Campanhas de conscientização: como o RH pode promover, qual a importância e principais campanhas!
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Time Pontotel 15 de maio de 2024 Controle de ponto
Campanhas de conscientização: como o RH pode promover, qual a importância e principais campanhas!
Saiba o que são campanhas de conscientização, qual é a importância da sua realização nas empresa e como o RH pode ajudar.
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A campanha de conscientização é uma ótima maneira de estimular os colaboradores da empresa a terem hábitos mais saudáveis. Essa é uma das iniciativas possíveis para que a organização cuide de seus funcionários e mostre que está comprometida com o bem-estar físico e mental da sua equipe. 

Entretanto, para realizar campanhas de conscientização assertivas e alinhadas às necessidades do quadro de funcionários da empresa, é preciso contar com um bom planejamento do calendário destas ações, e quem fica responsável por essa função é o departamento de Recursos Humanos

Quer entender qual é a importância da campanha de conscientização para a empresa? Continue a leitura deste artigo. Confira a seguir quais serão os tópicos abordados no texto: 

Aproveite a leitura!

O que é campanha de conscientização?

A campanha de conscientização é uma iniciativa que reúne estratégias de marketing e linguagem publicitária para informar e fazer apelos a mudanças abordando causas sociais. 

Estas questões podem ser tanto sanitárias quanto acerca de lutas minoritárias. O foco das empresas, entretanto, geralmente está nas causas sanitárias, que influenciam diretamente a saúde física e mental de seus colaboradores. 

As campanhas de Outubro Rosa — prevenção do câncer de mama — e Novembro Azul —  prevenção do câncer de próstata —  são bastante conhecidas no meio empresarial, mas existem muitas outras causas que podem ser apoiadas  pelas empresas. 

As campanhas de conscientização podem ser realizadas internamente, cujo público-alvo é o colaborador da empresa, ou externamente, cujo público final é o cliente. 

Se for uma ação de endomarketing, o objetivo é promover mudanças de hábitos nos funcionários para que estes passem a ter uma rotina mais saudável, o que consequentemente influencia o seu desempenho e os resultados da empresa. 

Por outro lado, se a campanha for realizada externamente, é provável que a empresa esteja buscando promover mudanças sociais no geral e, com isso, melhorar sua imagem corporativa

É importante lembrar ainda que as campanhas de conscientização usam diferentes cores para representar as causas e chamar a atenção das pessoas para estas. Muitas vezes, as campanhas são voltadas para temas considerados tabus, ou seja, aqueles que não se costuma falar devido a preconceitos e estigmas sociais.

Qual a importância de realizar campanhas de conscientização nas empresas?

Mão segurando uma faixa roxa

As doenças ocupacionais geram prejuízos monetários significativos para as empresas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, das doenças que levam à morte, 19% estão relacionadas a doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho

Além disso, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) estima que mais de 180 mil funcionários estavam afastados por conta de doenças ocupacionais em 2014. 

As campanhas de conscientização podem ajudar a reduzir esses números porque colaboram para que os funcionários se informem acerca dos riscos de tais doenças, além de estimularem mudanças de hábitos que podem ser decisivas na prevenção dessas enfermidades.

Realizar ações de conscientização ajuda a organização a gerir com responsabilidade o seu capital humano. Colaboradores saudáveis têm desempenhos melhores em suas funções, e se as campanhas forem feitas estrategicamente, isso pode melhorar o engajamento dos funcionários e diminuir a taxa de turnover

Ademais, todas as empresas possuem responsabilidades sociais, ou seja, têm um compromisso com a sociedade. Ao investir em campanhas de conscientização, a organização mostra seu comprometimento com as causas sociais, algo positivo para sua imagem em relação ao mercado. 

Assim, uma vez que a imagem corporativa da empresa melhora, a organização pode atrair mais investidores e, com isso, mais talentos para compor seu quadro de funcionários. Essa transformação influencia diretamente os processos de atração de talentos e recrutamento e seleção da empresa.

Como o RH pode promover campanhas de conscientização?

As vantagens de investir em campanhas de conscientização são muitas, mas é preciso realizá-las com cautela e responsabilidade para não gerar problemas para a empresa. 

Essas campanhas tratam de assuntos delicados. Portanto, utilizar dados incorretos ou um tom que não esteja alinhado à seriedade do tema pode ter uma repercussão negativa e causar prejuízos à organização.

Neste processo, o departamento de Recursos Humanos possui uma função muito importante. Sendo o setor responsável por gerir o capital humano do negócio, é também quem irá planejar e implementar as campanhas de conscientização da empresa. 

Como organizar? 

Evidentemente, não é possível abordar todas as pautas. Por isso, o primeiro passo é entender quais são as questões mais latentes para o quadro de funcionários atual da empresa e quais estão mais alinhadas aos valores e propósitos do negócio

Portanto, o RH deve planejar um calendário de campanhas de conscientização com aquelas que fazem sentido para a organização.

Por exemplo, tratando-se de uma empresa em que a maioria dos colaboradores são mulheres, realizar uma campanha de prevenção ao câncer de mama é essencial para lembrar essas funcionárias da importância de fazer sua mamografia anualmente. 

Isso traz outro ponto importante para a discussão: é preciso entender qual é a melhor maneira de abordar o tema. Fazer campanhas que foquem em métodos preventivos defasados é, na prática, pouco eficaz. Essas ações podem até trazer visibilidade para a causa e para a marca, mas vão provocar mudanças de hábitos pouco eficientes nas pessoas. 

Um caso que pode ser citado é o próprio Outubro Rosa. As empresas costumam fazer campanhas incentivando o exame de toque, que já não é mais indicado pelos especialistas, visto que só ajuda a identificar o câncer de mama quando este já está em estágios avançados. 

A mamografia é o método preventivo mais indicado e no Brasil é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Por fim, outra dica de organização que pode ajudar no sucesso das campanhas de conscientização é pensar estrategicamente em datas, horários, formatos e representantes que irão ministrar essas campanhas. Uma sugestão é realizar ações no horário de expediente, pois isso pode ampliar o engajamento e a quantidade de pessoas que serão impactadas pela mensagem.

Quais as principais campanhas de conscientização?

Como já mencionado, as campanhas de conscientização usam cores para representar as causas. Existem cores para o ano inteiro, afinal, os temas de conscientização são diversos. Confira a seguir quais são as principais campanhas.

O ano começa com o Janeiro Branco, que trata da conscientização sobre a importância da saúde mental. No mês seguinte, tem-se o Fevereiro Roxo, com a conscientização sobre Alzheimer, Fibromialgia, Lúpus, doenças crônicas e incuráveis, e o Fevereiro Laranja, focado na conscientização da leucemia. 

Logo após, há o Março Azul, para conscientizar as pessoas sobre o câncer colorretal. Em seguida, o Abril Verde, mês de conscientização dos trabalhadores sobre a segurança no trabalho. Nesse mesmo período, ocorre ainda o Abril Azul, para debater sobre autismo. 

Depois, acontece o Maio Vermelho, para falar sobre a prevenção à hepatite, acompanhado pelo Maio Amarelo, focado na prevenção dos acidentes de trânsito. No mês seguinte, tem-se o Junho Vermelho, campanha voltada para a importância da doação de sangue, e o Junho Laranja, que conscientiza as pessoas sobre a anemia e a leucemia. 

O meio do ano começa com Julho Amarelo, conscientizando todos sobre as hepatites virais e o câncer ósseo. Seguidamente, está o Agosto Dourado, tratando da importância do aleitamento materno. 

Em seguida, há o conhecido Setembro Amarelo, que conscientiza sobre a importância da saúde mental com foco na prevenção ao suicídio. No mesmo mês, tem-se o Setembro Verde, para debater sobre a doação de órgãos e a prevenção ao câncer de intestino, e o Setembro Vermelho, que fala sobre a prevenção das doenças cardiovasculares.

Logo após, existe uma mobilização no mundo inteiro para falar sobre o Outubro Rosa, o momento de conscientização e prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de morte de mulheres. 

O ano é finalizado pelas campanhas do Novembro Azul, conscientizando os homens sobre a prevenção do câncer de próstata e as demais pessoas sobre a diabetes, acompanhado do Novembro Dourado, que fala sobre o câncer infantojuvenil. Por fim, há o Dezembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção da Aids, e o Dezembro Laranja, que fala sobre o câncer de pele.

O que precisa estar presente em campanhas internas de conscientização?

Mulher palestrando sobre reciclagem

Com tantos temas a serem abordados, todos igualmente importantes e na maioria das vezes delicados, é preciso que alguns elementos estejam presentes. 

Primeiro, utilizar dados sobre o respectivo assunto. Os números precisam estar presentes porque eles têm um impacto maior nas pessoas do que simplesmente falar sobre a causa sem trazer estatísticas de fontes confiáveis. 

Outro ponto importante: as campanhas existem para, além de conscientizar sobre o tema, provocar mudanças de hábitos. Portanto, as iniciativas não podem deixar de mostrar ações de prevenção das doenças. 

Por fim, também é interessante que não se promovam ações pontuais, ou seja, apenas no mês de conscientização da causa escolhida, mas, sim, durante o ano inteiro. Quando a empresa escolhe abraçar uma causa, ela deve estar ciente de que esse compromisso é vitalício e deve se manifestar o ano todo.

Como tornar uma campanha de conscientização mais dinâmica?

Para o sucesso de uma campanha de conscientização, é necessário que a empresa use a criatividade. Afinal, campanhas são ações que reúnem técnicas do marketing e da publicidade, e sua eficácia depende do bom uso destes elementos. 

Portanto, se o negócio conta com os serviços de uma empresa de publicidade ou marketing, esse é o momento de pedir ajuda a estes profissionais para unir forças com o departamento de Recursos Humanos e tornar as campanhas de conscientização mais dinâmicas

Entretanto, se o RH não tiver a ajuda desses profissionais, há ainda algumas boas práticas que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho das campanhas. Unir o on e o off é uma dica de ouro. Isso porque utilizar canais digitais e peças offline ajuda a expandir o alcance da mensagem. 

Outra sugestão é realizar ações interativas, em que o público tenha contato com a campanha. Quando a pessoa está inserida no momento de construção do raciocínio da mensagem, a ideia se constrói de maneira mais eficiente em seu cérebro e dificilmente será esquecida. 

Distribuição de brindes também pode funcionar, visto que, se for um objeto útil e contextualizado, este estará sempre lembrando a pessoa da causa.

Principais impactos das campanhas de conscientização nas empresas

O principal objetivo de desenvolver campanhas de conscientização entre os colaboradores é incentivá-los a ter uma rotina mais saudável e estarem mais conscientes. A saúde dos funcionários impacta diretamente os resultados e o sucesso de uma empresa. 

Este é um fenômeno global. As pessoas estão mais mobilizadas para debater sobre causas e abraçar compromissos. As empresas também fazem parte desse movimento, logo, as que não se envolverem nele ficarão para trás na corrida do mercado. 

Além disso, o perfil dos consumidores do mercado é atualmente formado por um público que quer consumir de negócios que cuidem das pessoas e não está preocupado somente com o lucro. Dessa forma, é necessário exercer uma responsabilidade empresarial. 

Ademais, o perfil dos talentos do mercado é composto por pessoas que buscam aliar evolução profissional com bem-estar pessoal. Portanto, para atrair e manter bons funcionários, a empresa precisa começar a investir em medidas de incentivo à saúde física e mental de sua equipe. 

Conclusão

Várias pessoas sobrepondo suas mãos

O mundo está mais mobilizado a debater sobre causas importantes. Prova disso é que atualmente há cores para todos os meses do ano voltadas à conscientização de questões sanitárias. 

Esse movimento global também influenciou o mundo dos negócios, e agora as empresas precisam se planejar para falar sobre temas, geralmente tabus, que estão alinhados aos seus propósitos e às necessidades de seus funcionários. 

Geralmente, as organizações abordam as campanhas de conscientização internamente, com a ajuda do departamento de Recursos Humanos. Longe de ser apenas uma pressão social, as campanhas ajudam os negócios a terem um quadro de funcionários mais saudável e consciente, além de atrair mais investidores e talentos para compor suas equipes.

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