RH digital: Como funciona e quais são as vantagens para sua empresa!

imagem de uma pessoa trabalhando em frente um computador

O RH digital é marcado pela inserção da tecnologia em tarefas operacionais do dia a dia do setor de recursos humanos e departamento pessoal de uma empresa. Mas não somente isso, ele também representa uma mudança de comportamento e pensamento. 

Essa transformação já vem ocorrendo há bastante tempo.Por isso, se a sua empresa está buscando saber mais sobre o RH digital, para se modernizar e entrar nessa nova era, está no lugar certo!

Nesse artigo vamos falar sobre os principais tópicos do RH digital e você vai entender melhor a sua importância, além de como ele pode ajudar a sua empresa. Veja só os assuntos que trataremos aqui:

Essa transformação já vem ocorrendo há bastante tempo.Por isso, se a sua empresa está buscando saber mais sobre o RH digital, para se modernizar e entrar nessa nova era, está no lugar certo!

Nesse artigo vamos falar sobre os principais tópicos do RH digital e você vai entender melhor a sua importância, além de como ele pode ajudar a sua empresa. Veja só os assuntos que trataremos aqui:

Boa leitura!

banner pontotel transformacao digital

O que é RH digital?

O RH digital é a inserção de novas tecnologias nas rotinas do setor de recursos humanos. Mas não somente isso, é a tecnologia inserida de forma estratégica para melhorar e otimizar processos desse setor.

Todos sabemos que o RH é um departamento que lida diretamente com pessoas, e acompanha toda a passagem dos funcionários dentro de uma empresa. Ele está envolvido tanto com a parte burocrática quanto com a gestão de pessoas dentro de uma organização. 

Podemos dizer que o RH já passou por diversas fases e, atualmente, está na sua fase 4.0, acompanhando a quarta revolução industrial. Logo, esse foi um dos setores que mais se modificou ao longo dos anos, incluindo  mudanças relacionadas a mentalidade e  inserindo de novas tecnologias. 

Foi justamente essa evolução que fez com que fosse possível transformá-lo em um setor digital. E, hoje em dia, o setor de recursos humanos já  contar com novas tecnologias, voltadas especificamente para suas tarefas do dia a dia. 

Como funciona o RH digital?

imagem de duas pessoas trabalhando juntas

Muitos pensam que o RH Digital funciona apenas com ferramentas, e que essa transformação digital pode substituir pessoas, entretanto, essa não é a verdade. 

O que o RH digital faz é agregar ferramentas tecnológicas para tornar a rotina mais fácil, para que o funcionário por trás do sistema tenha mais tempo para se dedicar a outras demandas da empresa. 

Então, podemos dizer que todas as atividades operacionais podem ser substituídas pela tecnologia, mas ainda dependerá do comando de pessoas, do desempenho delas para concluir essas tarefas. 

Essa é a ideia principal do RH digital, poder fazer com que sistemas trabalhem a favor de pessoas, e para as pessoas. Basta que você configure o sistema de acordo com suas demandas e ele fará o resto por você. 

Qual é a importância da inovação no RH?

Uma das maiores importâncias da inovação no RH envolve as melhorias que ela traz tanto para a sua empresa quanto para os colaboradores. 

Para o lado da empresa, podemos citar principalmente a redução de tempo e custo. Um RH inovador otimiza processos, logo, os funcionários custam menos para a empresa e aproveitam melhor as suas horas. 

Do lado dos colaboradores, a inovação trará maior satisfação no seu dia a dia. Assim, ficarão mais produtivos, uma vez que passam a utilizar  em suas rotinas algumas ferramentas que auxiliam em seu trabalho. 

Por fim, podemos dizer que a importância da inovação no RH, é fazer com que a empresa acompanhe a evolução do mercado e esteja sempre a frente de seu tempo. O que acaba revertendo em uma boa marca, um bom lugar para se trabalhar e, principalmente, uma boa cultura organizacional.

Como implantar o RH digital?

imagem de uma pessoa em uma mesa de trabalho sorrindo para a foto

A primeira coisa que a sua empresa deve saber é que implantar o RH digital não significa apenas inserir diversas tecnologias em suas rotinas. 

Aliás, não adianta de nada ter as ferramentas mais incríveis e tecnológicas, se o seu RH ainda possuir uma mentalidade ultrapassada. 

Para considerar que a sua empresa tem um RH digital, é necessário adequar todos os processos. Isso inclui mudar a mentalidade e passar pela transição de ser um departamento burocrático e operacional para ser um departamento inovador e estratégico. 

Por isso, você deve começar aos poucos, traçando um plano, entendendo quais são as mudanças do mercado e o que as empresas, do mesmo nicho que o seu, estão fazendo. Depois, você precisa passar esse conhecimento adiante, treinando outras pessoas e as conscientizando. 

Mas, como de fato implantá-lo?

Bom, você precisa começar identificando quais são os gargalos e onde as tecnologias seriam bem vindas na sua empresa. Procure priorizar as atividades mais operacionais em que, com a ajuda de ferramentas, podem se tornar mais rápidas. 

E se a empresa não tem recursos?

Nesse caso, quando a empresa ainda não apresenta recursos para apostar em uma transformação digital ou está poupando recursos no momento, você precisa fazer o papel de observador. 

Comece observando os novos comportamentos trazidos pelo RH 3.0 e 4.0, e entenda quais são as mudanças que você pode promover no dia a dia que não necessitam de ferramentas.

Outra boa dica é contar com o auxílio de planilhas, existem ótimas planilhas de RH que podem otimizar algumas tarefas, até você realmente poder trocar para um software. 

Algumas são bem famosas, como as planilhas de indicadores de gestão de pessoas e avaliação de desempenho.

Preenchendo-as da maneira correta, e com cuidado você irá obter ótimos dados sobre a performance dos seus funcionários. 

Agora, se a sua empresa possui recursos e está disposta a realizar essa mudança, é importante buscar sistemas que realmente irão fazer a diferença no seu dia a dia. Você deve fazer uma avaliação geral, identificar quais são as funcionalidades do sistema, suas ferramentas e sua operação. 

Até agora nós já vimos o que é o RH digital, qual é a sua importância para uma empresa e como implantá-lo na sua empresa. No entanto, ainda não vimos tudo. E, antes de terminar esse texto, separamos as principais dúvidas sobre o tema, confira!

Principais dúvidas sobre o RH digital

Quais são as principais ferramentas?

imagem de uma pessoa digitando no teclado do notebook

Principais dúvidas sobre o RH digital

Quais são as principais ferramentas?

Podemos dizer que o RH digital consiste na melhoria de processos operacionais. Então,  suas principais ferramentas são aquelas que poupam tempo.

Hoje em dia, já podemos contar com ótimas ferramentas de recrutamento e seleção, gestão de benefícios, folha de pagamento e gestão de ponto. 

Todas elas otimizam o tempo do setor de RH, que não precisará passar horas do seu dia cuidando dessas tarefas operacionais, fazendo com que sobre tempo para focar em outras tarefas da gestão de pessoas. 

Ele otimiza as rotinas da empresa?

Sim! É essa a proposta do RH digital, facilitar ao máximo a rotina das empresas trazendo melhoria nos processos e redução de custos. 

Para que você entenda melhor como o RH digital pode otimizar as rotinas, vamos usar o exemplo do apontamento de horas que a sua empresa precisa fazer todo mês, para realizar o pagamento dos funcionários. 

Utilizando uma ferramenta de controle de ponto, você não precisará mais pegar a folha de ponto dos funcionários e fazer todo o cálculo de horas. Um sistema de ponto fará isso por você, minimizando erros, prejuízos e, principalmente, poupando tempo!

Quer saber como um sistema de ponto pode otimizar o tempo e reduzir custos na sua empresa? Faça uma demonstração gratuita do sistema PontoTel, conheça todos os benefícios do sistema e saiba como ele já ajudou grandes empresas com a redução de erros e tempo gasto em processos operacionais!

banner pontotel controle de ponto online

Como é a gestão no RH digital?

No RH digital a gestão se torna muito mais estratégica, uma vez que as ferramentas utilizadas acabam trazendo bons indicadores para as empresas, fazendo com que as decisões sejam tomadas de forma mais estratégica. 

Com o auxílio de boas ferramentas, é mais fácil ter uma gestão que funcione e apostar na constante evolução da empresa.

Quais são os benefícios para a empresa?

O grande benefício do RH digital, é que a empresa terá um crescimento mais saudável.

Além disso, irá otimizar o seu tempo, seus custos e ainda manterá sempre os melhores talentos em sua organização.

Conclusão

imagem de uma mulher olhando para um tablet

Como vimos, a inserção de tecnologia no dia a dia de uma empresa é garante diversas vantagens para a organização e seus colaboradores.. 

Entretanto, não se esqueça: essa inovação deve ser acontecer de maneira constante! 

Não basta apenas adotar uma única ferramenta e pensar que já transformou sua empresa, é preciso estar sempre atento a melhorias, novas tecnologias e acompanhar o mercado. 

Nesse texto, nós vimos o quanto o RH digital é algo benéfico para o dia a dia de uma empresa, como ele pode ser implantado e quais são suas vantagens. 

No blog da PontoTel você pode encontrar muito mais artigos sobre RH e Gestão de pessoas, aproveite a sua visita e leia outros conteúdos.

Rolar para cima
WhatsApp chat