionários possam acessar o conteúdo.

Crie uma cultura de aprendizado

O treinamento online, se não for em aula virtual com horário marcado, pode estar disponível a qualquer momento e depende da vontade do funcionário realizá-lo.

Por isso, é imprescindível fomentar uma cultura de aprendizagem que envolva os colaboradores e os estimule a se interessar pelos cursos e conteúdos oferecidos pela empresa.

Treinamento online para empresas

Um treinamento online eficaz pode melhorar a capacidade dos funcionários e o grau de interação com a organização, o que reduzirá o número de rotatividade de funcionários, reduzindo assim os gastos. Destacamos as principais vantagens e desvantagens de adotar essa abordagem em sua empresa a seguir:

Principais vantagens

Uma das maiores vantagens do treinamento online é a flexibilidade que ele oferece. Em vez de frequentar aulas de treinamento em um local e horário específicos, o colaborador pode entrar em treinamento quando for conveniente, ou seja, ele pode escolher o melhor horário para realizar o estudo.

Uma vantagem adicional é a relação custo-benefício, tanto para os funcionários quanto para a organização. Quando um funcionário aprende online, pode-se eliminar o custo da viagem diária para a aula, evitando todos os custos de acomodação e minimizando o tempo longe do trabalho.

O treinamento online costuma ser muito econômico, especialmente para grupos grandes. 

Por exemplo, muito mais pessoas podem ser treinadas online em comparação com o número que pode ser treinado por um instrutor presencial. Com isso, o treinamento online também permite que as organizações ofereçam treinamento para equipes em escala global.

Devido à variedade de mídias usadas, o treinamento online pode criar uma experiência de aprendizagem positiva e também pode se adaptar a uma variedade de métodos de aprendizagem diferentes. E como colaborador pode trabalhar em seu próprio ritmo, é mais provável que ele entenda e mantenha as informações aprendidas.

Por fim, os professores de treinamento online geralmente relatam que os cursos online envolvem mais do que os cursos tradicionais em sala de aula. Uma possível razão é que o aprendizado online pode incentivar os alunos tímidos a participarem de forma mais confortável. Outra razão pode ser seu maior grau de autonomia.

Desvantagens do treinamento online 

Embora o aprendizado online tenha muitas vantagens, esse tipo de treinamento também apresenta algumas desvantagens.

A aprendizagem a distância requer um certo grau de organização e autodisciplina; se o funcionário tiver dificuldade em manter a motivação ou se organizar, pode sentir que o treinamento online está atrasado. O colaborador também precisará de boas habilidades de gestão de tempo para participar de um treinamento online.

O treinamento online às vezes pode fornecer uma curva de aprendizado para os alunos. Se eles não estiverem confiantes com a tecnologia, podem levar algum tempo para se familiarizarem com qualquer plataforma de aprendizagem. 

Geralmente, também há um atraso entre o desempenho do funcionário no curso e o feedback que ele receberá do instrutor. A menos que ele esteja usando vídeo online em tempo real, o feedback não terá efeito imediato, o que pode retardar o desenvolvimento ou frustrar alguns alunos.

Como o RH pode preparar o treinamento online de funcionários?

imagem de uma pessoa trabalhando em frente um computador

Conhecer o perfil de cada colaborador, compatibilizar esse perfil com os objetivos organizacionais e ter um conhecimento aprofundado do negócio em que está inserido são os primeiros passos necessários para que o setor de recursos humanos identifique os pontos críticos.

A segunda etapa na identificação das necessidades de treinamento é baseada na avaliação de desempenho. Esta avaliação pode ser anual ou mensal.

A partir dos pontos de melhoria identificados na avaliação de desempenho, o setor de recursos humanos, em conjunto com os gestores, pesquisará qual treinamento será mais adequado e priorizado.

A próxima etapa é decidir se o programa de treinamento será conduzido por pessoas de dentro ou de fora da organização. Nesse ponto, é importante entender que o treinamento não pode ser superficial. Você precisa investir tempo, buscar as melhores tecnologias e as questões mais importantes para sua organização.

Aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas:

  • Quem é meu colaborador?
  • Em que área ele atua?
  • Que conhecimento é necessário para desempenhar esta função?
  • Quais são seus pontos potenciais e críticos?
  • Como esse treinamento impactará seu desenvolvimento profissional?
  • Quais são as necessidades da minha empresa?

O resultado final é que seu programa de treinamento online é capaz de atender às necessidades de desenvolvimento de seus funcionários e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de sua empresa.

Como funcionam as plataformas de treinamento online? 

As plataformas de cursos online funcionam como uma escola virtual: os professores fornecem conteúdo em uma variedade de formatos (alguns exemplos são: texto, link, PowerPoint, vídeo aula, transmissão ao vivo, avaliação e questionário).

Esse conteúdo é oferecido na apresentação do curso para que o aluno possa se inscrever nos cursos de seu interesse e assistir às aulas em qualquer lugar, por meio de computador, celular ou tablet.

Nas plataformas, os professores podem acompanhar o desempenho dos alunos, propor dinâmicas de gamificação para melhor absorção dos conteúdos e oferecer material complementar aos alunos com dificuldades.

Com uma plataforma de treinamento online, é mais fácil identificar diferenças nos estilos de aprendizagem e respeitar as características individuais, possibilitando um acompanhamento personalizado para cada aluno. Como resultado, você terá alunos mais satisfeitos e melhor aproveitamento de seus cursos.

gestao de jornada e redução de custos

Como o treinamento corporativo pode ser vantajoso?

Nas pequenas, médias e grandes empresas, investir na capacitação empresarial e no desenvolvimento de pessoas é um dilema, pois, para muitos gestores brasileiros, o assunto ainda é relativamente novo. 

No entanto, instituições pioneiras engajadas na formação profissional tiveram sucesso. A razão desse sucesso é que a formação profissional oferece muitas vantagens competitivas, tais como:

  • Maior integração – permite que todos entendam a cadeia produtiva;
  • Mais criatividade – se reflete em soluções eficazes contra imprevistos;
  • Maior reconhecimento – evita a perda de funcionários para concorrentes;
  • Mais inteligência – elimina burocracia e produz mais resultados.
  • Mais organização – gera serviço mais rápido;
  • Maior motivação – faz com que os funcionários rendam mais;
  • Menos desperdício – aumenta os lucros da empresa;

Treinamento e desenvolvimento x Retenção de talentos

Imagem de uma mulher utilizando um notebook

Uma empresa que sabe manter a retenção de talentos, a coloca em uma posição forte no mercado à frente de seus concorrentes. 

Isso porque, o alto nível de satisfação dos funcionários é uma forma de propaganda que se reflete nos resultados da organização. Portanto, se você deseja reter os melhores especialistas em sua empresa, é preciso lembrar que treinamentos e retenção de talentos andam de mãos dadas.

Dessa forma, investir em treinamento fará com que os colaboradores se sintam valiosos e dificilmente buscarão oportunidades em outras empresas.

O treinamento reflete na qualidade de diversos fatores, como o clima organizacional. O ambiente de trabalho é valorizado e reconhecido pelos profissionais, que se sentem representativos e apoiados pela organização. Um clima agradável favorece um melhor engajamento e desempenho e a qualidade de vida no trabalho.

Conclusão

O treinamento online, além de treinar e capacitar os colaboradores, ainda faz com que eles possam alcançar maiores e melhores resultados na empresa e também pode estimular o desenvolvimento pessoal e profissional.

Se você investir em treinamentos online de qualidade, com as ferramentas interativas adequadas, exercícios, objetivos e que envolvam situações que o funcionário normalmente lida no seu dia a dia, certamente conseguirá captar muito mais a atenção deles.

Faça um plano, levante as necessidades da sua empresa e comece a investir agora.

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e continue sua visita em nosso blog.

banner animado pontotel

Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima