Comece a bater ponto: saiba todos os benefícios e veja um passo a passo para fazer de forma eficiente em sua empresa
BLOG
Time Pontotel 4 de dezembro de 2023 Controle de ponto
Comece a bater ponto: saiba todos os benefícios e veja um passo a passo para fazer de forma eficiente em sua empresa
Conheça os benefícios de começar a bater ponto e descubra como realizar o controle de jornada dos funcionários de forma eficiente.
img of Comece a bater ponto: saiba todos os benefícios e veja um passo a passo para fazer de forma eficiente em sua empresa

A gestão de jornada é um processo fundamental para que a empresa feche corretamente a folha de pagamento e alinhe de maneira assertiva e estratégica o dia a dia de trabalho dos seus colaboradores. Por isso, a dica é: comece a bater ponto! 

Quando uma empresa adota um modelo de controle de jornada em que os colaboradores batem o ponto, ela tem maior facilidade para identificar horários de entradas, saídas, intervalos, horas extras e toda informação que envolve o trabalho dos funcionários. 

Esses dados são importantes para que a empresa seja menos burocrática no processo de gestão de ponto e se torne mais estratégica, por contar com dados importantes da rotina de trabalho dos profissionais. 

A partir dessas informações, a organização consegue reduzir horas extras e jornadas excessivas, que possam comprometer o funcionamento do negócio e a produtividade dos colaboradores. 

Contudo, há mais benefícios de começar a bater ponto. Ao longo deste conteúdo, todas as vantagens de gerir bem a jornada de trabalho de um negócio serão apresentadas, além de ser explicado como sua empresa deve começar a bater ponto. 

Para isso, os seguintes assuntos serão abordados: 

Boa leitura!

Por que começar a bater ponto?

O controle de ponto é uma forma de gestão da jornada. É por meio dele que fica claro o tempo de trabalho cumprido pelos funcionários. É importante ressaltar que empresas com mais de 20 colaboradores precisam realizar o controle de jornada, segundo a CLT

“Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.

§ 2º  Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.  

§ 3º  Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo.”

Por meio do controle de ponto, as empresas conseguem gerir individualmente os horários de entrada, intervalos, horas extras e saída dos seus colaboradores, mas, na prática, por que elas devem começar a bater ponto? Entenda a seguir.

Controle de presença e horários

O primeiro aspecto positivo para que os colaboradores de uma empresa comecem a bater ponto é a possível realização do controle de presença e horários por meio deste processo. 

A partir disso, a empresa tem uma visão mais ampla da jornada dos seus funcionários. O acesso a essas informações permite tomar decisões estratégicas quanto ao cumprimento de horas extras e à construção de escalas, além de evitar sobrecarga de trabalho.

Evitar litígios trabalhistas

Controlar corretamente a jornada do colaborador, adotando medidas para que ele comece a bater ponto, pode evitar litígios trabalhistas. Afinal, o controle assertivo da jornada permite um fechamento correto da folha de pagamento e evita erros de remuneração.

Isso porque os sistemas de ponto, como o REP-P, além de efetuarem o registro de jornada, possuem medidas antifraudes que garantem a autenticidade das marcações e realizam os cálculos da folha de forma automatizada, eliminando as chances de erros.

Otimização da gestão de pessoal 

Bater o ponto, principalmente por sistemas eletrônicos, proporciona à empresa uma otimização do processo de controle de jornada e da gestão de pessoal. Com esses sistemas tecnológicos, a empresa elimina burocracias do departamento pessoal (DP) e foca em questões estratégicas.

Além disso, esses sistemas oferecem uma gestão de dados em tempo real, via web ou aplicativo, para otimizar e agilizar o processo, do registro de ponto ao manuseio de dados e fechamento da folha de pagamento. 

Benefícios de começar a bater ponto com um sistema moderno

Antes que a sua empresa comece a bater ponto dos funcionários, é importante saber que a adoção de um sistema moderno e tecnológico pode ajudá-la a dar maior praticidade a este processo. 

Por isso, conheça a seguir alguns dos benefícios da automatização do controle de ponto

Minimização de erros manuais

A gestão de jornada é uma das rotinas mais desafiadoras da empresa, devido à sua importância e à quantidade de etapas que a organização precisa seguir. Contudo, as dificuldades podem ser minimizadas com um sistema de ponto moderno. 

Adotar a tecnologia neste processo minimiza as chances de erros manuais em tarefas muitas vezes repetitivas, que podem fazer com que os colaboradores cometam erros em função do cansaço.

Assim, com um sistema moderno, os processos são automatizados e muitas tarefas são executadas pela própria plataforma, evitando possíveis erros manuais. 

Acesso online e móvel

Outro benefício da adoção de um sistema moderno para que os colaboradores comecem a bater o ponto é o acesso aos dados de jornada de forma online e remota, em tempo real, a qualquer hora e lugar, via web ou aplicativo. 

Essa facilidade faz com que a empresa seja mais assertiva e ágil para gerenciar a jornada, identificando problemas e proporcionando maior transparência na relação trabalhista em função do rápido acesso ao sistema, até mesmo por parte dos colaboradores.

Relatórios e insights

Um sistema moderno de gestão de ponto oferece o acesso a dados em tempo real, além de emitir relatórios e insights que contribuem para que a empresa tome decisões estratégicas e assertivas em relação à jornada dos seus colaboradores. 

São gerados desde relatórios de inconsistências de dados até informações sobre escalas de trabalho, horas extras, faltas, atrasos e muito mais. Assim, a empresa tem em mãos insights para corrigir problemas de forma mais eficiente e rápida. 

Integração com folha de pagamento

A integração com outros sistemas, principalmente com a folha de pagamento, também é uma vantagem que a empresa tem quando adota um sistema moderno para que o colaborador comece a bater ponto sem erros.

Ao optar por uma plataforma de alta tecnologia na gestão de ponto, a organização consegue centralizar as informações em um único local, integrando o sistema à sua folha de pagamento, para que todo o processo se torne automatizado e otimize o controle de jornada.

Comece a bater ponto: passo a passo

Para que o colaborador comece a bater ponto corretamente, e para que a empresa tenha em mãos todas as informações necessárias para ser estratégica na construção da jornada dos colaboradores, é essencial se atentar a alguns pontos, que permitirão uma evolução assertiva na gestão de dados. 

Descubra como começar a bater o ponto corretamente a partir do passo a passo abaixo. 

Avaliação das necessidades

O primeiro passo antes da implementação de um sistema de ponto é avaliar as necessidades da empresa. Isso significa identificar desafios, dificuldades e problemas em torno do atual controle de jornada da organização. 

Perguntas importantes, por exemplo, quanto tempo a empresa dedica a essa tarefa, quais os gastos em torno desse processo e se há excesso de horas extras nos últimos tempos, devem ser respondidas. 

Escolha da solução certa

Mudar a realidade do controle de jornada da empresa exige também fazer a escolha da solução certa, que traz o que o negócio precisa. 

Atualmente, os registradores de ponto via programa são os mais modernos do mercado, oferecendo à empresa um controle de dados em tempo real da jornada dos colaboradores.

Além disso, eles garantem dados autênticos, com medidas antifraudes presentes no próprio sistema. 

Treinamento da equipe

Para que um funcionário comece a bater ponto corretamente, é importante também que ele receba um treinamento sobre o uso da plataforma escolhida pela empresa. 

Nesse treinamento, que deve focar não só os colaboradores, mas também os gestores e o DP, deve haver explicações sobre o acesso à plataforma de ponto e as formas de registro, e regras quanto ao cumprimento de horas extras, escalas de trabalho, faltas, atrasos, etc. 

Qual a melhor plataforma para começar a bater ponto?

A Pontotel conta com a melhor plataforma para que sua empresa comece a bater ponto. Nosso sistema alia tecnologia de ponta a uma gestão focada em pessoas.

Com a nossa plataforma, o DP da sua empresa pode gerenciar os dados de jornada de forma tranquila, ágil e segura. Afinal, no sistema Pontotel, os dados são centralizados em único local, com acesso às informações em tempo real, via web ou aplicativo. 

Além disso, nossa plataforma de ponto está 100% adequada às diretrizes da CLT, da Portaria 671 e da LGPD, e possui medidas antifraudes que garantem a autenticidade dos registros de jornada dos funcionários. 

Quem adota a plataforma Pontotel na sua rotina também proporciona maior facilidade para que os colaboradores batam o ponto, afinal, existem diversas formas de registro, como reconhecimento facial, gravação de voz, senha, geolocalização e foto, funcionando até mesmo offline. 

Quer agilizar o processo de ponto da sua empresa? Então, procure um de nossos especialistas através do formulário abaixo e saiba como a plataforma Pontotel pode agilizar sua gestão!  

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

RH: saiba dicas para um registro de ponto eficiente

Um registro de ponto eficiente pode fazer com que a empresa tome decisões mais estratégicas em relação às suas jornadas de trabalho. Além disso, o registro eficiente elimina burocracias e garante maior segurança jurídica à organização, sem que haja erros recorrentes na gestão de jornada. 

Abaixo, confira três dicas para melhorar o processo de registro de ponto da sua empresa.

Preenchimento pontual

A eficiência para que o trabalhador comece a bater ponto sem erros está no preenchimento pontual dos seus dados de jornada. Isso significa realizar registros exatos conforme seus horários de saída, entrada e intervalos, previstos no contrato de trabalho

Esse preenchimento pontual elimina inconsistências nos registros e dados incorretos dos horários de trabalho, que não condizem com o que foi acordado entre empresa e empregado. 

Utilização de recursos adicionais

Um registro de ponto eficiente não só oferece dados corretos para o fechamento da folha de pagamento, mas também disponibiliza recursos adicionais, como informações que têm caráter estratégico nas decisões em torno da jornada dos funcionários. 

Muitos sistemas de ponto eletrônico oferecem insights importantes da jornada para que a empresa evite sobrecarga de trabalho, horas extras excessivas e muito mais. Ou seja, uma jornada eficiente vai além do registro.

Registros de atividades

Para ir além do ponto de modo eficiente, no entanto, é importante que a empresa alie a carga horária de trabalho a um registro de atividades para medir a produtividade dos colaboradores. 

Dessa forma, os gestores identificam o passo a passo de cada atividade e delegam aos membros das equipes tarefas que de fato agreguem valor aos resultados, sem que haja desperdício de tempo ou jornadas excessivas desnecessárias. 

Conclusão

Como visto neste conteúdo, começar a bater o ponto pode ser um grande diferencial para que uma empresa esteja sempre resguardada juridicamente quanto ao cumprimento das jornadas de trabalho, bem como para torná-la mais estratégica. 

Caso o colaborador comece a bater ponto na empresa, a organização pode acompanhar de perto seus horários de trabalho e, consequentemente, seu desempenho, baseado em horários de entrada, saída, intervalos, horas extras e mais. 

O registro de ponto, principalmente o eletrônico, pode oferecer uma série de benefícios para que a empresa acompanhe em tempo real a jornada dos funcionários, eliminando jornadas excessivas e horas extras desnecessárias. 

Com isso, a partir de dados oriundos deste registro de ponto, a organização consegue cortar custos e alinhar junto aos colaboradores uma jornada de trabalho mais justa, transparente e que siga a legislação trabalhista. 

Ao longo do conteúdo apresentamos a melhor opção para sua empresa começar a bater ponto, a plataforma Pontotel. Com o nosso sistema, o controle de jornada será mais ágil, seguro e eficiente, com dados autênticos e acesso às informações centralizado, em tempo real. 

Quer saber mais sobre a importância da gestão de ponto? Acesse o blog Pontotel e leia mais artigos como este. 

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!