O feedback é um mecanismo crucial para o sucesso de qualquer negócio, já que, por meio dele, é possível tornar os funcionários mais produtivos. Nesse sentido, há diferentes tipos de feedback, como quando uma empresa dá retornos sobre os pontos positivos dos profissionais ou quando destaca os pontos negativos que eles devem melhorar.
Independentemente do cenário, comunicar para o quadro de pessoal os aspectos relativos ao seu desempenho é vital. Ao fazer isso, são beneficiados tanto os colaboradores, uma vez que se tornam mais ágeis e felizes no trabalho, quanto a empresa, que conquista resultados mais promissores, como a alta lucratividade e o crescimento mercadológico.
Apesar disso, a prática do feedback requer que a organização conheça bem como se dá todo o processo e quais tipos de feedback existem. Junto a isso, é indispensável que o negócio também saiba como dar retornos aos colaboradores, evitando atritos e mal entendidos.
Por isso, para auxiliar na implementação de uma cultura de feedback assertiva, este conteúdo abordará os tópicos a seguir:
- O que é feedback?
- Qual a importância do feedback para a empresa e os colaboradores?
- Quais são os principais tipos de feedback?
- Como realizar um feedback?
- Quais erros devem ser evitados ao dar feedback para os colaboradores?
Tenha uma ótima leitura!
O que é feedback?
O feedback, cuja expressão em português significa “dar retorno”, diz respeito ao processo de comunicação por meio do qual é possível fornecer informações e avaliações acerca de resultados, performance e comportamento do colaborador de uma empresa.
Esse processo de comunicação ocorre não apenas de forma verbal, mas também de forma escrita e mediante sinais não verbais. Além disso, como ficará claro adiante, esse retorno pode assumir diferentes particularidades, como a de destacar os pontos positivos de um funcionário ou de apontar as áreas da sua atuação que precisam ser aprimoradas.
Qual a importância do feedback para a empresa e os colaboradores?
O principal objetivo do feedback é ajudar um colaborador ou time a ser mais eficiente. Afinal, quando um gestor dá feedbacks para um funcionário, por exemplo, este será capaz de visualizar todos os pontos em que está errando e, a partir disso, fazer os ajustes adequados para melhorar a sua performance.
Esse ganho de performance, sobretudo no que se refere ao feedback construtivo, reflete no aumento do engajamento do quadro de pessoal, que perceberá o quão interessada está a empresa no crescimento e desempenho profissional dele. Os profissionais também se sentirão valorizados e ouvidos, o que irá torná-los mais motivados e comprometidos.
Quais são os principais tipos de feedback?
Como já mencionado, o feedback é uma ferramenta com a qual uma organização pode dar retornos estratégicos para o seu quadro de pessoal e, assim, torná-lo mais eficiente no dia a dia empresarial. No entanto, existem determinados tipos de feedback que deverão ser aplicados a depender da situação. Confira-os a seguir.
Feedback positivo
O feedback positivo é usado quando uma empresa nota as ações positivas de um funcionário, como o cumprimento de metas, e dá esse retorno para ele. Ao fazer isso, além de ajudá-lo a entender que está fazendo um trabalho eficiente, também o incentiva a continuar buscando esse desempenho continuamente.
Feedback negativo
Ao contrário do positivo, o feedback negativo volta-se para as ações negativas que um colaborador vem apresentando, como comportamentos inadequados, que geram atritos entre colegas, e atrasos na entrega de projetos. Em virtude disso, ao dar esse tipo de feedback, é crucial que a organização o faça prezando pela empatia e pelo profissionalismo.
Feedback construtivo
O propósito principal desse tipo de feedback, como sugere a expressão, é proporcionar a construção profissional em um colaborador. Isso porque, ao dar retorno sobre determinada área da atuação dele, a empresa tem a finalidade de auxiliá-lo no aprimoramento do seu crescimento, como no aprendizado de novas habilidades profissionais.
Feedback corretivo
O feedback corretivo tem o objetivo de corrigir um comportamento ou situação empresarial, no entanto, por ser corretivo, pode eventualmente acabar assumindo um teor punitivo. Isso deve ser evitado pela empresa, que, ao dar esse retorno, também dará uma orientação e solução para o problema em questão. Isso aumentará a eficácia do feedback.
Feedback de feedforward
Esse tipo de retorno difere bastante dos que já foram citados porque se concentra nos resultados, na performance e nos comportamentos futuros de um colaborador. Ou seja, a empresa dá sugestões e orientações relativas ao futuro dele em vez de pontuar as ações passadas.
Como exemplo, a organização pode sugerir que ele desenvolva habilidades de liderança para que, futuramente, possa tornar-se o líder de um time. O mesmo vale para outras aptidões, como aprender habilidades técnicas que contribuirão para o plano de carreira.
Feedback de reconhecimento
O feedback de reconhecimento tem o foco de apreciar o desempenho e os resultados que os funcionários conquistam. Ou seja, é uma forma de a empresa valorizar as realizações do quadro de funcionários, aumentando, assim, o engajamento e motivação dele. Aliás, essa é uma ótima alternativa para fortalecer a relação entre o líder e os membros de um time.
Autofeedback
O autofeedback, também chamado de feedback intrapessoal, trata-se de um retorno que o funcionário dá para si. Em outras palavras, ele faz uma autorreflexão e, após isso, uma vez tendo avaliado de forma crítica o próprio desempenho, orienta a si mesmo por meio de sugestões de melhorias e de crescimento.
Feedback 360º
No feedback 360º, antes de dar qualquer retorno, a organização primeiro coleta de várias fontes, como colegas de trabalho, gestores e até clientes atendidos, os dados relativos ao desempenho de um funcionário. A razão disso é dar um feedback multifacetado, já que este considera diferentes perspectivas da performance do colaborador.
Feedback 90º
Menos conhecido que o tipo de retorno anterior, o feedback 90º tem o objetivo de dar retorno sobre a performance de um colaborador com base naquilo que o líder dele ou outro superior hierárquico imediato tem a dizer.
Feedback pessoal
O feedback pessoal tem como finalidade dar retorno para o funcionário ressaltando os comportamentos dele que estão influenciando em seu desempenho. Esse tipo de feedback visa o crescimento pessoal, já que este está ligado ao desenvolvimento profissional.
Feedback contínuo
O feedback contínuo fundamenta-se em regularidade e consistência, por isso recebe o nome de contínuo, precisando ser aplicado em uma frequência assertiva. Nesse sentido, em vez de fazer avaliações de semestre em semestre, a empresa precisa focar em dar feedbacks em intervalos menores e, é claro, sempre que houver necessidade.
Feedback de desligamento ou demissional
O feedback demissional refere-se ao retorno que uma organização dá para um funcionário que está sendo desligado. É importante que ela o faça sempre que demitir um colaborador, porque é a forma de ele entender os motivos da sua saída e, a partir das sugestões e orientações que receber, buscar o aprimoramento profissional.
Como realizar um feedback?
Ainda que haja diferentes tipos de feedback, todos eles devem ser dados para os colaboradores de forma assertiva. A seguir, foram listadas as principais medidas que uma empresa deve adotar ao realizar um feedback.
Prepare-se
Antes de dar qualquer retorno, é crucial que a organização saiba exatamente quais componentes serão abordados no feedback e que, para embasá-lo e facilitar o entendimento do colaborador, liste exemplos concretos.
Escolha o momento e local apropriados
O momento e o local em que a empresa dará o feedback têm forte relação com o impacto positivo ou negativo dele. Em geral, os ambientes privados são os mais recomendados, pois evitam interrupções durante o processo, além de proporcionar uma conversa mais aberta.
Seja específico e objetivo
Um problema dos feedbacks é quando eles são feitos baseados em generalizações, ou seja, sem pontuar todos os aspectos relacionados ao colaborador. Assim, para evitar isso e fazer o retorno ter significado ao funcionário, a empresa deve citar dados e exemplos reais.
Use uma abordagem construtiva
É indispensável que a organização sempre preze por adotar uma abordagem construtiva no feedback, já que isso aumentará as chances de o retorno gerar bons resultados. Isso não acontece quando ela adota uma abordagem ofensiva, desmotivando o funcionário.
Seja equilibrado
O equilíbrio em organizações, sobretudo no que diz respeito ao feedback, é crucial: no momento de dar qualquer retorno, é preciso se concentrar em tratar tanto os pontos positivos, fazendo os colaboradores se sentirem valorizados, quanto os pontos negativos, fazendo-os perceberem onde devem melhorar para serem ainda mais eficientes.
Ofereça sugestões e soluções
De nada adianta apontar os pontos negativos que um funcionário tem apresentado se a empresa, de forma conjunta, não der sugestões e soluções para que ele possa melhorar. Por isso, adotar essas medidas é vital para o sucesso de todos os tipos de feedback.
Ouça ativamente
A escuta ativa também é essencial no processo de dar retorno para os colaboradores. Por meio dela, cria-se um ambiente de diálogo onde o líder que estiver dando o feedback consegue entender as perspectivas do funcionário acerca daquilo que está em pauta.
Estabeleça metas e ações claras
Ao estabelecer metas e ações com o colaborador que está recebendo o feedback, a empresa demonstra interesse não só em dar um retorno assertivo, mas também em ajudar o funcionário no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Na prática, ela pode oferecer recursos para esse desenvolvimento, como a realização de treinamentos corporativos.
Acompanhe o progresso
Tão importante quanto realizar o feedback é acompanhar os resultados que esse retorno irá gerar com o passar do tempo. Fazer esse monitoramento ajudará a organização na efetividade do feedback, bem como na oferta de suporte para que as metas e ações definidas sejam cumpridas.
Quais erros devem ser evitados ao dar feedback para os colaboradores?
O feedback é um processo complexo que deve ser feito de forma cuidadosa e estratégica para evitar a ocorrência de atritos e desmotivação dos colaboradores. Diante disso, um dos erros que precisam ser evitados envolve os julgamentos pessoais, que, além de não serem objetivos e não considerarem a performance do funcionário, soam como um ataque.
Outros erros que a organização precisa evitar são: unilateralidade, já que isso irá monopolizar o feedback, bem como ir de encontro à escuta ativa mencionada anteriormente; e feedback em público, pois ele criará constrangimento no colaborador, desmotivando-o.
Conclusão
O feedback é um mecanismo indispensável para o sucesso de uma empresa no mercado. Por meio dele, é possível ajudar os funcionários a verem todos os pontos negativos que precisam melhorar, auxiliando-os no crescimento profissional, bem como todos os pontos positivos que possuem, incentivando-os e valorizando-os.
No entanto, a aplicação de qualquer um dos tipos de feedback é uma tarefa que requer preparação, já que deve ser feita com assertividade, em locais adequados e com base em dados concretos. Junto a isso, como abordado neste conteúdo, a empresa também deve evitar determinados erros, como dar retorno em público e negligenciar a escuta ativa.
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