Continuamente, uma empresa precisa identificar o que está funcionando e o que não está para, a partir disso, adotar ações que tragam eficiência operacional e criem um local de trabalho saudável e positivo. Nesse sentido, é essencial que ela entenda como receber feedback de seus colaboradores.
Conforme o Customer Service Excellence 2023, relatório da Deloitte, 70% das empresas realizam, regularmente, pesquisas de satisfação dos funcionários. Enquanto isso, um estudo da AllVoice constatou que só 38% dos colaboradores acreditam que dar feedback trará alguma mudança.
Por isso, criar uma cultura de feedback envolve o combate a certos desafios, como o medo que os funcionários podem ter em dar feedbacks, ao passo que requer da empresa medidas para os funcionários fazerem isso com mais segurança, como os feedbacks anônimos.
Como essa temática traz diversas nuances, este conteúdo abordará os seguintes tópicos relacionados ao tema:
- Por que é importante receber feedback dos colaboradores?
- Principais desafios na recepção de feedback dos colaboradores
- Como criar uma cultura aberta para o feedback?
Continue acompanhando o conteúdo e tenha uma boa leitura!
Por que é importante receber feedback dos colaboradores?
Um dos principais aspectos que mostra a importância de uma empresa entender como receber feedback de seus colaboradores envolve o crescimento sustentável. É um dos mecanismos para ela, ao longo dos anos, ter um local de trabalho positivo e saudável.
Ainda, por meio desses feedbacks, os líderes conseguem implementar medidas para a empresa conquistar melhores resultados. Como menciona Kim Scott, autora da obra Radical Candor: seja um chefe incrível sem perder sua humanidade, destaca:
“No final das contas, porém, os chefes são responsáveis pelos resultados. Eles alcançam esses resultados não fazendo todo o trabalho eles mesmos, mas guiando as pessoas em suas equipes. Os chefes guiam uma equipe para atingir resultados”
A seguir, veja outros aspectos que demonstram a importância de ouvir o feedback dos colaboradores:
Aumento da confiança e do clima organizacional positivo
Se um funcionário percebe que a liderança está disposta a ouvi-lo, ele sentirá que sua opinião é importante e valorizada. O resultado é o aumento da confiança nas relações com o líder, que, consequentemente, favorece a produtividade no trabalho.
Junto a isso, saber como receber feedback de seus colaboradores também é uma maneira de a empresa criar um clima organizacional no qual o quadro de pessoal se sinta confortável para compartilhar ideias ou preocupações, sejam elas quais forem.
Conforme estudos da Workleap, 47% das pessoas se consideram estressadas no trabalho, ao passo que 22% dos funcionários estão preocupados em perder o emprego nos próximos 3 a 6 meses. Estes temas podem ser tratados em feedbacks anônimos, por exemplo.
Melhoria contínua dos processos internos
As empresas lidam diariamente com diversos processos internos, outro elemento que evidencia a necessidade de elas saberem como receber feedback de seus colaboradores.
Ao fazerem isso, promovendo continuamente diálogos com eles, elas conseguem identificar:
- Processos que são ineficientes;
- Onde estão os gargalos;
- Quais aspectos podem ser melhorados.
Principais desafios na recepção de feedback dos colaboradores
Saber como receber feedbacks de seus colaboradores também envolve entender quais os desafios presentes nessa estratégia. Cada um deles dificulta a criação de um ambiente ideal para essa troca de feedbacks. Veja os principais a seguir.
Ambiente fechado e pouco receptivo
Se uma empresa é, essencialmente, marcada por centralizar as decisões, negligenciando o que os colaboradores têm a dizer com base em suas experiências e habilidades, isso gera um ambiente fechado e pouco receptivo.
A longo prazo, os funcionários deixarão de contribuir com suas opiniões: eles sentirão que qualquer feedback que possam dar para o gestor não trará qualquer impacto: ele até pode ser “ouvido”, mas será ignorado.
Conforme uma pesquisa da AllVoices, 41% dos funcionários deixaram um emprego porque sentiram que não foram ouvidos. Enquanto isso, 37% deles pediram demissão porque sentiram que o feedback que deram não estava sendo levado a sério.
Por isso, uma das primeiras mudanças que a empresa deve fazer ao entender como receber feedback de seus colaboradores é criar um ambiente aberto e receptivo, que disponha de canais por meio dos quais os funcionários possam dar retornos aos líderes.
Medo de retaliação
A hesitação de dar um feedback é outro fator que a empresa tem de compreender para saber como receber feedback de seus colaboradores. Afinal, tal sentimento, uma vez difundido entre os funcionários, os farão ter medo de retaliações caso deem feedbacks sobre algo, então eles simplesmente não o farão para evitar conflitos.
Esse desafio também tem de ser combatido pela empresa, cujos líderes devem incentivar o feedback por parte do quadro de funcionários, fazendo-o entender que o feedback dele é visto como uma oportunidade de crescimento e melhoria para a organização.
Como criar uma cultura aberta para o feedback?
De um lado, estão os desafios relacionados a como receber feedback dos colaboradores, do outro, as vantagens que a empresa e os trabalhadores ganham com uma cultura aberta para essa prática. A seguir, veja ações para criar tal cultura de forma eficiente.
Promova reuniões de check-in e feedback individualizado
As reuniões de check-in (encontros regulares como os líderes e colaboradores) são um meio de a empresa promover um espaço para um feedback bidirecional: enquanto os funcionários compartilham ideias e preocupações, os líderes os orientam a partir disso.
Nesse sentido, o feedback individualizado, que traz consigo a característica de ser mais personalizado, cria a oportunidade de o colaborador abordar pontos mais específicos, como aqueles relacionados ao seu crescimento profissional ou plano de carreira.
Estabeleça canais anônimos para feedback
Nem todo feedback será dado em uma reunião de check-in ou mesmo durante um feedback individualizado, já que alguns desses feedbacks podem tratar de temáticas mais delicadas que fazem os funcionários sentirem mais medo de retaliação.
Assim, entender como receber feedback de seus colaboradores também engloba estabelecer formas de eles darem feedbacks sem precisarem se sentir expostos ou com medo. Essa forma de dar retorno até incentiva mais a honestidade e a transparência: o funcionário entende que ninguém saberá que foi ele quem abordou determinado tema.
Para tanto, a empresa deve criar canais para feedback anônimo, como o Google Forms, que permite a criação de formulários, bem como plataformas mais voltadas para receber feedbacks de funcionários, como o SurveyMonkey e TinyPulse.
Mostre ações concretas com base no feedback
Após entender como receber feedback de seus colaboradores e adotar as práticas adequadas, a empresa também precisa mostrar aos profissionais que suas opiniões não foram apenas ouvidas: elas também foram as responsáveis por mudanças reais no dia a dia.
Isso, somado à escuta ativa, fortalece o sentimento de valorização e faz os funcionários se sentirem ainda mais dispostos a darem retornos. Isso se mostra ainda mais relevante quando, segundo a pesquisa da Qualtrics, só 43% dos funcionários sentem que existe um bom acompanhamento da pesquisa de feedback feita com eles.
Conclusão
As empresas, cada uma por meio de suas próprias medidas estratégicas, buscam criar um local de trabalho no qual os funcionários se sintam bem, como na hora de dar feedbacks. Quando não há essa abertura ou ela é pequena, cria-se um cenário para complicações.
Como traz Cristina Pereira, coordenadora de operações na Comunitive:
“Se o colaborador não tem abertura para pedir um dia extra ou para reclamar de algo que não está funcionando, isso se torna um problema. A abertura para feedbacks, positivos ou negativos, é essencial para um ambiente saudável”
Portanto, uma vez entendido como receber feedback de seus colaboradores e, ainda, como transformá-lo em ações concretas, as organizações precisam adotar práticas contínuas para aprimorarem a si, ao passo que promovem uma cultura de feedback.
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