A importância do RH digital para a gestão das empresas

importancia do rh

Nos últimos 10 anos, a ideia de RH digital (também chamado de RH 4.0) obteve destaque no mundo dos negócios. Ela representa uma evolução do RH tradicional, utilizando-se de mais tecnologias para administrar as rotinas de pessoal e obter grandes resultados.

Entre os principais benefícios do RH digital, é possível citar o aumento da produtividade diária e a melhor experiência dos profissionais. Para torná-lo real, porém, é preciso contar com as melhores tecnologias de RH, como a inteligência artificial, softwares de contratação, gestão do departamento pessoal e controle da jornada de trabalho.

Nos próximos tópicos, nos aprofundaremos no assunto. Explicaremos exatamente o que é RH digital, qual a sua importância e como adotá-lo em seu empreendimento. Boa leitura!

O que é RH digital e como ele se diferencia do tradicional?

A ideia de RH digital é, em si, uma das principais tendências da área de Recursos Humanos. Antes de explicá-lo, vamos entender o que é RH tradicional e como ele evoluiu ao longo dos últimos anos.

Em essência, o RH tradicional pode ser entendido como um departamento metódico e operacional, que conta somente com tecnologias básicas ou nenhuma tecnologia. Assim, seus processos diários são manuais e mais onerosos, o que não é recomendado.

Com a demanda de uma administração de pessoas mais ágil e precisa, dado a competição do mercado, tal RH teve que apostar em novas práticas e adotar tecnologias de ponta.

É aí que surge o RH digital. Ele utiliza tecnologias e processos mais modernos para cumprir as obrigações trabalhistas (como o controle de ponto) e para obter melhores resultados em tarefas complexas, como a seleção de talentos e a gestão de benefícios.

Qual a importância de adotar o RH digital no expediente?

Há muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários. A melhoria da jornada do colaborador, o reforço das métricas de desempenho, a segurança das informações e a redução do tempo médio para cumprir certas tarefas são bons exemplos disso. Adiante, compreenda em detalhes!

Maior agilidade na realização das tarefas

O RH conta com uma série de tarefas sob sua tutela. Precisa contratar talentos, treinar e monitorar a jornada de trabalho, além de cumprir uma enorme quantidade de obrigações legais. O uso de boas tecnologias, claro, soma mais agilidade a todos esses processos.

Imagine, por exemplo, a distribuição de holerites. Você não precisa fazê-la manualmente. Um software permite que você distribua os holerites de toda a equipe em somente alguns segundos, digitalmente. Também garante o aumento da precisão e da eficiência diária.

Aumento da precisão nos processos diários

Tão importante quanto a agilidade é a precisão. Se você faz coisas com velocidade e erra, tem muito mais trabalho e gasta mais recursos (afinal, precisará refazer tudo). Mais uma vez, o RH digital é uma grande ajuda. Ele garante mais padronização e acerto diário.

Imagine-se monitorando a jornada de trabalho dos talentos. Se fizer isso manualmente, com o velho livro de ponto, terá bastante trabalho e poderá errar com frequência. Por outro lado, ao utilizar um software de controle de ponto, terá um alto grau de precisão.

Automação de rotinas de trabalho

O RH conta com muitas rotinas de trabalho. São processos padronizados que ocorrem sempre (mais ou menos) do mesmo jeito. Veja dois exemplos: o processo de admissão e desligamento de profissionais, que dependem de um passo a passo específico.

Será que é possível automatizar tanto a admissão quanto desligamento? Sim, claro. O RH digital consegue automatizar esses processos, garantindo que sejam feitas por meio online e com o suporte de tecnologias de ponta. Assim, o RH fica menos sobrecarregado.

Aumento da inteligência diária

As atuais tecnologias podem ser dotadas de inteligência artificial. Em outros termos, contam com algoritmos capazes de realizar tarefas difíceis, gerar insights ao gestor e até aprender ao longo do processo. Desse modo, o RH torna-se muito mais competitivo.

Exemplo: uma plataforma de gestão de férias permite que as férias de todos os talentos sejam controladas de um único lugar, preservando um histórico de dados, emitindo notificações e sumarizando dados estratégicos em um painel. Assim, o controle fica a cargo do software de RH, enquanto o gestor cuida apenas das decisões finais.

Aumento da segurança da informação

Invariavelmente, hoje, o RH conta com um maior volume de dados que no passado. As empresas precisam saber mais sobre seus funcionários, bem como sobre candidatos a vagas de emprego. Tantos dados devem ser guardados com bastante segurança.

Novamente, o uso de boas tecnologias é a solução. Modernas plataformas fazem o armazenamento de informações em nuvem e permitem que os dados de RH sejam salvos em servidores externos que têm elevados padrões de segurança. Assim, há menos chances de perder ou vazar dados do time ou de candidatos.

Como fazer com que o RH digital ganhe vida na empresa?

Como você pode observar, o RH digital depende de tecnologias e pode somar uma série de benefícios ao empreendimento. A questão, então, é: como dar vida a esse modelo de RH? Não há um passo a passo, mas algumas dicas podem  ajudar bastante.

Primeiramente, adote tecnologias que facilitem o trabalho diário. Uma plataforma de gestão das rotinas do departamento pessoal (como admissão, gestão de férias e holerites) é um bom começo, pois cria uma base para que o RH modernize outros processos.

Outra dica é criar uma cultura de digitalização. Saiba que muitos gestores de RH já estão reformulando seus processos diários com a ajuda de ferramentas digitais e, se você não fizer o mesmo, pode perder competitividade.

Por fim, lembre-se de orientar bem as pessoas. Boas tecnologias não substituem colaboradores, apenas complementam e facilitam seu trabalho. Portanto, é preciso treinar os talentos no uso das melhores ferramentas, estabelecer metas e monitorar os resultados alcançados.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Existem muitos plataformas que podem ajudar você a construir um RH digital. Uma dos principais é a Convenia, plataforma de gestão das rotinas de departamento pessoal. Com ela, é possível otimizar tarefas de admissão, gestão de férias, distribuição de holerites, assinatura eletrônica e comunicação com a equipe.

Gostou do nosso artigo? Está pronto para arquitetar seu RH digital? Então, não deixe de conhecer mais sobre nossa ferramenta e como ela pode ajudar você na digitalização do RH!

A Convenia é uma HRTech que desenvolve soluções online para que empresas possam otimizar tempo e custo.

Atualmente as soluções abrangem admissão digital, clube de vantagens, gestão de benefícios e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

Este conteúdo foi produzido em parceria com o time da Convenia

Rolar para cima
WhatsApp chat