Controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz: veja como funciona essa tecnologia da PontoTel

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Com a pandemia, a necessidade do distanciamento fez com que muitas empresas buscassem alternativas em diversos processos. O controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz, por exemplo, foi uma das alternativas que ganharam força na rotina das companhias. 

O controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz permite que as empresas gerenciem a jornada dos colaboradores de forma remota, prática e segura. 

Além disso, a utilização desse sistema permite à empresa priorizar algumas medidas sanitárias para evitar o contágio pela Covid-19. Dado que, com o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz, tudo pode ser feito sem a necessidade de contato físico com o equipamento. 

Isso diminui os riscos de aglomerações no relógio de ponto, já que o registro pode ser feito pelo App ou PC, e evita-se o compartilhamento de objetos, sem que diversos colaboradores precisem ter contato com o relógio de ponto, inserindo sua digital.  

Mas você sabe como funciona essa tecnologia de controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz? Este artigo abordará o tema e falará sobre: 

Se interessou pelo assunto? Então, siga em frente neste artigo e boa leitura. 

banner como funciona o software de ponto mais completo

O que é controle de ponto online?

O controle de ponto online é uma forma de gerenciamento da jornada de trabalho, assim como livros de ponto ou sistemas digitais. A principal característica e o grande diferencial do controle de ponto online é que o registro e a supervisão são realizados via site ou aplicativo. 

Com o controle de ponto online a empresa consegue gerenciar, à distância, toda a jornada de trabalho (horas extras, intervalos, descanso). As informações do controle de ponto online podem ser acessadas em tempo real, por parte da empresa e dos colaboradores. 

Entre os principais modelos de controle de ponto online é possível destacar o controle de ponto por reconhecimento facial e o comando de voz. 

Como surgiu o sistema de controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz?

O ponto eletrônico surgiu na década de 80, especificamente em 24 de outubro de 1989, quando oficialmente foi utilizado e reconhecido como um sistema que comprovava e registrava as entradas e saídas dos colaboradores. 

20 anos depois, por meio da portaria 1510, o Ministério do Trabalho e Emprego criou regras no controle eletrônico da jornada dos colaboradores, com base no Registrador Eletrônico de Ponto (REP) aliado ao Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP).

Já em 2011, a portaria 373 permitiu às empresas o uso do ponto alternativo para o registro de jornada, como o sistema de controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz. 

Eliminando inclusive, como previsto na portaria 1510, a obrigatoriedade de que o equipamento de registro precisasse ficar alocado na empresa, facilitando o uso do controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz. 

Como funciona o controle por reconhecimento facial e comando de voz?

imagem de uma mulher sorrindo ao fazer o reconhecimento facial para registrar o ponto

Chamado também de controle de ponto touchless, o modelo de controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz tem por objetivo realizar a gestão de jornada dos colaboradores a distância, sem a necessidade de contato com o equipamento. 

Para isso ele se utiliza de duas tecnologias: 

Tecnologia de biometria e reconhecimento facial

A biometria se utiliza de pontos específicos do indivíduo para identificar o colaborador de maneira única e garante que o registro seja mais seguro. Nesse tipo, a empresa utiliza a inserção da digital para que o profissional efetue o registro. 

No entanto, com o distanciamento social e as medidas, o reconhecimento facial ganhou força, já que oferece maior segurança, sem a necessidade do colaborador tocar qualquer equipamento. 

Nessa tecnologia, o sistema capta a estrutura facial do empregado para que o sistema faça o reconhecimento da sua face e realize o registro. 

Para quem não sabe, esse tipo de tecnologia por reconhecimento facial também pode ser nomeado como uma variável da biometria. Em relação a segurança, a biometria por reconhecimento facial tem uma precisão de 99,8%, segundo dados de precisão do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

Tecnologia de reconhecimento de voz 

Outra alternativa no controle de ponto, que vem sendo bastante utilizada no mercado, é a tecnologia de reconhecimento de voz. Nesse processo, o sistema valida o reconhecimento de voz, considerando entonações, sotaques e também as cordas vocais para o registo.

Posteriormente, o colaborador precisa apenas seguir os comandos do sistema, utilizando sua voz, para fazer o registro do seu ponto diariamente, de forma presencial ou a distância. 

Esse tipo de tecnologia, aliás, pode ser uma alternativa viável, no sentido de valor de implementação e de manutenção. 

Além é claro, de ser uma boa alternativa para que a empresa mantenha o bem-estar físico dos seus colaboradores, evitando aglomerações ou contato com o equipamento, principalmente diante da pandemia. 

A CLT permite o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz?

Antes de falar sobre as permissões dos modelos de controle de ponto, é importante ressaltar que empresas que possuem mais de 20 funcionários são obrigadas por lei a controlarem a jornada dos colaboradores. Esses detalhes estão previstos no artigo 74 da CLT. 

“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”

Já a portaria 373 abriu margem para que as empresas tenham o direito de utilizar sistemas de controle de ponto alternativos para controlar a jornada de trabalho dos colaboradores. Essa portaria foi criada em 2011 pelo Ministério do Trabalho. 

O artigo 2 da portaria 373 diz sobre os sistemas alternativos: 

Art. 2º – Os empregadores poderão adotar sistemas alternativos eletrônicos de controle de jornada de trabalho, mediante autorização em Acordo Coletivo de Trabalho.

A pandemia e a ascensão do controle de ponto online

De acordo com uma pesquisa do Google, mais de 59% dos colaboradores preferem que a empresa adote o modelo híbrido no pós-pandemia e 43% das empresas afirmam ter se decidido por manter esse sistema de trabalho.

Com essa mudança nos modelos de trabalho, em função da pandemia, o controle de ponto online teve uma ascensão, ganhando espaço na rotina das empresas. 

O crescimento no uso desse modelo de registro se deu por oferecer maior segurança no armazenamento de informações, evitar aglomerações e contato com o equipamento, dar mais agilidade no acesso aos dados e um controle real da jornada do colaborador, mesmo que remotamente. 

Uma pesquisa da Convenia mostrou que quase metade das empresas (41,5%) eliminaram de suas instalações o registro de ponto. Por outro lado, 78% dos profissionais disseram que sua jornada de trabalho não foi alterada, apesar do regime ter sido em sua grande maioria em home office. 

Esses dados são um sinal de que muitas empresas vêm se utilizando do  controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz para gerir a jornada dos seus colaboradores. 

Como o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz auxilia no modelo híbrido?

imagem de um homem trabalhando em sua casa fazendo registro de ponto

Em meio da pandemia de Covid-19, muitas empresas adotaram o modelo híbrido de trabalho. 

Uma pesquisa realizada pelo IDC, empresa líder de inteligência do mercado empresarial, mostrou que 43% das empresas no Brasil irão adotar o modelo híbrido pós-pandemia. 

Com isso, o  controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz podem ser de grande valia para as empresas que desejam adotar esse regime de trabalho e buscam realizar uma gestão da jornada segura.

Sabendo disso, esses recursos de controle de jornada específicos podem auxiliar o modelo híbrido em dois quesitos principais: 

Evita aglomeração e auxilia no distanciamento

O relógio de ponto, dependendo do tamanho da empresa, pode gerar aglomeração nas entradas e saídas dos colaboradores, principalmente se os empregados tiverem um horário exato para bater o ponto.  

Com o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz esse cenário muda, já que os colaboradores podem realizar o registro via App pelo celular ou PC. 

Dessa forma, principalmente em tempos de pandemia, evitam-se aglomerações e o distanciamento é respeitado. 

Dados da jornada em tempo real em home office ou presencial

O controle de ponto online permite também que a empresa adote qualquer tipo de modelo de trabalho, home office, presencial ou híbrido e ainda assim consegue realizar um controle eficaz da jornada dos seus empregados. 

Como os dados são todos armazenados em nuvem e o registro dos profissionais pode ser feito remotamente, a empresa tem um controle em tempo real das informações, podendo acessá-las de onde e quando quiser. 

Principais vantagens do controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz

Com a adoção de regimes de teletrabalho, home office ou modelo híbrido, as empresas continuam tendo o desafio de manter o controle de jornada em dia. Uma vez que, o registro de entrada e saída dos colaboradores é parte integrante das rotinas de RH

Já que é por meio dele que a empresa consegue manter a transparência das horas trabalhadas do colaborador, e que servem de base para o pagamento de horas extras, descontos por faltas e atrasos e o cumprimento da lei trabalhista como um todo. 

Pensando nisso, o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz pode ser extremamente vantajoso para a empresa. Conheça algumas dessas vantagens a seguir.

Diversas medidas de segurança

O primeiro ponto de vantagem para quem adota o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz diz respeito à segurança. Você sabia que erros de cálculo de horas extras podem gerar futuramente diversos processos trabalhistas para a sua empresa? 

Esse tipo de coisa, no entanto, só ocorre se o controle de jornada for inconsistente e der margem para erros e fraudes. Porém, com o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz as brechas para burlar a segurança são eliminadas. 

Posto que, é impossível fazer alterações na marcação, o sistema aponta a localização do registro e os dados podem ser acompanhados em tempo real pelas partes, oferecendo não só segurança na gestão da jornada, mas também transparência na relação trabalhista.  

Garante os dados da jornada digital em nuvem

Uma das maiores vantagens do controle de ponto online é a possibilidade de armazenamento dos dados em nuvem. O sistema baseado nesse modelo digital possibilita não só a facilidade de registro do ponto, mas também o acesso às informações. 

Como ele salva todos os dados da jornada em nuvem, a empresa, em poucos segundos, consegue acessar as informações de qualquer local ou horário. Isto é, o controle da jornada é feito na palma da mão dos gestores, em tempo real.  

Promove eficiência e agilidade para o RH no controle de ponto

O controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz também permite maior eficiência e otimização na gestão da jornada. Isso ocorre, pois, o RH pode acessar e gerenciar em tempo real as informações da jornada do colaborador. 

Desde dados de entrada e saída do profissional, como informações sobre faltas, atrasos, horas extras e mais. Essa agilidade no acesso, reduz consideravelmente o tempo para encontrar os dados em nuvem, já que é possível acessá-los a qualquer hora. 

Assim, o processo se torna mais rápido e eficaz, facilitando inclusive nos cálculos, minimizando as chances de erros e tornando o fechamento da folha de pagamento mais eficiente. 

Reduz custo com infraestrutura

Um relógio de ponto pode demandar da empresa um alto investimento inicial e de manutenção ao longo do tempo. É um custo que pode impactar diretamente no caixa da empresa.

Com um controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz a companhia abre mão de gastos com infraestrutura e seu foco passa a ser uma ferramenta digital, dispensando a necessidade de equipamentos alocados na empresa. 

Além disso, com o controle de ponto online a responsabilidade de manutenção e infraestrutura do sistema é de responsabilidade do fornecedor, e o gasto da empresa é apenas com o uso da ferramenta. 

Auxilia na gestão de jornadas em home office 

Com a pandemia de Covid-19, boa parte das empresas precisaram se adaptar quanto ao controle de jornada de seus colaboradores e neste sentido o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz foi um excelente apoio na gestão de jornadas. 

Visto que, de forma remota, a empresa pode, via sistema de ponto online, gerenciar em tempo real as entradas, intervalos e saídas dos seus colaboradores. 

Outro ponto importante é que a empresa consegue, inclusive, utilizar o recurso de geolocalização para saber de que local o registro foi feito.  Por outro lado, os empregados podem, via celular ou PC, cadastrar sua jornada rapidamente, em poucos cliques. 

Garante segurança na volta ao trabalho

Muitas empresas, mesmo no pós-pandemia, devem adotar uma jornada home office completa ou um modelo híbrido, que intercala o presencial com o home office. 

Por isso, para que a empresa não se perca nessa volta ao trabalho, precisa apostar em um sistema que permita um controle de jornada adaptado ao novo cenário empresarial. 

Nisso, o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz aparece bem à frente na gestão de jornada para garantir segurança na gestão de jornada descentralizada. 

Dado que, assim a empresa pode acessar os dados de forma remota, independentemente se o trabalho for presencial ou não. Isso evita que se criem dúvidas ao colaborador em torno do registro do seu ponto caso ele trabalhe no modelo híbrido. 

Pois, a empresa irá unificar o controle de ponto online, e de onde eles estiverem o registro de ponto é feito pelo sistema. Oferecendo, como foi dito anteriormente, segurança no armazenamento de dados e transparência quanto ao registro de jornada. 

Conheça o sistema de gestão e controle de ponto digital da PontoTel

imagem da home da pontotel na qual se marca o ponto de entrada e saída

Como você pode ver anteriormente, o controle de jornada é um item essencial na rotina da empresa e dos próprios colaboradores. Aliás, quanto mais esse processo for eficiente e transparente, maior segurança a empresa terá para gerenciar esses dados. 

Dessa forma, uma das melhores alternativas do mercado, quando se fala de controle de ponto online, é o software de controle de jornada em nuvem do Pontotel. 

Com ele, as empresas conseguem agilizar os processos e proporcionam maior segurança na gestão de jornada. Isso porque por meio do software do Pontotel, as empresas conseguirão: 

  • Evitar erros com banco de horas
  • Acabar com fraudes no registro de pontos; 
  • Trazer maior segurança jurídica quanto ao registro de ponto; 
  • Agilizar processos de cálculos trabalhistas;
  • Fazer uma gestão inteligente do controle de frequência; 
  • Acessar relatórios em tempo real com dados de faltas, horas extras e atrasos; 
  • Economizar até 80% do tempo no fechamento da folha;
  • Implementar uma tecnologia de ponta customizável para cada empresa; 

Com todos esses benefícios a empresa poderá diminuir as burocracias dentro do seu RH e facilitará toda a rotina do setor no sentido de controle de jornada e fechamento da folha. 

Sem contar, que será possível realizar uma gestão inteligente desse processo, com a possibilidade de acessar dados de mais de 30 tipos de relatórios com informações sobre relatório de presença, folha de ponto, indicadores de desempenho e muito mais.

Agende hoje mesmo um bate-papo com um dos especialistas do PontoTel e solicite uma demonstração gratuita do sistema. 

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Conclusão

Ao longo deste artigo foi possível perceber que as empresas possuem diversas alternativas para gerir a jornada dos seus colaboradores, com ou sem pandemia. Algumas das alternativas apresentadas foram as de controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz. 

Com elas a empresa minimiza os riscos de aglomeração em torno do relógio de ponto, facilita o controle do trabalho no home office e minimiza as chances de fraudes para quem está trabalhando à distância. 

Permitido a partir da portaria 373 do MTE, o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz, então, é permitido por lei e surge como uma excelente alternativa tanto para empresas que desejam retornar ao trabalho presencial, como para quem irá manter o home office ou híbrido. 

Oferecendo aos gestores um controle mais completo e em tempo real dos dados de entrada, saída, faltas, atrasos, etc. dos colaboradores. 

Gostou de conhecer mais sobre o controle de ponto por reconhecimento facial e comando de voz? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais. 

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