Dicas de RH para 2020

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O que esperar para o RH em 2020? 

Uma nova década se inicia, e como já se é esperado todo início do ano fazemos uma série de análises para saber como foi o desempenho das equipes e da empresa durante os 12 meses que se passaram. A análise faz com que a empresa se prepare e planeje um próximo ano ainda melhor. 

E como fica o RH nessa análise e planejamento?

A verdade é que o RH já não é mais o mesmo que era há 20 ou até 10 anos atrás. A era da informação contribuiu não apenas com novas ferramentas, mas para novas tendências comportamentais, além de criar uma nova cultura para o mercado de trabalho. 

Diante desse cenário os desafios para a gestão de pessoas não para de surgir. Utilizar o melhor da tecnologia em prol do desenvolvimento do capital humano é essencial para toda empresa. 

Muita coisa não só mudou como evoluiu. Mas será que o RH da sua empresa está preparado para as novidades que prometem chegar com força total no próximo ano? 

Aliás você já conferiu quais são as tendências para o RH em 2020? 

Para ajudar sua empresa a programar a gestão do capital humano listamos as principais tendências do RH para 2020. Não fique de fora e confira tudo que você precisa saber para melhorar a gestão de pessoal da sua empresa.

Vamos lá!

Principais tendencias de RH para 2020

Se fosse para resumir a tendência para área de recursos humanos em 2020 eu apostaria em RH Tech contribuindo para o desenvolvimento do RH estratégico. 

Eu sei que são dois termos que você provavelmente ouviu falar em 2019. No entanto, a tendência de potencializar o capital humano e otimizar os processos com a ajuda da tecnologia estará ainda mais forte este ano.

Mas a pergunta que não quer calar é: como funciona na prática? Como essas duas tendências estão correlacionadas? E por que são tendência para 2020?

Poucos profissionais compreendem realmente as mudanças do mercado de trabalho e como a tecnologia pode ajudar na rotina e otimização das tarefas na área de RH. 

Por isso para falar sobre as tendências de RH para 2020, separei o tema em dois itens, o desenvolvimento do capital e as ferramentas que auxiliam a inovação da área. Vamos ver como funciona isso na prática!

Gestão de Alta Performance aplicada ao RH

Cada vez mais as empresas têm percebido a importância que os seus colaboradores têm para o sucesso da organização, afinal, sãos as pessoas que executam os processos, sendo personagens chave para o alcance dos bons resultados. 

Juntamente com a mudança na cultura organizacional surgiu a gestão de alta performance que já vem conquistando muitas empresas brasileiras.

Você deve estar se perguntando o que é essa tal gestão de alta performance?

Bem, esse tipo de gestão possui como característica o aumento no rendimento das equipes e motivação dos colaboradores para que eles possam trabalhar em seu melhor. 

A motivação dos colaboradores não é um tema novo, ele já vem sendo discutido e trabalhado dentro das organizações há anos. No entanto essa gestão é voltada não apenas nas características de motivação, mas também na humanização das organizações, fenômeno que vem ganhando força nos últimos anos. 

O antigo modelo padrão de trabalho cada vez mais está caindo em desuso especificamente na liderança. Hoje vemos cada vez mais gestões voltadas para a colaboração mútua entre os indivíduos, sendo eles chefes ou subordinados. A hierarquização já não é o mais importante dentro das equipes.  

Os novos modelos envolvem todos os colaboradores, onde cada qual desempenha seu papel de forma com que possa opinar e fazer parte do crescimento da companhia como um todo. 

Mas para que a gestão de alta performance funcione, é necessário uma mudança de cultura dentro da empresa, e esse é o principal desafio das organizações, uma vez que ele envolve uma transformação de toda estrutura de gestão dentro da organização.

Mas não se preocupe, abaixo vamos ver alguns elementos que são essenciais para o começo de uma gestão de alta performance. 

Experiência do colaborador

Provavelmente você já deve ter ouvido sobre como as empresas se preocupam com a experiência na qual o seu cliente terá com o produto ou serviço oferecido.

Essa é uma técnica muito utilizada pela área de marketing para pensar nas alternativas para proporcionar a melhor experiência ao cliente em relação  a marca ou produto.

Mas agora eu te pergunto: os colaboradores não são os clientes internos de uma organização? E porque não pensar na experiência do seu cliente interno?

Certamente essa é uma das tendências de rh para 2020 que mais vão mudar o ambiente corporativo. 

Pensar sobre como proporcionar uma melhor experiência para os colaboradores tornou-se extremamente importante para uma organização, uma vez que valorização, liberdade são fatores essenciais para que os colaboradores se sintam motivados.  

Criar iniciativas para melhorar e experiência do seu cliente interno pode ser mais simples do que você imagina. 

Atitudes como possibilidade de home office, horários flexíveis, autogestão e iniciativas de desenvolvimento pessoal são ótimos exemplos dessa melhoria da experiência com os colaboradores. 

Forme líderes que inspirem

A liderança desempenha um papel fundamental para o sucesso do negócio. Eles são os mediadores da empresa junto aos seus funcionários, além de ajudarem a propagar a cultura organizacional. 

Em geral, bons líderes têm um relacionamento saudável com os colaboradores, e são eles que direcionam as equipes para a implementação das estratégias definirá pela organização. 

Ruy Shiozawa, CEO na Great Place to Work, defende, “que é necessário compreender que o conceito de líder envolve mais que gestores, diretores e presidentes. Na verdade, o ideal é que cada profissional da organização seja capaz de influenciar outros colaboradores. Se as pessoas dentro da empresa forem desenvolvidas, elas tendem a influenciar positivamente as demais, sejam elas chefes de equipes ou não”, afirma.

Diante disso é cada vez mais importante identificar as pessoas que possuem essa capacidade de liderança e saber retê las na empresa. 

Além disso, esse profissionais são formadores de novos líderes, de pessoas autônomas que possam contribuir e ser referências em suas funções. Saber desenvolvê-los é essencial para a empresa.

Invista no desenvolvimento de talentos

Quantas vezes você perdeu um colaborador importante e com muito potencial? 

Uma das perguntas mais comuns quando acabamos de perder um talento é: o que a empresa poderia ter feito para retê-lo?

Uma pesquisa desenvolvida pelo Hay Group em parceria com o Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios, revelou que 44% dos profissionais desejam que a empresa ofereça oportunidades para eles crescerem e se desenvolverem. Afinal, que pessoa não quer evoluir na profissão? 

É importante lembrar que a valorização nem sempre significa “promoção” ou “aumento de salário”.

Atualmente fazemos parte de um mercado competitivo, investir em tecnologias para a empresa não garante qualidade na entrega, muito menos qualificação profissional. 

Por isso investir em treinamento se tornou cada vez mais essencial e em 2020 será ainda mais importante para as empresas. 

A ausência de treinamento e desenvolvimento nas empresas, pode gerar uma série de consequências tais como:

  • Insatisfação dos funcionários, o que prejudicará o clima organizacional da empresa;
  • Uma alta rotatividade das equipes;
  • Baixa produtividade;
  • Incertezas e inseguranças nas atividades exercidas;
  • Perda de credibilidade por parte de clientes e parceiros;
  • Falta de perspectiva para os colaboradores ao longo e médio prazo.

Existem diversas ações que podem ser tomadas para manter os profissionais engajados, interessados e produtivos. Grande parte deles passa por uma boa comunicação interna e planos de treinamento e desenvolvimento. 

Investir em desenvolvimento é importante para evitar gastos, além de garantir qualidade dos processos e auxiliar no crescimento da empresa. 

Crie uma Cultura organizacional diversificada

Uma empresa é composta essencialmente por pessoas e estas são elementos fundamentais para o sucesso do negócio. 

No entanto para que os resultados sejam alcançados é extremamente importante que os colaboradores estejam alinhados a cultura da organização. Essa cultura determina o estilo de gestão das chefias e o próprio comportamento dentro das empresas. 

A cultura deve ser encarada como a espinha dorsal de uma empresa. Ela deve ser flexível na medida certa, coerente com a natureza do negócio e com o contexto social do qual a empresa deseja se inserir ou já está inserida. 

Mas será que as empresas realmente entendem o porque a diversidade cultural no ambiente de trabalho pode ser benéfica? 

A diversidade é um conceito que tem revolucionado o mercado, uma vez que empresas estão cada dia mais preocupadas com a inclusão das pessoas e seus diferentes perfis. Mas não se engane, a cultura da diversidade não é apenas tolerar pessoas que são diferentes de você. 

Quando a empresa adota equipes com pessoas de diferentes orientações ideológicas e histórias de vida, além de condições sociais, de gênero e físicas distintas, ela abre uma porta importante para um universo de possibilidades de desenvolvimento de novos conhecimentos e diferenciais.

A diversidade cultural nas organizações só acontece efetivamente quando todos acreditam que pessoas com experiências diferentes podem contribuir significativamente para o alcance de resultados.

Grande parte do resultado positivo e da produtividade dessas equipes está relacionada a motivação. Quando as pessoas sentem que são importantes para o grupo no qual elas se relacionam, essa interação influencia diretamente no dia a dia. Um clima organizacional voltado à inclusão tende a ser mais produtivo.  

Por isso uma cultura de diversidade como parte estratégica de uma organização, presente em sua cultura organizacional é campo essencial para a inovação, e que vale a pena ser ainda mais explorado em 2020.

A geração Z está chegando

A última dica que eu gostaria de falar como tendências para 2020 é mais um lembrete, afinal sua empresa está preparada para a geração Z?

Não podemos negar que uma das principais tendências de RH para 2020 é a forte presença da geração Z no mercado de trabalho. A cada ano que passa essa geração ganha ainda mais espaço nas corporações, mas, o mais importante é lembrar que essa geração possui características muito diferentes das gerações anteriores. 

A presença dessa geração de talentos, promete trazer muitos desafios para o setor de RH, e sua empresa precisa estar preparada.

Se você quiser saber mais sobre como preparar sua empresa para os Zs confira o nosso texto sobre como é a geração Z no mercado de trabalho e acompanhe dicas incríveis de como atrair e reter essa nova geração.

Já que falamos sobre atração de profissionais como anda o pipeline de talentos da sua empresa?

Saiba o que é pipeline de talentos e como implementa-lo

Pipeline de talentos é um banco de candidatos formado por profissionais previamente avaliados pelo RH e considerados aptos a trabalhar na empresa. A melhor forma de construir um pipeline de talentos é por meio do recrutamento ativo, que envolve a busca constante de profissionais que se encaixam ao perfil desejado pela empresa.

Fazer boas contratações é uma das maiores prioridades do RH, e também um dos maiores desafios da área. O sucesso da empresa dependente de um tipo qualificado, e que seja identificado com os valores e cultura organizacional. 

Mas encontrar os profissionais ideais para sua empresa não é uma tarefa fácil, principalmente para empresas que ainda não possuem um pipeline de talentos bem estruturado. 

Mas então onde encontrar esses profissionais

Para isso, é possível recorrer às redes sociais, plataforma de vagas, formulários no site da empresa, ou em casos onde é necessário um profissional mais específico contratar Headhunter. 

Construir um pipeline de talentos envolve muito planejamento. A busca deve ser feita com bastante antecedência, para que se consiga trabalhar o relacionamento com os profissionais e engaja-los corretamente. 

Vale lembrar que a construção de pipelines de talentos está se tornando cada vez mais comum nas empresas e com a ajuda da tecnologia esse processo será ainda mais utilizado em 2020. 

Saiba como a Inteligência Artificial pode ajudar o RH

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Desde sempre a tecnologia promete melhorar os processos, aumentar a eficiência dos departamentos e reduzir a incidência de problemas. E hoje grande parte dessa promessa está sendo cumprida com a ajuda da inteligência artificial. 

O uso da inteligência artificial no RH vêm crescendo nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais investindo em ferramentas para ajudar nos processos de contratação e gestão de pessoas. 

No entanto, por ser tratar uma novidade, muitas empresas ainda não conhecem as vantagens que a inteligência artificial quando aplicada ao departamento de recursos humanos pode oferecer. 

Se esse é o seu caso está no lugar certo, a seguir vou mostrar algumas das tendências de ferramentas de RH para 2020. 

Vamos lá!

Como inovar e tornar o RH mais eficaz

A transformação digital tem potencial para beneficiar todas as áreas de uma empresa e com o setor de recursos humanos não é diferente. 

O High tech pode ser utilizado para otimizar diversos processos da área, tais como: recrutamento, treinamento, gestão de equipes e controle de jornada. Auxiliando também a tomada de decisões estratégicas, de forma que as torne ainda mais alinhadas com os objetivos da empresa. 

Por isso separei 5 ferramentas que serão ainda mais utilizadas em 2020, confira!

  1. Recrutamento online

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A área de recrutamento e seleção está em constante transformação e em busca de novas tecnologias para melhorar seus processos. 

O objetivo da área de recrutamento e seleção é encontrar os melhores candidatos para a empresa. No entanto essa não é uma tarefa fácil.

Reduzir a subjetividade da contratação com o uso de novas ferramentas que coletam informações dos candidatos e localiza o perfil ideal para cada vaga, parece ser uma das tendências para 2020. 

Além do uso de tecnologia de automação do processo de recrutamento e seleção, novos perfis e novas dinâmicas também prometem trazer modernidade para o departamento. 

O papel do recrutador ainda será fundamental para a escolha de bons profissionais. No entanto o que promete mudar é o tempo e a forma na qual esse profissional selecionará os candidatos. Ou seja, boa parte do processo passará a ser feito online.

O recrutamento online é quando a organização divulga vagas por meio das plataformas virtuais, tais como redes sociais ou sites especializados. Ao receber os currículos toda parte de triagem e pré seleção também é feito por meio da internet. 

Imagino que até aqui o processo parece muito semelhante aos processos que são feitos presencialmente, não é mesmo?

Mas o que muda no modelo de recrutamento online, é que as organizações passam a fazer mais etapas do processo virtualmente, ou seja, a aplicação de testes e até mesmo entrevistas online. 

O processo de recrutamento online, tem feito muito sucesso nas empresas, uma vez que ele traz benefícios como redução de tempo e custos com aluguel de espaços ou empresas especializadas em contratação. 

  1. Ferramentas para análise de desempenho

Uma das tendências mais importantes para 2020 no setor de Recursos Humanos são as tecnologias aplicadas à análise de desempenho dos colaboradores. 

Muitas organizações buscam tornar o RH um departamento mais estratégico, e com a ajuda da tecnologia esse objetivo está mais perto de ser conquistado. 

As ferramentas de avaliação de desempenho visam otimizar os processos e contar com sistemas inteligentes para trazer melhores resultados em produtividade e engajamento dos funcionários. 

Elas oferecem gráficos completos com resultados que permitem visualizar indicadores por grupo ou individual. Fica a critério de cada empresa definir as KPI’s que deseja avaliar.

Essas análises são importantes para o planejamento estratégico da empresa, além de auxiliar a reter talentos.

  1. Gestão de dados e integrações

O RH precisa mesmo de integração de dados?

Há muito tempo o papel do setor de recursos humanos vai além de apenas lidar com admissões, demissões, pagamentos e processos burocráticos. 

Atualmente é fundamental que o departamento pessoal consiga gerar diagnósticos e soluções sobre a imagem da empresa, o nível de satisfação de seus colaboradores e vários outros aspectos importantes para o sucesso do negócio.

Os processos geridos pelo RH devem estar completamente alinhados não somente aos valores e à cultura organizacional, mas também às metas e objetivos definidos pela empresa.

Por isso é essencial que os sistemas aplicados na organização dialoguem entre si, facilitando análises e agilizando procedimentos que anteriormente eram executados isoladamente em cada setor. O RH precisa da integração dos dados para facilitar as rotinas operacionais. 

  1. Equipes Mobile

A cada dia mais empresas estão aderindo a formação de equipes móveis, chegando a ser até mesmo fator de atração para alguns candidatos. Ter uma equipe móvel ou equipes virtuais, quer dizer que os colaboradores não precisam estar fisicamente dentro do escritório da empresa todos os dias. 

Sendo até mesmo possível trabalhar de outro estado. Isso é possível graças ao avanço tecnológico que aproxima pessoas apesar da distância física. Hoje em dia, é possível fazer uma reunião contando apenas com uma conexão de internet e um computador. Essa é uma forte tendência para 2020.

Entre as vantagens desse modelo encontra-se a diminuição de custos, expansão da empresa e até mesmo crescimento da produtividade. Uma vez que estudos comprovam que a prática de home office aliada a flexibilidade da empresa, traz diversos benefícios ao colaborador. 

Algumas empresas estão aderindo a esse modelo e para a ajudá-las na gestão de frequência desses funcionários, utilizam-se de ferramentas como o Ponto Móvel. Vamos ver melhor a seguir.

Fator de atração para alguns candidatos e ferramenta voltada para diminuir custos para empresas, a possibilidade de trabalhar fora do escritório ou em home office está em pleno crescimento e é forte tendência do RH estratégico para 2020.

  1. Flexibilidade de registro de ponto

Essa com certeza é a maior mudança na estrutura do RH, apesar de estar acontecendo já há algum tempo, ela tem ganhado ainda mais força nos últimos anos. 

A flexibilidade no registro de ponto tem se tornado algo buscado por organizações de todos os portes, ela consiste em tornar os processos de gestão de frequência mais flexíveis.

Sendo usada ferramentas mais tecnológicas, além dos funcionários possuírem mais flexibilidade em sua jornada, como a possibilidade de banco de horas ou até mesmo a possibilidade de bater ponto longe da empresa. 

Você deve estar curioso para saber quais sistemas as empresas estão utilizando para fazer esse registro de ponto. Então vamos ver na prática como funciona o registro de ponto online.

O ponto online pode ajudar sua empresa

Quando falamos sobre controle de ponto a imagem mais comum no nosso imaginário são aqueles relógios de ponto que ficam fixados na entrada das empresas. 

Mas em um mercado tecnológico a utilização desse tipo de sistema é bastante ultrapassada. Principalmente quando temos a possibilidade de acessar diversas ferramentas pelo celular. 

Então por que não fazer as marcações por meio de um celular ou computador? 

Bem essas são apenas 2 das variadas possibilidades de controle de ponto que existem no mercado. 

Empresas de todos os tamanhos têm se interessado por sistema de registro de ponto online para os colaboradores. 

Mas porquê essa mudança?

Os motivos são variados, sendo em alguns casos por: economia de dinheiro para as empresas, integração com os demais sistemas, econômia de tempo para gerenciamento, desburocratização da área de RH, controle dos funcionários externos, ou até mesmo para garantir a segurança das informações do ponto.

Independente do seu motivo, quero ressaltar que você vai encontrar todas essas vantagens em um sistema de controle de ponto por celular como o PontoTel

O controle de ponto por celular é similar aos sistemas de controle de ponto tradicionais, onde o colaborador registra o horário do início e fim de sua jornada. No entanto, ele possui uma série de vantagens que outros sistemas de registro de ponto não podem oferecer. 

O PontoTel por exemplo, é um sistema completo de registro, tratamento e gestão de ponto em uma única plataforma. 

Confira na prática como funciona o controle de ponto pelo celular no sistema PontoTel.

Benefícios da PontoTel

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Certamente você já vivenciou uma situação, onde se encontrava parado em frente a uma prateleira de um produto no qual gostaria de comprar e se deparou com marca diferentes daquele mesmo produto e se perguntou: “E agora, qual é o benefício de cada produtos? Qual é o melhor?”

Acredito que todos nós já vivenciamos alguma situação parecida. Essa decisão pode ser ainda pior, quando tomamos ciência da escolha do produto errado. 

Mas para te ajudar a entender  as vantagens do controle de ponto por celular separei uma tabela que exemplifica de forma prática os benefícios dos aplicativos de ponto.


Celular

REP

Ponto Manual

Segurança
Baixo Custo




Facilidade de Uso




Mobilidade




Informação em tempo real




Relatórios




Tratamento dos ponto (sem utilização de outros softwares)




Funcionalidades da ferramenta

Vimos até aqui que ter um bom sistema para controle da jornada de trabalho significa ter uma boa gestão pessoal da sua empresa. 

Sei que um sistema sem erros operacionais, que esteja dentro da lei e que traga benefícios à corporação, é o sonho de todo empregador.

Só na PontoTel, você encontra:

Registro

  • Ferramenta com variedade de registro de ponto;
  • Sincronização da Informação em tempo real;
  • Registro de ponto offline;
  • Registro de ponto para funcionários externos;
  • Seis medidas de segurança para comprovar a autenticidade da marcação;
  • Reconhecimento facial e biometria;
  • Mobilidade e flexibilidade no controle de ponto.  

Tratamento 

  • Folha de ponto rápida e intuitiva;

  • Painel de acompanhamento de funcionários
  • Simulador de regra de cálculo de horas
  • Verificação de folhas de ponto
  • Ajustes e Correções de forma individual ou coletiva

Gestão

  • Dashboards Robustos;
  • Mais de 21 relatórios gerenciais;
  • Facilidade no gerenciamento das informações;
  • Controle de horas extras;
  • Ferramentas de filtros e autocorreções;
  • Sistema 100% compatível com as portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho.

Viu só, adotando o Pontotel você só terá vantagens.

Entre em contato

Já pensou como um sistema como o PontoTel movido por inteligência artificial pode ajudar o RH da sua empresa em 2020?

Tenho certeza que com uma ferramenta completa como o sistema Pontotel você otimizará a rotina do seu time, além de reduzir custos operacionais. 

Então venha saber mais, você é nosso convidado para uma demonstração exclusiva. Solicite um horário no formulário abaixo e entenda como podemos tornar a gestão de ponto da sua empresa muito mais simples e eficiente.

Conclusão

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Então, o que achou de todas essas dicas?

Espero que você tenha gostado de adentrar o grande universo do RH, juntos vimos todas as tendências para a área em 2020.

Lembre-se: o PontoTel está aqui para ajudar as empresas a otimizarem as tarefas de seu RH 

Não vá embora sem dividir o conhecimento e experiência com seus amigos, compartilhe o texto em todas as redes sociais e continue sua visita em nosso blog, temos diversos artigos sobre legislação, administração de empresas e RH!

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