Treinamento à distância: entenda as vantagens desse tipo de treinamento e como realizar com eficácia na sua empresa
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Time Pontotel 24 de maio de 2023 Departamento Pessoal
Treinamento à distância: entenda as vantagens desse tipo de treinamento e como realizar com eficácia na sua empresa
Conheça o que é o treinamento à distância e saiba por que muitas empresas têm optado por essa modalidade mesmo depois da pandemia.
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Com a pandemia, o mercado encarou a necessidade de adaptar-se às relações virtuais e abrir mão de situações que por muitos séculos funcionaram presencialmente. Entre eles, está a capacitação de colaboradores, que já não podendo mais acontecer fora do mundo digital, adotou a modalidade de treinamento à distância.

Essa transformação digital que revolucionou a maneira de treinar colaboradores tem se mostrado vantajosa para as empresas. Afinal, com essa modalidade, elas conseguem reduzir custos, economizar tempo e ampliar as possibilidades de suas capacitações. 

Neste artigo, você vai entender tudo sobre o treinamento à distância. Confira a seguir quais  tópicos serão abordados:

Boa leitura!

O que é treinamento à distância?

Mulher anotando em frente a um computador

O treinamento à distância é o modelo de capacitação realizado remotamente, ou seja, de forma digital. Esta modalidade não surgiu com a pandemia da COVID-19, que paralisou as atividades presenciais ao redor do mundo, mas foi neste momento que ela ganhou notoriedade e se expandiu. 

Segundo dados da consultoria Korn Ferry, 85% das empresas brasileiras passaram a trabalhar de forma remota durante a pandemia. Com esse processo, muitas corporações puderam sentir a redução financeira em operar de forma virtual e optaram por dar continuidade ao trabalho remoto, mesmo depois da pandemia. 

Levantamentos da mesma pesquisa afirmaram que 78% das empresas nacionais pretendiam manter os funcionários em regime híbrido e/ou remoto após a flexibilização da pandemia. 

Além disso, a adoção do home office impulsionou as organizações a oferecerem oportunidades para novos talentos do mundo inteiro, visto que a questão geográfica já não era mais uma barreira. Esse é outro fator que fez com que o home office permanecesse. 

Não se pode negar que a adaptação para o digital exigiu mudanças em processos e hábitos. A capacitação foi um desses, afinal, treinar os colaboradores é essencial para obter vantagens competitivas e isso não poderia deixar de acontecer, principalmente em um período tão crítico para o meio empresarial. 

Assim, tornou-se a vez do treinamento à distância, que logo mostrou suas vantagens e benefícios, mas também trouxe consigo os desafios de capacitar um colaborador de longe.

Quais são as vantagens do treinamento à distância para empresas?

Capacitar os colaboradores utilizando plataformas digitais amplia as possibilidades de uma empresa. Confira a seguir algumas vantagens de adotar o treinamento à distância: 

Flexibilidade 

Ao ministrar os treinamentos à distância, a corporação viabiliza aos funcionários a flexibilização de tempo e local. Afinal, com as aulas gravadas e acontecendo de forma virtual, o colaborador pode assistir como e onde quiser. 

Dessa forma, o treinamento não precisa acontecer necessariamente no horário de expediente. Isso faz com que o colaborador não precise assistir a capacitação durante o seu horário de trabalho, podendo fazê-lo em um momento mais tranquilo, como fins de semana, garantindo um foco maior nos conteúdos e mais dedicação para entendê-los.

Essa flexibilidade aumenta a adesão da equipe pela capacitação, pois os funcionários podem autogerir a maneira como irão realizar o treinamento à distância. Dessa forma, a empresa não precisa tornar a participação dos colaboradores obrigatória naquele momento, medida que geralmente reduz o engajamento destes durante o treinamento. 

Economia

A flexibilidade de tempo permite ainda uma redução dos custos da empresa, pois aquelas horas do expediente do colaborador geralmente reservadas para capacitação já não são necessárias. 

Além disso, com o treinamento à distância, a empresa reduz custos com infraestrutura, materiais e locomoção do palestrante, e pode guardar aquele material para uso posterior, o que faz com que o trabalho só precise ser produzido uma única vez. 

Diversidade

Por fim, o treinamento à distância contribui para a diversidade na capacitação. Isso, pois uma vez que as questões geográficas deixam de ser uma barreira para o treinamento, a organização pode trazer profissionais do mundo inteiro para ministrá-lo e oferecê-lo para colaboradores de diversas partes do globo.

Quais são os principais desafios do treinamento à distância?

Mulher olhando com semblante cansada para frente do computador.

Entretanto, apesar das muitas vantagens, o treinamento à distância possui desafios a serem superados. Aliás, tais obstáculos podem ser comuns às atividades remotas. 

Por exemplo, nas plataformas digitais, as falhas de comunicação são recorrentes, impulsionadas pela diferença de idiomas, por problemas com a conexão e pelo fato de que o ambiente digital não proporciona um contato tão próximo quanto o real. 

No digital, fatores como a linguagem corporal e o tom de voz não são tão presentes, o que pode incentivar equívocos de interpretação, interrupções, entre outros atos que deixam o diálogo menos fluido. 

Além disso, não é uma tarefa fácil adaptar as metodologias de ensino para o digital. Manter os colaboradores atentos utilizando apenas recursos virtuais e concorrendo com todas as distrações ao redor é complexo, assim como propor atividades entre os participantes sem estar presente fisicamente para acompanhar o desempenho da turma.

Como realizar um treinamento à distância na sua empresa?

Portanto, para realizar treinamentos à distância de maneira bem-sucedida, existem boas práticas que podem ser colocadas em ação pela empresa. É importante lembrar que geralmente quem toma à frente nesse processo é o departamento de Recursos Humanos. Confira algumas delas a seguir: 

Entenda do que os funcionários estão precisando

Uma boa dica para realizar com eficácia o treinamento à distância é começar entendendo o que a equipe precisa. Para isso, é importante realizar uma pesquisa entre colaboradores e lideranças, analisando as impressões de cada um, os resultados das equipes e os processos da empresa. Nesse levantamento, deve-se perguntar questões como:

  • Quais são os temas que os colaboradores mais têm interesse? 
  • Em quais pontos as lideranças acreditam que a equipe tem mais dificuldade? 
  • Quais são as tendências do mercado? O que está em alta? 
  • Quais são os profissionais que são referência no mercado? 

Escolha um tema a partir dos feedbacks

A partir de feedbacks, é possível começar a planejar os treinamentos à distância. Pois ao ouvir as dores e os anseios da equipe, além de realizar pesquisas de mercado, inclusive por meio de benchmarkings, o RH consegue ter uma visão ampla de quais tópicos serão melhores e mais bem recebidos pelos colaboradores. 

A escolha de assuntos relevantes é essencial para o sucesso do treinamento à distância. Isso porque o tema será o maior responsável por atrair a atenção dos colaboradores e gerar engajamento entre eles durante a execução do treinamento. Esses são elementos importantes para que a capacitação seja eficiente e os colaboradores consigam absorver o máximo de informações possíveis.

Outra dica que pode ajudar na escolha do tema é utilizar a análise SWOT da empresa para identificar quais, dentre os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças da empresa podem servir de tópicos para o treinamento à distância. 

Selecione uma plataforma para ensino

Outra escolha que faz toda a diferença é a da plataforma digital em que o treinamento à distância será ministrado. O RH deve dar preferência às plataformas em que os colaboradores já estejam familiarizados e que o palestrante também sinta-se confortável utilizando. Esse cuidado garante que o treinamento aconteça de forma mais fluída e com menos interrupções.  

Além disso, é importante avaliar se acontecerão atividades práticas durante a capacitação. Se for o caso, é preciso escolher uma plataforma interativa, talvez até mais de uma, que forneça as ferramentas necessárias para efetuar as tarefas. 

Escolha quem irá ministrar o treinamento

Mulher conversando em frente a um computador

Por fim, é preciso selecionar criteriosamente a pessoa que irá ministrar o treinamento. Como já mencionado antes, a modalidade remota permite escolher profissionais do mundo inteiro, o que expande as possibilidades do RH. 

Assim, os profissionais de Recursos Humanos podem escolher um palestrante que é referência no tema, mas que, ao mesmo tempo, tenha domínio sobre as plataformas digitais, o que facilitará a realização do treinamento à distância. 

Geralmente, palestrantes que já realizaram essa modalidade de treinamento antes possuem mais maestria em adaptar as metodologias de ensino ao ambiente virtual e aplicar atividades práticas utilizando plataformas digitais. Por isso, é interessante optar por pessoas que já tenham experiência com treinamentos à distância. 

Conclusão

A educação corporativa e a capacitação dos funcionários são essenciais para que a empresa mantenha-se competitiva no mercado e faça sua equipe permanecer motivada e atualizada com as tendências. Entretanto, esse processo, como todos os outros, exigiu modificações durante a pandemia, fato que deu notoriedade ao treinamento à distância. 

Essa modalidade de capacitação traz muitas vantagens para as organizações, visto que reduz as barreiras geográficas e de espaço. Isso diminui os gastos com a realização dos treinamentos, amplia a diversidade destes e flexibiliza as formas de consumo e produção desse material. 

Todavia, um modelo de capacitação à distância também possui obstáculos e desafios a serem enfrentados, como as falhas de comunicação impulsionadas pelo ambiente virtual e a dificuldade de adaptar metodologias de ensino ao meio digital. Esses desafios podem ser superados pelo bom planejamento e organização do departamento de Recursos Humanos.

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