Descubra como criar um programa de qualidade de vida e transforme a cultura e imagem da sua empresa
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Time Pontotel 4 de junho de 2024 Gestão de Pessoas
Descubra como criar um programa de qualidade de vida e transforme a cultura e imagem da sua empresa
Confira neste conteúdo como criar um programa de qualidade de vida, os benefícios que gera aos colaboradores e formas práticas de aplicar.
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Uma empresa pode aplicar inúmeras estratégias para conquistar excelentes resultados. Isso engloba uma série de medidas, como ter times com profissionais qualificados e que usam tecnologias que otimizem as suas atividades. Nesse mesmo sentido, também é importante considerar a implementação de um programa de qualidade de vida.

Como será detalhado ao longo deste conteúdo, esse programa é uma maneira de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, ter funcionários mais produtivos e, junto a isso, conseguir alcançar resultados positivos e se destacar no mercado competitivo.

Embora tal ação traga vários pontos positivos, como colaboradores mais satisfeitos em suas funções, reduzindo o absenteísmo, por exemplo, ela deve ser adotada do jeito certo. E, ainda, é essencial que a empresa entenda os principais componentes dessa estratégia. 

Por isso, para aprofundar esse tema de forma prática, este texto abordará os seguintes tópicos:

Continue acompanhando o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é um programa de qualidade de vida?

grupo de pessoas fazendo um high five

Em um contexto empresarial, um programa de qualidade de vida diz respeito a um conjunto de medidas, tanto estratégicas quanto contínuas, que uma organização adota para os seus colaboradores conquistarem maior qualidade de vida.

Em outras palavras, é uma estratégia cujo objetivo é promover o bem-estar dos funcionários, incluindo saúde mental e física. A depender da empresa, essa medida se apresenta na forma de iniciativas diferentes, que vão desde ginástica laboral até benefícios flexíveis.

Há vários motivos para uma organização implementar um programa como esse, como para auxiliar os colaboradores a serem mais saudáveis mental e fisicamente e, a partir disso, torná-los mais produtivos e satisfeitos no local de trabalho. Afinal, funcionários ansiosos e estressados, por exemplo, tendem a ter menor desempenho em suas atividades.

Por que investir em um programa de qualidade de vida?

Uma empresa deve implementar um programa de qualidade de vida por inúmeras razões, cada uma trazendo nuances específicas. Confira os detalhes a seguir.

Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura organizacional trata-se dos conjuntos de valores, práticas, comportamentos e crenças de uma empresa, refletindo a sua identidade. Nesse sentido, a aplicação de um programa de qualidade de vida favorece o fortalecimento da organização, pois reforça a sua missão, criando um local de trabalho mais positivo e engajado.

Somado a isso, a cultura da empresa torna-se forte e saudável, vital para ela prosperar ao longo do tempo. Além disso, ao adotar ações que tornam os funcionários mais saudáveis, a empresa demonstra que não se importa só com o lado profissional deles — o âmbito pessoal é tão importante quanto.

Aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores

Uma das nuances de um programa de qualidade de vida é oferecer ferramentas que auxiliam o quadro de funcionários a gerenciar assertivamente o estresse, a ansiedade e a fadiga. 

Se a empresa incentiva a prática de atividades físicas, aplicando programas de ginástica, por exemplo, ou oferece palestras sobre ergonomia no trabalho e nutrição, isso traz inúmeros benefícios para a saúde dos funcionários. 

Por exemplo, tais medidas diminuem a quantidade de atrasos na entrega de projetos enquanto aumentam o desempenho e eficiência dos colaboradores em suas funções.

Redução do absenteísmo e presenteísmo

Outro ponto positivo de uma organização ter um programa de qualidade de vida envolve a redução do absenteísmo: uma vez felizes em suas atividades e se sentindo com a mente e o corpo saudáveis, a frequência de faltas e atrasos dos funcionários diminui.

Além disso, esse programa também evita o presenteísmo, que se trata de uma forma de ausência: mesmo presente na empresa, o colaborador não é tão produtivo quanto deveria.

Porém, com um programa de aconselhamento psicológico, por exemplo, a empresa auxilia o trabalhador a lidar de forma confidencial e eficiente com as causas — como ansiedade e estresse — que, embora não o impeçam de ir ao trabalho, fazem-no ter baixa produtividade.

Maior atração e retenção de talentos

Por fim, alinhada a todos os benefícios citados anteriormente, a vantagem de se adotar um programa de qualidade de vida está estritamente relacionada ao aumento na atração de talentos, que se dá pela melhora da imagem da empresa, e na retenção de talentos

De um lado, ter um programa focado em ter funcionários mais saudáveis, livrando-os das consequências da ansiedade, por exemplo, é um diferencial competitivo para a empresa. Os profissionais do mercado em busca de oportunidades de emprego usarão essa iniciativa como fator crucial na hora de decidirem participar do processo de seleção e recrutamento.

Do outro, os profissionais que já fazem parte do quadro de pessoal, por experimentarem na prática todas as vantagens do programa de qualidade de vida, desejarão permanecer na empresa. Afinal, sentem-se saudáveis, bem como felizes por serem parte de um time que os acolhe e se preocupa genuinamente com eles.

Como criar um programa de qualidade de vida?

Para que todos os benefícios abordados nos tópicos anteriores ocorram, a organização precisa aplicar a estratégia corretamente. Nesse sentido, há passos indispensáveis para se criar um programa de qualidade de vida assertivo. Entenda a seguir.

Identificação das necessidades dos colaboradores

O primeiro passo a ser tomado na criação de um programa de qualidade de vida é fazer uma pesquisa de clima organizacional para saber as necessidades e preocupações dos funcionários quando o assunto é “qualidade de vida”. Elas guiarão a aplicação da estratégia.

Nessa pesquisa, é provável que os colaboradores abordem diversos assuntos, como aqueles relativos à saúde mental e física. Também podem falar sobre como tem sido difícil equilibrar a vida profissional e pessoal. Todos esses fatores devem ser identificados e mapeados.

Definição de atividades e benefícios oferecidos

A partir das respostas obtidas com a pesquisa, é necessário determinar estrategicamente todas as atividades e benefícios que a empresa oferecerá. 

Se parte dos colaboradores falou sobre a falta de horários flexíveis afetar a saúde e produtividade deles, por exemplo, a empresa pode implementar um programa de flexibilidade de horários.

Designação do investimento financeiro

Agora que a empresa sabe o que deve fazer para implementar um programa de qualidade de vida eficiente, o próximo passo é analisar o orçamento que possui para colocar em prática a estratégia sem que isso prejudique a sua saúde financeira.

Se ela decidir implementar um programa de ginástica laboral, por exemplo, é indispensável que, além do investimento direto que terá com isso, ela também considere os custos relativos à administração dessa iniciativa e, ainda, a sua manutenção ao longo do tempo.

Engajamento e comunicação com a equipe

Por último, é necessário que a empresa envolva todos os funcionários no programa de qualidade de vida, seja ele qual for. 

Isso inclui certas ações, desde a conscientização sobre as vantagens do programa para a qualidade de vida deles até a importância de participar ativamente. Vale a empresa atentar-se ao feedback dos colaboradores, aprimorando o programa constantemente.

Principais componentes de um programa de qualidade de vida

mulher em um parque com uma garrafa de agua e um celular na mão

Para que um programa de qualidade de vida traga excelentes resultados para a empresa e os colaboradores, é crucial entender os elementos que compõem essa iniciativa. Confira os detalhes a seguir.

Atividades físicas e esportivas

Quando se trata de maior qualidade de vida, as atividades físicas e esportivas estão entre as principais medidas para se conquistar isso. Afinal, com elas, o colaborador consegue ter maior bem-estar, pois reduz o estresse e a ansiedade, além de combater o sedentarismo.

Ainda que tais atividades e esportes variem de organização para organização, já que cada uma tem colaboradores com necessidades e desejos diferentes, algumas que se destacam são: caminhada, auxílio-academia e até campeonatos esportivos internos.

Ações de promoção da saúde mental

Um programa de qualidade de vida montado estrategicamente é composto também por medidas que favorecem a saúde mental dos funcionários. Nesse caso, há várias iniciativas que a empresa pode tomar, como ofertar palestras e treinamentos a respeito de como o trabalhador pode gerenciar o estresse e desenvolver habilidades de resiliência no trabalho.

Também entram nessas ações o aprendizado de técnicas de relaxamento, essencial para momentos críticos no local de trabalho, e os programas de aconselhamento psicológico, que auxiliam confidencialmente os funcionários a enfrentarem problemas emocionais.

Plano de saúde

O plano de saúde também está entre os principais aspectos fundamentais em um programa de qualidade de vida. Isso se dá porque, ao oferecê-lo, a empresa garante que todo o seu quadro de funcionários tenha os cuidados médicos que precisar, como consultas médicas, exames e tratamentos.

Benefícios flexíveis e adaptáveis

Por fim, é necessário que a empresa compreenda a importância de fornecer benefícios flexíveis e adaptáveis para os colaboradores. É uma forma de o funcionário personalizar o benefício com base nas suas necessidades. 

Ainda sobre a flexibilidade nos benefícios, Bruno Rodrigues, CEO e co-fundador da GoGood complementa:

“A flexibilidade é um fator de atração, de retenção de talentos e é especialmente uma questão de bem-estar.”

Assim, em vez de fornecer cesta básica, por exemplo, que limita a liberdade do funcionário, ela pode oferecer um vale-alimentação, dando mais escolhas alimentares para ele.

Conclusão

Como o texto detalhou ao longo de todos os tópicos, um programa de qualidade de vida tem forte contribuição para o sucesso de uma empresa. Afinal, ao implementá-lo assertivamente, a organização consegue ter colaboradores mais saudáveis e felizes no local de trabalho.

A partir disso, a produtividade de cada um deles aumenta, o que, na prática, apresenta-se na forma de projetos entregues no prazo e com pouco ou nenhum atrito entre os colaboradores, assim como funcionários mais criativos e com propósito no trabalho.

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