RH 3.0: Entenda os conceitos e modernize sua empresa

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Você já ouviu falar do RH 3.0?

Eu posso dizer com toda certeza que uma das áreas com mais alterações afeta dentro da empresa com passagem de anos na área de Recursos Humanos. Entretanto, para muitas organizações, o RH 3.0 ainda é uma novidade. 

Mas não se preocupe, eu sei que você chegou até esse texto para procurar uma solução que traga os melhores resultados para sua empresa. 

Logo do início, eu vou dizer o que, aprender sobre a evolução do RH e ficar por dentro das novidades é uma das coisas que você pode fazer para alcançar esse objetivo. Então você não está no caminho certo. 

Por isso, esse é o assunto do nosso texto de hoje, o RH 3.0 e a nova fase muda no setor de recursos humanos de sua empresa. 

Se preparar, vamos analisar como era o RH antes, como essa nova versão está chegando nas empresas, quais são as ferramentas que podem ajudar e muito mais. 

Se você estiver conferindo esse texto até o final, você verá as dicas importantes sobre esse tema. Esses serão os principais assuntos abordados:

O que é o RH 3.0

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O RH 3.0 é uma terceira transformação pelo setor de Recursos Humanos que está passando. Aliás, este departamento vem se transformando bastante com o passar dos anos e com os avanços da tecnologia com a criação de ferramentas para otimizar diversos processos em uma empresa. 

Mas não é somente isso, ou RH também é alterado como suas estratégias de gestão de pessoasPor isso, o RH 3.0 não atua apenas em sua própria área, mas também em conjunto com diversas áreas de uma empresa, para decidir os rumos que a organização deve tomar. 

Dessa forma, na versão 3.0, a área irá contar com a ajuda da tecnologia para melhorar e muito os seus processos. 

Vamos entender mais sobre isso no próximo tópico.

Quais foram as outras versões? Evolução do RH

rh 3.0 outras versões

Antes de entender o que as versões ou o RH já teve, precisamos saber o melhor ou o que essa área representa para uma empresa. 

A área de Recursos Humanos tem como objetivo cuidar dos colaboradores de uma empresa. Como o próprio nome já diz, eles são os recursos humanos da organização, ou mantêm uma relação de trabalho entre empregador e empregado, e fazem uma ponte entre partes. 

Os profissionais do RH atuam desde recrutamento e seleção, até gestão de benefícios, folha de pagamento e treinamentos. 

Apesar de hoje em dia, ter uma atuação ampla, por muito tempo, como empresas projetadas para RH apenas atividades mais burocráticas, como vamos ver no próximo tópico.

Rh no Início

Podemos dizer que a primeira versão do RH era muito mais operacional. A preocupação nesta etapa do RH era mais com a burocracia da relação de trabalho, ou seja, uma organização de pagamentos, demissão , admissão, entrega de holerites e controle de jornada dos funcionários

Por isso, dentro de uma empresa que era totalmente desvalorizada, como se fosse um grande limite de aplicação e resolução de problemas. Essa organização era muito parecida com quem hoje conhece como departamento pessoal , ou que terminou de fazer com que uma área era conhecida também como: “o lugar que demite pessoas”. 

Nesse modelo, uma relação de trabalho não era vista como uma parceria, mas como algo por obrigação. 

Com o passar do tempo e as mudanças no mercado, as empresas viram apenas uma questão burocrática não era o suficiente para manter seus colaboradores envolvidos. E então começa a segunda fase do RH. 

Rh 2.0

Nesta etapa, o RH começou a incluir e prestar mais atenção aos processos de recrutamento e seleção, retenção de talentos e comportamento nas empresas. 

Não são poucos os relatos de pessoas que perderam seu trabalho, seja por um constante assédio moral ou por uma carga muito alta de trabalho. Essa situação é um reflexo de quem era uma empresa no processo, que tinha uma alta preocupação apenas com resultados sem se preocupar com quem os colaboradores passavam até chegar a esse resultado.  

Com essa mudança de mentalidade das organizações, o RH 2.0 passou a oferecer treinamentos organizacionais, fazer uma melhor gestão e se concentrar nos seus recursos humanos ou capital humano. 

Vale destacar que essa mudança também consiste na troca de palavra do funcionário por colaborador, já que os colaboradores são aqueles que se esforçam para fazer uma empresa crescer, e colaborar para o sucesso da organização. 

Com isso, uma empresa passa a ter preocupação com os índices de pesquisa , rotatividade , absentismo e motivação. 

Outros aspectos da remuneração de um colaborador também estão inseridos neste contexto, e os benefícios entram como uma forma importante de atração, retenção e motivação de funcionários .

Com isso chegamos ao RH 3.0, vamos ver mais a seguir. 

RH 3.0

O Rh nesta etapa passa a ser conhecido não apenas como o departamento de recursos humanos, mas também como responsável pela Gestão de Pessoas . Agora, uma preocupação desta área não está apenas na burocracia como em inglês, nem apenas nos indicadores. 

A fase 3.0 reúne-se como atribuições das duas primeiras fases e também adiciona o uso da tecnologia em seus processos

Além disso, como empresas iniciam o processo mais para sua cultura organizacional , e promovem uma gestão mais descentralizada, de forma que outras áreas também começam a envolver em processos que antes se concentram apenas no RH. 

A forma de comunicação dessa empresa também muda. No 3.0 a empresa também está focada em missão, propósitos e no que ela quer entregar para o mercado.

E eu sei que se você chegou até este texto, está interessado em saber como sua empresa pode entrar na fase 3.0. Por isso, vamos ver quais caminhos sua empresa precisará traçar.

Como aplicar o RH 3.0 na empresa?

Para aplicar o RH 3.0 na sua empresa, você deve se basear nos três pilares:

  • Tecnologia: contratação e atualização das ferramentas
  • Ação Holística: aproxime-se de outros setores
  • Coleta, análise e aplicação de dados

Vamos entender melhor cada um deles.

Tecnologia: contrate e upgrade das ferramentas

Como disse mais acima, essa fase do RH é marcada pela inserção de ferramentas mais tecnológicas nos processos. Antes de uma área que contém sistemas muito complexos, com uma aparência pouco interativa e que não se integra a outros sistemas. 

Além disso, o setor ainda depende muito do uso de papel.

Porém, hoje em dia, o mercado tecnológico passou a desenvolver ótimas ferramentas voltadas para esse setor. 

Existe a possibilidade de arquivar documentos na nuvem para todos os que têm acesso, ou usar ferramentas de comunicação interna e sistemas que agilizam processos como controle de jornada e gerenciamento de pagamentos. 

Os sistemas são vários, mas os principais que eu recomendo você implantar nesta fase da sua empresa, girar em torno de três nichos:

  • Recrutamento e Seleção 
  • Controle de jornada
  • Gestão de processos 

Recrutamento e seleção 

rh 3.0 recrutamento

Anos atrás, ninguém no RH pensava em  usar um sistema de recrutamento e seleção , já que uma seleção de candidatos era feita de forma mais tradicional como o anúncio de vagas em classificados, placas na porta do estabelecimento, entre outras. 

Claro que essa forma de recrutamento continua existente, mas hoje em dia existem sistemas especializados que conectam ou solicitam a empresas que oferecem vagas, e isso diminui pela metade do tempo de recrutamento e seleção. 

O sistema normalmente faz uma seleção prévia de candidatos que atendem aos requisitos de vaga postada e elimina pessoas que não se encaixam nessa vaga. Isso diminui bastante o tempo de recrutamento e seleção com filtragem de moedas, fazendo com que eles se concentrem apenas na entrevista com o candidato. 

Além disso, como as chances de sua empresa acertar contratações aumenta bastante, uma vez que ela apenas analisa realmente os perfis usados ​​para uma vaga. 

Um outro ponto importante para o recrutamento e seleção, que foi inserido com o RH 3.0, é a possibilidade de realizar entrevistas de forma totalmente online. Ferramentas como hangouts, ou o Skype entre outras veio para ajudar como empresas nesse caso. 

Seja por não ter um espaço físico para realizar essas entrevistas ou pela economia de tempo, muitas empresas perceberão que entrevistar ou candidato a uma videochamada, podem ser de grande ajuda. Isso também é uma mudança que ocorreu com o RH 3.0.

Controle de jornada

Desde que surgiu esse departamento, uma parte do controle da jornada sempre foi um problema para o setor. Muitos consideram o fechamento da folha de ponto como a pior parte do mês. 

Mas com o avanço da tecnologia, agora existem sistemas que agilizam esse controle e fazem todo o cálculo da jornada de forma automática. É o caso do  sistema do PontoTel , que faz o registro do ponto e todo o tratamento em uma única ferramenta, sem precisar exportar informações para outro lugar. 

Ele também agiliza o cálculo da folha de pagamento, uma vez que todas as informações da jornada já estão na folha de ponto, como  cálculo de horas extrasadicional noturnofaltas  e atrasos, tudo isso já sai calculado com as  informações prontas para uma folha de pagamento

Com um sistema dessa empresa, você economiza tempo e reduz a perda de dinheiro com erros de cálculo e pagamentos de horas indevidas, tudo fica mais limpo e organizado. 

Gestão de processos 

Ter controle de todos os processos do seu RH, como gerenciamento de férias, admissão e demissão, gerenciamento de benefícios, cuidados com os holerites, pode ser algo bem complicado. Com certeza são processos com muitas etapas e que exigem muito tempo, e o bom é que até esses processos de tecnologia conseguem um jeito. 

Os softwares de RH cuidam de toda a parte operacional, com isso você consegue ter controle dos processos do departamento pessoal centralizados em um único lugar.

Ação Holística: aproxime-se de outros setores

rh 3.0 acao holistica

Você sabe o que significa ter uma ação holística? Bom, esse tipo de ação consiste em ter uma visão da empresa de maneira geral. As divisões de uma organização são bem claras, mas isso não quer dizer que os setores não podem se convergir e trabalharem juntos em algumas ações. 

Esse comportamento de aproximação do RH vai fazer com que ele entenda muito mais sobre sua empresa e desenvolva ações para melhorar a cultura organizacional, a comunicação interna e pensar no bem estar de todos os colaboradores. 

Isso é justamente fazer a gestão de pessoas dentro da empresa, promover ações de desenvolvimento que vão motivar e fazer a empresa por completo produzir mais. 

Coleta, Análise e Aplicação de Dados

Essa parte do RH 3.0 começa a ficar ainda mais interessante, você já ouviu falar dos indicadores de RH?  

Todos esses indicadores consistem na obtenção de informações que, ao passar por uma análise, geram importantes dados que empresa pode aplicar na melhoria de processos,  estratégia e ações. 

Dependendo dos dados obtidos, a empresa consegue saber como anda o seu clima organizacional, seu nível de absenteísmo, rotatividade e até mesmo a imagem que os colaboradores possuem dela. 

Se você quiser saber mais sobre coletas de dados e análise, temos um outro artigo bem interessante no nosso blog que fala sobre People Analytics e as vantagens de utilizar esse método em sua empresa. Continue sua visita ao nosso blog e leia: “People Analytics: Conheça os benefícios nesse Guia atualizado 2019”!

Agora que você já sabe o caminho que irá traçar para aplicar o RH 3.0 na sua empresa, eu também preciso te falar quais são os principais desafios que você pode enfrentar nessa jornada.

Quais são os principais desafios do RH 3.0?

Ninguém disse que era fácil, e toda transformação sempre passa por algum desafio. O bom é que depois de vencer todos eles, a sua empresa pode colher todos os frutos, então vamos lá. 

Os principais desafios do RH 3.0 têm o mesmo uso da tecnologia. Como falamos mais acima, a maior característica dessa fase do RH é a inserção de novas tecnologias em seus processos. 

Contudo, por mais que ela traga grandes benefícios, ela  também acaba sendo um desafio, pois alguns membros do time podem ter certa resistência à automação de processos. Mas é importante que os colaboradores saibam que a tecnologia vem para fortalecer o time e não desqualificá-los. 

Outro desafio para essa área é conseguir pessoas que saibam manejar essas ferramentas, por isso é indispensável para os profissionais desta área estarem em constante evolução.

E você sabe por onde começa a superação desses desafios? Pelo líder. Vamos entender mais.

Como ajudar a liderança a se adaptar?

rh 3.0 lideranca

O papel de um líder no RH 3.0 é indispensável, pois ele será puxado para todo o resto do pessoal. 

Então uma forma de ajudar os líderes a se prepararem para essa fase na empresa é explicá-los quais são os objetivos da organização com isso, o que irá melhorar o dia a dia do trabalho dele, e os novos recursos que ele terá para até mesmo se desenvolver como profissional. 

Claro que essa mudança será feita aos poucos, e é importante que os líderes acompanhem todo o processo, para que não seja uma coisa imposta de cima para baixo. Quando a pessoa se sente parte do processo, as chances dela se envolver mais e dedicar mais esforços a ele tende a aumentar. 

Por isso, não pense duas vezes em ter uma conversa esclarecedora e transparente com os líderes. 

Agora eu não posso terminar esse texto sem antes falar como um sistema de ponto moderno pode ajudar a sua empresa.

Como um sistema de ponto moderno ajuda a empresa a chegar no rh 3.0?

Eu sei que mais acima eu já falei sobre a PontoTel, mas agora eu quero te falar mais sobre os benefícios que um sistema de ponto pode trazer para sua empresa. 

Primeiro, quando você moderniza o seu controle de jornada, você deixa para trás uma série de problemas com aquele sistema antigo que com certeza você já deve estar pensando enquanto lê esse trecho. Pois é, as manutenções, o trabalho que dá para calcular todas as horas, sem contar a dificuldade que você tem em controlar horas extras. 

Se você se identifica com tudo que eu falei, saiba que um sistema de ponto moderno vai radicalizar a sua empresa e levá-la ao rh 3.0. Lembra dos três passos que eu te disse mais acima: tecnologia, ação holística e coleta de dados?

Você tem tudo isso com o sistema da PontoTel, com ele você insere a tecnologia nos processos de controle de jornada, e pode distribuir para outras áreas a autogestão do ponto. 

Ou seja, o RH não precisa cuidar disso sozinho, os gestores de outras áreas podem ter acesso para modificações simples, e o cálculo de horas extras, banco de horas e horas de adicional noturno são automáticos

Olha só quanta coisa você tira da frente usando uma ferramenta simples. O sistema também te trará ótimos indicadores, pois conta com mais de 20 tipos de relatórios e te mostra onde estão as maiores horas extras, os números de banco de horas, os atrasos e as faltas. Todas essas informações contribuirão para a transparência na relação com os colaboradores. 

Por isso, não perca mais tempo, agende já uma demonstração do sistema PontoTel e confira todas as funcionalidades.

Conclusão

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Chegamos ao final do texto, e então, o que você achou do RH 3.0? 

Nesse texto você aprendeu o que é a nova fase do RH, o que a diferencia das outras e qual caminho você deve seguir para tornar a empresa mais moderna. 

Lembre-se: não tenha medo da tecnologia, ela vem para ajudar o seu tempo a encontrar resultados incríveis!

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