Vantagens da gestão de pessoas e cultura na empresa, importância e qual o papel do RH!
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Time Pontotel 25 de março de 2024 Departamento Pessoal
Vantagens da gestão de pessoas e cultura na empresa, importância e qual o papel do RH!
Confira neste conteúdo o que é a gestão de pessoas e cultura e todos os aspectos que justificam a sua importância no funcionamento promissor de uma empresa.
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Quanto mais uma empresa compreende sobre a gestão de pessoas e cultura e entende os principais fatores que a compõem, mais promissora ela se torna, destacando-se no mercado. O contrário, no entanto, também ocorre, já que a não realização ou a realização ineficiente dessa gestão ocasiona inúmeros problemas.

A alta rotatividade dos funcionários é uma dessas complicações, visto que a empresa não consegue retê-los por não adotar medidas que reconheçam aqueles mais talentosos. A falta de alinhamento também é um problema, pois os valores e princípios da empresa não são comunicados de forma clara, favorecendo a ocorrência de comportamentos conflituosos.

Logo, fazer a gestão de pessoas e cultura, assim como a gestão de finanças, de estoque e de outras áreas empresariais, é crucial para o sucesso de uma organização. Diante disso, para abordar os principais pontos relevantes relativos ao assunto, este conteúdo discorrerá sobre os seguintes tópicos:

Acompanhe o conteúdo e tenha uma boa leitura!

Definição de gestão de pessoas e cultura

Para esclarecer a definição de gestão de pessoas e cultura, é importante compreender estes dois componentes de forma individual. Afinal, ainda que se refiram a dois aspectos particulares de uma organização, estão intimamente relacionados entre si.

Dito isso, a gestão de pessoas, que também recebe o nome de administração de recursos humanos, é a área de uma empresa cujo objetivo é gerenciar o quadro de funcionários e, ao mesmo tempo, desenvolvê-lo. Para isso, ela realiza inúmeras atividades, como recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho e gestão do clima organizacional.

No que se refere à cultura organizacional, ela se trata do conjunto de valores, normas, hábitos, costumes e práticas que todos os integrantes de uma empresa compartilham. Ou seja, como todos compartilham tais fatores, trata-se de um DNA que guia a forma de ser e agir de cada colaborador em um negócio.

Portanto, a gestão de pessoas e cultura engloba um conjunto de práticas, com o propósito de gerenciar tanto as pessoas quanto a cultura de uma empresa. Na prática, ao mesmo tempo que gera o desenvolvimento e o aumento da satisfação dos funcionários, também cria uma cultura positiva, que incentiva a inovação, a ética e a inclusão. 

O papel da gestão de pessoas e cultura nas empresas

Como brevemente pontuado, por meio da gestão de pessoas e cultura, torna-se possível ter colaboradores mais felizes, produtivos, capacitados e imersos em uma cultura organizacional que preza por civilidade, excelência e satisfação do quadro de funcionários. Esses, porém, são somente alguns pontos positivos de se realizar tal gestão.

Somado a eles, é possível citar: a maior atração e retenção de talentos; o desenvolvimento de habilidades profissionais com treinamentos corporativos; o aumento da motivação e do engajamento dos funcionários ao se criar um ambiente estimulante e inclusivo; a avaliação de desempenho dos profissionais. Estes benefícios estão diretamente ligados à gestão de pessoas.

Junto a isso, há o papel da gestão da cultura organizacional de forma conjunta à gestão de pessoas na disseminação dos valores pelo time de RH, que irá assegurar que eles sejam conhecidos e vivenciados pelos colaboradores. Nesse sentido, a gestão da cultura gera o alinhamento dos comportamentos dos funcionários com os objetivos da organização.

Dessa forma, o papel da gestão de pessoas e cultura nas empresas é favorecer o desenvolvimento de uma cultura capaz de inspirar e motivar o quadro de pessoal. Afinal, isso resultará em times mais comprometidos e com maior performance, o que, no final das contas, refletirá na conquista de metas e no ganho de boa reputação empresarial.

O papel do RH na gestão de pessoas e cultura

Grupo de pessoas dando as mãos

O RH tem grande peso quando se trata de atrair os melhores talentos do mercado, capacitar os colaboradores, manter o clima organizacional saudável e fortalecer a cultura organizacional. Em outras palavras, este setor tem uma importância primordial na gestão de pessoas e cultura.

No dia a dia corporativo, para realizar essa gestão, a equipe de recursos humanos se envolve com determinadas atividades, como a gestão de clima organizacional. Nesse caso, a equipe, por meio do monitoramento do clima interno da empresa, encontrará potenciais problemas e irá propor certas soluções de modo a garantir o bem-estar dos colaboradores.

Outro aspecto que evidencia o papel do time de RH está atrelado à já citada disseminação da cultura organizacional. Essa equipe, em conjunto com a alta administração da organização, trabalhará para definir os valores desejados pela empresa e, em seguida, promoverá tal cultura entre os funcionários, assegurando que eles vivenciem todos os princípios estabelecidos.

Componentes da gestão de pessoas e cultura

Para que a equipe de recursos humanos consiga fazer uma eficiente gestão de pessoas e cultura organizacional, é importante que ela entenda quais são os principais componentes dessa gestão. Cada um deles refletirá em certos benefícios. Entenda melhor a seguir.

Recrutamento e seleção

Sendo uma das atividades mais importantes desempenhadas pelo RH, o processo de recrutamento e seleção é o mecanismo com o qual é possível atrair os profissionais mais promissores do mercado e selecioná-los de forma estratégica para comporem o quadro de pessoal.

Entretanto, para que esse processo se baseie em escolhas de talentos qualificados, o time de recursos humanos deve adotar ações, como identificar as necessidades da empresa mediante a análise de demandas, escolher fontes de recrutamento mais assertivas (redes sociais, feira de empregos, entre outras) e realizar uma eficiente triagem de currículos.

Onboarding e integração

Quando uma empresa contrata novos colaboradores, é crucial que ela execute um processo estruturado para acolhê-los e integrá-los à sua cultura e ao ambiente de trabalho. Esse processo diz respeito justamente ao onboarding, componente responsável por auxiliar o recém-contratado a se sentir bem no novo trabalho e a compreender quais as suas funções.

Certos aspectos são parte vital do onboarding, entre eles: a preparação prévia, na qual o RH envia informações antes de o colaborador ter seu primeiro dia de trabalho, como guias de boas-vindas e detalhes sobre a cultura organizacional, e a apresentação formal dele ao time com o qual trabalhará, ajudando-o a ter suas primeiras conexões.

Desenvolvimento e capacitação

Com o desenvolvimento e capacitação que a gestão de pessoas e cultura proporciona, a empresa consegue criar oportunidades de os colaboradores crescerem profissionalmente. Isso porque eles desenvolvem e aprimoram habilidades profissionais, sejam elas técnicas ou comportamentais, que os farão ficar alinhados aos objetivos e valores organizacionais.

Para isso, a empresa adota algumas medidas, como elaborar programas de treinamento corporativo que englobam vários setores para auxiliar os funcionários a terem melhores habilidades relativas à comunicação assertiva, à liderança e ao trabalho em equipe.

Cultura organizacional

Outro componente essencial da gestão de pessoas e cultura é a própria cultura organizacional, responsável por moldar, mediante valores, crenças e normas, a identidade e personalidade de um negócio. Por isso, ao criar uma cultura organizacional forte, a empresa ganha vantagem competitiva.

Quando se trata de crenças e valores, estão incluídas aqui a ética, a colaboração, a responsabilidade e a inovação. Por outro lado, ao se referir às normas, outros elementos estão envolvidos, como a comunicação interna, a flexibilidade no trabalho, a hierarquia e a utilização do tempo.

Gestão de desempenho

A função da gestão de desempenho é medir, avaliar e aprimorar a performance dos funcionários, uma vez que isso alinhará as atividades que eles realizam com os objetivos estratégicos da organização.

No entanto, para que essa gestão aconteça, são imprescindíveis determinados processos e práticas, como a definição de metas e indicadores de desempenho, a adoção do feedback contínuo e construtivo entre gestor e colaborador, favorecendo o crescimento profissional, e as avaliações periódicas, com as quais é possível verificar o progresso de metas.

Como aplicar a gestão de pessoas e cultura?

A aplicação eficiente da gestão de pessoas e cultura baseia-se, essencialmente, na adoção de boas práticas. São elas que tornarão o ambiente de trabalho saudável, produtivo e alinhado à cultura organizacional.

Uma dessas práticas é o engajamento da liderança, que deve estar comprometida em promover a cultura desejada. Também deve haver o alinhamento do processo de recrutamento e seleção para selecionar somente os candidatos que compartilham valores e princípios similares aos da organização.

Vantagens da gestão de pessoas e cultura

Além das vantagens já abordadas que a gestão de pessoas e cultura gera para uma empresa, há diversas outras, como a redução do absenteísmo e da rotatividade, visto que os funcionários se tornarão mais satisfeitos, eliminando quaisquer desejos de eles pedirem demissão.

Outros dois pontos positivos são: a inovação e a criatividade quando a cultura organizacional valoriza o pensamento criativo dos colaboradores; e a maior adaptação às mudanças por conta da cultura organizacional flexível, o que pode envolver a mudança no mix de produtos vendidos e a flexibilização de horários de trabalho.

Conclusão

Como foi possível observar ao longo deste conteúdo, a gestão de pessoas e cultura deve ser prioridade para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, é preciso que o seu quadro de pessoal esteja imerso em um clima organizacional saudável, já que isso o fará mais produtivo, e seja guiado pelos valores e normas da empresa.

No entanto, os benefícios da boa gestão de pessoas e cultura só vêm à tona quando a organização entende todos os principais componentes desse gerenciamento, como o onboarding, e os implementa seguindo as melhores práticas. 

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